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[Resolvido]Por qual linguagem começar, qual usar e se importa a linguagem usada?

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Mensagem por Carlos L. Qui 13 Jan 2011, 14:26

E ai pessoal eu tenho o Game Maker a dois anos no meu pc mais nunca peguei ele para valer, tocava nele uma vez ou outra escrevia umas linhas de códigos e deixava para lá. Até hoje só fiz um jogo (se é que eu posso chamar aquilo de jogo).
Ano passado fui começar a estudar algoritmos mais tive que parar por causa do vestibular, então agora que acabou tudo e que eu acabei o colégio me surgiu uma dúvida, na verdade são duas já que vou começar a programar para valer não sei que linguagem eu pego para aprender o principio básico da programação já procurei na net e só aumentou ainda mais minha dúvida muitas pessoas dizem para começar por Algoritmos (Pascal), já outras dizem que não é necessário, que pode começar direto por C. Então queria saber a opinião do pessoal aqui do fórum a esse respeito.
E minha outra dúvida e o seguinte já vi muitos jogos indie na internet mais vejo que a maioria deles foi programada em C, C++ e agora com o novo programa gratuito da Microsoft o XNA Game Studio C#, então surgiu minha outra dúvida, importa que linguagem é usada para se fazer um jogo ou o importante é o resultado final, o jogo por completo sem importar onde ele foi feito com que linguagem ele foi feito, e se um jogo por ser feito por exemplo no Game Maker é desvalorizado.
Então é isso fica ai minhas dúvidas, espero que alguém possa me ajudar. Happy
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Mensagem por PedroX Qui 13 Jan 2011, 14:41

Por qual linguagem começar?
GML, em comparacao com as outras, é super facil...

Qual usar?
C/C++ - Essas sao as melhores, tem maior desempenho, maior portabilidade, mas é meio dificil.

Importa a linguagem usada?
É claro que sim!
Dependendo da linguagem voce pode fazer softwares para varias plataformas, tem outras que sao especificas, mas quanto maior a portabilidade melhor.
O desempenho tbm, tem linguagens que os arquivos sao lentos e grandes, outras tem pequenos e rapidos (melhor, é claro)...

Eu avalio a portabilidade e o desempenho, pq acho que deve ser o mais importante.

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Mensagem por Anderson3d Qui 13 Jan 2011, 14:41

Companheiro se a idéia é programar jogos o ideal é C++ mesmo. ainda te indico esse livro:
http://www.novateceditora.com.br/livros/progjogos/
É um bom começo.

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Mensagem por Janx Qui 13 Jan 2011, 15:00

Não só a linguagem, você tem que saber qual API gráfica pretende usar. Hã? Como DirectX (d3d) ou OpenGL (As mais comuns).

Lembrando que para fazer jogos para um console não é tão fácil assim (apenas para o Xbox360), é necessário comprar a SDK de desenvolvimento da empresa. Cada uma tem seu "formato" de jogo. Para computadores é mais simples, você não precisa de nada especifico. Só do que precisa para trabalhar.

Eu uso c++, parece muito com GML e é bem fácil de entender. Você pode começar com GML mesmo, isso não vai te "atrasar", se você entender a lógica, em qualquer outra linguagem vai ser bem parecido, o que mais muda são as "palavras chaves", e algumas vezes a estrutura. (Alguma linguagens exigem identação, como python, eu sinceramente acho muito ruim, pois tudo tem que ter um espaçamento EXATO, senão o código não compila.)

O jogo no Game Maker é um pouco desvalorizado, não pelo consumidor final, mas por outros desenvolvedores porque foi feito com um programa que já possui diversas funções pré-definidas, alem disso ele ainda usa DirectX 8 acho... Mas o GM é muito bom e diferente do que muitos pensam, fazer um jogo BOM não é tão simples.
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Mensagem por Alexandre Dias Qui 13 Jan 2011, 16:37

Passe longe do livro que o Anderson te indicou. Tenho ele aqui. É um livro que quer ensinar a programar e a usar direct x. Totalmente horrível e desatualizado. Tive que comprar outro pra começar a ler mesmo e te digo, a diferença entre o conteúdo é gigante. Depois que fiz a burrada de comprar o livro do Andre Santee que eu fui descobrir que livros bons, são aqueles que falam de apenas um conteúdo. Se você estiver a fim de aprender C++, compre C++ desmistificado ou C++ como Programar(dizem ser o melhor livro da área).

Mas sério, não pegue o livro do Andre Santee, é muito ruim mesmo. Você não tem noção de como cada conteúdo é resumido. Em comparação ao livro que eu tenho aqui do Herbert Schildt(C++ Fundamentos e prática). Ele é bom, mas em pelo que li, o C++ Desmistificado é bom e barato. Voltando a comparação, o livro do Andre Santee trata de assuntos em meia página. Como assim cara? Não tem exercício,não tem projeto,não tem nada. Foi a maior burrada que eu fiz na minha vida. Depois disso passei a pesquisar mais antes de comprar as coisas.

Agora, você pode começar com qualquer linguagem, mas esteja preparado porque todas elas tem suas peculiaridades(quem sou eu pra falar isso, travei em C++ e parei de ler o livro rs). Enfim, uma boa seria começar com GML pra pegar a lógica da programação, já que a lógica não muda. Aprenda GML, passe pra Phyton e trabalhe com a Blender Game Engine(estou vendo ótimos jogos ultimamente, procure por Super Blender Galaxy se você quiser conhecer o potencial do Blender) e depois arrisque linguagens mais complexas como C++,Java,C#.

Se eu tivesse continuado com GML, já estaria programando até que bem hoje.Mas como parei achando que C++ seria uma maravilha, já aviso : C++ é broxante. Passei um mês lendo tutoriais da internet e ainda só sei algumas coisas em CONSOLE. Ou seja : se quiser aprender C++, esteja são e totalmente preparado de que vai demorar bastante até ver seus jogos prontos.

Ps: Não compre o livro do Andre Santee. Cara eu falo sério. É MUITO resumido e MUITO desatualiazdo. Tenta tratar de dois assuntos mais acaba pecando. Fora que não tem exercícios nem projetos. C++ fundamentos e práticas é bom, ele eu conheço e posso arfimar a qualidade que tem. Agora, C++ Desmistificado, já ouvi dizer que é bom.

Ps2: Cara, não cague com o seu dinheiro como eu fiz com o meu, é extremamente ruim o livro. Veja a gravidade. Eu to avisando antes pra depois não achar que é mentira D:

Edit:
"(Alguma linguagens exigem identação, como python, eu sinceramente acho muito ruim, pois tudo tem que ter um espaçamento EXATO, senão o código não compila.)"

Pqp cara. Agora realmente deu MUITA vontade de rir. IOASUEHAUSIEHIOUASHEOIUHASEUIOHAOSEAUISEASUIHIOUASHOIUASHIUHAUIS
Colé Janx, achei que eram vocês que estavam cobrando o source code no concurso todo organizadinho :/
Cadê toda aquela organização? Vai deixar de programar uma linguagem porque ela pede identação ok, mas no concurso vocês cobram identação? Que coisa mais wtf mano, mais incoerente .__.
Nussa, essa foi fod4 de mais pra mim, vou até sair depois dessa ioausheuioashoeasuiehase
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Mensagem por Carlos L. Qui 13 Jan 2011, 17:05

Opa pessoal valeu pelas respostas vocês esclareceram minha dúvida.
No momento vou me empenhar no estudo do Game Maker e um pouco em lógica, Logo depois quando entender um pouco mais do assunto pretendo migrar para uma outra linguagem como C, C++ ou C#, mais acho que devo seguir pelo caminho do C#/Visual Basic, já que como material para estudo posso conseguir a XNA da microsoft que é gratuita.

Anderson3d
Obrigado pela indicação do livro vou dar uma olhada.

Janx - Pedro Henrique - Nazkrolevy
obrigado pelos toques.
Carlos L.
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Mensagem por Janx Qui 13 Jan 2011, 17:28

Nazkrolevy escreveu:
Edit:
"(Alguma linguagens exigem identação, como python, eu sinceramente acho muito ruim, pois tudo tem que ter um espaçamento EXATO, senão o código não compila.)"

Pqp cara. Agora realmente deu MUITA vontade de rir. IOASUEHAUSIEHIOUASHEOIUHASEUIOHAOSEAUISEASUIHIOUASHOIUASHIUHAUIS
Colé Janx, achei que eram vocês que estavam cobrando o source code no concurso todo organizadinho :/
Cadê toda aquela organização? Vai deixar de programar uma linguagem porque ela pede identação ok, mas no concurso vocês cobram identação? Que coisa mais wtf mano, mais incoerente .__.
Nussa, essa foi fod4 de mais pra mim, vou até sair depois dessa ioausheuioashoeasuiehase

Escrevi sabendo com certeza de que alguém iria falar isso...
A questão é que você não pode ter seu próprio método de identação. Eu gosto de usar "tabs" de 2 ou 3 espaços no máximo pelo que eu lembro, python até onde eu lembro tinha 5 e isso deixava o código muito comprido na horizontal. Alem disso você tem que saber a forma que o compilador aceita senão nem tem como compilar. Fiquei 2h tentando um código super simples até pesquisar e descobrir que eu tinha que dar um tab a mais do que eu estava acostumado... Ser forçado a uma identação EXATA e não ter como usar de outro jeito é o problema. C é mais flexivel nesse aspecto. Você pode por tudo em uma linha se quiser que não vai dar erro, ainda mantendo o código organizado.
O problema não era identação, era organização. A identação ajudaria muito. No concurso não usavam nem mesmo enter para dividir um código do outro!

Aiai, tudo para arranjar uma discussão não é? Mas..

Como o tópico foi marcado como "Resolvido", trancado.
[ufa]
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