Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Você usou muito drag n' drop?
+5
Willy
Ralphed
saim
vinians
polosam
9 participantes
Página 1 de 1
Você usou muito drag n' drop?
Apesar de usar o game maker há mais de uma década, ainda hoje prefiro fazer certas coisas com o bom e simples drag n' drop.
E quanto a vocês? Também começaram só com esse recurso, assim como eu, e só depois passaram para os códigos? Ou já começaram a mexer no game maker se preocupando em dominar a gml?
E quanto a vocês? Também começaram só com esse recurso, assim como eu, e só depois passaram para os códigos? Ou já começaram a mexer no game maker se preocupando em dominar a gml?
polosam- Games Ranking :
Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
Super Games, Ralphed e Diemorth gostam desta mensagem
Re: Você usou muito drag n' drop?
Eu geralmente uso código diretamente, mas acho que isso não desmerece o programador, é apenas uma escolha pessoal pois a lógica permanece a mesma só muda o jeito que você diz ao GM o que precisa.
Flws!
Flws!
Super Games, Ralphed, polosam e Diemorth gostam desta mensagem
Re: Você usou muito drag n' drop?
Quando eu comecei a mexer no GM, estávamos no GM7, que tinha alguns recursos bloqueados na versão free. Ele vinha com tutoriais que só ensinavam DND. Por muito tempo, achei que a GML estava bloqueada pra usuários free e fiquei restrito ao DND. No dia que descobri que era possível usar GML, um mundo novo se abriu pra mim.
Daí, passei um tempo aprendendo a transformar os comandos que eu costumava usar no DND em seus correlatos em GML. Nem todos eram simples, alguns precisavam de mais de uma linha de comando, mas todos eram possíveis. Nunca mais voltei ao DND. Na minha opinião, uma vez acostumado ao GML, é muito mais difícil trabalhar com os ícones.
Daí, passei um tempo aprendendo a transformar os comandos que eu costumava usar no DND em seus correlatos em GML. Nem todos eram simples, alguns precisavam de mais de uma linha de comando, mas todos eram possíveis. Nunca mais voltei ao DND. Na minha opinião, uma vez acostumado ao GML, é muito mais difícil trabalhar com os ícones.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Super Games, Ralphed, DiegoBr e Diemorth gostam desta mensagem
Re: Você usou muito drag n' drop?
No começo eu mexi com DND por justamente achar programação coisa de outro mundo, mas isso sempre me limitava para o que eu queria fazer e resolvi tentar ir pros scripts.
Jamais voltei pro DnD novamente hehehe. simplesmente acho DND coisa de quem ta aprendendo ou quem quer fazer algo rapido.
Jamais voltei pro DnD novamente hehehe. simplesmente acho DND coisa de quem ta aprendendo ou quem quer fazer algo rapido.
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Godot
- Outros
Super Games gosta desta mensagem
Re: Você usou muito drag n' drop?
Meu tempo de DnD foi de uns... 2~3 dias, talvez.
Me lembro que consegui fazer o fantasminha do GM6 se mover e bater numa árvore mal feita que fiz em alguns segundos e fiquei abismado em como era fácil. Eu não consegui ir muito além disso, então fui procurar tutoriais e acabei chegando na GMBR. Não me lembro se pedi ajuda criando um tópico ou apenas pesquisei por tutoriais, mas como só encontrei conteúdo pra GML, acabei largando o DnD rapidinho.
Nunca consegui gostar do DnD. Hoje eu vejo alguns pequenos blocos de DnD e fico maluco pensando em como dar manutenção pra aquilo. Ou em como deve ser difícil otimizar e flexibilizar alguma funcionalidade. Bom, simplesmente não consigo gostar e não troco a liberdade do GML por qualquer esquema mirabolante de DnD que inventem.
Me lembro que consegui fazer o fantasminha do GM6 se mover e bater numa árvore mal feita que fiz em alguns segundos e fiquei abismado em como era fácil. Eu não consegui ir muito além disso, então fui procurar tutoriais e acabei chegando na GMBR. Não me lembro se pedi ajuda criando um tópico ou apenas pesquisei por tutoriais, mas como só encontrei conteúdo pra GML, acabei largando o DnD rapidinho.
Nunca consegui gostar do DnD. Hoje eu vejo alguns pequenos blocos de DnD e fico maluco pensando em como dar manutenção pra aquilo. Ou em como deve ser difícil otimizar e flexibilizar alguma funcionalidade. Bom, simplesmente não consigo gostar e não troco a liberdade do GML por qualquer esquema mirabolante de DnD que inventem.
Super Games e Ralphed gostam desta mensagem
Re: Você usou muito drag n' drop?
Não, como eu já sabia mexer com programação, eu fui logo no GML mesmo.
E creio que o DnD deixe o jogo meio pesado, ou to falando asneira?
E creio que o DnD deixe o jogo meio pesado, ou to falando asneira?
Lothus- Data de inscrição : 03/08/2020
Reputação : 1
Número de Mensagens : 12
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
Super Games e Ralphed gostam desta mensagem
Re: Você usou muito drag n' drop?
Usei por algum tempo, mas sempre que possível tentava evitar, acabou que no fim depois de ir pra computação acabei migrando de vez pro GML.
Acaba demandando muito tempo usar o DnD depois que você já tem algum conhecimento com a linguagem, no caso comparando com escrever o código diretamente.
Ainda assim dá pra fazer bastante coisa usando só DnD, se não me engano já foi limitação de concurso até.
@Lothus no fim das contas o DnD é convertido pra código, então não creio que interfira muito. Ainda assim, sem sombra de dúvidas demanda mais tempo pra organizar e debugar DnD do que GML puro.
Devo muito ao DnD, motivou muito no começo com certeza. Blocos arrastáveis são mais cativantes pra quem está começando do que linhas de código em uma língua "totalmente estranha" num primeiro momento. :v
Acaba demandando muito tempo usar o DnD depois que você já tem algum conhecimento com a linguagem, no caso comparando com escrever o código diretamente.
Ainda assim dá pra fazer bastante coisa usando só DnD, se não me engano já foi limitação de concurso até.
@Lothus no fim das contas o DnD é convertido pra código, então não creio que interfira muito. Ainda assim, sem sombra de dúvidas demanda mais tempo pra organizar e debugar DnD do que GML puro.
Devo muito ao DnD, motivou muito no começo com certeza. Blocos arrastáveis são mais cativantes pra quem está começando do que linhas de código em uma língua "totalmente estranha" num primeiro momento. :v
Super Games e polosam gostam desta mensagem
Re: Você usou muito drag n' drop?
Olha amigo, eu comecei com Drag N' Drop, creio que todo mundo comece assim. Porém o Drag n' Drop sozinho não é suficiente para fazer um jogo
sem bugs, profissional mesmo sabe? Pois você precisa utilizar variáveis o tempo todo e isso é algo ideal de fazer usando os scripts.
A linguagem de blocos / drag, são muito ruins nesse sentido, pois provavelmente vai ter bugs que dificilmente vai ser resolvido sem usar script.
Digo isso por experiência própria... Mas com o tempo todo mundo passa a usar os scripts
Um problema gigante do Drag n' Drop é que ele faz cair teu fps, se tu usa muito ele, vai cair o fps, os scripts são lidos de forma mais leve, possibilitando fazer um grande projeto sem esses problemas de rendimento
Vou dar algumas dicas para você se acostumar a ir para as linhas e ver que vai abrir um leek de possibilidades sem limite:
COLISÃO COM OBJETO B:
CRIAR NOVO OBJETO B:
FAZER UM OBJETO A SEGUIR O OBJETO B na velocidade 5 pixel por segundo:
MOVIMENTAR O OBJETO PARA DIREITA, velocidade 5:
MOVIMENTAR O OBJETO PARA ESQUERDA, velocidade 8:
sem bugs, profissional mesmo sabe? Pois você precisa utilizar variáveis o tempo todo e isso é algo ideal de fazer usando os scripts.
A linguagem de blocos / drag, são muito ruins nesse sentido, pois provavelmente vai ter bugs que dificilmente vai ser resolvido sem usar script.
Digo isso por experiência própria... Mas com o tempo todo mundo passa a usar os scripts
Um problema gigante do Drag n' Drop é que ele faz cair teu fps, se tu usa muito ele, vai cair o fps, os scripts são lidos de forma mais leve, possibilitando fazer um grande projeto sem esses problemas de rendimento
Vou dar algumas dicas para você se acostumar a ir para as linhas e ver que vai abrir um leek de possibilidades sem limite:
COLISÃO COM OBJETO B:
- Código:
if place_meeting(x,y,OBJECT_B){}
CRIAR NOVO OBJETO B:
- Código:
instance_create(x, y, OBJECT_B);
FAZER UM OBJETO A SEGUIR O OBJETO B na velocidade 5 pixel por segundo:
- Código:
if instance_exist(OBJECT_B){move_towards_point(OBJECT_B.x, OBJECT_B.y, 5)}
MOVIMENTAR O OBJETO PARA DIREITA, velocidade 5:
- Código:
hspeed = 5
MOVIMENTAR O OBJETO PARA ESQUERDA, velocidade 8:
- Código:
hspeed = -8
polosam e DiegoBr gostam desta mensagem
Prefiro GML
o gml além de ser mais completo, ele abrange mais possibilidades.
joinacio- Data de inscrição : 11/09/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Pesquisa] Você usa 'Drag and Drop' ou GML?
» GML VS Drag and Drop
» Comprar e Drag'n Drop
» Drag-and-Drop é necessário?
» USO DE DRAG 'N DROP P/ INICIANTE!!!
» GML VS Drag and Drop
» Comprar e Drag'n Drop
» Drag-and-Drop é necessário?
» USO DE DRAG 'N DROP P/ INICIANTE!!!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos