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Você usou muito drag n' drop?

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Você usou muito drag n' drop? Empty Você usou muito drag n' drop?

Mensagem por polosam Seg 17 Ago 2020, 10:11

Apesar de usar o game maker há mais de uma década, ainda hoje prefiro fazer certas coisas com o bom e simples drag n' drop.

E quanto a vocês? Também começaram só com esse recurso, assim como eu, e só depois passaram para os códigos? Ou já começaram a mexer no game maker se preocupando em dominar a gml?
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Você usou muito drag n' drop? Empty Re: Você usou muito drag n' drop?

Mensagem por vinians Seg 17 Ago 2020, 12:31

Eu geralmente uso código diretamente, mas acho que isso não desmerece o programador, é apenas uma escolha pessoal pois a lógica permanece a mesma só muda o jeito que você diz ao GM o que precisa.
Flws!
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Você usou muito drag n' drop? Empty Re: Você usou muito drag n' drop?

Mensagem por saim Seg 17 Ago 2020, 13:45

Quando eu comecei a mexer no GM, estávamos no GM7, que tinha alguns recursos bloqueados na versão free. Ele vinha com tutoriais que só ensinavam DND. Por muito tempo, achei que a GML estava bloqueada pra usuários free e fiquei restrito ao DND. No dia que descobri que era possível usar GML, um mundo novo se abriu pra mim.
Daí, passei um tempo aprendendo a transformar os comandos que eu costumava usar no DND em seus correlatos em GML. Nem todos eram simples, alguns precisavam de mais de uma linha de comando, mas todos eram possíveis. Nunca mais voltei ao DND. Na minha opinião, uma vez acostumado ao GML, é muito mais difícil trabalhar com os ícones.
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Você usou muito drag n' drop? Empty Re: Você usou muito drag n' drop?

Mensagem por Ralphed Seg 17 Ago 2020, 14:15

No começo eu mexi com DND por justamente achar programação coisa de outro mundo, mas isso sempre me limitava para o que eu queria fazer e resolvi tentar ir pros scripts.
Jamais voltei pro DnD novamente hehehe. simplesmente acho DND coisa de quem ta aprendendo ou quem quer fazer algo rapido.
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Você usou muito drag n' drop? Empty Re: Você usou muito drag n' drop?

Mensagem por Willy Seg 17 Ago 2020, 17:28

Meu tempo de DnD foi de uns... 2~3 dias, talvez. investigador

Me lembro que consegui fazer o fantasminha do GM6 se mover e bater numa árvore mal feita que fiz em alguns segundos e fiquei abismado em como era fácil. Eu não consegui ir muito além disso, então fui procurar tutoriais e acabei chegando na GMBR. Não me lembro se pedi ajuda criando um tópico ou apenas pesquisei por tutoriais, mas como só encontrei conteúdo pra GML, acabei largando o DnD rapidinho. What a Face

Nunca consegui gostar do DnD. Hoje eu vejo alguns pequenos blocos de DnD e fico maluco pensando em como dar manutenção pra aquilo. Ou em como deve ser difícil otimizar e flexibilizar alguma funcionalidade. Bom, simplesmente não consigo gostar e não troco a liberdade do GML por qualquer esquema mirabolante de DnD que inventem.
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Você usou muito drag n' drop? Empty Re: Você usou muito drag n' drop?

Mensagem por Lothus Seg 17 Ago 2020, 19:22

Não, como eu já sabia mexer com programação, eu fui logo no GML mesmo.
E creio que o DnD deixe o jogo meio pesado, ou to falando asneira?
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Você usou muito drag n' drop? Empty Re: Você usou muito drag n' drop?

Mensagem por Diemorth Seg 17 Ago 2020, 20:51

Usei por algum tempo, mas sempre que possível tentava evitar, acabou que no fim depois de ir pra computação acabei migrando de vez pro GML.

Acaba demandando muito tempo usar o DnD depois que você já tem algum conhecimento com a linguagem, no caso comparando com escrever o código diretamente.

Ainda assim dá pra fazer bastante coisa usando só DnD, se não me engano já foi limitação de concurso até.

@Lothus no fim das contas o DnD é convertido pra código, então não creio que interfira muito. Ainda assim, sem sombra de dúvidas demanda mais tempo pra organizar e debugar DnD do que GML puro.

Devo muito ao DnD, motivou muito no começo com certeza. Blocos arrastáveis são mais cativantes pra quem está começando do que linhas de código em uma língua "totalmente estranha" num primeiro momento. :v
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Você usou muito drag n' drop? Empty Re: Você usou muito drag n' drop?

Mensagem por DiegoBr Sex 28 Ago 2020, 14:23

Olha amigo, eu comecei com Drag N' Drop, creio que todo mundo comece assim. Porém o Drag n' Drop sozinho não é suficiente para fazer um jogo
sem bugs, profissional mesmo sabe? Pois você precisa utilizar variáveis o tempo todo e isso é algo ideal de fazer usando os scripts.
A linguagem de blocos / drag,  são muito ruins nesse sentido, pois provavelmente vai ter bugs que dificilmente vai ser resolvido sem usar script.

Digo isso por experiência própria... Mas com o tempo todo mundo passa a usar os scripts

Um problema gigante do Drag n' Drop é que ele faz cair teu fps, se tu usa muito ele, vai cair o fps, os scripts são lidos de forma mais leve, possibilitando fazer um grande projeto sem esses problemas de rendimento

Vou dar algumas dicas para você se acostumar a ir para as linhas e ver que vai abrir um leek de possibilidades sem limite:

COLISÃO COM OBJETO B:
Código:
if place_meeting(x,y,OBJECT_B){}

CRIAR NOVO OBJETO B:
Código:
instance_create(x, y, OBJECT_B);

FAZER UM OBJETO A SEGUIR O OBJETO B na velocidade 5 pixel por segundo:
Código:
if instance_exist(OBJECT_B){move_towards_point(OBJECT_B.x, OBJECT_B.y, 5)}

MOVIMENTAR O OBJETO PARA DIREITA, velocidade 5:
Código:
hspeed = 5

MOVIMENTAR O OBJETO PARA ESQUERDA, velocidade 8:
Código:
hspeed = -8
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Mensagem por joinacio Sex 11 Set 2020, 14:06

o gml além de ser mais completo, ele abrange mais possibilidades.
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Você usou muito drag n' drop? Empty Re: Você usou muito drag n' drop?

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