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Drag-and-Drop é necessário?

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Drag-and-Drop é necessário? Empty Drag-and-Drop é necessário?

Mensagem por gabrielost Qui 29 Jul 2010, 00:42

Olá amigos, estou iniciando no game maker, e já gostaria de começar usando a GML, que ouvi dizer ser uma linguagem muito poderosa. ;D

As minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Os scripts criados na pasta Scripts do menu principal do GM (onde também estão localizadas as pastas: Sprites, Sounds, etc...) podem ser executados sem a necessidade de serem chamados por algum objeto?

2 - E quanto ao script que pode ser acrescentado a uma room, este também pode ser executado sem a necessidade de ser chamado por algum objeto?

Eu gostaria de criar o meu jogo sem a necessidade de usar Drag-and-Drop. Apenas usando a GML. E o simples fato de colocar a ação: Execute a piece of code, já estaria sendo usando Drag-and-Drop. É possível criar um jogo sem Drag-and-Drop?

Desde já agradeço... Happy

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Drag-and-Drop é necessário? Empty Re: Drag-and-Drop é necessário?

Mensagem por Thyago Qui 29 Jul 2010, 01:01

.tente ver os diversos tutoriais para iniciantes que tem no forum,sera mais facil de vc aprender.
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Mensagem por gabrielost Qui 29 Jul 2010, 01:12

Thyago escreveu: .tente ver os diversos tutoriais para iniciantes que tem no forum,sera mais facil de vc aprender.

Obrigado pela sugestão, mas minha dúvida não é essa... Eu queria saber se eh possível criar um jogo sem a necessidade de usar os recursos drag-and-drop do GM, apenas usando a GML. Sem precisar colocar qualquer ação em um objeto, nem mesmo ações que chamem códigos.
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Drag-and-Drop é necessário? Empty Re: Drag-and-Drop é necessário?

Mensagem por Kabeção Qui 29 Jul 2010, 10:00

[quote="gabrielost"]Olá amigos, estou iniciando no game maker, e já gostaria de começar usando a GML, que ouvi dizer ser uma linguagem muito poderosa. ;D

As minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Os scripts criados na pasta Scripts do menu principal do GM (onde também estão localizadas as pastas: Sprites, Sounds, etc...) podem ser executados sem a necessidade de serem chamados por algum objeto?

2 - E quanto ao script que pode ser acrescentado a uma room, este também pode ser executado sem a necessidade de ser chamado por algum objeto?[quote]
Game Maker é totalmente orientado a objetos.
O máximo que você pode fazer sem um objeto é colocar um script no "Creation code" que fica na aba settings das propriedades da room, mas ele é executado uma única vez quando a fase inicia.

Eu gostaria de criar o meu jogo sem a necessidade de usar Drag-and-Drop. Apenas usando a GML. E o simples fato de colocar a ação: Execute a piece of code, já estaria sendo usando Drag-and-Drop. É possível criar um jogo sem Drag-and-Drop?

Desde já agradeço... Happy

Você não pode executar scripts sem usar Execute a piece of code ou Execute Script, seria como tentar usar Notepad sem um teclado...

Normalmente quem usa só GML precisa apenas do Execute a piece of code para fazer seu jogo.
Todos os icones podem ser substituídos por códigos, alguns precisaria de apenas uma função mas outros dariam muito mais trabalho.
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Drag-and-Drop é necessário? Empty Re: Drag-and-Drop é necessário?

Mensagem por Da Galáxia Qui 29 Jul 2010, 10:14

A piece code não é um Drag-and-Drop (apesar de vc estar arrastando um icone), ela é como a folha em branco das outras linguagens de computação em que vc escreve os codigos, como as units do Delphi. Agora, se queres fazer sem estas "folhas" arrastadas, la no code da room vc pode fazer um jogo inteiro, porem daria muito mais trabalho desnecessario. Tem algo aqui no forum que ensina isso, so não me lembro o nome pra procurar.
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Drag-and-Drop é necessário? Empty Re: Drag-and-Drop é necessário?

Mensagem por Vikintor Qui 29 Jul 2010, 10:52

Vc pode sim criar um jogo todo com GML sem usar nenhum drag e drop e sem criar nenhum objeto.veja esse exemplo q fiz:(mas é melhor usar drag and drop )

Coloque no script da primeira room:
Código:
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
/*Tutorials Copyrights
Todos direitos reservados.Copyright ©️ 2010 by VF Victor Follador. É autorizada a
distribuição desse tutorial desde que o nome do autor esteja contido no mesmo e que
a obra não seja modificada sem autorização do autor.

Game Maker Copyright
Game Maker ©️ by Mark Overmars (http://www.gamemaker.nl).
*/
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

//Cria o sprite para colisões
global.sprite_c = sprite_create_from_screen(0,0,32,32,0,0,0,0)
//Pontuação
highscore_set_strings('RANKING','Ninguem','Aperte enter para sair')
//Impede de dar erro no menu principal
opcao2 = 99
//Menu Prinicpal
opcao = show_message_ext('Selecione uma opção','JOGAR','OPÇÕES','SAIR')
if opcao = 1
{

}
if opcao = 2
{
opcao2 = show_message_ext('Selecione uma opção','COMO JOGAR','RANKING','RANK S')
if opcao2 = 1
{
show_info()
game_restart()
}
if opcao2 = 2
{
highscore_show(0)
game_restart()
}
if opcao2 = 3
{
certeza = show_question('Tem certeza que deseja apagar todas pontuações feitas pelos usuarios e começar um novo com rankings oficiais de padrão para tentar superalos?')
if certeza = true
{
// Prepara um novo ranking
highscore_clear()
highscore_add('péssimo',1)
highscore_add('ruim',100)
highscore_add('principiante',300)
highscore_add('regular',500)
highscore_add('bom',800)
highscore_add('Amador',1000)
highscore_add('Pro',1500)
highscore_add('Maniaco',2000)
}
game_restart()
}
}
if opcao = 3
{
game_end()
}
if opcao = 0 then game_restart()
if opcao2 = 0 then game_restart()
//Cria a bolinha que você controla
global.player_1 = object_add()
object_set_sprite(global.player_1,global.sprite_c) http://global.sprite_c é o sprite da bolinha (somente para colisão)
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'sprite_get_bbox_top(global.player_1= 4) sprite_get_bbox_left(global.player_1= 4) sprite_get_bbox_right(global.player_1= 28) sprite_get_bbox_bottom(global.player_1= 28)')
instance_create(320,272,global.player_1)
//Cria os controles da bolinha
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_up) = true then if y > 30 then y-=6')
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_down) = true then if y < 380 then y+=6')
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_left) = true then if x > 10 then x-=6')
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_right) = true then if x < 600 then x+=6')
//Cria os blocos inimigos
global.evento = object_add()
global.posicao = choose(10,25,15,14,20,16,13,11,12,9,8)//Velocidade dos blocos inimigos
object_set_sprite(global.evento,global.sprite_c)
object_event_add(global.evento,ev_step,0,'sprite_get_bbox_top(global.evento= 4) sprite_get_bbox_left(global.evento= 4) sprite_get_bbox_right(global.evento= 28) sprite_get_bbox_bottom(global.evento= 26)')
object_event_add(global.evento,ev_create,0,'global.posicao = choose(10,16,13,11,12,9,8,11,10) vspeed = global.posicao hspeed = 0')
object_event_add(global.evento,ev_animation_end,0,'instance_create(random(640),0,global.evento) instance_destroy()')
instance_create(random(640),500,global.evento)
//Mostra a bolinha
object_event_add(global.player_1,ev_draw,0,'draw_set_color(c_blue) draw_ellipse_color(x-16,y-16,x+16,y+16,c_blue,c_fuchsia,0) draw_set_color(c_black)')
//Mostra os blocos inimigos
object_event_add(global.evento,ev_draw,0,'draw_rectangle_color(x-16,y-16,x+16,y+16,c_black,c_dkgray,c_silver,c_red,0)')
//Cria o objeto principal
global.evento2 = object_add()
object_event_add(global.evento2,ev_create,0,'depth = -10 alarm[0]= 100')
object_event_add(global.evento2,ev_step,0,'score += 1')
object_event_add(global.evento2,ev_alarm,0,'instance_create(random(640),500,global.evento) alarm[0] = 100')
instance_create(1,400,global.evento2)
font_get_bold(1)
draw_set_color(c_blue)
//Mostra a pontuação na tela
object_event_add(global.evento2,ev_draw,0,"draw_set_color(c_dkgray) draw_rectangle(0,400,640,480,0) image_alpha = 0.6 draw_set_color(c_black) draw_rectangle(100,400,500,460,0) image_alpha = 1")
object_event_add(global.evento2,ev_draw,0,"draw_set_color(c_blue)draw_text_transformed(100,400,'PONTOS',2,2,0) draw_set_color(c_white)draw_text_transformed(270,400,score,2,2,0)")
//Cria um objeto para mostrar a chuva
global.evento3 = object_add()
object_event_add(global.evento3,ev_draw,0,"effect_create_below(ef_rain ,x,y,2,c_white)")
object_event_add(global.evento3,ev_create,0,'depth = 10')
instance_create(1,400,global.evento3)
//colisao da bola com o quadrado
object_event_add(global.player_1,ev_collision,global.evento,"highscore_show(score) game_restart()")
//OUTRAS CONFIGURAÇÕES
room_caption = 'Desvie dos quadrados,Engine de Victor Follador 2010'
show_score = false
draw_set_color(c_purple)
window_set_cursor(cr_uparrow)
background_color = c_maroon
effect_create_below(ef_explosion ,x,y,2,c_black)
é só um exemplo básico que fiz.Espero q goste,fiz para me aperfeiçoar no gml. E agradeço a Cainã por adaptar meu código para outras versões do gmk.
Da Galáxia escreveu:Tem algo aqui no forum que ensina isso, so não me lembro o nome pra procurar.
Acho que era esse meu script. Razz Mas não tenho certeza se já tem um tuto a mais.
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Drag-and-Drop é necessário? Empty Re: Drag-and-Drop é necessário?

Mensagem por Super Games Qui 29 Jul 2010, 10:56

Bem...acho que o D&D, quando iniciei no GM comecei com o Drag and Drop, porque o GML é muito dificil para iniciantes, até hoje eu uso mais D&D do que GML. Então recomendo começar com o D&D.

Valew!
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Drag-and-Drop é necessário? Empty Re: Drag-and-Drop é necessário?

Mensagem por Vikintor Qui 29 Jul 2010, 11:55

É melhor começar mesmo com Drag and Drop.
Tem coisa que você faz em um segundo de D&D e faz em 1 minuto com códigos.
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Mensagem por gabinoel Qui 29 Jul 2010, 16:08

Obrigado pelas informações amigos... Este tópico já pode ser fechado. ;D
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Mensagem por Alex Marcelo Qui 29 Jul 2010, 16:20

Quase 100 % D&D.
Meu Game
PS: quase ninguém comentou Drag-and-Drop é necessário? Kopfschuettel
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Mensagem por guiagge Qui 29 Jul 2010, 17:19

Eu não conheço nenhuma maneira se se colocar códigos num objeto se usar o "Execute Code".
Quanto ao código da room, ele só acontece quando ela é iniciada, assim não daria para fazer um "jogo" sem usar o "Execute Code".
Se tiver dúvidas com Gml e D&D, acesse meu tutorial sobre isso.
guiagge
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Mensagem por Vikintor Qui 29 Jul 2010, 18:31

guiagge escreveu:Eu não conheço nenhuma maneira se se colocar códigos num objeto se usar o "Execute Code".
Quanto ao código da room, ele só acontece quando ela é iniciada, assim não daria para fazer um "jogo" sem usar o "Execute Code".
Se tiver dúvidas com Gml e D&D, acesse meu tutorial sobre isso.
Se o código for colocado em Creation code o jogo pode ser feito sem nenhum drag and drop.Não precisa nem usar o execulte_code.Basta criar um room e só.
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Mensagem por Da Galáxia Qui 29 Jul 2010, 19:13

Victor_follador
//Cria o sprite para colisões
global.sprite_c = sprite_create_from_screen(0,0,32,32,0,0,0,0) aqui vc esqueceu de por dois argumentos:


global.sprite_c = sprite_create_from_screen(0,0,32,32,0,0,0,0,0,0)
Da Galáxia
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Mensagem por Vikintor Qui 29 Jul 2010, 20:59

Da Galáxia escreveu:Victor_follador
//Cria o sprite para colisões
global.sprite_c = sprite_create_from_screen(0,0,32,32,0,0,0,0) aqui vc esqueceu de por dois argumentos:


global.sprite_c = sprite_create_from_screen(0,0,32,32,0,0,0,0,0,0)
Não esqueci Very Happy O código é para gmk 8 e não 7.
Para o 7 esta no meu site.
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Mensagem por gabinoel Sex 30 Jul 2010, 22:33

Obrigado mesmo galera... =)

Este tópico já pode ser fechado.
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