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[RESOLVIDO] Spr do player olha em direção ao mouse

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Mensagem por Wallace_ank em 23/7/2020, 08:53

Ola pessoal queria saber como faço para que o sprite do personagem olhasse para o mouse, lembrando que meu personagem so olha em quatro direções cima, baixo, direita, esquerda. Eu criei um movimento basado no click do mouse estilo "LOL" e queria que meu personagem olhasse naquela direção em que estou me movimentando após o clique, para isso eu criei um código que infelizmente da "certo" apenas se o personagem não se mover, segue o codigo:
-------------------------------------------------------------------
if obj_ponto_visao.image_angle = 0{//0
sprite_index = spr_personagem_direita;
}
if obj_ponto_visao.image_angle = 90{//90
sprite_index = spr_personagem_cima;
}
if obj_ponto_visao.image_angle = 180{//180
sprite_index = spr_personagem_esquerda;
}
if obj_ponto_visao.image_angle = 270{//270
sprite_index = spr_personagem_baixo;
}

-------------------------------------------------------------------
Esse codigo pega o angulo do objeto "ponto de visão" que fica sempre no x e y do personagem para checar a orientação do sprite do personagem. O codigo que esta no "obj_ponto_visao" eh simples
(image_angle = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)).
Contudo nada disso deu certo.. Algum veterano(a) que possa me ajudar?


Última edição por Wallace_ank em 24/7/2020, 08:36, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Diemorth em 23/7/2020, 12:10

Olá @Wallace_ank!

Ao invés de usar:
Código:
image_angle = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);

Você pode usar:
Código:
image_angle = (point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y) div 90) * 90;

Pois seu código pega o ângulo exato entre o objeto e o mouse, isso inclui os valores intermediários, quando você divide isso por 90, ele vai pegar apenas os quadrantes(mas o valor vai ficar entre 0 e 3), por isso multiplicamos novamente por 90, para termos os valores entre 0 e 360(ou 270 no caso);

Não cheguei a testar aqui, mas creio que isso deve funcionar, se tiver algum problema fique a vontade para perguntar! Very Happy
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Mensagem por Wallace_ank em 23/7/2020, 19:41

Deu certo muito obrigado ajudou muito! Sem querer abusar mas para evitar de criar outro tópico, você saberia me ensinar como faço para modificar um objeto sem que todos os outros objetos iguais a ele a sua volta seja modificado no processo? por exemplo: tenho um campo em que quero fertilizar porem quando eu tento modificar apenas ele em especifico todos ficam fertilizados (todos os outros campos) mesmo eu modificando apenas oque eu de fato quero alterar. Ja tentei usar o código self mas sem sucesso..
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Mensagem por vinians em 23/7/2020, 19:51

Bem vindo ao fórum!
Todo objeto tem uma propriedade Id que você pude usar.  Por exemplo:
Código:

(1222).x = 10;
Você pode ver o ID do objeto passando com o mouse nele na room
Mas se for em um evento de colisão você pode usar o "other":
Código:

other.x = 10;
Veja, quando você se refere ao objeto, tipo objTeste.x você se refere a todos eles. Por isso algumas funções retornam as instancias mais proximas ou que estão em colisão etc. 

Quando o tópico estiver totalmente resolvido, coloque [RESOLVIDO] antes do título, basta editar. Obrigado!
Flws!

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Mensagem por Diemorth em 23/7/2020, 20:04

Apenas acrescentando um ponto ao que o @vinians escreveu, possivelmente você vai precisar pegar a referência(id) do campo que você quer fertilizar, uma boa opção é usar o instance_nearest, ela pega a instância do objeto que você quer, mais próxima de um ponto:

Código:
(instance_nearest(mouse_x, mouse_y, obj_campo)).fertilizado = true;

Por exemplo, o código acima, pega a instância do tipo obj_campo mais próxima da posição do mouse e troca a variável fertilizado para true.

Existem outras maneiras de pegar essa referência, depende de como você está usando isso! Very Happy
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Mensagem por Wallace_ank em 24/7/2020, 08:34

Nossa muio obrigado essas duas duvidas me perseguiam a uns 3 projetos atras realmente me ajudaram muito! blz
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