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Inimigo capaz de desviar de sólidos
3 participantes
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Inimigo capaz de desviar de sólidos
Seguinte meus caros companheiros, no jogo que estou fazendo, estou adicionando uma espécie de "labirinto", onde um inimigo perseguirá o jogador. A questão é, esse inimigo precisa ir até onde o jogador está, escolhendo o melhor e mais curto caminho. Procurei bastante por tutoriais aqui no fórum e não encontrei (Acho que não pesquisei do jeito certo). Estava pensando em usar mp_potential_step, porém, não faço ideia de como prosseguir. Estou usando o Game Maker Studio 1) Segue uma imagem pra ficar mais fácil de entender.
DVictorPS- Games Ranking :
Notas recebidas : D+E+C
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Plataformas :- Game Maker Studio 1.4
Re: Inimigo capaz de desviar de sólidos
Olá DVictorPS, tudo bem?
mp_potential_step parece ser uma boa opção, embora possa não funcionar perfeitamente.
Use-o para testar, você poder usar um alarm para fazê-lo recalcular de tempos em tempos.
Se quiser fazer algo mais "na raça", vc pode usar point_direction e collision_line curta (digamos, 3x ou 4x o tamanho do objeto) para fazer ele apontar pra uma direção e verificar se vai topar numa parede, e caso não detecte a colisão, se mover na direção do point_direction
Sakou?
mp_potential_step parece ser uma boa opção, embora possa não funcionar perfeitamente.
Use-o para testar, você poder usar um alarm para fazê-lo recalcular de tempos em tempos.
Se quiser fazer algo mais "na raça", vc pode usar point_direction e collision_line curta (digamos, 3x ou 4x o tamanho do objeto) para fazer ele apontar pra uma direção e verificar se vai topar numa parede, e caso não detecte a colisão, se mover na direção do point_direction
Sakou?
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: Inimigo capaz de desviar de sólidos
Boa noite,
Eu tinha escrito algumas coisas mas acabei perdendo, sem querer saindo da página (ela não perguntou se queria mesmo sair).. então resumindo:
Você precisa do algoritmo A*, que pode encontrar também por Pathfinding:
https://gmbr.forumeiros.com/search?search_keywords=pathfinding
aí tem alguns tópicos úteis sobre, pelo que me lembro, tinha testado esse e funcionava:
https://gmbr.forumeiros.com/t18178-a-pathfinding-lite?highlight=pathfinding
Eu tinha escrito algumas coisas mas acabei perdendo, sem querer saindo da página (ela não perguntou se queria mesmo sair).. então resumindo:
Você precisa do algoritmo A*, que pode encontrar também por Pathfinding:
https://gmbr.forumeiros.com/search?search_keywords=pathfinding
aí tem alguns tópicos úteis sobre, pelo que me lembro, tinha testado esse e funcionava:
https://gmbr.forumeiros.com/t18178-a-pathfinding-lite?highlight=pathfinding
Re: Inimigo capaz de desviar de sólidos
Eu estava tentando algumas soluções mais simples, mas fica bugado, não tem pra onde fugir.
Esse tópico do saim é muito bom.
Esse tópico do saim é muito bom.
dharrison- Games Ranking :
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