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Inimigo capaz de desviar de sólidos

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Mensagem por DVictorPS em Ter 26 Maio 2020, 22:01

Seguinte meus caros companheiros, no jogo que estou fazendo, estou adicionando uma espécie de "labirinto", onde um inimigo perseguirá o jogador. A questão é, esse inimigo precisa ir até onde o jogador está, escolhendo o melhor e mais curto caminho. Procurei bastante por tutoriais aqui no fórum e não encontrei (Acho que não pesquisei do jeito certo). Estava pensando em usar mp_potential_step, porém, não faço ideia de como prosseguir. Estou usando o Game Maker Studio 1) Segue uma imagem pra ficar mais fácil de entender.

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Mensagem por dharrison em Ter 26 Maio 2020, 22:14

Olá DVictorPS, tudo bem?

mp_potential_step parece ser uma boa opção, embora possa não funcionar perfeitamente.

Use-o para testar, você poder usar um alarm para fazê-lo recalcular de tempos em tempos.

Se quiser fazer algo mais "na raça", vc pode usar point_direction e collision_line curta (digamos, 3x ou 4x o tamanho do objeto) para fazer ele apontar pra uma direção e verificar se vai topar numa parede, e caso não detecte a colisão, se mover na direção do point_direction

Sakou? sorrindo

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Mensagem por theguitarmester em Ter 26 Maio 2020, 23:22

Boa noite,

Eu tinha escrito algumas coisas mas acabei perdendo, sem querer saindo da página (ela não perguntou se queria mesmo sair).. então resumindo:

Você precisa do algoritmo A*, que pode encontrar também por Pathfinding:
https://gmbr.forumeiros.com/search?search_keywords=pathfinding

aí tem alguns tópicos úteis sobre, pelo que me lembro, tinha testado esse e funcionava:
https://gmbr.forumeiros.com/t18178-a-pathfinding-lite?highlight=pathfinding
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Mensagem por dharrison em Ter 26 Maio 2020, 23:25

Eu estava tentando algumas soluções mais simples, mas fica bugado, não tem pra onde fugir.

Esse tópico do saim é muito bom.

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