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Como fazer um MENU animado?

4 participantes

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Como fazer um MENU animado? Empty Como fazer um MENU animado?

Mensagem por Noan2102 Qua 20 maio 2020, 18:12

Oi gente! Primeiramente, estou feliz de estar voltando ao mundo do Game Maker e estar retomando com meus projetos de ANOS atrás

Eu estava em um outro fórum, mas como deu pra perceber, eu fiquei fora por um tempo...
E quando eu voltei, o fórum tinha literalmente MORRIDO... ninguém mais fala la.

Mas enfim, para dar um pouco de contexto: Eu estava desenvolvendo um fan-game. E depois de anos parado, voltei a faze-lo.
Porém ele estava meio porco. Digo, a aparência dele não estava agradável. Resolvi ajustar algumas coisas.

Ajustei, porém algo que tá me consumindo tempo e paciência é o MENU.
Eu sei fazer um menu, mas eu gostaria de dar mais 'vida' à ele.

Basicamente: quero por animações no menu (animações onde as coisas entram, saem ital)

Sei que a línguagem do game maker necessita de lógica, então oque eu quero fazer é basicamente um menu com três opções: Start Game, Options e Quit.
Não pretendo usar outras rooms. Quero que quando eu aperte o botão 'start' na tela de título, oque esteja lá (logo do game, "press start") suma e apareça o menu em si com as três opções

algo que venho me baseando bastante é um outro fan-game.


(Veja oque eu quero dizer em 0:37)

Conseguimos observar como o menu é muito bonito com as animações presentes...

Sei que posso estar exigindo demais, mas é algo que já tentei fazer de várias formas... Preciso de ajuda manos, por isso vim aqui

Agradeço o esforço de cada um desde já! Obrigado!

Obs: Uso o Game Maker: Studio 1.4
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Como fazer um MENU animado? Empty Re: Como fazer um MENU animado?

Mensagem por polosam Qua 20 maio 2020, 18:34

Você quer animar a posição dos botões, é?
Tem algum exemplo de código que já esteja usando?
Não parece difícil recriar o menu aí do vídeo. feliz2
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Mensagem por Noan2102 Qua 20 maio 2020, 18:45

polosam escreveu:Você quer animar a posição dos botões, é?
Tem algum exemplo de código que já esteja usando?
Não parece difícil recriar o menu aí do vídeo.   feliz2

Sim! A forma como eles aparem na tela, para depois serem selecionados. Happy

Edit: Código? Na verdade não... Apaguei tudo oque tinha feito pra tentar do zero. Mas antes de tentar, resolvi procurar resposta em fóruns... então cheguei aqui tongue
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Mensagem por dharrison Qua 20 maio 2020, 19:58

Qual técnica de animação vc usa amigo? Digo, vc usa sprites animados e tal, ou anima via código?
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Mensagem por Noan2102 Qua 20 maio 2020, 20:40

dharrison escreveu:Qual técnica de animação vc usa amigo? Digo, vc usa sprites animados e tal, ou anima via código?

dharrison escreveu:Qual técnica de animação vc usa amigo? Digo, vc usa sprites animados e tal, ou anima via código?

Oi! Olha, eu animo por sprites... mas talvez exista forma melhor e mais fácil de fazer oque eu descrevi (seja por códigos etc.)

Vim aqui para descobrir isso... me ajudem pfvkkj bounce
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Mensagem por dharrison Qua 20 maio 2020, 21:02

cara é relativamente simples fazer o que você quer, recomendo usar alguns códigos como:

para piscar a opção selecionada, use alarms e image_alpha

para as palavras moverem para o lado, use movimento de objetos, ou movimento da posição x dos sprites dentro do draw.

Ajudaria mais se você pudesse fazer um esboço e mandar pra gente o que você fez.
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Mensagem por Noan2102 Qua 20 maio 2020, 21:18

dharrison escreveu:cara é relativamente simples fazer o que você quer, recomendo usar alguns códigos como:

para piscar a opção selecionada, use alarms e image_alpha

para as palavras moverem para o lado, use movimento de objetos, ou movimento da posição x dos sprites dentro do draw.

Ajudaria mais se você pudesse fazer um esboço e mandar pra gente o que você fez.

Estarei mandando oque eu fiz....
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Mensagem por Noan2102 Qua 20 maio 2020, 21:49

dharrison escreveu:cara é relativamente simples fazer o que você quer, recomendo usar alguns códigos como:

para piscar a opção selecionada, use alarms e image_alpha

para as palavras moverem para o lado, use movimento de objetos, ou movimento da posição x dos sprites dentro do draw.

Ajudaria mais se você pudesse fazer um esboço e mandar pra gente o que você fez.

Ok... Vamos lá

Como fazer um MENU animado? Anotaz10
Esta seria a tela de título. Obviamente estaria mais organizado com a logo do jogo e etc... enfim.

Quando eu apertasse o botão de 'Start', seja enter ou qualquer que seja o botão, a logo, e o 'Press Start' sumiriam e apareceria (com as animações) isso:

Como fazer um MENU animado? Anotaz11

Os elementos apareceriam igual ao video de exemplo...
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Mensagem por dharrison Qua 20 maio 2020, 22:05

Bacana, primeiramente, você tem que fazer os botões (start, options e quit game) em imagens separadas, para poder animá-los individualmente.

Você pode ter um objeto para cada um, ou desenhar tudo dentro do mesmo objeto usando draw.

Como está a programação desse menu?
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Mensagem por Noan2102 Qua 20 maio 2020, 22:48

dharrison escreveu:Bacana, primeiramente, você tem que fazer os botões (start, options e quit game) em imagens separadas, para poder animá-los individualmente.

Você pode ter um objeto para cada um, ou desenhar tudo dentro do mesmo objeto usando draw.

Como está a programação desse menu?

A programação se encontra assim:

Criei uma sprite para cada botão. Fiz duas sub-imagens: uma branca (normal) e outra preta:
Como fazer um MENU animado? Anotaz12

Também desenhei algo que seria o objeto de seleção das opções:
Como fazer um MENU animado? Anotaz13

Fiz um objeto separado para cada um:
Como fazer um MENU animado? Anotaz14

No obj_menu_select, que seria o objeto de seleção eu criei as variáveis e no step pus isso:
Como fazer um MENU animado? Anotaz15
Considerando que o max.y é o obj_menu_start, e o min.y é o quit, o objeto de seleções so irá se mover por cima deles.

Criei um script e coloquei os objetos dos botões para executarem o script no evento step
Como fazer um MENU animado? Anotaz16

Como fazer um MENU animado? Anotaz17

Esse script teria o trabalho de alterar a sub-imagem dos botões para a segunda, a da cor preta, assim que o objeto de seleções passasse por cima.
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Mensagem por dharrison Qua 20 maio 2020, 23:12

Okay, se entendi bem, cada vez que o select muda de objeto ele muda seu y

Dessa forma, para trocar para a sprite escurecida é super simples, adicione no step de cada objeto:

Código:
if obj_menu_select.y != y //Se a posição do select for diferente da minha posição...
{
    image_index = 0 //ou 2, 3, a imagem que for a correta
}

Após escolhido o item do menu, que você usar uma variavel global para afetar todos objetos, coloque algo assim no step (logo abaixo do outro talvez):

Código:
 if global.item_foi_escolhido = true
{
  x -= 4; //isso fará os itens do menu se deslocarem para a esquerda até sair da tela, e vão continuar andando depois, mas ja estarão fora da tela.
}

Tenta algo assim e conta pra gente se está dando uma luz para você sorrindo
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Mensagem por Noan2102 Qui 21 maio 2020, 00:16

dharrison escreveu:Okay, se entendi bem, cada vez que o select muda de objeto ele muda seu y

Dessa forma, para trocar para a sprite escurecida é super simples, adicione no step de cada objeto:

Código:
if obj_menu_select.y != y //Se a posição do select for diferente da minha posição...
{
    image_index = 0 //ou 2, 3, a imagem que for a correta
}

Após escolhido o item do menu, que você usar uma variavel global para afetar todos objetos, coloque algo assim no step (logo abaixo do outro talvez):

Código:
 if global.item_foi_escolhido = true
{
   x -= 4; //isso fará os itens do menu se deslocarem para a esquerda até sair da tela, e vão continuar andando depois, mas ja estarão fora da tela.
}

Tenta algo assim e conta pra gente se está dando uma luz para você sorrindo

Ok... estamos progredindo Happy Happy

Coloquei a variável no create de cada objeto e o esse último código no step:
Como fazer um MENU animado? Anotaz19

No objeto select eu coloquei isso no step:
Como fazer um MENU animado? Anotaz20

Dessa forma, quando eu selecionasse uma opção, ele iria executar a ação de ir para trás.


Fui testar e.... funcionou
Como fazer um MENU animado? Anotaz18
(Nessa imagem, eu já tinha selecionado e as opções já tinham saído da tela)

Então ta, estamos indo bem.

Mas, como faço pra ficar 'bonitinho' igual ao do exemplo que eu coloquei? Tipo, quando iniciasse a room, as opções apareceriam igual ao do exemplo... é mais com isso que eu tô batendo cabeça '-'

Ah, muito obrigado por estar me ajudando tbm! Happy
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Mensagem por dharrison Qui 21 maio 2020, 08:08

Noan2102 escreveu:Coloquei a variável no create de cada objeto

(...)

Mas, como faço pra ficar 'bonitinho' igual ao do exemplo que eu coloquei? Tipo, quando iniciasse a room, as opções apareceriam igual ao do exemplo... é mais com isso que eu tô batendo cabeça '-'

Ah, muito obrigado por estar me ajudando tbm! Happy

Uma dica, variáveis globais não precisam ser definidas no create de cada objeto, mas em apenas um objeto. Por ela ser global, todos podem usá-la, mesmo sem definir.

Por exemplo, se eu tenho uma variável chamada var_pontos, que eu defini no create do personagem, ela se refere àquele personagem. Outros objetos não poderiam usá-la sem identificar o objeto que contém a variável. É isso que você fez quando criou a seguinte linha de código:
Código:
obj_menu_select.y = y
Você está usando duas variáveis y diferentes, uma que pertence ao objeto obj_menu_select e uma que pertence ao próprio objeto que você está editando.

Variáveis globais, no entanto, não precisam ser definidas dessa forma, e não podem existir duplicatas. No caso acima mencionado, temos duas variáveis y, uma para cada objeto. Uma variável global é sempre a mesma para todos objetos, todos podem usá-la, e assim que ela é alterada, a alteração ocorre de forma global, sem precisar definir novamente em outro objeto.

Espero que não tenha ficado muito confuso kkkkk scratch

Para ter animação quando inicia a room, você pode usar essa mesma ideia, mas "bloquear os controles" por alguns segundos, e para criar a animação de entrada, fazer basicamente o mesmo código, mas com os menus foram da tela, e então entrando na tela para poder ser escolhidos.

Isso dá pra fazer facilmente através de alarms, você está familiarizado com eles?

E imagina, estamos aqui para ajudar! sorrindo
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Mensagem por Noan2102 Qui 21 maio 2020, 10:39

dharrison escreveu:
Noan2102 escreveu:Coloquei a variável no create de cada objeto

(...)

Mas, como faço pra ficar 'bonitinho' igual ao do exemplo que eu coloquei? Tipo, quando iniciasse a room, as opções apareceriam igual ao do exemplo... é mais com isso que eu tô batendo cabeça '-'

Ah, muito obrigado por estar me ajudando tbm! Happy

Uma dica, variáveis globais não precisam ser definidas no create de cada objeto, mas em apenas um objeto. Por ela ser global, todos podem usá-la, mesmo sem definir.

Por exemplo, se eu tenho uma variável chamada var_pontos, que eu defini no create do personagem, ela se refere àquele personagem. Outros objetos não poderiam usá-la sem identificar o objeto que contém a variável. É isso que você fez quando criou a seguinte linha de código:
Código:
obj_menu_select.y = y
Você está usando duas variáveis y diferentes, uma que pertence ao objeto obj_menu_select e uma que pertence ao próprio objeto que você está editando.

Variáveis globais, no entanto, não precisam ser definidas dessa forma, e não podem existir duplicatas. No caso acima mencionado, temos duas variáveis y, uma para cada objeto. Uma variável global é sempre a mesma para todos objetos, todos podem usá-la, e assim que ela é alterada, a alteração ocorre de forma global, sem precisar definir novamente em outro objeto.

Espero que não tenha ficado muito confuso kkkkk scratch

Para ter animação quando inicia a room, você pode usar essa mesma ideia, mas "bloquear os controles" por alguns segundos, e para criar a animação de entrada, fazer basicamente o mesmo código, mas com os menus foram da tela, e então entrando na tela para poder ser escolhidos.

Isso dá pra fazer facilmente através de alarms, você está familiarizado com eles?

E imagina, estamos aqui para ajudar! sorrindo
Sinta-se convidado a criar um tópico para seu jogo na área de Projetos em Desenvolvimento para podermos jogar e acompanhar seu trabalho o.-


Sobre as variáveis globais: MUITO obrigado. Vai facilitar minha vida! Happy

Sobre os alrms: Não estou tão familiarizado com eles... não consigo usar muito bem, na verdade
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Mensagem por dharrison Qui 21 maio 2020, 12:38

Noan2102, seguem alguns tutoriais úteis para se aprofundar um pouco mais nisso, você vai precisar muito dos alarms, então tira um tempo para estudar.

Esses tópicos são antigos, então você vai ter que substituir as imagens, use sprites genéricos 32x32, devem servir. Além disso, alguns comandos são GMs antigos, então talvez tenha que trabalhar para contornar.

Se precisar de ajuda, posta aqui que faço o que puder para ajudá-lo a entender esses tutos.

Seguem tutoriais:

Contagem de Tempo sem Alarms
Útil para entender a lógica.

Como e quanto usar Alarms

Aprendendo a usar Alarms

Piscar e Atravessar Paredes
Esse tuto me ajudou muito a entender os alarms, e de quebra você aprende a fazer o player/botão piscar e atravessar paredes sólidas.

Algumas dúvidas sanadas que usam alarms:
Piscar e Ressuscitar

Selecionar e Piscar

Bons estudos! blz
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Mensagem por Noan2102 Qui 21 maio 2020, 12:44

dharrison escreveu:Noan2102, seguem alguns tutoriais úteis para se aprofundar um pouco mais nisso, você vai precisar muito dos alarms, então tira um tempo para estudar.

Esses tópicos são antigos, então você vai ter que substituir as imagens, use sprites genéricos 32x32, devem servir. Além disso, alguns comandos são GMs antigos, então talvez tenha que trabalhar para contornar.

Se precisar de ajuda, posta aqui que faço o que puder para ajudá-lo a entender esses tutos.

Seguem tutoriais:

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Muito obrigado pela ajuda! Estarei estudando e logo estarei fazendo um post sobre o desenvolvimento do jogo! Abraço
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Mensagem por vinians Qui 21 maio 2020, 17:38

Olá como vai, siga as dicas do @dharrison de estudo que você vai bem. Eu gostaria só de te dar uma dica pra começar com coisas bem simples, 1 objeto 1 sprite, somente de teste e depois vc vai incrementando. Lembre-se que no GM toda ação ocorre em um objeto, e procure estudar GML que é a "linguagem" script do Game Maker. Boa sorte!
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