Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Como fazer um MENU animado?
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Como fazer um MENU animado?
Oi gente! Primeiramente, estou feliz de estar voltando ao mundo do Game Maker e estar retomando com meus projetos de ANOS atrás
Eu estava em um outro fórum, mas como deu pra perceber, eu fiquei fora por um tempo...
E quando eu voltei, o fórum tinha literalmente MORRIDO... ninguém mais fala la.
Mas enfim, para dar um pouco de contexto: Eu estava desenvolvendo um fan-game. E depois de anos parado, voltei a faze-lo.
Porém ele estava meio porco. Digo, a aparência dele não estava agradável. Resolvi ajustar algumas coisas.
Ajustei, porém algo que tá me consumindo tempo e paciência é o MENU.
Eu sei fazer um menu, mas eu gostaria de dar mais 'vida' à ele.
Basicamente: quero por animações no menu (animações onde as coisas entram, saem ital)
Sei que a línguagem do game maker necessita de lógica, então oque eu quero fazer é basicamente um menu com três opções: Start Game, Options e Quit.
Não pretendo usar outras rooms. Quero que quando eu aperte o botão 'start' na tela de título, oque esteja lá (logo do game, "press start") suma e apareça o menu em si com as três opções
algo que venho me baseando bastante é um outro fan-game.
(Veja oque eu quero dizer em 0:37)
Conseguimos observar como o menu é muito bonito com as animações presentes...
Sei que posso estar exigindo demais, mas é algo que já tentei fazer de várias formas... Preciso de ajuda manos, por isso vim aqui
Agradeço o esforço de cada um desde já! Obrigado!
Obs: Uso o Game Maker: Studio 1.4
Eu estava em um outro fórum, mas como deu pra perceber, eu fiquei fora por um tempo...
E quando eu voltei, o fórum tinha literalmente MORRIDO... ninguém mais fala la.
Mas enfim, para dar um pouco de contexto: Eu estava desenvolvendo um fan-game. E depois de anos parado, voltei a faze-lo.
Porém ele estava meio porco. Digo, a aparência dele não estava agradável. Resolvi ajustar algumas coisas.
Ajustei, porém algo que tá me consumindo tempo e paciência é o MENU.
Eu sei fazer um menu, mas eu gostaria de dar mais 'vida' à ele.
Basicamente: quero por animações no menu (animações onde as coisas entram, saem ital)
Sei que a línguagem do game maker necessita de lógica, então oque eu quero fazer é basicamente um menu com três opções: Start Game, Options e Quit.
Não pretendo usar outras rooms. Quero que quando eu aperte o botão 'start' na tela de título, oque esteja lá (logo do game, "press start") suma e apareça o menu em si com as três opções
algo que venho me baseando bastante é um outro fan-game.
(Veja oque eu quero dizer em 0:37)
Conseguimos observar como o menu é muito bonito com as animações presentes...
Sei que posso estar exigindo demais, mas é algo que já tentei fazer de várias formas... Preciso de ajuda manos, por isso vim aqui
Agradeço o esforço de cada um desde já! Obrigado!
Obs: Uso o Game Maker: Studio 1.4
Noan2102- Games Ranking :
Reputação : 0
Número de Mensagens : 24
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
Re: Como fazer um MENU animado?
Você quer animar a posição dos botões, é?
Tem algum exemplo de código que já esteja usando?
Não parece difícil recriar o menu aí do vídeo.
polosam- Games Ranking :
Notas recebidas : A + B
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
polosam escreveu:Você quer animar a posição dos botões, é?
Sim! A forma como eles aparem na tela, para depois serem selecionados.
Edit: Código? Na verdade não... Apaguei tudo oque tinha feito pra tentar do zero. Mas antes de tentar, resolvi procurar resposta em fóruns... então cheguei aqui
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
Qual técnica de animação vc usa amigo? Digo, vc usa sprites animados e tal, ou anima via código?
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
dharrison escreveu:Qual técnica de animação vc usa amigo? Digo, vc usa sprites animados e tal, ou anima via código?
dharrison escreveu:Qual técnica de animação vc usa amigo? Digo, vc usa sprites animados e tal, ou anima via código?
Oi! Olha, eu animo por sprites... mas talvez exista forma melhor e mais fácil de fazer oque eu descrevi (seja por códigos etc.)
Vim aqui para descobrir isso... me ajudem pfvkkj
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
cara é relativamente simples fazer o que você quer, recomendo usar alguns códigos como:
para piscar a opção selecionada, use alarms e image_alpha
para as palavras moverem para o lado, use movimento de objetos, ou movimento da posição x dos sprites dentro do draw.
Ajudaria mais se você pudesse fazer um esboço e mandar pra gente o que você fez.
para as palavras moverem para o lado, use movimento de objetos, ou movimento da posição x dos sprites dentro do draw.
Ajudaria mais se você pudesse fazer um esboço e mandar pra gente o que você fez.
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
dharrison escreveu:cara é relativamente simples fazer o que você quer, recomendo usar alguns códigos como:
Estarei mandando oque eu fiz....
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
dharrison escreveu:cara é relativamente simples fazer o que você quer, recomendo usar alguns códigos como:
Ok... Vamos lá
Esta seria a tela de título. Obviamente estaria mais organizado com a logo do jogo e etc... enfim.
Quando eu apertasse o botão de 'Start', seja enter ou qualquer que seja o botão, a logo, e o 'Press Start' sumiriam e apareceria (com as animações) isso:
Os elementos apareceriam igual ao video de exemplo...
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
Bacana, primeiramente, você tem que fazer os botões (start, options e quit game) em imagens separadas, para poder animá-los individualmente.
Você pode ter um objeto para cada um, ou desenhar tudo dentro do mesmo objeto usando draw.
Como está a programação desse menu?
Você pode ter um objeto para cada um, ou desenhar tudo dentro do mesmo objeto usando draw.
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
dharrison escreveu:Bacana, primeiramente, você tem que fazer os botões (start, options e quit game) em imagens separadas, para poder animá-los individualmente.
A programação se encontra assim:
Criei uma sprite para cada botão. Fiz duas sub-imagens: uma branca (normal) e outra preta:
Também desenhei algo que seria o objeto de seleção das opções:
Fiz um objeto separado para cada um:
No obj_menu_select, que seria o objeto de seleção eu criei as variáveis e no step pus isso:
Considerando que o max.y é o obj_menu_start, e o min.y é o quit, o objeto de seleções so irá se mover por cima deles.
Criei um script e coloquei os objetos dos botões para executarem o script no evento step
Esse script teria o trabalho de alterar a sub-imagem dos botões para a segunda, a da cor preta, assim que o objeto de seleções passasse por cima.
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
Okay, se entendi bem, cada vez que o select muda de objeto ele muda seu y
Dessa forma, para trocar para a sprite escurecida é super simples, adicione no step de cada objeto:
Após escolhido o item do menu, que você usar uma variavel global para afetar todos objetos, coloque algo assim no step (logo abaixo do outro talvez):
Tenta algo assim e conta pra gente se está dando uma luz para você
Dessa forma, para trocar para a sprite escurecida é super simples, adicione no step de cada objeto:
- Código:
if obj_menu_select.y != y //Se a posição do select for diferente da minha posição...
{
image_index = 0 //ou 2, 3, a imagem que for a correta
}
Após escolhido o item do menu, que você usar uma variavel global para afetar todos objetos, coloque algo assim no step (logo abaixo do outro talvez):
- Código:
if global.item_foi_escolhido = true
{
x -= 4; //isso fará os itens do menu se deslocarem para a esquerda até sair da tela, e vão continuar andando depois, mas ja estarão fora da tela.
}
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
dharrison escreveu:Okay, se entendi bem, cada vez que o select muda de objeto ele muda seu y
- Código:
if obj_menu_select.y != y //Se a posição do select for diferente da minha posição...
{
image_index = 0 //ou 2, 3, a imagem que for a correta
}
- Código:
if global.item_foi_escolhido = true
{
x -= 4; //isso fará os itens do menu se deslocarem para a esquerda até sair da tela, e vão continuar andando depois, mas ja estarão fora da tela.
}
Ok... estamos progredindo
Coloquei a variável no create de cada objeto e o esse último código no step:
No objeto select eu coloquei isso no step:
Dessa forma, quando eu selecionasse uma opção, ele iria executar a ação de ir para trás.
Fui testar e.... funcionou
(Nessa imagem, eu já tinha selecionado e as opções já tinham saído da tela)
Então ta, estamos indo bem.
Mas, como faço pra ficar 'bonitinho' igual ao do exemplo que eu coloquei? Tipo, quando iniciasse a room, as opções apareceriam igual ao do exemplo... é mais com isso que eu tô batendo cabeça '-'
Ah, muito obrigado por estar me ajudando tbm!
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
Noan2102 escreveu:Coloquei a variável no create de cada objeto
(...)
Mas, como faço pra ficar 'bonitinho' igual ao do exemplo que eu coloquei? Tipo, quando iniciasse a room, as opções apareceriam igual ao do exemplo... é mais com isso que eu tô batendo cabeça '-'
Uma dica, variáveis globais não precisam ser definidas no create de cada objeto, mas em apenas um objeto. Por ela ser global, todos podem usá-la, mesmo sem definir.
Por exemplo, se eu tenho uma variável chamada var_pontos, que eu defini no create do personagem, ela se refere àquele personagem. Outros objetos não poderiam usá-la sem identificar o objeto que contém a variável. É isso que você fez quando criou a seguinte linha de código:
- Código:
obj_menu_select.y = y
Variáveis globais, no entanto, não precisam ser definidas dessa forma, e não podem existir duplicatas. No caso acima mencionado, temos duas variáveis y, uma para cada objeto. Uma variável global é sempre a mesma para todos objetos, todos podem usá-la, e assim que ela é alterada, a alteração ocorre de forma global, sem precisar definir novamente em outro objeto.
Espero que não tenha ficado muito confuso kkkkk
Para ter animação quando inicia a room, você pode usar essa mesma ideia, mas "bloquear os controles" por alguns segundos, e para criar a animação de entrada, fazer basicamente o mesmo código, mas com os menus foram da tela, e então entrando na tela para poder ser escolhidos.
Isso dá pra fazer facilmente através de alarms, você está familiarizado com eles?
E imagina, estamos aqui para ajudar!
Sinta-se convidado a criar um tópico para seu jogo na área de Projetos em Desenvolvimento para podermos jogar e acompanhar seu trabalho
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
dharrison escreveu:Noan2102 escreveu:Coloquei a variável no create de cada objeto
(...)
Uma dica, variáveis globais não precisam ser definidas no create de cada objeto, mas em apenas um objeto. Por ela ser global, todos podem usá-la, mesmo sem definir.
Por exemplo, se eu tenho uma variável chamada var_pontos, que eu defini no create do personagem, ela se refere àquele personagem. Outros objetos não poderiam usá-la sem identificar o objeto que contém a variável. É isso que você fez quando criou a seguinte linha de código:Você está usando duas variáveis y diferentes, uma que pertence ao objeto obj_menu_select e uma que pertence ao próprio objeto que você está editando.
- Código:
obj_menu_select.y = y
Variáveis globais, no entanto, não precisam ser definidas dessa forma, e não podem existir duplicatas. No caso acima mencionado, temos duas variáveis y, uma para cada objeto. Uma variável global é sempre a mesma para todos objetos, todos podem usá-la, e assim que ela é alterada, a alteração ocorre de forma global, sem precisar definir novamente em outro objeto.
Espero que não tenha ficado muito confuso kkkkk
Para ter animação quando inicia a room, você pode usar essa mesma ideia, mas "bloquear os controles" por alguns segundos, e para criar a animação de entrada, fazer basicamente o mesmo código, mas com os menus foram da tela, e então entrando na tela para poder ser escolhidos.
Isso dá pra fazer facilmente através de alarms, você está familiarizado com eles?
E imagina, estamos aqui para ajudar!
Sinta-se convidado a criar um tópico para seu jogo na área de Projetos em Desenvolvimento para podermos jogar e acompanhar seu trabalho
Sobre as variáveis globais: MUITO obrigado. Vai facilitar minha vida!
Sobre os alrms: Não estou tão familiarizado com eles... não consigo usar muito bem, na verdade
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
Noan2102, seguem alguns tutoriais úteis para se aprofundar um pouco mais nisso, você vai precisar muito dos alarms, então tira um tempo para estudar.
Esses tópicos são antigos, então você vai ter que substituir as imagens, use sprites genéricos 32x32, devem servir. Além disso, alguns comandos são GMs antigos, então talvez tenha que trabalhar para contornar.
Se precisar de ajuda, posta aqui que faço o que puder para ajudá-lo a entender esses tutos.
Seguem tutoriais:
Contagem de Tempo sem Alarms
Útil para entender a lógica.
Como e quanto usar Alarms
Aprendendo a usar Alarms
Piscar e Atravessar Paredes
Esse tuto me ajudou muito a entender os alarms, e de quebra você aprende a fazer o player/botão piscar e atravessar paredes sólidas.
Algumas dúvidas sanadas que usam alarms:
Piscar e Ressuscitar
Selecionar e Piscar
Bons estudos!
Esses tópicos são antigos, então você vai ter que substituir as imagens, use sprites genéricos 32x32, devem servir. Além disso, alguns comandos são GMs antigos, então talvez tenha que trabalhar para contornar.
Se precisar de ajuda, posta aqui que faço o que puder para ajudá-lo a entender esses tutos.
Seguem tutoriais:
Aprendendo a usar Alarms
Esse tuto me ajudou muito a entender os alarms, e de quebra você aprende a fazer o player/botão piscar e atravessar paredes sólidas.
Piscar e Ressuscitar
Selecionar e Piscar
Bons estudos!
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
dharrison escreveu:Noan2102, seguem alguns tutoriais úteis para se aprofundar um pouco mais nisso, você vai precisar muito dos alarms, então tira um tempo para estudar.
Seguem tutoriais:
Aprendendo a usar Alarms
Piscar e Ressuscitar
Selecionar e Piscar
Bons estudos!
Muito obrigado pela ajuda! Estarei estudando e logo estarei fazendo um post sobre o desenvolvimento do jogo! Abraço
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
Olá como vai, siga as dicas do @dharrison de estudo que você vai bem. Eu gostaria só de te dar uma dica pra começar com coisas bem simples, 1 objeto 1 sprite, somente de teste e depois vc vai incrementando. Lembre-se que no GM toda ação ocorre em um objeto, e procure estudar GML que é a "linguagem" script do Game Maker. Boa sorte!