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Instruções são coisa de nutella?
3 participantes
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Re: Instruções são coisa de nutella?
Fala JOZ, quanto tempo!
Hoje em dia muitos jogos trazem mecânicas complexas, como micro gerenciamento e tal. Atualmente estou jogando Oxygen Not Included, pensa num jogo complexo! Não só tutoriais são necessários, como buscar a comunidade no reddit também.
Agora, o jogo de navinha basicão precisa de um tutorial obrigatório de 15 minutos? Não, é o tipo de coisa que deve ser opcional, antes de começar o jogo o jogador escolhe entre "Ver Tutorial" ou "Pular Tutorial".
Acredito que seja a melhor forma de agradar razoavelmente a todos.
Hoje em dia muitos jogos trazem mecânicas complexas, como micro gerenciamento e tal. Atualmente estou jogando Oxygen Not Included, pensa num jogo complexo! Não só tutoriais são necessários, como buscar a comunidade no reddit também.
Agora, o jogo de navinha basicão precisa de um tutorial obrigatório de 15 minutos? Não, é o tipo de coisa que deve ser opcional, antes de começar o jogo o jogador escolhe entre "Ver Tutorial" ou "Pular Tutorial".
Acredito que seja a melhor forma de agradar razoavelmente a todos.
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: Instruções são coisa de nutella?
Exatemente. Jogos que seguem o estilo "Arcade" geralmente são mais simples porque são causais. Jogos RTS, RPG, MMORPG já exigem mais leitura de dicas e / ou manuais. Mas é tranquilo, sem problema!
Re: Instruções são coisa de nutella?
Eu nem to falando de tutorial, na verdade eu sou até contra tutoriais em si. Muitos jogadores pulam o tutorial e acabam perdidos em jogos mais complexos.
Instruções que eu falo é pelo menos colocar os comandos básicos em tela no começo e se for algo mais complexo ir introduzindo as mecânicas no decorrer que o jogo progride como muito jogo AAA anda fazendo alias.
Sabe? Tipo uma fase introdutória. Os primeiros jogos do Megaman X tem ótimas fases introdutórias que introduzem todas as mecânicas sem um monte de texto na tela. Um exemplo de game desing.
Instruções que eu falo é pelo menos colocar os comandos básicos em tela no começo e se for algo mais complexo ir introduzindo as mecânicas no decorrer que o jogo progride como muito jogo AAA anda fazendo alias.
Sabe? Tipo uma fase introdutória. Os primeiros jogos do Megaman X tem ótimas fases introdutórias que introduzem todas as mecânicas sem um monte de texto na tela. Um exemplo de game desing.
Re: Instruções são coisa de nutella?
Nos meus games eu costumo colocar no menu uma opção "Como Jogar" ou algo do tipo, porque ai a pessoa escolhe entrar ali quando quizer, mas isso varia conforme o jogo, poque as vezes é muito simples, neste caso não coloco nada.
Re: Instruções são coisa de nutella?
Gostaria de recomendar alguns vídeos muito bons com legendas em portugues que abordam esse assunto e assuntos similares:
Jogando através de seus erros:
O que faz o modo de assistência de Celeste especial?
Os tutoriais invisíveis de Half Life 2
Esse ultimo fala diretamente do que você comentou no vídeo.
Tops demais esses vídeos, ativem as legendas manualmente e coloquem em português.
Espero adicionar à discussão
Jogando através de seus erros:
O que faz o modo de assistência de Celeste especial?
Os tutoriais invisíveis de Half Life 2
Esse ultimo fala diretamente do que você comentou no vídeo.
Tops demais esses vídeos, ativem as legendas manualmente e coloquem em português.
Espero adicionar à discussão
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