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Dúvida sobre decimal

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Dúvida sobre decimal Empty Dúvida sobre decimal

Mensagem por Zackzinho Seg 06 Jan 2020, 00:11

Boa tarde, eu estou fazendo um game e tenho 10 sprites de números (0 ao 9) e queria saber se tem como eu separar os decimais de um número, por exemplo vamos supor que tem uma variável chamada númeroz = 356 , eu gostaria que separasse esse número de modo decimal(3,5,6) para que possa desenha-lo com os sprites 3,5,6 formando assim o 356 só que com sprites.
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Dúvida sobre decimal Empty Re: Dúvida sobre decimal

Mensagem por AG Hydra Ter 07 Jan 2020, 17:08

Olá amigo, se o que você quer é pegar cada número de uma variável é um processo bem simples, basta você colocar essa variável dentro de uma string e pegar cada char dela exemplo:

obj.Letra:

Código:

VariavelNumerica=356;
StringDaVariavel=string(VariavelNumerica); // Coloca os números dentro da string

// Um loop for pra percorrer esses números
for(i=0;i<string_lenght(StringDaVariavel);i++){
      if string_char_at(StringDaVariavel,i)=="1"{
          sprite_index=spriteDoNumero1;
      }
      // e assim continuamente...
}



Porém, claramente isso é inútil, pois já há uma função no GM que te permita fazer isso com seus sprites, é bem simples:
Código:


MapaString="0123456789"; // Isso aqui mapeia dentro do seu sprite em ordem onde tá cada letra, no caso os números, já que você não falou de letras. Pra você entender, você precisa ter um sprite que dentro dele tenha subimagens de cada número, exemplo, tu tem um sprite chamado spr_Numeros e dentro dele cada subimagem vai ser o 0,1,2,3 e etc... ou seja, nessa variável o número 0 ta como a primeira subimagem, o 1 tá como a segunda, o 2 como a terceira e assim continuamente, não sei se você fez um sprite pra cada número, mas assim não funciona, crie um sprite só e dentro dele coloque todos os números como frames, e nessa variável coloque em ordem onde tá cada número.

fonteSprite=font_add_sprite_ext(spriteDosNumeros,MapaString,true,(Aqui vai o espaço em pixels de separação de cada letra));


no Draw do objeto:

Código:

draw_self();// Use isso se seu objeto tiver sprite e necessite de interação com sprites, se o objeto que for escrever os números não tiver sprites isso é descartável

draw_set_font(fonteSprite); // Define como a fonte de escrita a fonte que criamos a partir do seu sprite único.
draw_set_color(c_black); // a cor do texto
draw_text(x,y,"Teu texto aqui");


Pronto, já tem tua fonte baseada no teu sprite, espero ter ajudado!!!
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Dúvida sobre decimal Empty Obrigado

Mensagem por Zackzinho Qua 08 Jan 2020, 03:24

AG Hydra escreveu:Olá amigo, se o que você quer é pegar cada número de uma variável é um processo bem simples, basta você colocar essa variável dentro de uma string e pegar cada char dela exemplo:

obj.Letra:

Código:

VariavelNumerica=356;
StringDaVariavel=string(VariavelNumerica); // Coloca os números dentro da string

// Um loop for pra percorrer esses números
for(i=0;i<string_lenght(StringDaVariavel);i++){
      if string_char_at(StringDaVariavel,i)=="1"{
          sprite_index=spriteDoNumero1;
      }
      // e assim continuamente...
}



Porém, claramente isso é inútil, pois já há uma função no GM que te permita fazer isso com seus sprites, é bem simples:
Código:


MapaString="0123456789"; // Isso aqui mapeia dentro do seu sprite em ordem onde tá cada letra, no caso os números, já que você não falou de letras. Pra você entender, você precisa ter um sprite que dentro dele tenha subimagens de cada número, exemplo, tu tem um sprite chamado spr_Numeros e dentro dele cada subimagem vai ser o 0,1,2,3 e etc... ou seja, nessa variável o número 0 ta como a primeira subimagem, o 1 tá como a segunda, o 2 como a terceira e assim continuamente, não sei se você fez um sprite pra cada número, mas assim não funciona, crie um sprite só e dentro dele coloque todos os números como frames, e nessa variável coloque em ordem onde tá cada número.

fonteSprite=font_add_sprite_ext(spriteDosNumeros,MapaString,true,(Aqui vai o espaço em pixels de separação de cada letra));


no Draw do objeto:

Código:

draw_self();// Use isso se seu objeto tiver sprite e necessite de interação com sprites, se o objeto que for escrever os números não tiver sprites isso é descartável

draw_set_font(fonteSprite); // Define como a fonte de escrita a fonte que criamos a partir do seu sprite único.
draw_set_color(c_black); // a cor do texto
draw_text(x,y,"Teu texto aqui");


Pronto, já tem tua fonte baseada no teu sprite, espero ter ajudado!!!


Obrigado Amigo, me ajudou muito eu até tinha visto essa função mas eu n sabia como ela funcionava, muito obrigado mesmo !!!
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Dúvida sobre decimal Empty Re: Dúvida sobre decimal

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