Entrar
Últimos assuntos
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Dúvida sobre IA
+2
Gabreel
gerudoking
6 participantes
Página 1 de 1
Dúvida sobre IA
Olá.
Estou constantemente trabalhando numa IA que faça inveja em muitas outras.Algumas coisas,como movimento do personagem de IA já estão prontas.Mas gostaria de saber sobre uma coisa:
1-Como faço para que quando o player apareça na frente do personagem(tipo,na posição do sprite considerada com frente),ele comece um código?
Por favor,respondam logo.
Estou constantemente trabalhando numa IA que faça inveja em muitas outras.Algumas coisas,como movimento do personagem de IA já estão prontas.Mas gostaria de saber sobre uma coisa:
1-Como faço para que quando o player apareça na frente do personagem(tipo,na posição do sprite considerada com frente),ele comece um código?
Por favor,respondam logo.
gerudoking- Data de inscrição : 07/07/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 467
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida sobre IA
Você pode colocar que quando ele tiver a 1x do player execute o codigo..
(não sei criar o codigo de kbça) mais é uma idéia.
if x=1 {
Codigo
}
Isso não deve dar certo, mais segundo o que a fisica proporciona é isso que deve acontecer O_o
(não sei criar o codigo de kbça) mais é uma idéia.
if x=1 {
Codigo
}
Isso não deve dar certo, mais segundo o que a fisica proporciona é isso que deve acontecer O_o
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Javascript
- Outros
Re: Dúvida sobre IA
faça o seguinte no evento step:
tole = 10 ///aqui vc configura a tolerancia de y em relação aos dois objects
if player.y < self.y+tole and player.y > self.y-tole
{
script_execute("script de ataque")
}
tole = 10 ///aqui vc configura a tolerancia de y em relação aos dois objects
if player.y < self.y+tole and player.y > self.y-tole
{
script_execute("script de ataque")
}
itallo- Games Ranking :
Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida sobre IA
Biel:
Foi mal,não funfou.
oBKo:
Quase funcionou do jeito que eu queria,mas queria que quando o player chegasse na posição considerada como frente do inimigo,ai sim acontecia isto,pq assim ele se move se o player chegar por qualquer direção!
Foi mal,não funfou.
oBKo:
Quase funcionou do jeito que eu queria,mas queria que quando o player chegasse na posição considerada como frente do inimigo,ai sim acontecia isto,pq assim ele se move se o player chegar por qualquer direção!
gerudoking- Data de inscrição : 07/07/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 467
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida sobre IA
if player.x < x and sprite_index=spr_tras{codigo}
if player.x> x and sprite_index=spr....entendeu?
if player.x> x and sprite_index=spr....entendeu?
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Dúvida sobre IA
Saquei,funcionou bem,mas o que eu quero é que:
1-O player chega na posição 0 graus do objeto inimigo,que está sendo considerada como frente.
2-Acontece o código.
3-Se a posição considerada como frente for 140 graus(por exemplo),acontece o mesmo.
1-O player chega na posição 0 graus do objeto inimigo,que está sendo considerada como frente.
2-Acontece o código.
3-Se a posição considerada como frente for 140 graus(por exemplo),acontece o mesmo.
gerudoking- Data de inscrição : 07/07/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 467
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida sobre IA
graus = point_direction(x,y,inimigo.x,inimigo.y)
if graus == 0
{
//inimigo do lado de la>>
}
if graus == 180
{
//inimigo do lado de la<<
}
//etc
if graus == 0
{
//inimigo do lado de la>>
}
if graus == 180
{
//inimigo do lado de la<<
}
//etc
dungeon333- Data de inscrição : 29/05/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 351
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida sobre IA
Para isso você tem que criar uma variável "lado", para saber onde é a frente do player !
Primeiro declara ela no create do player:
Agora no step coloca assim:
Agora para isto funcionar você terá que declarar quando o lado é igual à " 1 = direita "
ou " 0 = esquerda " !
No evendo " Keyboard " para a direita=right, coloca apenas isso:
No evendo " Keyboard " para a esquerda=left, coloca:
Espero que isso te ajude !
Primeiro declara ela no create do player:
- Código:
lado=1
Agora no step coloca assim:
- Código:
if lado=1 {image_xscale=1} else {image_xscale=-1}
if lado=1 && obj_inimigo.x > x && distance_to_object(obj_inimigo)<100
{
with(obj_inimigo) " função que o inimigo deve fazer "
}
if lado=0 && obj_inimigo.x < x && distance_to_object(obj_inimigo)<100
{
with(obj_inimigo) " função que o inimigo deve fazer "
}
Agora para isto funcionar você terá que declarar quando o lado é igual à " 1 = direita "
ou " 0 = esquerda " !
No evendo " Keyboard " para a direita=right, coloca apenas isso:
- Código:
lado=1
No evendo " Keyboard " para a esquerda=left, coloca:
- Código:
lado=0
Espero que isso te ajude !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Dúvida sobre IA
vel = 4
if distance_to_object(player) < 100{
if player.x > self.x{
lugar = -45
}else{
lugar = 45
}
if player.y > self.y{
altu = 10
}else{
altu = -10
}
if player.x+lugar < self.x{
hspeed = -vel+rnd
}else{
if player.x+lugar > self.x{
hspeed = +vel+rnd
}
}
if player.y+5 < self.y{
vspeed = -vel+rnd
}else{
if player.y-5 > self.y{
vspeed = vel+rnd
}
}
if self.y < player.y+5 and self.y > player.y-5{
vspeed = 0
}
if self.x < player.x+45 and self.x > player.x-45{
hspeed = 0
}
}
if distance_to_object(player) > 300
direction = random(360)
if direction > 0 and direction < 80 or direction < 360 and direction > 270{
hspeed = -4
}else{
hspeed = 4
}
if direction < 180{
vspeed = -2
}else{
if direction > 180{
vspeed = 2
}
}
////executando o atack
if vspeed = 0 and hspeed = 0{
if atack = 1{
script_execute(band_atk_1)
}
if atack = 2{
script_execute(band_atk_2)
}
}
=============
if vel = 4 or vel = -4
{
global.p1runer = 1
}else{
if vel = 8 or vel = -8
{
global.p1runer = 2
}
}
if distance_to_object(player) < 100{
if player.x > self.x{
lugar = -45
}else{
lugar = 45
}
if player.y > self.y{
altu = 10
}else{
altu = -10
}
if player.x+lugar < self.x{
hspeed = -vel+rnd
}else{
if player.x+lugar > self.x{
hspeed = +vel+rnd
}
}
if player.y+5 < self.y{
vspeed = -vel+rnd
}else{
if player.y-5 > self.y{
vspeed = vel+rnd
}
}
if self.y < player.y+5 and self.y > player.y-5{
vspeed = 0
}
if self.x < player.x+45 and self.x > player.x-45{
hspeed = 0
}
}
if distance_to_object(player) > 300
direction = random(360)
if direction > 0 and direction < 80 or direction < 360 and direction > 270{
hspeed = -4
}else{
hspeed = 4
}
if direction < 180{
vspeed = -2
}else{
if direction > 180{
vspeed = 2
}
}
////executando o atack
if vspeed = 0 and hspeed = 0{
if atack = 1{
script_execute(band_atk_1)
}
if atack = 2{
script_execute(band_atk_2)
}
}
=============
if vel = 4 or vel = -4
{
global.p1runer = 1
}else{
if vel = 8 or vel = -8
{
global.p1runer = 2
}
}
itallo- Games Ranking :
Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|