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Problema com animação de Sprites!

2 participantes

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Problema com animação de Sprites! Empty Problema com animação de Sprites!

Mensagem por dragon31h Dom 02 Set 2018, 23:22

Opa galera, faz um grande tempo que não programo no GML.
To aqui correndo atrás e perseverando para ver se consigo finalizar um game.

O problema é o seguinte.
Fiz um script para a movimentação do personagem.
Tenho sprites para andar, pular e atacar.

O problema que estou tendo é que após adicionar a animação de ataque... enquanto o personagem está no ar, a sprite de "pulo" não esta ficando "ligada".
Alguém pode me dar uma luz ?
To postando o script abaixo.

Código:
//-----------Movimento Plataforma-------------


gravidade = 1.8;
vspd = 0; //Conteiner
hspd = 0; //Conteiner
jumpspeed = 40; //Altura do pulo
movespeed = 6;     //Velocidade de movimento

grounded = true // Checker
landing = 0 //Checker
atacking = true //Checker
airborne = false //Checker

key_left = keyboard_check(ord('A'));  // Tecla movimento esquerda
key_right = keyboard_check(ord('D')); // Tecla mivimento direita
key_atack = mouse_check_button_pressed(mb_left) //Ataque

move = (key_left - key_right) * -1; //Controla movimento
hspd = move * movespeed //Fisica para velocidade




//---------------Controle Pulo---------------------

key_jump = keyboard_check_pressed(vk_space);  

if (vspd < 7)
{
    vspd += gravidade;  
}

if place_meeting(x,y+1,obj_floor)
{
vspd = key_jump * -jumpspeed
    if vspd < 0
    {
    grounded = false;
    }
grounded = true;
}

y += 2*vspd;    //Especificando que Y vai ser sempre 2 vezes vspd(Velocidade de movimento vertical)



//-----------------Colisão horizontal----------------

if place_meeting(x+hspd,y,obj_floor)
{
    while !place_meeting(x+sign(hspd),y,obj_floor)
    {
    x +=sign(hspd);
    }
//hspd = 0;     //Achar um jeito de por isso de volta (Ajuda na colisão com parades)
}

x += hspd;

//---------------Colisão vertical--------------------
if place_meeting(x,y+vspd,obj_floor)
{
    while !place_meeting(x,y+sign(vspd),obj_floor)
    {
    y +=sign(vspd);
    }

vpsd = 0; //Desliga a velocidade vertical enquanto estiver tocando chao
}
y += vspd;


//---------------Controle das sprites----------------//

if move != 0           //Rotação da imagem (virar para o lado correto)
{
    image_xscale = move;
}


// Checando se esta no ar


if grounded = true and atacking = false   //Se estiver no chão
{
    if move == 0   //Se estiver parado
    {
    sprite_index = spr_player_idle; //A animação fica parada
    }
    else //Se não estiver parado
    {
        if (sprite_index != spr_player_move)
        {
        image_index = 0   //Se movimenta e com a sprite correta
        }
        sprite_index = spr_player_move;        
    }
}

//Tentando fazer animação de "pulo" ficar ligada

if grounded = false
{
    sprite_index = spr_jump;
    grounded = true;
}


//Ataque animaçao


if key_atack and atacking = true
{
sprite_index = spr_atack    
image_speed = 0.3
atacking = false
alarm[0] = 20
}


Também tive problemas em fazer a animação de ataque "parar" após o clique, então coloquei um alarme ali no final para fazer parar...eu sinto que isso vai me dar dor de cabeça no futuro quando for adicionar hitboxes e etc... anh!
dragon31h
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Problema com animação de Sprites! Empty Re: Problema com animação de Sprites!

Mensagem por None Seg 03 Set 2018, 23:45

Você pode usar o vspeed como base para a animação de pulo e afins, se ela está negativa ele está subindo, se está positiva ele está caindo


O seu código está meio poluído.

Eu te sugiro usar estados para organizar melhor seu código e assim simplificar seu trabalho para o futuro, animação com isto fico MUITO mais fácil também.

Aqui um vídeo sobre animação (devem ter ao menos uns 4 vídeos sobre animação nesta playlist)
https://youtu.be/O_jTlRxEUM0

Este vídeo também ensina como lidar com o final da animação sem usar o alarme.


E aqui um dando uma introdução em estados se você tiver interesse
https://youtu.be/irDKx_vCYsE

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