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Gerar objetos com distância entre cada

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Mensagem por saskickers Sex 07 Jul 2017, 19:43

Hey! Eu estou com um problema.
Eu criei um script chamado dropXp(), em que quando eu fosse utiliza-lo, eu colocaria o quanto de xp que eu gostaria que dropasse no lugar do argumento0 e assim gerariam n objetos de Xp. Até aí tudo bem, mas eu gostaria que eles ficassem separados um dos outros e no script coloquei assim:
Código:

repeat(argument0) {
if place_free(x,y) {
instance_create(x,y,oXp)
}
else instance_create(x+random(182),y + random(155),oXp)
}
E in-game, quando o script é chamado, as XPs aparecem todas no mesmo lugar. O que fazer?
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Mensagem por @dotCHAOS Sex 07 Jul 2017, 22:35

Em algum evento anterior ao gameplay (um create na tela título, por exemplo), adicione o comando randomize().

Referência do comando no site da YoYo:

Por padrão o GMS trava a semente geratriz pra facilitar o debug, por isso seu random no X e Y acaba não reciclando as posições.
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Mensagem por KinKing Ter 22 Ago 2017, 22:41

É que place_free só retornará true se bater com objetos marcados como sólidos. E retornará true para qualquer objeto sólido, não apenas para oXp. Imagino que não seja o caso do seu objeto de XP. Sugiro mudar todo o código que você mostrou, desdo repeat, para algo assim:

Código:

// argument0 = número de objetos de XP a serem criados

// valores editáveis
randomx = 182 // largura da área de drop, a partir desse objeto - sugiro por como argument1 (randomx = argument1)
randomy = 155 // altura da área de drop, a partir desse objeto - sugiro colocar como argument2
tentativasMax = 200 // número de vezes para tentar antes de desistir. talvez argument3

// valores fixos - não alterar
xpDropada = 0 // quantas P já foram dropadas
tentativas = 0 // quantas tentativas já foram feitas no drop atual

repeat(argument0) {
    tentativas = 0
    while (xpDropada < argument0) { // enquanto não dropar todas as XP
        tentarx = x+irandom(randomx) // mudar o local
        tentary = y+irandom(randomy) // mudar o local

        if (oXp.x == x+tentarx && oXp.y == tentary) { // se já existir qualquer oXp neste lugar
            tentativas += 1 // contar a tentativa e tentar novamente
        }
        else { // Achamos um lugar vazio! (Mas pode acabar parcialmente em cima de outro oXp ao lado)
            instance_create(tentarx,tentary,oXp)
            xpDropada += 1
        }
    }
}

Lembrando que o randomize() é importante mesmo.
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