Entrar
Últimos assuntos
» Problemas com particulaspor RastaMaan Ontem à(s) 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
Gerar objetos com distância entre cada
3 participantes
Página 1 de 1
Gerar objetos com distância entre cada
Hey! Eu estou com um problema.
Eu criei um script chamado dropXp(), em que quando eu fosse utiliza-lo, eu colocaria o quanto de xp que eu gostaria que dropasse no lugar do argumento0 e assim gerariam n objetos de Xp. Até aí tudo bem, mas eu gostaria que eles ficassem separados um dos outros e no script coloquei assim:
Eu criei um script chamado dropXp(), em que quando eu fosse utiliza-lo, eu colocaria o quanto de xp que eu gostaria que dropasse no lugar do argumento0 e assim gerariam n objetos de Xp. Até aí tudo bem, mas eu gostaria que eles ficassem separados um dos outros e no script coloquei assim:
- Código:
repeat(argument0) {
if place_free(x,y) {
instance_create(x,y,oXp)
}
else instance_create(x+random(182),y + random(155),oXp)
}
saskickers- Games Ranking :
Notas recebidas : E
Data de inscrição : 11/12/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 84
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Gerar objetos com distância entre cada
Em algum evento anterior ao gameplay (um create na tela título, por exemplo), adicione o comando randomize().
Por padrão o GMS trava a semente geratriz pra facilitar o debug, por isso seu random no X e Y acaba não reciclando as posições.
- Referência do comando no site da YoYo:
- This function sets the seed to a random value. Should you need to keep a consistent value over a number of runs of a game, you should be using random_set_seed(). Please note, that when using the random number functions in GameMaker: Studio the initial seed is always the same, as this makes tracing errors and debugging far easier. Should you wish to test with true random, you should call this function at the start of your game.
Example:
randomize();
The above code will randomize the seed.
Por padrão o GMS trava a semente geratriz pra facilitar o debug, por isso seu random no X e Y acaba não reciclando as posições.
@dotCHAOS- Games Ranking :
Data de inscrição : 06/07/2017
Reputação : 6
Número de Mensagens : 24
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Gerar objetos com distância entre cada
É que place_free só retornará true se bater com objetos marcados como sólidos. E retornará true para qualquer objeto sólido, não apenas para oXp. Imagino que não seja o caso do seu objeto de XP. Sugiro mudar todo o código que você mostrou, desdo repeat, para algo assim:
Lembrando que o randomize() é importante mesmo.
- Código:
// argument0 = número de objetos de XP a serem criados
// valores editáveis
randomx = 182 // largura da área de drop, a partir desse objeto - sugiro por como argument1 (randomx = argument1)
randomy = 155 // altura da área de drop, a partir desse objeto - sugiro colocar como argument2
tentativasMax = 200 // número de vezes para tentar antes de desistir. talvez argument3
// valores fixos - não alterar
xpDropada = 0 // quantas P já foram dropadas
tentativas = 0 // quantas tentativas já foram feitas no drop atual
repeat(argument0) {
tentativas = 0
while (xpDropada < argument0) { // enquanto não dropar todas as XP
tentarx = x+irandom(randomx) // mudar o local
tentary = y+irandom(randomy) // mudar o local
if (oXp.x == x+tentarx && oXp.y == tentary) { // se já existir qualquer oXp neste lugar
tentativas += 1 // contar a tentativa e tentar novamente
}
else { // Achamos um lugar vazio! (Mas pode acabar parcialmente em cima de outro oXp ao lado)
instance_create(tentarx,tentary,oXp)
xpDropada += 1
}
}
}
Lembrando que o randomize() é importante mesmo.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|