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Gerar objetos com distância entre cada
3 participantes
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Gerar objetos com distância entre cada
Hey! Eu estou com um problema.
Eu criei um script chamado dropXp(), em que quando eu fosse utiliza-lo, eu colocaria o quanto de xp que eu gostaria que dropasse no lugar do argumento0 e assim gerariam n objetos de Xp. Até aí tudo bem, mas eu gostaria que eles ficassem separados um dos outros e no script coloquei assim:
Eu criei um script chamado dropXp(), em que quando eu fosse utiliza-lo, eu colocaria o quanto de xp que eu gostaria que dropasse no lugar do argumento0 e assim gerariam n objetos de Xp. Até aí tudo bem, mas eu gostaria que eles ficassem separados um dos outros e no script coloquei assim:
- Código:
repeat(argument0) {
if place_free(x,y) {
instance_create(x,y,oXp)
}
else instance_create(x+random(182),y + random(155),oXp)
}
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Re: Gerar objetos com distância entre cada
Em algum evento anterior ao gameplay (um create na tela título, por exemplo), adicione o comando randomize().
Por padrão o GMS trava a semente geratriz pra facilitar o debug, por isso seu random no X e Y acaba não reciclando as posições.
- Referência do comando no site da YoYo:
- This function sets the seed to a random value. Should you need to keep a consistent value over a number of runs of a game, you should be using random_set_seed(). Please note, that when using the random number functions in GameMaker: Studio the initial seed is always the same, as this makes tracing errors and debugging far easier. Should you wish to test with true random, you should call this function at the start of your game.
Example:
randomize();
The above code will randomize the seed.
Por padrão o GMS trava a semente geratriz pra facilitar o debug, por isso seu random no X e Y acaba não reciclando as posições.
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Re: Gerar objetos com distância entre cada
É que place_free só retornará true se bater com objetos marcados como sólidos. E retornará true para qualquer objeto sólido, não apenas para oXp. Imagino que não seja o caso do seu objeto de XP. Sugiro mudar todo o código que você mostrou, desdo repeat, para algo assim:
Lembrando que o randomize() é importante mesmo.
- Código:
// argument0 = número de objetos de XP a serem criados
// valores editáveis
randomx = 182 // largura da área de drop, a partir desse objeto - sugiro por como argument1 (randomx = argument1)
randomy = 155 // altura da área de drop, a partir desse objeto - sugiro colocar como argument2
tentativasMax = 200 // número de vezes para tentar antes de desistir. talvez argument3
// valores fixos - não alterar
xpDropada = 0 // quantas P já foram dropadas
tentativas = 0 // quantas tentativas já foram feitas no drop atual
repeat(argument0) {
tentativas = 0
while (xpDropada < argument0) { // enquanto não dropar todas as XP
tentarx = x+irandom(randomx) // mudar o local
tentary = y+irandom(randomy) // mudar o local
if (oXp.x == x+tentarx && oXp.y == tentary) { // se já existir qualquer oXp neste lugar
tentativas += 1 // contar a tentativa e tentar novamente
}
else { // Achamos um lugar vazio! (Mas pode acabar parcialmente em cima de outro oXp ao lado)
instance_create(tentarx,tentary,oXp)
xpDropada += 1
}
}
}
Lembrando que o randomize() é importante mesmo.
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