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[AJUDA] Problema com ini
+2
itarodrigo
KuramaYouko
6 participantes
Página 1 de 1
[AJUDA] Problema com ini
Fala galera, beleza? Estou com um problema aqui no meu jogo, eu não sei se está certo, mas coloquei uma função de get_string ao abrir o jogo, ele pergunta o nome do player, porém fiz um save em ini, e toda vez que eu fecho o jogo, ele salva.
Mas quando abro o jogo ele pergunta novamente meu nome, eu já tentei deixar uma variavel false, pra perguntar somente quando ela for false.
E meu save está funcionando porque mesmo se eu escolher um nome, o Nome anterior que eu escolhi ainda continua lá!
Mas quando abro o jogo ele pergunta novamente meu nome, eu já tentei deixar uma variavel false, pra perguntar somente quando ela for false.
- Código:
global.nometest = false
if global.nometest = false
{
global.nome = get_string('Qual o seu nome?','')
show_message ('É um prazer te conhecer, '+global.nome)
global.nometest = true
}else
{
room_goto_next()
}
E meu save está funcionando porque mesmo se eu escolher um nome, o Nome anterior que eu escolhi ainda continua lá!
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Re: [AJUDA] Problema com ini
tente trocar
por
e vê se dá certo.
abraço.
- Código:
if global.nometest = false
por
- Código:
if (global.nometest == false)
e vê se dá certo.
abraço.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: [AJUDA] Problema com ini
Eu acho que você precisa criar um ini que salve o global.nometest em true ou false e que ele carregue esse valor abaixo do que ele carregou o valor do create para ele ficar com o valor verdadeiro ou false na memória
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Re: [AJUDA] Problema com ini
Kurama-san, é obvio que ele vai perguntar toda vez já que na primeira linha você está definindo o valor da variável = false
Mas não vi nada relacionado a INI nesse código que você mostrou. Mostre o código verdadeiro, senão fica complicado a gente te ajudar. O que você teria que fazer era uma checagem pra ver o se o arquivo ini existe, carregar o valor do nome e por ele na global.nome, ao invés de dar get_string. Nos conte mais sobre esse processo, ficou um pouco vago.
Abraços.
Mas não vi nada relacionado a INI nesse código que você mostrou. Mostre o código verdadeiro, senão fica complicado a gente te ajudar. O que você teria que fazer era uma checagem pra ver o se o arquivo ini existe, carregar o valor do nome e por ele na global.nome, ao invés de dar get_string. Nos conte mais sobre esse processo, ficou um pouco vago.
Abraços.
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Easy
No evento que vc tem o get_string faça da seguinte forma:
- Código:
ini_open('seu.ini')
global.gravarnome = ini_read_real('Info','gravar_nome',0)
if global.gravarnome == 0 {
global.nome = get_string('')
ini_write_real('Info','gravar_nome',1)
ini_write_string('Info','nome',global.nome)
}
ini_close()
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Re: [AJUDA] Problema com ini
- Código:
//Se não existir a chave com os dados
//Pede pro usuario digitar um nome
//Grava no ini
//Ou se os dados existirem carrega os dados e parte para outra room
ini_open('data.ini');
if (!ini_key_exists('Info','nome')){
global.nome = get_string('');
ini_write_string('Info','nome',global.nome);
show_message ('É um prazer te conhecer, '+global.nome);
}
else{
global.nome = ini_read_string('Info','nome','');
}
ini_close();
room_goto_next();
O codigo abre o INI em questão e verifica se a seção e a chave que guarda o nome do player existe, se existir carrega esses dados e parte para a proxima room e caso os dados não existam ele pede pro usuario digitar o nome guarda no INI e segue para outra room.
Obs: Não sei se a sintaxe ta certa pq não to com o Game Maker aqui mas creio que a logica esteja correta.
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perfeito
GabrielXavier escreveu:
- Código:
//Se não existir a chave com os dados
//Pede pro usuario digitar um nome
//Grava no ini
//Ou se os dados existirem carrega os dados e parte para outra room
ini_open('data.ini');
if (!ini_key_exists('Info','nome')){
global.nome = get_string('');
ini_write_string('Info','nome',global.nome);
show_message ('É um prazer te conhecer, '+global.nome);
}
else{
global.nome = ini_read_string('Info','nome','');
}
ini_close();
room_goto_next();
O codigo abre o INI em questão e verifica se a seção e a chave que guarda o nome do player existe, se existir carrega esses dados e parte para a proxima room e caso os dados não existam ele pede pro usuario digitar o nome guarda no INI e segue para outra room.
Obs: Não sei se a sintaxe ta certa pq não to com o Game Maker aqui mas creio que a logica esteja correta.
Certíssimo
Único detalhe é o get_string que precisa de 2 argumentos ('string','default')
get_string('Informe seu nome','')
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Re: [AJUDA] Problema com ini
GabrielXavier escreveu:
- Código:
//Se não existir a chave com os dados
//Pede pro usuario digitar um nome
//Grava no ini
//Ou se os dados existirem carrega os dados e parte para outra room
ini_open('data.ini');
if (!ini_key_exists('Info','nome')){
global.nome = get_string('');
ini_write_string('Info','nome',global.nome);
show_message ('É um prazer te conhecer, '+global.nome);
}
else{
global.nome = ini_read_string('Info','nome','');
}
ini_close();
room_goto_next();
O codigo abre o INI em questão e verifica se a seção e a chave que guarda o nome do player existe, se existir carrega esses dados e parte para a proxima room e caso os dados não existam ele pede pro usuario digitar o nome guarda no INI e segue para outra room.
Obs: Não sei se a sintaxe ta certa pq não to com o Game Maker aqui mas creio que a logica esteja correta.
Muito obrigado Xavier!! Deu certo aqui, agora está do jeito que eu queria!! Muito obrigado mesmo... Porém agora estou com uma outra dúvida, é possível eu usar a função draw_sprite, e com essa função fazer ela virar um objeto?... Tipo, é um pouco confuso, mas eu queria fazer um console na tela, de mover para os lados, porem fiz em draw_sprite ela para seguir o personagem na xview, yview, só que não sei se consigo colocar uma função nela, por exemplo de ao pressionar o sprite ele for x+4 entende?
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Re: [AJUDA] Problema com ini
Não entendi oque você quer, acho que deve criar ou outro topico especificando melhor o seu problema
Edit: Comentando sobre o INI acima, é interessante esse esquema de carregar dados de um INI você pode salvar não so o nome do jogador mais qualquer dado que você precise sobre o jogo ou sobre configurações feitas pelo usuario, como por exemplo a roupa que o usuario colocou em seu personagem ou as armas que o personagem comprou, claro que não é tão seguro colocar esses dados no INI sem criptografia mas as possibilidades são inumeras.
Edit: Comentando sobre o INI acima, é interessante esse esquema de carregar dados de um INI você pode salvar não so o nome do jogador mais qualquer dado que você precise sobre o jogo ou sobre configurações feitas pelo usuario, como por exemplo a roupa que o usuario colocou em seu personagem ou as armas que o personagem comprou, claro que não é tão seguro colocar esses dados no INI sem criptografia mas as possibilidades são inumeras.
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Re: [AJUDA] Problema com ini
vamos ver se entendi:
se voce tem uma imagem de tamanho 50x50 e usa o evento draw assim:
no evento do global mouse esquerdo pressed, faça:
veja que aumentei +50 no x e no y, devido ao tamanho da sua sprite ser 50x50.
onde quer que voce posicione sua sprite, ele vai pegar o clique.
abraço.
se voce tem uma imagem de tamanho 50x50 e usa o evento draw assim:
- Código:
draw_sprite(x,y,minha_sprite,0);
no evento do global mouse esquerdo pressed, faça:
- Código:
if ((mouse_x > x) && (mouse_x < (x+50)) &&
(mouse_y > y) && (mouse_y < (y + 50))){
SEU_CODIGO AQUI;
}
veja que aumentei +50 no x e no y, devido ao tamanho da sua sprite ser 50x50.
onde quer que voce posicione sua sprite, ele vai pegar o clique.
abraço.
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Re: [AJUDA] Problema com ini
o que você precisa é criar um novo objeto, definir sprite dele com a imagem que você quer e trocar esse draw_sprite para instance_create(x,y,objeto)
ekuhnen- Data de inscrição : 05/10/2012
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