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[Resolvido]Ajuda com variáveis!

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Mensagem por DVictorPS Sáb 21 Mar 2015, 13:01

Bom galera, estou aqui com um jogo, que é o seguinte:
tenho a variavel tiros e a cada vez que eu atiro perco um ponto dessa variavel.
MAS.... tem um porem, quando chegar a 0 eu quero que o player não atiro. tentei usar como exemplo o codigo da vida
Código:
if global.vida <=0 {room_goto(vocemorreu)}
então eu pensei o seguinte
Código:
if global.municao <=0 {bloquear a funcao de atirar}

podem me ajudar com isso? eu preciso de uma funcao pra fazer com que a instancia da bala se a variavel tiros for igual a 0 não sair
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Mensagem por caiquerafinha Sáb 21 Mar 2015, 13:07

Pode mandar o código do tiro?
Você pode fazer um tipo de pergunta se isto existe por exemplo
no STEP
Código:
if keyboard_check_pressed(TECLA PRA ATIRAR) && (global.bala >0)
{
    instance_create(x,y,obj_bulet)
}

EXPLICANDO:

Aki ele vai identificar, se a var global.balas é maior que 0, se for ele atirar, senão, não atira.
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Mensagem por DVictorPS Sáb 21 Mar 2015, 13:15

a unica coisa que eu coloquei no codigo foi
Código:
instance_create(x,y,obj_tiro)
no evento global mouse left pressed.
Então, era isso mesmo que eu gostaria de saber, um codigo do qual coloca-se o mouse ao em vez de uma tecla
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Mensagem por guamaral Sáb 21 Mar 2015, 14:21

Ola amigo, aq tem um tuto para ti ajudar: https://gmbr.forumeiros.com/t5125-iaj-aula-02-tiro-top-down

EDIT: ou faz assim no evento Left Pressed coloca:

if sprite_index=spr_spritetal or sprite_index=spr_sprite_tal//se estiver na spr_spritetal ou na spr_sprite_tal
{
global.balas-=1//vai diminuir 1 na variavel balas
with(instance_create(x,y,objtal))//cria a instancia do objeto na posicao x,y
{
motion_set(0,20)//essa função é assim no 0 você coloca a direção e no 20 a velocidade
}
}
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Mensagem por DVictorPS Sáb 21 Mar 2015, 14:38

¬¬ cara eu já tenho movimentaçao, tudo pronto, a unica coisa é que eu quero e pra ele nao atira quando fica 0 balas
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Mensagem por guamaral Sáb 21 Mar 2015, 14:51

opa desculpa ai kkkkk, eu fiz tudo menos oq você tinha pedido lol!

tenta isso

if global.balas>0
{
if sprite_index=spr_spritetal or sprite_index=spr_sprite_tal//se estiver na spr_spritetal ou na spr_sprite_tal
{
global.balas-=1//vai diminuir 1 na variavel balas
with(instance_create(x,y,objtal))//cria a instancia do objeto na posicao x,y
{
motion_set(0,20)//essa função é assim no 0 você coloca a direção e no 20 a velocidade
}
}
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Mensagem por DVictorPS Sáb 21 Mar 2015, 14:59

pode deixar galera, eu fuçando aqui consegui resolver sozinho. Adms ou mods feixem o topico!
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