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Movimento circular ao redor de outro objeto
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Movimento circular ao redor de outro objeto
Vamos imaginar o objeto1 como uma arma que gira 360º
Preciso de um objeto2 que fique grudado em uma das extremidades da arma enquanto ela gira para dar o efeito de que o objeto2 está controlando o objeto1(arma)
Claro que seria fácil fazer isso através de sprites, porém não no meu top down shooter por 2 razões:
o objeto1(arma) é um fake 3d
o objeto2 tem 8 direções com sprites diferentes
Então acho que vcs ja perceberam o quanto está sendo dificil para mim criar esse efeito uma vez que sou fissurado por perfeccionismo.
quem puder ajudar de qualquer forma eu agradeço
vlw galera!
Preciso de um objeto2 que fique grudado em uma das extremidades da arma enquanto ela gira para dar o efeito de que o objeto2 está controlando o objeto1(arma)
Claro que seria fácil fazer isso através de sprites, porém não no meu top down shooter por 2 razões:
o objeto1(arma) é um fake 3d
o objeto2 tem 8 direções com sprites diferentes
Então acho que vcs ja perceberam o quanto está sendo dificil para mim criar esse efeito uma vez que sou fissurado por perfeccionismo.
quem puder ajudar de qualquer forma eu agradeço
vlw galera!
marcin_w_- Data de inscrição : 25/11/2012
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Re: Movimento circular ao redor de outro objeto
Primeiro coloque centralize a origem do sprite que vai fica no centro. Basta fazer Sprite->Center.
No evento CREATE do objeto que vai ter o outro rodando em volta:
Flws!
No evento CREATE do objeto que vai ter o outro rodando em volta:
- Código:
angulo = 0; // angulo atual do objeto bolinha
raio = 100; // raio do circulo que ele vai fazer
in = instance_create(x, y, objBola);
- Código:
var dx, dy;
dx = cos(angulo) * raio + x;
dy = sin(angulo) * raio + y;
angulo += 5; // velocidade de rotaçao
in.x = dx;
in.y = dy;
Flws!
Re: Movimento circular ao redor de outro objeto
então vinians, sua ideia deu muito mais certo doq qualquer outra minha, porém o objeto fica em constante rotação e como esse código é novo pra mim nao consigo achar uma forma de adaptar o objeto para se movimentar apenas quando a arma rotacionar de acordo com a direção da arma.
mas muito obrigado esse código vai ser muito útil em uma outra situação que tenho aqui.
mas muito obrigado esse código vai ser muito útil em uma outra situação que tenho aqui.
marcin_w_- Data de inscrição : 25/11/2012
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Re: Movimento circular ao redor de outro objeto
Para adaptar batas você desligar a rotação automática no evento STEP:
- Código:
//angulo += 5;
- Código:
if (keyboard_check_pressed(ord('Z'))) angulo -= 5;
if (keyboard_check_pressed(ord('C'))) angulo += 5;
Re: Movimento circular ao redor de outro objeto
Perfeito! funcionou muito bem! sempre quis descobrir como fazer isso...
o único detalhe que me falta é que preciso que ele obedeça a rotação da arma que é independente....não sou eu que controlo...ela tem seus próprios alvos
porém mais uma vez esse código vai me servir !
o único detalhe que me falta é que preciso que ele obedeça a rotação da arma que é independente....não sou eu que controlo...ela tem seus próprios alvos
porém mais uma vez esse código vai me servir !
marcin_w_- Data de inscrição : 25/11/2012
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