Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
debug mode no gmStudio
4 participantes
Página 1 de 1
debug mode no gmStudio
Eu passei muito tempo usando o GM8, mesmo depois de ter a licença do studio, porque o tempo de compilação pra teste é muito menor no programa antigo.
Agora, tomei vergonha na cara e estou tentando criar um jogo usando o studio. Embora esteja adorando algumas facilidades novas do programa, estou com dificuldades pra debugar meus códigos.
Gostaria de um tutorial completo de como usar o debug mode.
Especificamente, e nessa ordem de importância, gostaria que me respondessem as seguintes perguntas:
1 - Como ver as mensagens mostradas com "show_debug_message"? Na versão antiga era simples, tinha a opção "show messages". Agora, não achei essa opção. Estou tendo que usar "show_message", em modo provisório. Imagina o quanto isso é inconveniente em casos que a mensagem aparece em todos os steps...
2 - Tem como ver o valor das variáveis em tempo de execução? Antigamente, tínhamos que definir cada uma das variáveis que queríamos acompanhar, mas ela era mostrada na tela, seu valor variando enquanto o jogo rodava. Ainda temos a opção de vê-las assim?
...
Acho que essas duas respostas vão levar às respostas das demais perguntas que eu tenho. Caso contrário, eu volto a postar aqui.
Obrigado!
Edit: Aquele velho tutorial de debug do saim está datado, só serve pra versão até 8.0
Agora, tomei vergonha na cara e estou tentando criar um jogo usando o studio. Embora esteja adorando algumas facilidades novas do programa, estou com dificuldades pra debugar meus códigos.
Gostaria de um tutorial completo de como usar o debug mode.
Especificamente, e nessa ordem de importância, gostaria que me respondessem as seguintes perguntas:
1 - Como ver as mensagens mostradas com "show_debug_message"? Na versão antiga era simples, tinha a opção "show messages". Agora, não achei essa opção. Estou tendo que usar "show_message", em modo provisório. Imagina o quanto isso é inconveniente em casos que a mensagem aparece em todos os steps...
2 - Tem como ver o valor das variáveis em tempo de execução? Antigamente, tínhamos que definir cada uma das variáveis que queríamos acompanhar, mas ela era mostrada na tela, seu valor variando enquanto o jogo rodava. Ainda temos a opção de vê-las assim?
...
Acho que essas duas respostas vão levar às respostas das demais perguntas que eu tenho. Caso contrário, eu volto a postar aqui.
Obrigado!
Edit: Aquele velho tutorial de debug do saim está datado, só serve pra versão até 8.0
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: debug mode no gmStudio
...ninguém?
saim- Games Ranking :
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
show_debug_message é imprimido no console do GMS.
Você não precisa estar no modo debug para isso.
Caso não esta aparecendo vá em Window -> Show Compile From
Tem um tipo de divisão chamado output na janela do debugger que mostra as mesmas coisas que aparecem no console (clique com o botão direito na titulo de uma divisão e vá em Set Type -> Output).
Clique no botão que parece um relógio ao lado das setas na janela do debugger para atualizar em tempo real.
Fazer isso não é muito útil já que o propósito do debug é usar breakpoints e executar linha por linha vendo como as variáveis mudam e assim encontrar a parte do código que causa problema.
Você não precisa estar no modo debug para isso.
Caso não esta aparecendo vá em Window -> Show Compile From
Tem um tipo de divisão chamado output na janela do debugger que mostra as mesmas coisas que aparecem no console (clique com o botão direito na titulo de uma divisão e vá em Set Type -> Output).
Clique no botão que parece um relógio ao lado das setas na janela do debugger para atualizar em tempo real.
Fazer isso não é muito útil já que o propósito do debug é usar breakpoints e executar linha por linha vendo como as variáveis mudam e assim encontrar a parte do código que causa problema.
AGORA SIM!!!
Eu nem pensei em olhar o compile form. Toda vez, eu rodo o jogo e fica aquela janelinha lá. Pra mim, era só um monte de letras carentes de sentido...
Na verdade, eu nunca migrei DE VERDADE da versão 8.0 pra studio. Ainda uso o studio como se fosse o 8.0 "tunado".
Debugar step-by-step é muito útil, mas estou testando uma máquina de estados e, a cada estado, altero o valor de uma variável pra mostrar o estado em que estou (pra ver se a trasição correu bem). Fazer isso step-by-step demoraria muito, e ainda estou cheio de erros, então tenho que agilizar o momento de chegar no erro...
MUITO obrigado, Kabeção!
Eu nem pensei em olhar o compile form. Toda vez, eu rodo o jogo e fica aquela janelinha lá. Pra mim, era só um monte de letras carentes de sentido...
Na verdade, eu nunca migrei DE VERDADE da versão 8.0 pra studio. Ainda uso o studio como se fosse o 8.0 "tunado".
Debugar step-by-step é muito útil, mas estou testando uma máquina de estados e, a cada estado, altero o valor de uma variável pra mostrar o estado em que estou (pra ver se a trasição correu bem). Fazer isso step-by-step demoraria muito, e ainda estou cheio de erros, então tenho que agilizar o momento de chegar no erro...
MUITO obrigado, Kabeção!
saim- Games Ranking :
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Eu não consegui usar ainda =/
O GM 8.0 tinha um botão "+" aí você colocava: obj_inimigo.hp aí ele te dava quanto de hp o inimigo tinha... Como faço para ver o quanto de vida o inimigo tem agora no GMS?
O GM 8.0 tinha um botão "+" aí você colocava: obj_inimigo.hp aí ele te dava quanto de hp o inimigo tinha... Como faço para ver o quanto de vida o inimigo tem agora no GMS?
Esse debug mode do gm sem duvida e a melhor coisa que inventaram em relação ao gm8, o tempo que se perde na compilação se ganha debugando atraves dele, esse foi o principal motivo de eu ter decidido usa o gms.
Soul a melhor opção que eu acho do debug e a janela watches, cuando vc clica na ultima linha dela pode adicionar qualqueer variavel ali inclusive essa ai obj_inimigo.hp.
Soul a melhor opção que eu acho do debug e a janela watches, cuando vc clica na ultima linha dela pode adicionar qualqueer variavel ali inclusive essa ai obj_inimigo.hp.
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
chicoweb escreveu:Esse debug mode do gm sem duvida e a melhor coisa que inventaram em relação ao gm8, o tempo que se perde na compilação se ganha debugando atraves dele, esse foi o principal motivo de eu ter decidido usa o gms.
Aaa Agora consegui, entendi como faz Obrigado.
Off - Sabe sobre isso? https://gmbr.forumeiros.com/t32038-problemas-no-sprite#233318
Att.