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debug mode no gmStudio

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debug mode no gmStudio Empty debug mode no gmStudio

Mensagem por saim Seg 09 Mar 2015, 21:55

Eu passei muito tempo usando o GM8, mesmo depois de ter a licença do studio, porque o tempo de compilação pra teste é muito menor no programa antigo.
Agora, tomei vergonha na cara e estou tentando criar um jogo usando o studio. Embora esteja adorando algumas facilidades novas do programa, estou com dificuldades pra debugar meus códigos.
Gostaria de um tutorial completo de como usar o debug mode.
Especificamente, e nessa ordem de importância, gostaria que me respondessem as seguintes perguntas:
1 - Como ver as mensagens mostradas com "show_debug_message"? Na versão antiga era simples, tinha a opção "show messages". Agora, não achei essa opção. Estou tendo que usar "show_message", em modo provisório. Imagina o quanto isso é inconveniente em casos que a mensagem aparece em todos os steps...
2 - Tem como ver o valor das variáveis em tempo de execução? Antigamente, tínhamos que definir cada uma das variáveis que queríamos acompanhar, mas ela era mostrada na tela, seu valor variando enquanto o jogo rodava. Ainda temos a opção de vê-las assim?
...
Acho que essas duas respostas vão levar às respostas das demais perguntas que eu tenho. Caso contrário, eu volto a postar aqui.
Obrigado!

Edit: Aquele velho tutorial de debug do saim está datado, só serve pra versão até 8.0
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Mensagem por saim Dom 15 Mar 2015, 00:05

...ninguém?
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Mensagem por Kabeção Dom 15 Mar 2015, 00:59

show_debug_message é imprimido no console do GMS.
Você não precisa estar no modo debug para isso.
Caso não esta aparecendo vá em Window -> Show Compile From
Tem um tipo de divisão chamado output na janela do debugger que mostra as mesmas coisas que aparecem no console (clique com o botão direito na titulo de uma divisão e vá em Set Type -> Output).

Clique no botão que parece um relógio ao lado das setas na janela do debugger para atualizar em tempo real.
Fazer isso não é muito útil já que o propósito do debug é usar breakpoints e executar linha por linha vendo como as variáveis mudam e assim encontrar a parte do código que causa problema.
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Mensagem por saim Seg 16 Mar 2015, 23:15

AGORA SIM!!!
Eu nem pensei em olhar o compile form. Toda vez, eu rodo o jogo e fica aquela janelinha lá. Pra mim, era só um monte de letras carentes de sentido...
Na verdade, eu nunca migrei DE VERDADE da versão 8.0 pra studio. Ainda uso o studio como se fosse o 8.0 "tunado".
Debugar step-by-step é muito útil, mas estou testando uma máquina de estados e, a cada estado, altero o valor de uma variável pra mostrar o estado em que estou (pra ver se a trasição correu bem). Fazer isso step-by-step demoraria muito, e ainda estou cheio de erros, então tenho que agilizar o momento de chegar no erro...

MUITO obrigado, Kabeção!
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Mensagem por Limalokão Ter 24 Mar 2015, 16:51

Eu não consegui usar ainda =/

O GM 8.0 tinha um botão "+" aí você colocava: obj_inimigo.hp aí ele te dava quanto de hp o inimigo tinha... Como faço para ver o quanto de vida o inimigo tem agora no GMS?
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Mensagem por chicoweb Ter 24 Mar 2015, 18:55

Esse debug mode do gm sem duvida e a melhor coisa que inventaram em relação ao gm8, o tempo que se perde na compilação se ganha debugando atraves dele, esse foi o principal motivo de eu ter decidido usa o gms.

Soul a melhor opção que eu acho do debug e a janela watches, cuando vc clica na ultima linha dela pode adicionar qualqueer variavel ali inclusive essa ai obj_inimigo.hp.
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Mensagem por Limalokão Ter 24 Mar 2015, 20:15

chicoweb escreveu:Esse debug mode do gm sem duvida e a melhor coisa que inventaram em relação ao gm8, o tempo que se perde na compilação se ganha debugando atraves dele, esse foi o principal motivo de eu ter decidido usa o gms.

Soul a melhor opção que eu acho do debug e a janela watches, cuando vc clica na ultima linha dela pode adicionar qualqueer variavel ali inclusive essa ai obj_inimigo.hp.

Aaa Agora consegui, entendi como faz Very Happy Obrigado.

Off - Sabe sobre isso? https://gmbr.forumeiros.com/t32038-problemas-no-sprite#233318

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