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[RESOLVIDO] escolher um inimigo para atacar
3 participantes
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] escolher um inimigo para atacar
Olá pessoal, geralmente eu crio minhas próprias gambiarras para criar sistemas dos meus jogos,entretanto alguns métodos são muito mais complexos que na forma original de se fazer no meu caso , eu gostaria de criar um sistema tipo de batalhas em rpg onde os inimigos ficam posicionados em lugares aleatórios, eu gostaria de um sistema que com o teclado move-se um cursor que marquasse o inimigo que eu queria atacar, antes que alguem me pergunte por que não faço isso com o mouse que seria mais facil, é que na verdade eu não vou usar esse sistema para isso, mas explicando assim fica melhor de entendder, se eu tiver essa lógica já vai me servir.
Resumindo a pergunta: como faço para escolher um inimigo usando o teclado em um rpg mesmo que eles estejam em distancias aleatórias um do outro?
Resumindo a pergunta: como faço para escolher um inimigo usando o teclado em um rpg mesmo que eles estejam em distancias aleatórias um do outro?
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
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Re: [RESOLVIDO] escolher um inimigo para atacar
Você pode popular uma ds list com todas as instâncias dos inimigos na batalha e então processar essa lista pra obter os dados (id, coordenadas, variáveis...).
Depois é apenas uma questão de você trabalhar esses valores pra fazer o cursor ciclar entre os inimigos e marcar a instância à ser atacada/etc.
Depois é apenas uma questão de você trabalhar esses valores pra fazer o cursor ciclar entre os inimigos e marcar a instância à ser atacada/etc.
Convidado- Convidado
Re: [RESOLVIDO] escolher um inimigo para atacar
Ficou difícil te ajudar eficientemente por falta de dados (RPG top-down, isométrico e etc), todavia a alternativa do Dotted Chaos é uma possibilidade, armazenando e comparando dados para mover o cursor. Uma extensão que já me ajudou em um caso similar e que potencialmente poderá fazer o mesmo é a Instance Nearest Extended que estende as funções de comparação de distância entre instâncias entre outras funções.
Link: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=284288
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Ufrarion- Data de inscrição : 06/06/2010
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Re: [RESOLVIDO] escolher um inimigo para atacar
Procure utilizar as funções de seleção de instância:
instance_id[0..n-1] : pega a instância pela ordem que foi criada. Ex: instance_id[0], pega a primeira instância colocada na room (de qualquer objeto).
instance_find(obj,n) : pega a instância de determinado objeto, na ordem que foi colocada na room.
instance_nearest(x,y,obj) : pega a instância mais próxima do ponto x,y .
instance_id[0..n-1] : pega a instância pela ordem que foi criada. Ex: instance_id[0], pega a primeira instância colocada na room (de qualquer objeto).
instance_find(obj,n) : pega a instância de determinado objeto, na ordem que foi colocada na room.
instance_nearest(x,y,obj) : pega a instância mais próxima do ponto x,y .
Re: [RESOLVIDO] escolher um inimigo para atacar
Dotted Chaos e Ufrarion valeu por ajudar mas a função do Mr.brum funcionou que foi o instance_find(obj,n)
eu fiz assim:
criei 3 inimigos e um cursor e no cursor coloquei esse codigo:
Create:
e para selecionar o inimigo que eu queria eu coloquei esse codigo no step:
deixei o código aqui caso alguém precise de algo assim também, grato a todos que responderam e tentaram ajudar.
eu fiz assim:
criei 3 inimigos e um cursor e no cursor coloquei esse codigo:
Create:
- Código:
Enemy=instance_find(obj_inimigo,0)
Selecao=0;
x=Enemy.x
y=Enemy.y
e para selecionar o inimigo que eu queria eu coloquei esse codigo no step:
- Código:
//aqui troca de inimigo de acordo com a quantia que tem
if keyboard_check_pressed(vk_right){
if (Selecao < instance_number(obj_inimigo)-1)
{
Selecao+=1
}
else
Selecao=0;
}
//aqui atualiza as funcoes de selecionar inimigos
Enemy=instance_find(obj_inimigo,Selecao)
x=Enemy.x
y=Enemy.y
deixei o código aqui caso alguém precise de algo assim também, grato a todos que responderam e tentaram ajudar.
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
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