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Como fazer traduções e mudar a resolução.

3 participantes

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mudar - Como fazer traduções e mudar a resolução. Empty Como fazer traduções e mudar a resolução.

Mensagem por Alisson Correa Sex 30 Jan 2015, 09:50

Estou com algumas dúvidas. Eu quero criar uma verção em ingles do game e um menu para trocar a resolução(hd,full hd)e eu fiquei na duvida, existe outro meio da fazer a tradução ou eu preciso trocar os scripts de texto para cada lingua, exemplo:
Código:
if (language = 0){
scr_texto("Oi, tudo bem?")
}
else if (language = 1){
scr_text("Hi, what's up?")
}
e para o menu a mesma coisa, para eu trocar para uma resolução menor eu deveria simplesmente carregar 2 rooms diferentes (uma em hd e outra em full hd)?


Última edição por Alisson Correa em Sáb 31 Jan 2015, 10:57, editado 1 vez(es)
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mudar - Como fazer traduções e mudar a resolução. Empty Re: Como fazer traduções e mudar a resolução.

Mensagem por All-x Sex 30 Jan 2015, 10:38

Você pode fazer isso para linguagem:

Código:
if os_get_language() == 'pt'
{
scr_texto("Oi, tudo bem?")
}
else
{
scr_text("Hi, what's up?")
}

Mais informações aqui:

http://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/operating%20system/os_get_language.html

Para trocar de resolução entre HD e FULL HD, você pode utilizar dois métodos:

- Criar o jogo em FULL HD e fazer downscaling em dispositivos de menor resolução. Usando o código:

Código:
surface_resize(application_surface, display_get_gui_width(), display_get_gui_height());

Assim apenas o processamento da geração da imagem é reduzido, mas o consumo de memória RAM é quase o mesmo.

- A segunda forma é mais complexa, sendo necessário que você crie duplicatas dos seus recursos. Ou seja, todas as sprites e backgrounds tendo duas versões (Uma para HD e outra pra FULL HD). Logo você usará o included files ou Texture Groups, ou ainda a combinação entre os dois.

Esse método é bem mais trabalhoso e requer que você crie um carregador de recursos ou que você saiba trabalhar bem com Texture Groups.

No mais use o primeiro método, pois o segundo requer uma série longa de explicações. E sugiro que baixe a resolução pra HD, a não ser que seja muito necessário usar FULL HD.

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mudar - Como fazer traduções e mudar a resolução. Empty Re: Como fazer traduções e mudar a resolução.

Mensagem por Gonçalves Sex 30 Jan 2015, 19:24

Cara no meu jogo eu faço por meio de arrays numa espécie de "base de dados" de textos.

Tipo assim. Ao invés de:

Código:
draw_text(5,5,"Novo Jogo")
draw_text(5,25,"Carregar")
draw_text(5,45,"Opções")
draw_text(5,65,"Sair")

Eu faço assim (no início do jogo):

Código:
if Language==0//pt
{
     Text[tx_main,0]="Novo Jogo"
     Text[tx_main,1]="Carregar"
     Text[tx_main,2]="Opções"
     Text[tx_main,3]="Sair"
}
else if Language==1//en
{
     Text[tx_main,0]="New Game"
     Text[tx_main,1]="Load"
     Text[tx_main,2]="Settings"
     Text[tx_main,3]="Quit"
}

E pra desenhar:

Código:
draw_text(5,5,Text[tx_main,0])
draw_text(5,25,Text[tx_main,1])
draw_text(5,45,Text[tx_main,2])
draw_text(5,65,Text[tx_main,3])

E aí você só precisaria chamar aquele script acima mudando, antes, a variável Language para carregar ou PT ou EN.

Aquele tx_main seria uma constante, aí você pode criar constantes para cada tipo de texto para não ficar confuso. Nos meus jogos eu faço mais ou menos assim:

tx_main (valor: 0) -> Textos do menu principal
tx_guide (valor: 1) -> Textos do tutorial do jogo
tx_units (valor: 2) -> Nomes das unidades (mobs) do jogo

E por aí vai...
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mudar - Como fazer traduções e mudar a resolução. Empty Re: Como fazer traduções e mudar a resolução.

Mensagem por Alisson Correa Sáb 31 Jan 2015, 10:56

obg pelas dicas
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