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Sistema para gerenciamento de traduções/linguagens?
2 participantes
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Sistema para gerenciamento de traduções/linguagens?
Eaí pessoal, tudo bem?
É o seguinte, estou desenvolvendo mais um software no Game Maker. Normalmente nos meus softwares eu crio menus em português e em inglês, bastando clicar em uma bandeira para trocar a linguagem (OBS: todos os arquivos são botões ou imagens), vejam esse meu programa por exemplo:
Bom, a interface dos meus programas é geralmente bem simples. Agora eu estou desenvolvendo um programa mais pesado, e sem dúvida nenhuma é o programa que mais tendo eu estou demorando para desenvolver. Provavelmente hoje lançarei a versão 1.0 Beta mesmo com alguns erros e sem estar em inglês, só em português.
Mas desta vez eu queria fazer diferente quanto as linguagens, eu queria tipo, criar vários arquivos de linguagens (espanhol, brasileiro, inglês,etc.) e hospedar em um ftp. A linguagem padrão seria o inglês, dai a pessoa, se quisesse baixar o programa,clicava no link e baixava.
O problema é: como que vou colocar apenas os arquivos para serem substituídos em um arquivo .lang por exemplo?
Por exemplo, está em inglês, com que diachos poderia ter um arquivo para substituir os arquivos em inglês para o Português. Eu diria que é muito difícil fazer isso, para não dizer quase impossível, porém alguem aqui acha que consegue? Tem a solução?
Se alguém conseguir já pode lançar como uma extensão, porque pelo procurei em sites com extensões do game maker não achei nenhum parecido.
Espero ter conseguido explicar, é meio difícil explicar isso. Em programas feitos em C++, Java,etc é fácil, porque apenas basta criar um arquivo comum de texto para substituir as strings, mas neste caso são imagens e botões, e o Game Maker tem suas limitações.
Muito obrigado pessoal,
Fernando Paladini.
É o seguinte, estou desenvolvendo mais um software no Game Maker. Normalmente nos meus softwares eu crio menus em português e em inglês, bastando clicar em uma bandeira para trocar a linguagem (OBS: todos os arquivos são botões ou imagens), vejam esse meu programa por exemplo:
Bom, a interface dos meus programas é geralmente bem simples. Agora eu estou desenvolvendo um programa mais pesado, e sem dúvida nenhuma é o programa que mais tendo eu estou demorando para desenvolver. Provavelmente hoje lançarei a versão 1.0 Beta mesmo com alguns erros e sem estar em inglês, só em português.
Mas desta vez eu queria fazer diferente quanto as linguagens, eu queria tipo, criar vários arquivos de linguagens (espanhol, brasileiro, inglês,etc.) e hospedar em um ftp. A linguagem padrão seria o inglês, dai a pessoa, se quisesse baixar o programa,clicava no link e baixava.
O problema é: como que vou colocar apenas os arquivos para serem substituídos em um arquivo .lang por exemplo?
Por exemplo, está em inglês, com que diachos poderia ter um arquivo para substituir os arquivos em inglês para o Português. Eu diria que é muito difícil fazer isso, para não dizer quase impossível, porém alguem aqui acha que consegue? Tem a solução?
Se alguém conseguir já pode lançar como uma extensão, porque pelo procurei em sites com extensões do game maker não achei nenhum parecido.
Espero ter conseguido explicar, é meio difícil explicar isso. Em programas feitos em C++, Java,etc é fácil, porque apenas basta criar um arquivo comum de texto para substituir as strings, mas neste caso são imagens e botões, e o Game Maker tem suas limitações.
Muito obrigado pessoal,
Fernando Paladini.
Re: Sistema para gerenciamento de traduções/linguagens?
Você poderia criar um ini com as seções de cada linguagem.
Tipo assim:
ini
Depois você cria objetos com os nomes em inglês iguais ao do ini (ex: backup, help, etc)
Por exemplo, para desenhar:
draw_text(x,y, ini_read_string("lang.ini", object_get_name(object_index),object_get_name(object_index)));
Tipo assim:
ini
- Código:
[PT]
backup=copia
help=ajuda
[ES]
backup=copia
help=ayuda
Depois você cria objetos com os nomes em inglês iguais ao do ini (ex: backup, help, etc)
Por exemplo, para desenhar:
draw_text(x,y, ini_read_string("lang.ini", object_get_name(object_index),object_get_name(object_index)));
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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