GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[Resolvido] Ataque e salto do personagem

+2
Mateus O de Andrade
fernando.munizerthal
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

[Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem

Mensagem por fernando.munizerthal Qua 28 Jan 2015, 22:59

Okay, vou detalhar o máximo possível.. Qualquer dúvida eu comento mais..

O jogo é em plataforma 2D..
No momento do ataque quero obter a sub imagem atual do sprite e verificar quando chegar na sub imagem X.

O meu objeto tem no evento draw o seguinte código:
Código:

    draw_sprite_ext(corpo_Personagem,sprite_index,x,y,xscale,1,0,real(global.cor_Personagem),1);
    draw_sprite_ext(get_IdSprite(cabelo_Personagem),sprite_index,x,y,xscale,1,0,real(global.cor_cabelo),1);
    draw_sprite_ext(get_IdSprite(camisa_Personagem),sprite_index,x,y,xscale,1,0,real(global.cor_camisa),1);
    draw_sprite_ext(get_IdSprite(calca_Personagem),sprite_index,x,y,xscale,1,0,real(global.cor_calca),1);
    draw_sprite_ext(get_IdSprite(olho_Personagem),sprite_index,x,y,xscale,1,0,real(global.cor_olhos),1);
    draw_sprite_ext(arma_personagem,sprite_index,x,y,xscale,1,0,-1,1);

Tenho um draw_sprite_ext para cada parte do corpo do meu personagem. E adiciono uma máscara no mesmo de um corpo inteiro..

E para a animação e movimentação utilizo máquinas de estado finito..

Sem ser isso acho que as demais informações não são muito importantes..

Objetivo:
O que quero é simples, preciso fazer o personagem no momento em que atacar executar um sprite animado, porém eu quero que execute apenas uma vez este sprite, da sub imagem 0 até a última e depois pare..
Para isso eu pretendo usar um if onde verifico a sub imagem atual e quando a última saio do estado atacano..

Exemplos:
O meu jogo é para ser similar ao MapleStory e Castle Crashers..
fernando.munizerthal
fernando.munizerthal

Data de inscrição : 17/10/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios : [Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem

Mensagem por Sewer Crawler Qua 28 Jan 2015, 23:10

Vc está usando "sprite_index". Ali não deveria ser "image_index"?
[Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Rlmdtt


Última edição por Sewer Crawler em Qua 28 Jan 2015, 23:15, editado 1 vez(es)
Sewer Crawler
Sewer Crawler

Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
Número de Mensagens : 236
Prêmios : [Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem

Mensagem por fernando.munizerthal Qua 28 Jan 2015, 23:13

Fiz a troca, mas deu no mesmo..

EDITADO:

Eu acho que o problema se da por eu não ter nenhum sprite definido para o objeto..
fernando.munizerthal
fernando.munizerthal

Data de inscrição : 17/10/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios : [Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem

Mensagem por vinians Qua 28 Jan 2015, 23:21

Amigo, para sua pergunta inicial:
imagem atual do sprite:
image_index,
numero de imagens:
image_number,
Para fazer o que voce descreveu:
quando mudar o sprite para a sequencia de movimentos coloque:
Código:

sprite_index = sprite_do_movimento; // substitua aqui
image_index = 0; //primeira imagem do movimento
image_speed = 0.5; // se ja nao estiver setado
depois coloque no Evento:
Other->Animation End
Código:

image_speed = 0;
sprite_index = sprite_anterior_ao_movimento;
Assim vc nao precisa de image_number.
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2716
Prêmios : [Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem

Mensagem por fernando.munizerthal Qua 28 Jan 2015, 23:46

Isso funcionária se eu não estivesse usando máquinas de estados..

Na verdade funcionou, o problema é que o end step agora afeta todos os meus estados.. E deveria afetar apenas o estado ataque.
fernando.munizerthal
fernando.munizerthal

Data de inscrição : 17/10/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios : [Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem

Mensagem por Sewer Crawler Qui 29 Jan 2015, 00:01

Eu tinha essa engine, mas n sei se tem a ver com o que vc precisa.
https://app.box.com/s/kb42yuumpgcw047yk5q1ovho1r5kspzu
Sewer Crawler
Sewer Crawler

Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
Número de Mensagens : 236
Prêmios : [Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem

Mensagem por vinians Qui 29 Jan 2015, 00:05

Verifique o estado no Animation End:
Código:

switch(state) {
case 0:
  // se for o estado zero faça outra coisa ou nada
  break;
case 1:
  image_speed = 0;
  sprite_index = sprite_anterior_ao_movimento;
  break;
}
Assim verificando a maquina de estados deve funcionar.
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2716
Prêmios : [Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem

Mensagem por fernando.munizerthal Qui 29 Jan 2015, 08:26

Sewer Crawler ainda não vi a engine assim que voltar para minha casa vou ver..

vinians eu estava pensando algo assim, não cheguei a implementar nada.. Fiz uns testes que não funcionaram, mas nada muito sério, hoje a noite vou tentar fazer algo mais completo desta maneira e posto os resultados..

-- EDITADO --

Esta terminando muito rápido! Mad
Executa apenas uma sub imagem agora e vai para o próximo estado..


Última edição por fernando.munizerthal em Qua 18 Fev 2015, 13:45, editado 1 vez(es)
fernando.munizerthal
fernando.munizerthal

Data de inscrição : 17/10/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios : [Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem

Mensagem por fernando.munizerthal Qua 18 Fev 2015, 13:50

Resolvido! formado

Galera descobri uma maneira de resolver o meu problema, infelizmente não vai poder ser de nenhuma maneira que foi colocada como sugestão aqui.. (Não sei por que as sugestões não funcionaram, ao meu ver estão corretas sim, mas por algum bug do GameMaker talvez não funcionou para mim da forma que o resto esta implementado)

Por esse fato, eu irei organizar meus códigos e assim que tiver um tempo vou postar o que tive que fazer pra tudo funcionar, vou postar aqui mesmo neste post, então ainda não tranquem o mesmo por favor..

Assim que for possível eu posto as gambiarras, serão muito úteis pra mais de um garanto.. hehe ;)

Cool
fernando.munizerthal
fernando.munizerthal

Data de inscrição : 17/10/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios : [Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos