Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Resolvido] Ataque e salto do personagem
+2
Mateus O de Andrade
fernando.munizerthal
6 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
[Resolvido] Ataque e salto do personagem
Olá a todos..
Vou tentar detalhar o meu problema da melhor forma possível, e quando der vou por os códigos aqui para ficar mais claro..
Primeiro problema
É o seguinte, estou usando MEFs para criar os movimentos do meu personagem, até o momento tenho os estados para andar e ficar parado funcionais, e já tenho os estados pulando e atacando programados.
Porém nos estados pulando e atacando existe uma grande diferença para os outros estados.
Enquanto no estado andando tudo que preciso fazer é rodar um sprite quantas vezes for preciso do personagem caminhando, no estado atacando eu preciso fazer apenas um ciclo deste ataque, preciso que cada vez que clique no botão de ataque ele anime apenas uma vez a sequencia do sprite, o mesmo serve para o pulo.
E ai entra o segundo problema.
Segundo problema
No segundo problema é que quando pulo e durante o salto aperto para atacar a ação do pulo acaba e ele cai exatamente na posição que estava durante o pulo, eu preciso que ele vá até o fim do pulo atacando, isso acontece provavelmente por que quando clico para atacar durante o estado do pulo ele encontra o if no estado pulando que diz que, quando atacar vá para o estado pulando, e neste estado não tem nada sobre o pulo então saindo do estado pulando ele vai obviamente cair.
Bem estes são os dois problemas, acho bem complexo de resolver, mas provavelmente existem engines ou alguém que já tenha tido estes problemas e possa me ajudar.
Obrigado
Vou tentar detalhar o meu problema da melhor forma possível, e quando der vou por os códigos aqui para ficar mais claro..
Primeiro problema
É o seguinte, estou usando MEFs para criar os movimentos do meu personagem, até o momento tenho os estados para andar e ficar parado funcionais, e já tenho os estados pulando e atacando programados.
Porém nos estados pulando e atacando existe uma grande diferença para os outros estados.
Enquanto no estado andando tudo que preciso fazer é rodar um sprite quantas vezes for preciso do personagem caminhando, no estado atacando eu preciso fazer apenas um ciclo deste ataque, preciso que cada vez que clique no botão de ataque ele anime apenas uma vez a sequencia do sprite, o mesmo serve para o pulo.
E ai entra o segundo problema.
Segundo problema
No segundo problema é que quando pulo e durante o salto aperto para atacar a ação do pulo acaba e ele cai exatamente na posição que estava durante o pulo, eu preciso que ele vá até o fim do pulo atacando, isso acontece provavelmente por que quando clico para atacar durante o estado do pulo ele encontra o if no estado pulando que diz que, quando atacar vá para o estado pulando, e neste estado não tem nada sobre o pulo então saindo do estado pulando ele vai obviamente cair.
Bem estes são os dois problemas, acho bem complexo de resolver, mas provavelmente existem engines ou alguém que já tenha tido estes problemas e possa me ajudar.
Obrigado
fernando.munizerthal- Data de inscrição : 17/10/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem
Boa tarde Colega,
Bom, quanto as suas dúvidas:
Para a primeira é bem simples: Crie uma variável Ex: Atacando e para efetuar o ataque,
No evento de termino do ataque basta acrescentar um "atacando=false" para liberar o ataque novamente.
O segundo você mesmo já respondeu: Quando ele vai para o estado atacando ele executa tal estado.
Basta reler seu código e achar o que está interrompendo a ação de pulo.
Está meio vago pois não tenho muito tempo agora.
Espero ter ajudado.
Boa sorte carinha.
Bom, quanto as suas dúvidas:
Para a primeira é bem simples: Crie uma variável Ex: Atacando e para efetuar o ataque,
- Código:
If atacanto=false
{
atacando=true
//Coloque seu código
}
No evento de termino do ataque basta acrescentar um "atacando=false" para liberar o ataque novamente.
O segundo você mesmo já respondeu: Quando ele vai para o estado atacando ele executa tal estado.
Basta reler seu código e achar o que está interrompendo a ação de pulo.
Está meio vago pois não tenho muito tempo agora.
Espero ter ajudado.
Boa sorte carinha.
Mateus O de Andrade- Games Ranking :
Reputação : 37
Número de Mensagens : 410
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Sobre as respostas..
A primeira não soluciona meu problema.. Quando eu clico no botão de ataque, ele entra no estado atacando, e então neste estado eu seto o sprite atacando.
Porém ele tem que fazer a animação do ataque apenas uma vez, mas o que acontece é que ele fica repetindo a animação até sair do estado, queria uma maneira de executar a animeção do sprite uma vez apenas.
E sobre a segunda resposta, eu sei o que causa o problema, como eu disse no estado ataque não tem nada que diga "continue no ar" até por que se não eu teria que ter dois estados atacando um para quando ele estiver no ar e um para quando não estiver..
Preciso saber se tem uma outra forma mais simples de fazer esse ataque que seja tanto para quando estiver no ar quanto para quando estiver no chão
A primeira não soluciona meu problema.. Quando eu clico no botão de ataque, ele entra no estado atacando, e então neste estado eu seto o sprite atacando.
Porém ele tem que fazer a animação do ataque apenas uma vez, mas o que acontece é que ele fica repetindo a animação até sair do estado, queria uma maneira de executar a animeção do sprite uma vez apenas.
E sobre a segunda resposta, eu sei o que causa o problema, como eu disse no estado ataque não tem nada que diga "continue no ar" até por que se não eu teria que ter dois estados atacando um para quando ele estiver no ar e um para quando não estiver..
Preciso saber se tem uma outra forma mais simples de fazer esse ataque que seja tanto para quando estiver no ar quanto para quando estiver no chão
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Já tentou diminuir a image_speed ou usar o evento Animation end?
Sewer Crawler- Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
Número de Mensagens : 236
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
image_speed só diminuiria o tempo de animação do meu sprite mas continuaria a rodar sem parar eu preciso que rode apenas uma vez.. E Animation end nunca vi, não sei como funciona..
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tenta assim
- Código:
//Other >> Animation End
image_speed=0//ou muda pro outro estado
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Como verificar se é "Animation End"? (Isso tu quis dizer como sendo a última imagem do sprite certo?)
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
No evento Animation End do player:
- Código:
if sprite_index=spr_atacando
{
sprite_index=sprite_que_deseja//coloque aqui a sprite que deseja quando terminar a animação de ataque
}
WellingtonBecker- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Essa solução faz travar na primeira imagem do step animado, eu preciso que seja executado um ciclo inteiro..
Última edição por fernando.munizerthal em Qua 21 Jan 2015, 20:20, editado 2 vez(es)
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Humm, modifique assim então:
- Código:
if sprite_index=spr_atacando && image_index=sprite_get_number(sprite_index)-1
{
sprite_index=sprite_que_deseja
}
WellingtonBecker- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Descobri o que tenho que fazer para o primeiro problema \o
É simples porém complicado hehe
Seguinte, o que preciso é parar o sprite quando ele terminar de executar a animação uma vez completa..
Eu preciso então fazer isso:
if(round(Player_Obj.image_index) == Player_Obj.image_number)
Ou melhor, quando a imagem atual for igual a última image, ai nesse if coloco o que preciso..
Porém ai vem o problema eu uso draw_sprite_ext no objeto do meu personagem.. E quando vou usar as variáveis image_index e image_number elas não retornam valores corretos apenas 0 ou -1.. provavelmente por eu usar draw, vocês sabem como rastreio a imagem atual do sprite (subimagem) neste caso?
É simples porém complicado hehe
Seguinte, o que preciso é parar o sprite quando ele terminar de executar a animação uma vez completa..
Eu preciso então fazer isso:
if(round(Player_Obj.image_index) == Player_Obj.image_number)
Ou melhor, quando a imagem atual for igual a última image, ai nesse if coloco o que preciso..
Porém ai vem o problema eu uso draw_sprite_ext no objeto do meu personagem.. E quando vou usar as variáveis image_index e image_number elas não retornam valores corretos apenas 0 ou -1.. provavelmente por eu usar draw, vocês sabem como rastreio a imagem atual do sprite (subimagem) neste caso?
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
O Game Maker tem alguns probleminhas com números reais... Tente isso:
if(floor(Player_Obj.image_index) == floor(Player_Obj.image_number))
if(floor(Player_Obj.image_index) == floor(Player_Obj.image_number))
SirLeccus- Data de inscrição : 05/01/2015
Reputação : 3
Número de Mensagens : 26
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Não esta funcionando, por que o meu personagem é montado com draw e não com um sprite indexado..
Então sprite_index sempre retorna -1 ou 0 não lembro agora..
Tem que existir outra maneira de capturar a imagem atual do sprite quando é feito com draw..
Estou pesquisando aqui e pode ter algo a ver com a máscara do objeto, mas não entendo como usar ainda..
Então sprite_index sempre retorna -1 ou 0 não lembro agora..
Tem que existir outra maneira de capturar a imagem atual do sprite quando é feito com draw..
Estou pesquisando aqui e pode ter algo a ver com a máscara do objeto, mas não entendo como usar ainda..
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Uma solução temporária, até você (ou alguém) descobrir alguma coisa, é utilizar alarms.
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Sou péssimo com alarms
Mas estou utilizando máquina de estados.. Já tentei fazer umas gambiarras que até funcionam mas bugam direto, precisaria ser assim..
Se caso não tenha ficado claro para alguém eu uso o draw_sprite_ext para criar o meu personagem e preciso conseguir o número da subImagem atual (Imagem x do sprite) e o número de subImagens do mesmo..
Mas estou utilizando máquina de estados.. Já tentei fazer umas gambiarras que até funcionam mas bugam direto, precisaria ser assim..
Se caso não tenha ficado claro para alguém eu uso o draw_sprite_ext para criar o meu personagem e preciso conseguir o número da subImagem atual (Imagem x do sprite) e o número de subImagens do mesmo..
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Pessoal desculpem o post duplo e desculpem reviver..
Mas é melhor que postar a mesma dúvida novamente..
Ainda não consegui resolver essa merda hehe e faz uma semana e ninguém mais visualizou o tópico.. Estou realmente sem mais ideias pra continuar já tentei muitas coisas.. o problema ainda é o mesmo..
Mas resumindo:
Uso o draw_sprite_ext para criar o meu personagem e preciso conseguir o número da subImagem atual (Imagem x do sprite) e o número de subImagens do mesmo..
Valeu galera, to desesperado aqui
Mas é melhor que postar a mesma dúvida novamente..
Ainda não consegui resolver essa merda hehe e faz uma semana e ninguém mais visualizou o tópico.. Estou realmente sem mais ideias pra continuar já tentei muitas coisas.. o problema ainda é o mesmo..
Mas resumindo:
Uso o draw_sprite_ext para criar o meu personagem e preciso conseguir o número da subImagem atual (Imagem x do sprite) e o número de subImagens do mesmo..
Valeu galera, to desesperado aqui
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Não aparece nenhum usuário mais experiente pra te ajudar com Game Maker e ainda querem falar de outras engines neste fórum...
Pra subimagem atual, não é só usar "image_index" como argumento?
Pra subimagem atual, não é só usar "image_index" como argumento?
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Também pensei que era, porém não..
Acho que pelo fato de eu estar usando o método "draw_sprite_ext" para criar meus sprites ele não encontra o "image_index", estou usando uma máscara para colisões já pelo fato de não usar sprites e sim o método citado antes.. Deve existir alguma forma..
Acho que pelo fato de eu estar usando o método "draw_sprite_ext" para criar meus sprites ele não encontra o "image_index", estou usando uma máscara para colisões já pelo fato de não usar sprites e sim o método citado antes.. Deve existir alguma forma..
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Ajudaria bastante se você passasse os argumentos que usa no draw_sprite_ext. A gente precisa saber o que você está colocando no image_index, porque se há animação, deve ser uma variável.
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Pode dizer exatamente o que vc quer?
Tem como citar um jogo conhecido pra termos ideia?
Tem como citar um jogo conhecido pra termos ideia?
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 2 • 1, 2