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Sistema de 3 estrelas - Parte: 2
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Sistema de 3 estrelas - Parte: 2
Título: Sistema de 3 estrelas - Parte: 2
Versão do GM: GM:S
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Dificuldade: Intermediário
Requerimento: Conhecimento em matrizes, vetores e estruturas aninhadas
Link para download da Engine: http://bit.ly/1Hx7FZx
Tags: Estrelas. Matriz. Mobile.
O sistema de três estrelas é um artifício bastante utilizado em jogos mobile, onde o jogador poderá conquistar a cada fase esses itens, eles são usados como meio de estimulo ao jogador, pois, ele é tentado a conseguir todas as estrelas. Esse sistema foi consagrado por jogos como Angry Birds e Candy Crush Saga, podendo ser realizado de duas formas:
1. A quantidade de estrelas é proporcional à pontuação por fase;
2. As estrelas são coletáveis (será ensinado hoje);
Neste modelo, o jogo poderá ter três ou mais coletáveis por fase, onde o jogador poderá pegar esses objetos que, em geral ficam escondidos em pontos estratégicos em uma fase, dão uma grande pontuação e que não serão recriados de novo.
Esta segunda parte é bem mais complexa que a primeira porque ela exige uma matriz e um vetor, além de objetos para controlar a criação dos coletáveis.
Primeiramente devemos criar um objeto controle, que será usado apenas na primeira room para declarar uma matriz que regulará a criação de coletáveis e uma variável que estipula a fase atual:
Quando o jogador entrar em uma fase, o programa deve atribuir o valor da fase atual na variável current_level:
Agora precisamos criar um objeto que regulará a criação de estrelas em um jogo, ele deve estar presente em toda a fase:
Agora, no obj_Star precisamos criar um alarm com 10 ou 15 passos
É preciso criar um alarme senão ocorrerá um erro, se a estrela for criada, antes que o obj_Generator atualize o vetor stars, a estrela não conseguirá percorrer por ele.
Ao ser clicada, a estrela que foi criada no obj_generator não poderá ser criada novamente (observe novamente o “Create” do obj_generator):
Com essa engine, você consegue resolve um problemapraga relativamente complexo sem ficar com dor de cabeça
Note que não há estrelas na fase 2, primeiramente porque fiquei com ódio dessa engine, quebrei a cabeça o dia todo para tentar faze-la, deixei de estudar Java e quase joguei o meu computador na parede
Mas, se você entender o funcionamento da engine conseguirá personaliza-lá!
Até mais!
Eudes - Hyo: https://gmbr.forumeiros.com/t29249-intermediario-record-e-pontuacao-por-fase
Versão do GM: GM:S
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Dificuldade: Intermediário
Requerimento: Conhecimento em matrizes, vetores e estruturas aninhadas
Link para download da Engine: http://bit.ly/1Hx7FZx
Tags: Estrelas. Matriz. Mobile.
O sistema de três estrelas é um artifício bastante utilizado em jogos mobile, onde o jogador poderá conquistar a cada fase esses itens, eles são usados como meio de estimulo ao jogador, pois, ele é tentado a conseguir todas as estrelas. Esse sistema foi consagrado por jogos como Angry Birds e Candy Crush Saga, podendo ser realizado de duas formas:
1. A quantidade de estrelas é proporcional à pontuação por fase;
2. As estrelas são coletáveis (será ensinado hoje);
Neste modelo, o jogo poderá ter três ou mais coletáveis por fase, onde o jogador poderá pegar esses objetos que, em geral ficam escondidos em pontos estratégicos em uma fase, dão uma grande pontuação e que não serão recriados de novo.
Esta segunda parte é bem mais complexa que a primeira porque ela exige uma matriz e um vetor, além de objetos para controlar a criação dos coletáveis.
Primeiramente devemos criar um objeto controle, que será usado apenas na primeira room para declarar uma matriz que regulará a criação de coletáveis e uma variável que estipula a fase atual:
- Código:
// Create do obj_Control
global.current_level = 0; // Variável que define a fase atual
globalvar stars_levels; // Matriz que regulará a criação de coletáveis
for(i = 1; i <= 2; i++){ // Populando a matriz
for(j = 1; j <= 3; j++) {
stars_levels[i, j] = 0;
}
}
Quando o jogador entrar em uma fase, o programa deve atribuir o valor da fase atual na variável current_level:
- Código:
// Código usado no botão da fase 1
global.current_level = 1;
room_goto(Level_1);
Agora precisamos criar um objeto que regulará a criação de estrelas em um jogo, ele deve estar presente em toda a fase:
- Código:
// Create do obj_Generator
globalvar stars; // Este vetor armazenará o id das estrelas criadas
if(stars_levels[global.current_level , 1] = 0) {
// Cria uma estrela em uma posição pré definida
in = instance_create(50,50, obj_Star);
stars[1] = in.id; // Armazena esse id em um vetor
}
if(stars_levels[global.current_level , 2] = 0) {
in = instance_create(100,100, obj_Star);
stars[2] = in.id;
}
if(stars_levels[global.current_level , 3] = 0) {
in = instance_create(200,200, obj_Star);
stars[3] = in.id;
}
// Se você não quiser que os coletáveis estejam na mesma posição em fases distintas, troque o current_level pela numeração das fases
Agora, no obj_Star precisamos criar um alarm com 10 ou 15 passos
- Código:
// Create do obj_Star
alarm[0] = 15;
É preciso criar um alarme senão ocorrerá um erro, se a estrela for criada, antes que o obj_Generator atualize o vetor stars, a estrela não conseguirá percorrer por ele.
- Código:
//Alarm 0 do obj_Star
var number; // Essa variável irá armazenar o índice da estrela na fase
// Sabemos a fase onde está a estrela, mas, precisamos saber se ela é a estrela 1, 2 ou 3, por isso criamos o vetor stars, ao compara-lo com a id da estrela, ela descobrirá o outro índice da matriz stars_levels;
for(i = 1; i <= 3; i += 1){
if(global.stars[i] == self.id) {
self.number = i;
}
}
Ao ser clicada, a estrela que foi criada no obj_generator não poderá ser criada novamente (observe novamente o “Create” do obj_generator):
- Código:
// Essa matriz impedirá a criação repetidamente do coletável
stars_levels[global.current_level, self.number] = 1;
instance_destroy();
Com essa engine, você consegue resolve um problema
Note que não há estrelas na fase 2, primeiramente porque fiquei com ódio dessa engine, quebrei a cabeça o dia todo para tentar faze-la, deixei de estudar Java e quase joguei o meu computador na parede
Mas, se você entender o funcionamento da engine conseguirá personaliza-lá!
Até mais!
AGRADECIMENTOS
Eudes - Hyo: https://gmbr.forumeiros.com/t29249-intermediario-record-e-pontuacao-por-fase
Última edição por vitorfernandes13 em Ter 23 Dez 2014, 18:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Detalhamento)
vitorfernandes13- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Sistema de 3 estrelas - Parte: 2
A série está muito interessante. Parabéns e obrigado pela contribuição.
Ambos aprovados.
Ambos aprovados.
fredcobain- Games Ranking :
Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios :
x 0 x 3 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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