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[PEDIDO] Fases e estrelas.

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[PEDIDO] Fases e estrelas. Empty [PEDIDO] Fases e estrelas.

Mensagem por Alvaro Iankoski Winck Qui 02 Jul 2015, 03:04

Bom galera. Sou novo aqui no forum. Estou criando um pequeno jogo no Game Maker Studio.
Mais eu preciso de uma ajudinha.

Como que eu faço para que eu jogue uma fase. E ganhasse 3 estrelas (exemplo)
Que o sistema de estrela seja feito com score. Pra conseguir 1 estrela precisasse de tal ponto. Pra 2 estrelas tal pontos e etc.
Tipo o angry birds. E dps eu saisse da fase. E ia para o menu das fases. E que apareça a minhas estrelas embaixo da fase que eu completei.
Queria tambem um menu quando a fase terminasse. Q nem o angry birds e só assim saisse pro menu principal ou pra outra fase.

Se puderem me ajudem. Por favor. Agradeço.
Estou muito focado neste projeto.

Se fizerem pra mim eu agradeço muito.
Os sprites se ouver. N precisa ser nada detalhado. Só pra demonstração ta ótimo
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Mensagem por Hypno Qui 02 Jul 2015, 19:30

intao... eu axo... n sei tbm sou meio novo mas opinar não ofende Smile
n testei mas tente assim
Código:
if global.score>="100"
{global.estrela="1"}
if global.score>="200"
{global.estrela="2"}
if global.score>="300"
{global.estrela="3"}
isso funciona tipo, se global.score for maior OU igual a 100, a global.estrela sera 1,
eu prefiro fazer maior ou igual ">=", pq as vezes buga se n for assim :X
e para o sub menu ao final da fase, você pode fazer o instance_create(obj_submenu)
e claro existe outros metodos, mas... sa comé né.
boa sorte, flw!
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Mensagem por Alvaro Iankoski Winck Qui 02 Jul 2015, 19:39

Obrigado.
Isto eu consegui fazer certinho. Ja tinha até pronto.
Mais o meu problema. N sei se expliquei bem. Ou não. 
É que no fim da fase aparece o menu com as estrelas mais eu quero q elas apareçam quando eu completar a fase. Tipo...
Eu estou na room (levelSelect) e tem varias fases mais ai eu quero q essa estrelas q eu ganhei na fase aparecem logo abaixo do obj_fase.
Tipo o angry birds q quando ta no level select aparecam as estrelas q vc ganhou na fase.

Se nao expliquei direito. Ou nao entenderam. Só comentar
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Mensagem por Hypno Qui 02 Jul 2015, 20:05

eu axo q agora eu saquei xD se explico certin memo eu q so meio tongo xD
intao, ao termino da fase se ira para o level select correto, como em diversos jogos, eu n tenho nenhum para citar alem do angry birds tbm Smile
mas faça o seguinte,
no obj que sera o botao q selecionara a fase da room levelselect, adicione a global.totalestrela=0; certo?
ai essa global você checara quantos pontos você tem armazenada na global.estrela, o obj que esta na fase, que armazena o valor de global.estrela marque como persistente, n sei se estou explicando corretamente;
ai ela checara quantos pontos de estrelas você tem;
ai se coloca tal score, sprite_index;
saiba que só podes checar uma variavel, se esta variavel estiver no obj da mesma room, ai por isso estamos colocando a persistente, que ira persistir em mudar de rooms, uma sapequinha Smile
eu axo q é isso Smile
se n conseguiu intende eu posso faze uma engine,
flw!
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Mensagem por Isaque Onix Qui 02 Jul 2015, 20:12

nunca fiz algo do tipo, mais acredito que as informações de cada fase ou é armazenado anteriormente, ou é calculado de acordo com a quantidade de um certo objeto na room, por exemplo:

Obj_score : cada um da 10pts

em uma fase com 100 objetos seriam 100*10 que é igual a 1000.
para tirar as estrelas eu faria o seguinte:
no room_start:
Código:

global.room_max_score=instance_number(Obj_score)*10

e pra finalizar o game:
Código:

if(score>=global.room_max_score-100){estrelas=3}else
if(score>=global.room_max_score-200){estrelas=2}else
if(score>=global.room_max_score-400){estrelas=1}

obviamente esse código deve ter um erro, fiz tudo de cabeca como um exemplo, e tambem, pode ter milhares de formas de calcular a pontuação, mais pra te dar uma boa ideia. crie seu próprio sistema.
sistemas próprios facilitam a edição e adaptação dos mesmos.
flwz

[edit]
para fazer as estrelas irem aparecendo, use o draw event, apos armazenar a quantidade de estrelas ganhadas, basta ir diminuindo.

create:
Código:
star_image[0]=0//image da primeira estrela
star_image[1]=0//image da segunda estrela
star_image[2]=0//image da terceira estrela
count=0
draw:
Código:
if(count<=2){
if(star_image[count]>=sprite_get_number(sprite_das_suas_estrela)-1){
if(count<estrelas){count+=1}//estrelas é o valor das estrelas ganhas
}else{
star_image[count]+=1
}}
draw_sprite(sprite_das_suas_estrela,star_image[0],100,100)
draw_sprite(sprite_das_suas_estrela,star_image[1],200,100)
draw_sprite(sprite_das_suas_estrela,star_image[2],300,100)
//DEBUG
draw_text(5,5,count)
draw_text(5,25,star_image[0])
draw_text(5,45,star_image[1])
draw_text(5,65,star_image[2])
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Mensagem por Alvaro Iankoski Winck Qui 02 Jul 2015, 20:35

Hipno ? Eu agradeço mais eu fiz tudo que vc falou mais mesmo assim. Continuo não conseguindo. Se vc puder fazer um engine. Eu agradeço muito.

Isaque ? Obg vc explicou tudo certinho. Mais n era bem isso que eu precisava. Obrigado. Talvez ainda ajude alguem futuramente. Até mesmo eu
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Mensagem por vitorfernandes13 Qui 02 Jul 2015, 20:46

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Mensagem por Alvaro Iankoski Winck Qui 02 Jul 2015, 21:02

Vitor Fernandes ? Foi inspirado no tutorial q tive esta ideia. Mais mesmo assim não é isto que estou buscando.

Oque eu gostaria é que as minhas estrelas não só apareçam no final da fase. Como também na room (level select) logo abaixo da fase que eu acabei de completar
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Mensagem por Isaque Onix Qui 02 Jul 2015, 21:27

oque vc quer é que apareca depois que terminar o game/fase, certo?

não sabemos como o seu game funciona, mais assim que ele acabar, vc cria o objeto com as configurações que eu te falei.
claro que vc tem que modificar algumas coisas no meu código, más nem é tanto assim.

e pra mostrar no "level select" ou mapa do jogo, é bom vc usar um banco de dados, como o ds_grid...() assim pode buscar a quantidade de estrelas diretamente nele
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Mensagem por Alvaro Iankoski Winck Qui 02 Jul 2015, 22:44

Obrigado. Se eu não conseguir resolver.

Eu vou postar meu jogo. E vou pedir que alterem tudo q eu n consegui.

N quero q façam o jogo por mim.
Quero apenas que consertem os erros que eu n consegui.
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Mensagem por Hypno Sex 03 Jul 2015, 13:41

bem... eu fiz aqui e funcionou,
e usei apenas 3 objetos;
level1_obj clicando vou para a room do nivel:
Código:
room_goto(level1room)
global.pontos=0
no drawestrela_obj, o responsavel ao desenhar estrelas no menu, não persistente. apenas na room level select
Código:
draw_text(x,y,"estrelas: " + string (global.estrelas))
e pontosestrelasobj, o qual responsavel por armazenar pontos e estrelas, obj persistente, apenas adcione a sala do level select, e marque como pers,
create, criando as vars:
Código:
global.pontos=0
global.estrelas=0
step, para corresponder os pontos as estrelas:
Código:
if global.pontos>=10
{global.estrelas=1}

if global.pontos>=20
{global.estrelas=2}

if global.pontos>=30
{global.estrelas=3}
e no draw para lhe informar o quanto vc tem de ponto e estrelas:
Código:
draw_text(x,y,"estrelas: " + string (global.estrelas)+ "#" + "pontos: " + string (global.pontos))
e no press space, ou qualquer para ganhar pontos:
Código:
global.pontos+=5
e claro, vc tera que adaptar, esta engine contem apenas draw_text, vc pode fazer a sprite_index para corresponder com sprites o total de estrelas e diversas opções, este n é o melhor jeito, e esta n é a melhor alternativa a se fazer, mas é facil, n consegui postar a engine antes, internet aqui se chama milagre, desculpa a demora, e desculpa ai o flood, sou ruim D+ pra escreve, mas aki ta o link:
https://dl-web.dropbox.com/get/estrelasengine.gmk?_subject_uid=441108793&w=AADtpxJNupQfakrL2v4W5b0OukFEPoy9rxk8XRaq5Y6pbg&dl=1
boa sorte e flw! Rolling Eyes
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Mensagem por Isaque Onix Sex 03 Jul 2015, 16:02

bom, é o segunte. ao iniciar o jogo, vc define a pontuação de cada estrela de cada fase e a quantidade de estrelas a serem mostradas no mapa do jogo, ou seja, são 6 informações para serem armazenadas.

pontuacao p/ 1 estrela
pontuacao p/ 2 estrela
pontuacao p/ 3 estrela
qtd de estrelas ganhas na fase.

eu faria o seguinte:
Código:

global.game_DB=ds_grid_create(quantidade_de_fases,4)//4 é a quantidade de informações que listei acima.
daí, vc armazena os valores padrão:
Código:

for(i=0; i<ds_grid_width(global.game_DB)+1; i+=1){
ds_grid_set(global.game_DB,i,0,100)//pontuacao p/ 1 estrela
ds_grid_set(global.game_DB,i,1,200)//pontuacao p/ 2 estrela
ds_grid_set(global.game_DB,i,2,300)//pontuacao p/ 3 estrela
ds_grid_set(global.game_DB,i,3,0)//qtd de estrelas ganhas na fase.
}
e quando for a room que deseja ler a quantidade de estrelas, é assim:

Código:

ds_grid_get(global.game_DB,numero_da_fase,0)//pega a pontuacao p/ 1 estrela
ds_grid_get(global.game_DB,numero_da_fase,1)//pega a pontuacao p/ 1 estrela
ds_grid_get(global.game_DB,numero_da_fase,2)//pega a pontuacao p/ 1 estrela
ds_grid_get(global.game_DB,numero_da_fase,3)//pega a qtd de estrelas ganhas na fase.

e bom aproveito...
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