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[AJUDA] Personagem com Sprites divididos
4 participantes
Página 1 de 1
[AJUDA] Personagem com Sprites divididos
Bom dia a todos..
É o seguinte, estou desenvolvendo um estilo de RPG em Plataforma, para não ter que explicar tudo é basicamente o mesmo sistema do jogo MapleStory da Nexon.
Atualmente estou em uma batalha para resolver os problemas que estou tendo com sprites, mas por que? Simples o personagem do meu jogo é quebrado em partes, são elas:
Corpo (Apenas o formato e a cor do corpo)
Cabelo
Olhos
Calças
Camisa
Futuramente terei mais coisas, mas não vem ao caso agora..
A ideia é, esses objetos estarem sempre nas posições corretas.. e juntos, quando eu andar para o lado todos devem ficar no mesmo lugar em relação ao corpo e andar.. E assim serve para pular, atacar, abaixar..
Atualmente eu já consegui fazer todos os sprites andarem e ficarem juntos ao corpo, porém noto que existe um delay que é visível, e tenho medo que isso tranque e deixe o jogo pesado, e assim o delay dos sprites fique maior, fazendo o corpo mexer e o resto dos sprites mexer apenas depois..
Vou explicar como fiz..:
Tenho 5 objetos, um para cada sprite comentado acima..
No Create de todos com exceção do corpo, eu coloquei que todos os valores mais importantes, como x, y, vspeed, gravity devem ser iguais ao do corpo.
No evento Step do Corpo é onde eu verifico se foi clicado para andar ou pular.. E no fim deste eu seto os valores mais importantes ditos anteriormente dos outros objetos para o mesmo valor que esta agora no Corpo.
Assim, sempre que eu ando com o corpo no fim, eu altero o valor dos outros objetos..
Certo como disse, isso funciona, mas me parece estar meio travado e não muito correto..
Então queria a opinião e dicas de vocês, alguém já fez algo parecido com isso, existe algum tutorial ou algo assim? Ou alguém tem uma ideia, sabe como faz isso..
Muito obrigado pela atenção, desculpem não explicar melhor.. É por que estou enrolado no trabalho, mas qualquer dúvida postem eu vou ficar ligado no tópico e respondo assim que possível.
É o seguinte, estou desenvolvendo um estilo de RPG em Plataforma, para não ter que explicar tudo é basicamente o mesmo sistema do jogo MapleStory da Nexon.
Atualmente estou em uma batalha para resolver os problemas que estou tendo com sprites, mas por que? Simples o personagem do meu jogo é quebrado em partes, são elas:
Corpo (Apenas o formato e a cor do corpo)
Cabelo
Olhos
Calças
Camisa
Futuramente terei mais coisas, mas não vem ao caso agora..
A ideia é, esses objetos estarem sempre nas posições corretas.. e juntos, quando eu andar para o lado todos devem ficar no mesmo lugar em relação ao corpo e andar.. E assim serve para pular, atacar, abaixar..
Atualmente eu já consegui fazer todos os sprites andarem e ficarem juntos ao corpo, porém noto que existe um delay que é visível, e tenho medo que isso tranque e deixe o jogo pesado, e assim o delay dos sprites fique maior, fazendo o corpo mexer e o resto dos sprites mexer apenas depois..
Vou explicar como fiz..:
Tenho 5 objetos, um para cada sprite comentado acima..
No Create de todos com exceção do corpo, eu coloquei que todos os valores mais importantes, como x, y, vspeed, gravity devem ser iguais ao do corpo.
No evento Step do Corpo é onde eu verifico se foi clicado para andar ou pular.. E no fim deste eu seto os valores mais importantes ditos anteriormente dos outros objetos para o mesmo valor que esta agora no Corpo.
Assim, sempre que eu ando com o corpo no fim, eu altero o valor dos outros objetos..
Certo como disse, isso funciona, mas me parece estar meio travado e não muito correto..
Então queria a opinião e dicas de vocês, alguém já fez algo parecido com isso, existe algum tutorial ou algo assim? Ou alguém tem uma ideia, sabe como faz isso..
Muito obrigado pela atenção, desculpem não explicar melhor.. É por que estou enrolado no trabalho, mas qualquer dúvida postem eu vou ficar ligado no tópico e respondo assim que possível.
Última edição por fernando.munizerthal em Qua 11 Mar 2015, 12:44, editado 1 vez(es)
fernando.munizerthal- Data de inscrição : 17/10/2013
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Re: [AJUDA] Personagem com Sprites divididos
coloca a gravidade e o vspeed no corpo.
e nos outros objetos (cabeca, braço...), coloca
no step
nao precisa colocar vspeed nos outros objetos pois seguirão ao corpo.
acho que isso deva funcionar
e nos outros objetos (cabeca, braço...), coloca
no step
- Código:
x = objeto_corpo.x; // a posicao X do objeto em relacao ao corpo
y = objeto_corpo.y; //a posicao Y do objeto em relacao ao corpo
nao precisa colocar vspeed nos outros objetos pois seguirão ao corpo.
acho que isso deva funcionar
aminaro- Games Ranking :
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Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
Re: [AJUDA] Personagem com Sprites divididos
Infelizmente só vou ter como testar as 20:00 que é a hora que volto pra casa, acho que cheguei a fazer dessa maneira.. Vou ver em casa o que acontece..
Mas acho que o corpo acaba ficando sempre a frente do restante.. Alguns pixels a frente ficando junto apenas quando o objeto esta parado.
Obrigado pela resposta!
Mas acho que o corpo acaba ficando sempre a frente do restante.. Alguns pixels a frente ficando junto apenas quando o objeto esta parado.
Obrigado pela resposta!
fernando.munizerthal- Data de inscrição : 17/10/2013
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Re: [AJUDA] Personagem com Sprites divididos
Fiz o teste não funcionou aminaro..
O resultado foi que o resto do corpo estava sempre alguns pixels atrás,.
Acredito que, como um dos steps ocorre antes ele não deve estar conseguindo executar eles juntos..
O resultado foi que o resto do corpo estava sempre alguns pixels atrás,.
Acredito que, como um dos steps ocorre antes ele não deve estar conseguindo executar eles juntos..
fernando.munizerthal- Data de inscrição : 17/10/2013
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Re: [AJUDA] Personagem com Sprites divididos
O tronco do corpo seria a base, correto?
Seria como se todas as outras parte se juntassem ao tronco. Se você utilizar um objeto pra cada uma das partes que se juntam ao corpo você não vai conseguir o resultado esperado, você deve utilzar o draw para isso, desenhando o sprite em cada uma das partes corretas.
https://gmbr.forumeiros.com/t26026-engine-de-papperscroll-mudanca-de-roupa-e-cores
Nesse link tem uma engine que eu fiz, acho que é mais ou menos o que você quer, é só vc ir no obj_jogador e ler o draw dele e você vai entender.
Seria como se todas as outras parte se juntassem ao tronco. Se você utilizar um objeto pra cada uma das partes que se juntam ao corpo você não vai conseguir o resultado esperado, você deve utilzar o draw para isso, desenhando o sprite em cada uma das partes corretas.
https://gmbr.forumeiros.com/t26026-engine-de-papperscroll-mudanca-de-roupa-e-cores
Nesse link tem uma engine que eu fiz, acho que é mais ou menos o que você quer, é só vc ir no obj_jogador e ler o draw dele e você vai entender.
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: [AJUDA] Personagem com Sprites divididos
Sim eu já tenho objetos criados para cada parte do corpo, vou dar uma olhada na engine assim que possível, é isso que quero mesmo..
Nem pensei em usar o Draw, pode ser isso mesmo o mais correto..
Valeu Zero, se eu conseguir eu posto aqui ;)
Nem pensei em usar o Draw, pode ser isso mesmo o mais correto..
Valeu Zero, se eu conseguir eu posto aqui ;)
fernando.munizerthal- Data de inscrição : 17/10/2013
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Re: [AJUDA] Personagem com Sprites divididos
Nossa Zero. acabei de ver sua engine era exatamente o que eu precisava, além de todo sistema ainda tem outras coisas que serão muito úteis para meu jogo, infelizmente só tenho tempo pra fuçar de segunda a quinta, então só semana que vem.. :/
Espero que possa me ajudar com quaisquer dúvidas.. Te mandarei MP.. hehe
Obrigado mesmo, vai dar trabalho mudar um monte de coisa aqui..
Valeu Ah e parabéns ótimo trabalho ;)
Espero que possa me ajudar com quaisquer dúvidas.. Te mandarei MP.. hehe
Obrigado mesmo, vai dar trabalho mudar um monte de coisa aqui..
Valeu Ah e parabéns ótimo trabalho ;)
fernando.munizerthal- Data de inscrição : 17/10/2013
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Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: [AJUDA] Personagem com Sprites divididos
haha beleza valeu, já mandei um MP hehe
fernando.munizerthal- Data de inscrição : 17/10/2013
Reputação : 0
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Re: [AJUDA] Personagem com Sprites divididos
Se você tiver usando o GM:Studio, aparentemente ele tem integração com o Spine, um programa de animação 2D, e dentro do Spine você consegue fazer esses sprites separados, dá uma procurada nesse assunto, acho que vai te ajudar.
Roooger- Data de inscrição : 03/02/2012
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