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[AJUDA] Personagem com Sprites divididos

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Mensagem por fernando.munizerthal Qui 11 Dez 2014, 11:53

Bom dia a todos..

É o seguinte, estou desenvolvendo um estilo de RPG em Plataforma, para não ter que explicar tudo é basicamente o mesmo sistema do jogo MapleStory da Nexon.

Atualmente estou em uma batalha para resolver os problemas que estou tendo com sprites, mas por que? Simples o personagem do meu jogo é quebrado em partes, são elas:

Corpo (Apenas o formato e a cor do corpo)
Cabelo
Olhos
Calças
Camisa

Futuramente terei mais coisas, mas não vem ao caso agora..

A ideia é, esses objetos estarem sempre nas posições corretas.. e juntos, quando eu andar para o lado todos devem ficar no mesmo lugar em relação ao corpo e andar.. E assim serve para pular, atacar, abaixar..

Atualmente eu já consegui fazer todos os sprites andarem e ficarem juntos ao corpo, porém noto que existe um delay que é visível, e tenho medo que isso tranque e deixe o jogo pesado, e assim o delay dos sprites fique maior, fazendo o corpo mexer e o resto dos sprites mexer apenas depois..

Vou explicar como fiz..:

Tenho 5 objetos, um para cada sprite comentado acima..

No Create de todos com exceção do corpo, eu coloquei que todos os valores mais importantes, como x, y, vspeed, gravity devem ser iguais ao do corpo.

No evento Step do Corpo é onde eu verifico se foi clicado para andar ou pular.. E no fim deste eu seto os valores mais importantes ditos anteriormente dos outros objetos para o mesmo valor que esta agora no Corpo.

Assim, sempre que eu ando com o corpo no fim, eu altero o valor dos outros objetos..

Certo como disse, isso funciona, mas me parece estar meio travado e não muito correto..

Então queria a opinião e dicas de vocês, alguém já fez algo parecido com isso, existe algum tutorial ou algo assim? Ou alguém tem uma ideia, sabe como faz isso..

Muito obrigado pela atenção, desculpem não explicar melhor.. É por que estou enrolado no trabalho, mas qualquer dúvida postem eu vou ficar ligado no tópico e respondo assim que possível.


Última edição por fernando.munizerthal em Qua 11 Mar 2015, 12:44, editado 1 vez(es)
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[AJUDA] Personagem com Sprites divididos Empty Re: [AJUDA] Personagem com Sprites divididos

Mensagem por aminaro Qui 11 Dez 2014, 12:11

coloca a gravidade e o vspeed no corpo.
e nos outros objetos (cabeca, braço...), coloca

no step
Código:

x = objeto_corpo.x; // a posicao X do objeto em relacao ao corpo
y = objeto_corpo.y; //a posicao Y do objeto em relacao ao corpo

nao precisa colocar vspeed nos outros objetos pois seguirão ao corpo.

acho que isso deva funcionar
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Mensagem por fernando.munizerthal Qui 11 Dez 2014, 12:26

Infelizmente só vou ter como testar as 20:00 que é a hora que volto pra casa, acho que cheguei a fazer dessa maneira.. Vou ver em casa o que acontece..

Mas acho que o corpo acaba ficando sempre a frente do restante.. Alguns pixels a frente ficando junto apenas quando o objeto esta parado.

Obrigado pela resposta!
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[AJUDA] Personagem com Sprites divididos Empty Re: [AJUDA] Personagem com Sprites divididos

Mensagem por fernando.munizerthal Sex 12 Dez 2014, 08:48

Fiz o teste não funcionou aminaro..
O resultado foi que o resto do corpo estava sempre alguns pixels atrás,.

Acredito que, como um dos steps ocorre antes ele não deve estar conseguindo executar eles juntos..
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Mensagem por Zero. Sex 12 Dez 2014, 10:33

O tronco do corpo seria a base, correto?
Seria como se todas as outras parte se juntassem ao tronco. Se você utilizar um objeto pra cada uma das partes que se juntam ao corpo você não vai conseguir o resultado esperado, você deve utilzar o draw para isso, desenhando o sprite em cada uma das partes corretas.
https://gmbr.forumeiros.com/t26026-engine-de-papperscroll-mudanca-de-roupa-e-cores
Nesse link tem uma engine que eu fiz, acho que é mais ou menos o que você quer, é só vc ir no obj_jogador e ler o draw dele e você vai entender.
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Mensagem por fernando.munizerthal Sex 12 Dez 2014, 13:07

Sim eu já tenho objetos criados para cada parte do corpo, vou dar uma olhada na engine assim que possível, é isso que quero mesmo..

Nem pensei em usar o Draw, pode ser isso mesmo o mais correto..

Valeu Zero, se eu conseguir eu posto aqui ;)
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[AJUDA] Personagem com Sprites divididos Empty Re: [AJUDA] Personagem com Sprites divididos

Mensagem por fernando.munizerthal Sex 12 Dez 2014, 19:37

Nossa Zero. acabei de ver sua engine era exatamente o que eu precisava, além de todo sistema ainda tem outras coisas que serão muito úteis para meu jogo, infelizmente só tenho tempo pra fuçar de segunda a quinta, então só semana que vem.. :/

Espero que possa me ajudar com quaisquer dúvidas.. Te mandarei MP.. hehe Very Happy

Obrigado mesmo, vai dar trabalho mudar um monte de coisa aqui..

Valeu Very Happy Ah e parabéns ótimo trabalho ;)
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Mensagem por Zero. Sex 12 Dez 2014, 21:24

Pode perguntar por qualquer dúvida Smile
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[AJUDA] Personagem com Sprites divididos Empty Re: [AJUDA] Personagem com Sprites divididos

Mensagem por fernando.munizerthal Qua 17 Dez 2014, 11:15

haha beleza valeu, já mandei um MP hehe Razz
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Mensagem por Roooger Qua 17 Dez 2014, 11:40

Se você tiver usando o GM:Studio, aparentemente ele tem integração com o Spine, um programa de animação 2D, e dentro do Spine você consegue fazer esses sprites separados, dá uma procurada nesse assunto, acho que vai te ajudar.
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