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Engine Parallax Background [Atualizado]

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Mensagem por Lukbebalduke Seg 08 Dez 2014, 00:32

Parallax Background

Fala ai pessoal, hoje um membro postou uma dúvida sobre parallax background, meu amigo Alex recomendou uma antiga engine minha, que tem o link de download quebrado, então eu resolvi refazer aquela engine, atualizada para GMS também.
Então, ta ai a engine "nova".

Para quem não sabe, o efeito Parallax é um Fake 3D que se faz com varias layers, pelas imagens é complicado de ver como funciona, então eu fiz um GIF!

IMAGENS
Spoiler:
Engine Parallax Background [Atualizado] W5YcJhp

DROPBOX

Código:
https://www.dropbox.com/s/0ijpwrvrb74g3bq/Parallax.gmz?dl=0
MEDIAFIRE

Código:
http://www.mediafire.com/download/8t7kbkubdq017kf/Parallax.gmz

OBS: Arquivo em GMZ, só dar um import lá no GMS

Abraço do pimpi! investigador


Última edição por Lukbebalduke em Seg 08 Dez 2014, 12:15, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Convidado Seg 08 Dez 2014, 08:03

É impressão minha ou o efeito ficou ao contrário? (planos mais distantes se movendo mais depressa)
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Mensagem por theguitarmester Seg 08 Dez 2014, 10:46

É, está ao contrário. O quanto mais fundo deveria ser mais lento.
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Mensagem por Lukbebalduke Seg 08 Dez 2014, 11:06

Caraca... que anta! Como raios isso passou? Dahora é que eu escrevo uma coisa, faço outra, faço o GIF e não me ligo... é efeitos da madrugada cara... mas vlw ai! Já ta tudo arrumado.

Abraço investigador

(Ha ha... to impressinado... vergonha disso Laughing )
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Mensagem por Convidado Seg 08 Dez 2014, 11:13

Lukbebalduke escreveu:Caraca... que anta! Como raios isso passou? Dahora é que eu escrevo uma coisa, faço outra, faço o GIF e não me ligo... é efeitos da madrugada cara... mas vlw ai! Já ta tudo arrumado.
Normal, você estava com a mente focada na apresentação do tópico e acabou não reparando... eu quase fiz algo semelhante na divulgação dos resultados do Jam, só tive a sorte de perceber antes de postar xD
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Mensagem por theguitarmester Seg 08 Dez 2014, 11:54

Agora melhorou! porém, acho que as imagens de fundo poderiam se movimentar menos ainda, porque aparentemente elas estão bem longe. Mas isso já é questão de opinião, e é fácil mudar na engine.

Acredito que está engine será bem útil para quem tiver dúvidas, não cheguei baixa-la para ver o método, mas eu uso algo assim:
background_x(backPerto,roomview_x)
background_x(backMedio,roomview_x/1.5)
background_x(backLonge,roomview_x/2)



Lembro que uma vez tinha visto a sua, que se baseava pela movimentação do jogador(pelo hspeed).
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Mensagem por Lukbebalduke Seg 08 Dez 2014, 12:06

Sim, era a antiga, mas essa tem problemas quando a view se aproxima do limite da tela, pois a view para e o personagem continua andando, fica bizarro. Mas de qualquer maneira vale lembrar que da para fazer com
Código:
background_hspeed[n] = obj_player.hspeed / z
Eu não gosto assim, prefiro esse jeito que eu deixei no tópico
Pra falar a verdade, eu não lembro quais valores deixei na engine, mas como você disse, é questão de opinião da para mudar de boa, qualquer coisa se eu ver que fica melhor eu mudo a engine de novo, mas de qualquer maneira agradeço vocês dois pelo toque.

---- EDIT ----

Você quem colocou os valores trocados agora guitar .-.
Mas em fim... deixei o do fundo menos móvel como você disse. Estou usando 1.2 , 2 e 4. Não deixei 1 inteiro porque ele fica estranho como uma imagem estática.
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Mensagem por theguitarmester Seg 08 Dez 2014, 12:28

Quanto ao erro de o cenário continuar andando nas extremidades, é só colocar:
view_x= median(0, view_x/2 , view_x-view_width)



Sobre eu ter invertido, é que eu sempre confundo na hora de colocar o background do view, é que primeiramente eu penso que se deixasse como 0, a imagem seria estática, quando na verdade, ela não irá andar com a câmera. meio confuso? não?


Resumindo, era para multiplicar o valor, e não dividi-lo.
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Mensagem por Lukbebalduke Seg 08 Dez 2014, 12:57

theguitarmester escreveu:Quanto ao erro de o cenário continuar andando nas extremidades, é só colocar:
view_x= median(0,  view_x/2 , view_x-view_width)

Sobre eu ter invertido, é que eu sempre confundo na hora de colocar o background do view, é que primeiramente eu penso que se deixasse como 0, a imagem seria estática, quando na verdade, ela não irá andar com a câmera. meio confuso? não?

Resumindo, era para multiplicar o valor, e não dividi-lo.

Haha... tranquilo, era o que eu tinha feito antes =P
Mas como eu disse, o background hspeed baseado na hspeed do player continua com o problema das extremidades, ai teria que fazer uma verificação de onde o player está, por isso eu prefiro trabalhar com o view_xview do que com a hspeed do player.
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Mensagem por theguitarmester Seg 08 Dez 2014, 13:00

Sim, eu também prefiro deste modo que eu disse. Só citei o outro, pensando que talvez tu tivesse o usado.
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