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[Script] Movimento Perfeito

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Mensagem por Willy Sex 05 Dez 2014, 22:08

[Script] Movimento Perfeito
A magia do repeat

Introdução:
Script:

Para usar o script, basta chamá-lo e passar a velocidade desejada (números positivos movimentam para a direita e negativos para a esquerda), por exemplo, scr_hspeed(4)
Código:
D = sign(argument0); //Saber se arg0 é negativo ou positivo.
repeat(abs(argument0)){ //Repete o código do escopo abs(arg0) vezes.
    if (place_free(x+1*D,y)){ //Verifica espaço livre de sólidos
        x+=1*D; //Movimenta
    }
}
Obs: O script acima é para movimento horizontal (x). Para movimentos verticais altere os valores de x para y.

Desmembrando o script
Daqui em diante, você entenderá como o script funciona. Desmembrarei o script linha por linha. O script usa apenas um argumento (argument0) que é a velocidade estipulada.

D = sign(argument0):
repeat(abs(argument0)):
if (place_free(x+1*D,y)):
x+=1*D:

Implementações
O coração desse sistema de movimento é o repeat. Se você deseja fazer um sistema de empurrar caixas ou uma plataforma que carrega o jogador, você deverá colocar seus códigos dentro do repeat.

Encerramento
Caso encontre algum erro ou não entenda algo, fique a vontade para comentar aqui.
Espero que o script seja útil.
Flws... blz
Willy
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Mensagem por gabrielsch Sex 05 Dez 2014, 22:18

Faz tempo que não vejo alguém utilizar sign() aqui no fórum, uma função absurdamente útil.

O script é bem interessante por ser pequeno e fácil de entender, unica coisa que eu notei é que como é utilizado um repeat caso eu tenha que andar 48 pixels para a direita e nenhum deles estiver livre o script vai executar 48 vezes a mesma coisa mesmo sabendo que não tem como seguir em frente e isso leva a um processamento inútil. Mas é claro que os movimentos geralmente vão ter números bem menores.

Enfim, ótimo script! Vai ajudar a galera que tem problema com colisões e afins.
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Mensagem por AlexBosquin Sex 05 Dez 2014, 23:30

fez o que prometeu willy vlw mesmo, assim que eu puder vou testá-lo ;D de primeiro eu imagine mudar o x por argument1 assim a pessoa escolhe se quer velocidade x ou y ;D s2
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