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Tileset serve apenas para background?

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Tileset serve apenas para background? Empty Tileset serve apenas para background?

Mensagem por Fledeber Qui 27 Nov 2014, 12:02

Olá pessoal.
Estava vendo uns tutoriais e vi que em background da pra usar tileset pra otimizar o carregamento do jogo, pois ele carrega apenas uma imagem.

Gostaria de saber se tem alguma técnica pra melhorar a performance dos objetos.
Tem como usar tileset em objetos?

Como vocês trabalham com otimização?
Quando vocês criam uma parede, por exemplo, que possui várias imagens, vocês criam vários sprites dentro de uma pasta, pra manter organizado, ou vocês criam um único sprite separado em várias sub-imagens?

Abraços!
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Mensagem por gabriel33245900 Qui 27 Nov 2014, 12:04

eu só abro o paint e crio a parede -'

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Mensagem por GabrielXavier Qui 27 Nov 2014, 12:30

Da pra usar esses tilesets como parade e inclusive usar eles pra limitar ate onde um objeto vai na room, ao invez de usar varios objetos pra fazer uma parede usa os tilesets que sao mais leves, estive pesquisando sobre isso um tempo atraz, nos proprios exemplos do gms tem esse uso.
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Mensagem por Sewer Crawler Sáb 29 Nov 2014, 19:39

Apenas o chão e as paredes com os quais o player colide são objetos. O resto são apenas imagens. Prefira tiles grandes em vez de várias pequenas.
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Mensagem por Fledeber Sáb 29 Nov 2014, 19:50

Vocês tem algum exemplo de uso?
Eu tenho usado sprites com sub-images pra fazer paredes.

Criei um script que verifica que parte da parede é e altera a sub-image. Ex:

Se o obj_parede colidir com ela mesma a direita e abaixo, então é a sub-image de canto superior esquerdo. Se colidir a direita e a esquerda, é uma parede horizontal.

Como eu poderia fazer isso com tileset?
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Mensagem por Sewer Crawler Sáb 29 Nov 2014, 20:32

Por essa imagem dá pra se ter uma ideia.
Tileset serve apenas para background? 290x7nl
Quando vc carrega uma imagem em "Backgrounds", tem a opção "usar como tileset". Dá pra escolher o tamanho. Por padrão está  16 x 16.
Você "monta" o cenário depois coloca os blocos onde o player vai colidir por cima do tile. Os blocos deve estar invisíveis. Não esqueça de ajustar o Depth do tile. Quanto maior, mais longe (deixe negativo se quiser que fique mais próximo)
Em todo caso, de uma olhada aqui:
https://gmbr.forumeiros.com/t5762-aula-14-introducao-a-jogos-tiles
Mas acho que o que vc quer é um código de "auto-tile" é isso?
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