Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
[Resolvido] Mascará para Tileset
5 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] Mascará para Tileset
É o seguinte, eu tenho uma textura, e essa textura é usada como Tile, só que, eu fiz uma mascará para ela, e eu quero que ela use está mascará, não entendeu? Então vou tentar explicar melhor :
Eu tenho o "bg_01" e o "bg_01_a", o "bg_01" é o Tile normal, e o "bg_01_a" é a mascará deste Background na verdade, que será usado como Tile.
Então a minha duvida é a seguinte, como fazer isso? Precisa de DLLs? Ou dá certo se usar Surfaces, ou se alguém ai tiver uma engine que tenha isso, ou coisa do tipo, por favor me responda, lembrando que eu quero usar isso como Tiles.
Até! (_Thiago Simões_)
Eu tenho o "bg_01" e o "bg_01_a", o "bg_01" é o Tile normal, e o "bg_01_a" é a mascará deste Background na verdade, que será usado como Tile.
Então a minha duvida é a seguinte, como fazer isso? Precisa de DLLs? Ou dá certo se usar Surfaces, ou se alguém ai tiver uma engine que tenha isso, ou coisa do tipo, por favor me responda, lembrando que eu quero usar isso como Tiles.
Até! (_Thiago Simões_)
Última edição por Funkbuster em Ter 24 Abr 2012, 15:20, editado 1 vez(es)
Black Studio- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Mascará para Tileset
Não tem como usar um tileset com mascara (pelo menos não naturalmente). O jeito é criar um objeto, adcionar à ele a mascara, torna-lo invisível e utiliza-lo como a mascara do tile. Como o objeto vai estar invisível, vai comer pouca memória.
Última edição por Neutral em Ter 24 Abr 2012, 13:41, editado 1 vez(es)
Neutral- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 16/10/2011
Reputação : 7
Número de Mensagens : 268
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
Re: [Resolvido] Mascará para Tileset
Eu não sei tipo, acho que você não entendeu, na MASCARÁ que eu to falando (que tem na imagem) Eu quero que tipo, Mescle aqueles dois Backgrounds, e só mostre o Primeiro Background, conforme a COR do segundo Background, eu não quero usar colisões nos Tilesets, vou dar um exemplo melhor :
Eu acho que o nome disso é Alpha Mask ou algo do tipo, acho que agora deu pra entender.
Até! (_Thiago Simões_)
Eu acho que o nome disso é Alpha Mask ou algo do tipo, acho que agora deu pra entender.
Até! (_Thiago Simões_)
Última edição por Funkbuster em Ter 24 Abr 2012, 13:49, editado 1 vez(es)
Black Studio- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Mascará para Tileset
Tá bem confuso, mas acho que entendi o que você quer fazer...
Você quer colocar o "bg_01_a" por cima do "bg_01", correto?
Se for isso, é bem simples:
Cada room suporta até 8 backgrounds (0 > 7), portanto, coloque o "bg_01" no 0 e o "bg_01_a" no 1. Não se esqueça de marcar "Visible when room starts".
Dessa forma, o que estiver no 1 ficará por cima do 0, o que estiver no 2 ficará por cima do 1, o que estiver no 3, ficará por cima do 2 e assim por diante.
Tá meio simples demais... Tô achando que não isso o que você quer, mas vai saber...
Espero ter ajudado!
Você quer colocar o "bg_01_a" por cima do "bg_01", correto?
Se for isso, é bem simples:
Cada room suporta até 8 backgrounds (0 > 7), portanto, coloque o "bg_01" no 0 e o "bg_01_a" no 1. Não se esqueça de marcar "Visible when room starts".
Dessa forma, o que estiver no 1 ficará por cima do 0, o que estiver no 2 ficará por cima do 1, o que estiver no 3, ficará por cima do 2 e assim por diante.
Tá meio simples demais... Tô achando que não isso o que você quer, mas vai saber...
Espero ter ajudado!
Re: [Resolvido] Mascará para Tileset
Eu expliquei melhor ali no meu Post, Eu postei uma imagem (Manipulação com Photoshop) Eu quero fazer aquilo no Game Maker.Tipo, eu só coloco o "bg_01" E ele é colocado com Alpha Mask junto com o "bg_01_a" (caso tenha)
Entendeu agora? (Só pra avisar, o Background de Grama, é usado como Tileset)
Até! (_Thiago Simões_)
Entendeu agora? (Só pra avisar, o Background de Grama, é usado como Tileset)
Até! (_Thiago Simões_)
Black Studio- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Mascará para Tileset
Faça o que o Willy disse mas aplique o Alpha na imagem que você quer que sobrepõe a outra.
Re: [Resolvido] Mascará para Tileset
Eu entendi oque o que você quer fazer isso é muito usado em texturas nos jogos 3d.
talvez com blend mode + surface consiga, tenho quase certeza que tem como fazer isso no game maker, vou tentar aqui, se conseguir eu edito esse post.
talvez com blend mode + surface consiga, tenho quase certeza que tem como fazer isso no game maker, vou tentar aqui, se conseguir eu edito esse post.
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- C#
- Javascript
Re: [Resolvido] Mascará para Tileset
Talvez usando blend mode você consiga... Tem um tutorial do Saim que pode te ajudar...
Ou quem sabe, com surface.
[Edit] Kilor foi mais ligeiro...
Ou quem sabe, com surface.
[Edit] Kilor foi mais ligeiro...
Re: [Resolvido] Mascará para Tileset
Hm, okay, eu já vi esse tutorial, mas eu tenho certa difiuldades com códigos que eu nunca usei antes, EU NUNCA escrevi antes tile_ dentro do editor, e isso me proporciona uma boa dor de cabeça, eu to tentando usar algo do tipo, desenhar com alpha mask aquele background que está sendo usado como Tile_set, bem mãos ao obra, mas toda ajuda é bem vinda, até porquê, eu nem sei por onde começar direito :/, por isso, vou dar uma procurada nos códigos do Tileset e ver o que eu consigo fazer. Ah, e obrigado Klior, isso será de grande ajuda!
Até! (_Thiago Simões_)
Até! (_Thiago Simões_)
Black Studio- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Mascará para Tileset
Poste as sprites com a transparência e poste a sprite da terra.
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- C#
- Javascript
Re: [Resolvido] Mascará para Tileset
Aqui Klior, joguei num zip, e upei no Dropbox : Background.zip [1,00 Mb]
Golpe Baixo, acho que o que você disse não daria certo, pois o GM só suporta 4 background, e se eu fizesse o que você disse, eu só teria umas 4 imagens daquela do jeito que eu quero :/
Golpe Baixo, acho que o que você disse não daria certo, pois o GM só suporta 4 background, e se eu fizesse o que você disse, eu só teria umas 4 imagens daquela do jeito que eu quero :/
Black Studio- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Mascará para Tileset
http://dl.dropbox.com/u/34803365/engines/Alpha%20from%20sprite.gmk
Veja se é assim que você quer, não foi preciso usar blend mode..
Veja se é assim que você quer, não foi preciso usar blend mode..
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- C#
- Javascript
Re: [Resolvido] Mascará para Tileset
Não exatamente, tipo, a Terra por baixo é apenas um Background comum, e a grama, seria usada, colocada como um Tileset, entendeu?
Até! (_Thiago Simões_)
Até! (_Thiago Simões_)
Black Studio- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Mascará para Tileset
E agora?
http://dl.dropbox.com/u/34803365/engines/Alpha%20from%20background.gmk
Obs.: Se quer usar como tile set acho que deveria diminuir um pouco o tamanho do background, 512x512 é muito grande
http://dl.dropbox.com/u/34803365/engines/Alpha%20from%20background.gmk
Obs.: Se quer usar como tile set acho que deveria diminuir um pouco o tamanho do background, 512x512 é muito grande
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- C#
- Javascript
Re: [Resolvido] Mascará para Tileset
Era exatamente isso, e você conseguiu fazer com uma linha :/
Valeu Klior, isso vai me ajudar muito
(E sim, eu vou diminuir o tamanho do Tile XD)
Até! (_Thiago Simões_)
Problema resolvido, podem trancar o tópico.
Valeu Klior, isso vai me ajudar muito
(E sim, eu vou diminuir o tamanho do Tile XD)
Até! (_Thiago Simões_)
Problema resolvido, podem trancar o tópico.
Black Studio- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Mascará para Tileset
Tópico resolvido.
Trancado.
Se o autor quiser reabrir o tópico envie MP para algum administrador ou moderador.
Trancado.
Se o autor quiser reabrir o tópico envie MP para algum administrador ou moderador.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|