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[TUTORIAL] Números Aleatórios

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[TUTORIAL] Números Aleatórios Empty [TUTORIAL] Números Aleatórios

Mensagem por itarodrigo Sex 07 Nov 2014, 12:28

Título: Números Aleatórios
Versão do GM: Todas
Dificuldade: Fácil
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: random aleatório irandom range numero

Existem quatro funções que eu conheço para gerar números aleatórios, são:

Código:
random(n); //retorna um número real entre 0 e n
irandom(n); //retorna um número inteiro entre 0 e n
random_range(n1,n2); //retorna um número real entre n1 e n2
irandom_range(n1,n2); //retorna um número inteiro entre n1 e n2

exemplos de uso:

random(5); //retorna um número real entre 0,0 e 5,0
irandom(8); //retorna um número inteiro entre 0 e 8
random_range(2,8) //retorna um número real entre 2,0 e 8,0
irandom_range(3,9) //retorna um número inteiro entre 3 e 9

Onde entra o randomize() nessa história?

Simples:

Sempre que você gera números aleatórios, eles sempre vão sair na mesma sequência, ex:

Vamos supor que o código abaixo:
Código:
irandom(10);
irandom(10);
irandom(10);
gere os números, 3, 5, 2.

O que ocorre é que , mesmo que você feche o jogo e inicie de novo, sempre vai ser gerado 3, 5 e 2, nessa mesma sequência.

Ao usar assim:
Código:
randomize();
irandom(10);
irandom(10);
irandom(10);

Os números gerados sempre serão diferentes, ex:
1, 6, 7
3, 5, 4
9, 10, 0

Espero ter ajudado.

Abraços.
itarodrigo
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[TUTORIAL] Números Aleatórios Empty Re: [TUTORIAL] Números Aleatórios

Mensagem por fredcobain Ter 18 Nov 2014, 23:51

Apesar de simples, o tutorial aborda uma dúvida extremamente comum a todos que começam a usar o GMS. Muito bem elucidada.
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[TUTORIAL] Números Aleatórios Empty Re: [TUTORIAL] Números Aleatórios

Mensagem por Lauro Qua 19 Nov 2014, 14:02

Confesso que conheci esse randomize recentemente e ele fez toda a diferença.
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