Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Dúvidas sobre criar um jogo
4 participantes
Página 1 de 1
Dúvidas sobre criar um jogo
Olá é a primeira vez a criar um jogo, eu estive a usar o bacth script até agora, e tenho algumas dúvidas em relação ao programa em si.
Primeiro qual a linguagem que usa e alguem pode me dar tutoriais sobre ela
Todos os jogos que eu vi usando o programa usa so alguns pixeis, qual é o maximo de pixeis que posso usar eu estou a tentar fazer um jogo em que fazes escolhas e no ecra so ira aparecer um fundo com algumas pessoas estaticas.
Depois eu queria saber se existe algumas maneira de fazer o jogo contar o tempo automaticamente tipo sem eu presisar de fazer uma escolha para ele mudar.
Tambem quero um sistema de dinheiro eu pensei em algo assim.
sendo o x o valor do dinheiro se estiver a vender alguma coisa e se for a compra em vez de + era -.
O sistema de horas tambem podereria ser deste genero.
(vou usar um pouco de batch script para exempleficar não sei se da com a linguagem do gamemaker)
Tambem irei fazer um sistema de de comercio.
So que eles so podem ter uma certa quantida de carvão ele não podem ter por exemplo mais de 10 nem menos de 0.
Depois um dia ia acontecer
O mineiro de ferro seguira o mesmo exemplo do carvão e o ferro será o contrario, cada dia ira diminuir.
Por agora era é o que tenho duvidas.
Por favor respondam a minhas perguntas e digam se os codes estão bem.
Vou ver se consigo fazer um jogo.
Primeiro qual a linguagem que usa e alguem pode me dar tutoriais sobre ela
Todos os jogos que eu vi usando o programa usa so alguns pixeis, qual é o maximo de pixeis que posso usar eu estou a tentar fazer um jogo em que fazes escolhas e no ecra so ira aparecer um fundo com algumas pessoas estaticas.
Depois eu queria saber se existe algumas maneira de fazer o jogo contar o tempo automaticamente tipo sem eu presisar de fazer uma escolha para ele mudar.
Tambem quero um sistema de dinheiro eu pensei em algo assim.
- Código:
Dinheiro(variavel)=Dinheiro+x
sendo o x o valor do dinheiro se estiver a vender alguma coisa e se for a compra em vez de + era -.
O sistema de horas tambem podereria ser deste genero.
(vou usar um pouco de batch script para exempleficar não sei se da com a linguagem do gamemaker)
- Código:
Horas=Horas+1
if Horas = 24 goto passagem_de_tempo
:passagem_de_tempo
Dia=Dia+1
if dia_semana= Domingo dia_semana=Segunda
if dia_semana= Sábado dia_semana=Domingo
if dia_semana= Sexta dia_semana=Sábado
if dia_semana= Quinta dia_semana=Sexta
if dia_semana= Quarta dia_semana=Quinta
if dia_semana= Terça dia_semana=Quarta
if dia_semana= Segunda dia_semana=Terça
Tambem irei fazer um sistema de de comercio.
- Código:
if dia_semana=Segunda goto segunda
:segunda
(qualquer coisa que não me lembro)irandom ]0,10]
if irandom=]0,5] Carvão=Carvão+0
if irandom= ]5,7] Carvão=Carvão+1
if irandom= ]7,9]Carvão=Carvão+2
if irandom= 10 Carvão=Carvão+10
- Código:
if mais_carvão= 1 Carvão=Carvão+1
if mais_carvão= 1 Carvão_guardado=Carvão_guardado-1
So que eles so podem ter uma certa quantida de carvão ele não podem ter por exemplo mais de 10 nem menos de 0.
Depois um dia ia acontecer
- Código:
Ferro=Ferro+(Carvão*0.25)+(Minerio_de_ferro*0.5)
O mineiro de ferro seguira o mesmo exemplo do carvão e o ferro será o contrario, cada dia ira diminuir.
Por agora era é o que tenho duvidas.
Por favor respondam a minhas perguntas e digam se os codes estão bem.
Vou ver se consigo fazer um jogo.
Lunion4saken- Data de inscrição : 22/09/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 19
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
bom pessoal estou com muito Problema!
Bom. Esse é meu Primeiro jogo! Eu fiz um jogo Simples (Porem complicado) vejamos
Eu quero um jogo que Sirva com um ensino bem educativo! É assim: eu tava pensando em fazer um jogo em que envolvesse Um cronometro e uma barrinha avisando o espaço percorrido pelo player! Eu já fiz o Cronometro mais falta fazer O Calculo percorrido pelo player.. Tipo a cada passo que ele for andando vai aumentando os metros percorrido intendem? Aii quem puder me ajuda ficareiii Muito Agradecido! Obg
Eu quero um jogo que Sirva com um ensino bem educativo! É assim: eu tava pensando em fazer um jogo em que envolvesse Um cronometro e uma barrinha avisando o espaço percorrido pelo player! Eu já fiz o Cronometro mais falta fazer O Calculo percorrido pelo player.. Tipo a cada passo que ele for andando vai aumentando os metros percorrido intendem? Aii quem puder me ajuda ficareiii Muito Agradecido! Obg
Dukinhas- Data de inscrição : 19/09/2014
Número de Mensagens : 21
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvidas sobre criar um jogo
A linguagem é uma desenvolvida especialmente para o programa, chamada "GML". Há dúzias de tutoriais pelo fórum e no próprio programa (não sei exatamente o caminho, mas logo na iniciação você pode abrir uma aba que te direciona a exemplos práticos.Lunion4saken escreveu:Primeiro qual a linguagem que usa e alguem pode me dar tutoriais sobre ela
Mas você não precisa exatamente de um tutorial, mas de se habituar com as variáveis e funções built-in. Você vai ver que GML aceita quase todas as formas de expressão, então é muito difícil cometer algum erro de expressão.
Embora exista um limite, ele não é documentado. Tente usar as maiores imagens que seu processador conseguir suportar. Quando a imagem aparecer toda quebrada, você alcançou o limite.Lunion4saken escreveu:qual é o maximo de pixeis que posso usar eu estou a tentar fazer um jogo em que fazes escolhas e no ecra so ira aparecer um fundo com algumas pessoas estaticas.
Alarms. São eventos especificamente desenvolvidos pra esse tipo de coisa. Veja a documentação do manual a respeito de alarms, não vai gastar 2 minutos do seu tempo. Você pode definir alarms pra qualquer quantidade de tempo.Lunion4saken escreveu:Depois eu queria saber se existe algumas maneira de fazer o jogo contar o tempo automaticamente tipo sem eu presisar de fazer uma escolha para ele mudar.
Funciona, sem problemas. Desde que você omita o parêntese. Não sei se colocou ele só pra esclarecer ou se isso é usado em batch, então deixo claro que em GML você NÃO deve usar os parênteses do seu código.Lunion4saken escreveu:Tambem quero um sistema de dinheiro eu pensei em algo assim.
- Código:
Dinheiro(variavel)=Dinheiro+x
Cabe a primeira dica de GML: você poderia escrever o mesmo código assim:
- Código:
Dinheiro += x;
Ok, temos uma diferença aqui. Nunca vi usarem "goto" em GML (não sei se é possível usar, só nunca vi). O que eu faria seria gravar o código de "passagem_de_tempo" num script e mandar executar o script. Pra mandar executar um script, basta digitar o nome dele com parênteses no final, como se fosse um comando nativo.Lunion4saken escreveu:O sistema de horas tambem podereria ser deste genero.
- Código:
Horas=Horas+1
if Horas = 24 goto passagem_de_tempo
:passagem_de_tempo
Dia=Dia+1
if dia_semana= Domingo dia_semana=Segunda
if dia_semana= Sábado dia_semana=Domingo
if dia_semana= Sexta dia_semana=Sábado
if dia_semana= Quinta dia_semana=Sexta
if dia_semana= Quarta dia_semana=Quinta
if dia_semana= Terça dia_semana=Quarta
if dia_semana= Segunda dia_semana=Terça
Assim:
Chamando o script:
- Código:
Horas=Horas+1
if Horas = 24
passagem_de_tempo()
Aí o problema já é de lógica simples, não de linguagem. Isso se resolve com um if.Lunion4saken escreveu:Tambem irei fazer um sistema de de comercio.Depois tambem eu podia adicionar Carvão
- Código:
if dia_semana=Segunda goto segunda
:segunda
(qualquer coisa que não me lembro)irandom ]0,10]
if irandom=]0,5] Carvão=Carvão+0
if irandom= ]5,7] Carvão=Carvão+1
if irandom= ]7,9]Carvão=Carvão+2
if irandom= 10 Carvão=Carvão+10
- Código:
if mais_carvão= 1 Carvão=Carvão+1
if mais_carvão= 1 Carvão_guardado=Carvão_guardado-1
Depois um dia ia acontecerEu tambem quero ter o carvão e o minerio de ferro se arredondado antes de fazer a soma.
- Código:
Ferro=Ferro+(Carvão*0.25)+(Minerio_de_ferro*0.5)
O mineiro de ferro seguira o mesmo exemplo do carvão e o ferro será o contrario, cada dia ira diminuir.[/code]
- Código:
if carvao < 0
carvao = 0
etc, etc
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvidas sobre criar um jogo
Caramba são muitas perguntas. O.O
Vamos 1 de cada vez:
1° Primeiro qual a linguagem que usa e alguem pode me dar tutoriais sobre ela.
A linguagem do Game Maker, é uma linguagem própria do programa(ou seja, você só vai encontra-la no mesmo). E o nome dela é GML(Game Maker Language)
Aqui mesmo no fórum há vários tutoriais sobre a mesma. Confira alguns aqui: https://gmbr.forumeiros.com/f36-tutoriais
2° Todos os jogos que eu vi usando o programa usa so alguns pixeis, qual é o maximo de pixeis que posso usar.
Não entendi muito bem, mas se está falando de Pixel Art(os sprites). No caso da versão paga, o uso é ilimitado. Mas na versão gratuita a o limite de 15 ou 20 sprites.
E caso esteja falando de outra coisa, fora os sprites, objetos, compilações, sons, backgrounds, etc. Não há outras limitações.
E caso não queira limitações e não possa pagar pelo Software. Recomendo que use o GMS: Standard, agora ele é gratuito e não tem limitações
https://gmbr.forumeiros.com/t30095-gm-s-standard-e-gratuito-a-partir-de-hoje
3° Depois eu queria saber se existe algumas maneira de fazer o jogo contar o tempo automaticamente.
Caso tenha dúvidas sobre códigos, você pode fazer um tópico pedindo ajuda. Mas ai vai um pequeno exemplo para você entender:
4° Tambem quero um sistema de dinheiro eu pensei em algo assim.
No GML, para atribuir ou remover valores, você pode usar += ou -=
Veja o exemplo:
5° O sistema de horas tambem podereria ser deste genero.
Vou transformar esse código para GML, assim você tem uma noção de como funciona:
6° Tambem irei fazer um sistema de de comercio.
Outra vez irei transformar o código em GML, para que você entenda melhor:
7° Eu tambem quero ter o carvão e o minerio de ferro se arredondado antes de fazer a soma.
Para arredondar valores, você pode usar a função floor().
Caso não saiba oque é uma função. É como se fosse um executável que faz ações quando você o "chama". E você pode adicionar argumentos as funções(Igual aos executáveis...Ou arquivos .bat)
Nas funções, você deve por os argumentos entre os ( ), e separar cada argumento por vírgula.
Se tem mais dúvidas é só falar.
Vamos 1 de cada vez:
1° Primeiro qual a linguagem que usa e alguem pode me dar tutoriais sobre ela.
A linguagem do Game Maker, é uma linguagem própria do programa(ou seja, você só vai encontra-la no mesmo). E o nome dela é GML(Game Maker Language)
Aqui mesmo no fórum há vários tutoriais sobre a mesma. Confira alguns aqui: https://gmbr.forumeiros.com/f36-tutoriais
2° Todos os jogos que eu vi usando o programa usa so alguns pixeis, qual é o maximo de pixeis que posso usar.
Não entendi muito bem, mas se está falando de Pixel Art(os sprites). No caso da versão paga, o uso é ilimitado. Mas na versão gratuita a o limite de 15 ou 20 sprites.
E caso esteja falando de outra coisa, fora os sprites, objetos, compilações, sons, backgrounds, etc. Não há outras limitações.
E caso não queira limitações e não possa pagar pelo Software. Recomendo que use o GMS: Standard, agora ele é gratuito e não tem limitações
https://gmbr.forumeiros.com/t30095-gm-s-standard-e-gratuito-a-partir-de-hoje
3° Depois eu queria saber se existe algumas maneira de fazer o jogo contar o tempo automaticamente.
Caso tenha dúvidas sobre códigos, você pode fazer um tópico pedindo ajuda. Mas ai vai um pequeno exemplo para você entender:
- Código:
//Evento create------
tempo = 0; //Inicia a variável
//Evento Step--------
tempo += 1; //Aumenta o valor
//Evento Draw-------
draw_text(50, 50, string(tempo/room_speed) );
// tempo/room_speed seria os segundos
4° Tambem quero um sistema de dinheiro eu pensei em algo assim.
No GML, para atribuir ou remover valores, você pode usar += ou -=
Veja o exemplo:
- Código:
Dinheiro += 250; //Soma 250 ao dinheiro
// ou
Dinheiro -= 250; //Subtrai 250 ao dinheiro
5° O sistema de horas tambem podereria ser deste genero.
Vou transformar esse código para GML, assim você tem uma noção de como funciona:
- Código:
Horas += 1;
if (Horas == 24) {
Dia += 1;
/* Em GML, strings/textos devem ficar dentro de ""
* Apenas números devem ficar fora de ""
*/
if (dia_semana == "Domingo"){ dia_semana = "Segunda"; }
// O if funciona +/- igual no GML.
// Mas { } deve ser usado ao invés de ( )
if (dia_semana == "Sábado"){ dia_semana = "Domingo"; }
if (dia_semana == "Sexta"){ dia_semana = "Sábado"; }
if (dia_semana == "Quinta"){ dia_semana = "Sexta"; }
if (dia_semana == "Quarta"){ dia_semana = "Quinta"; }
if (dia_semana == "Terça"){ dia_semana = "Quarta"; }
if (dia_semana = "Segunda"){ dia_semana = "Terça"; }
// Em GML, você pode usar = ou == para comparação
// Portanto o método acima também é funcional
// <-- Seria equivalente ao comando REM ou :: no Batch.
}
6° Tambem irei fazer um sistema de de comercio.
Outra vez irei transformar o código em GML, para que você entenda melhor:
- Código:
if (dia_semana == "Segunda"){
teste = irandom(3); //Acabei de criar essa variável...
//Não, não precisa de set..E teste é um valor aleatório de 0 a 3
// E sim, essas barrinhas podem ser usadas após um comando
if (teste == 1){
Carvao += 1;
//Assento não é aceitado para nome de variáveis
}
if (teste == 2){
Carvao += 2;
}
if (teste == 3){
Carvao += 10;
}
//Se o valor da variável teste for 0. Não vai aumentar o valor de Carvao
//Condição if extra abaixo
if (Carvao > 10){ Carvao = 10; }
if (Carvao < 0){ Carvao = 0; }
//Ele não deixa a pessoa ter mais de 10 carvões. Nem menos de 0
}
7° Eu tambem quero ter o carvão e o minerio de ferro se arredondado antes de fazer a soma.
Para arredondar valores, você pode usar a função floor().
- Código:
Ferro += floor(Carvao*0.25) + floor(Minerio_de_ferro*0.5);
//Outra vez, se acentos.
Caso não saiba oque é uma função. É como se fosse um executável que faz ações quando você o "chama". E você pode adicionar argumentos as funções(Igual aos executáveis...Ou arquivos .bat)
Nas funções, você deve por os argumentos entre os ( ), e separar cada argumento por vírgula.
Se tem mais dúvidas é só falar.
DieBoy- Data de inscrição : 22/08/2014
Reputação : 49
Número de Mensagens : 91
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Obrigado pelas Dicas
Obrigados pelas dicas, que me deram.
O meu jogo vai ser feito por escolhas tipo quero ir para a próxima cidade ou ir visitar o ferreiro da cidade que estou.
Queria fazer um background para o maior possível.
Tive a tentar fazer alguma coisa com o a versão free não fiz la grande coisa foi so um spirt e um background so para experimentar e fiz aquilo de criar o jogo e apareceu um installer com o icon do gamemaker dá para mudar isso? e tambem o icon do proprio jogo ou so é para versões pagas?
O meu jogo vai ser feito por escolhas tipo quero ir para a próxima cidade ou ir visitar o ferreiro da cidade que estou.
Queria fazer um background para o maior possível.
Tive a tentar fazer alguma coisa com o a versão free não fiz la grande coisa foi so um spirt e um background so para experimentar e fiz aquilo de criar o jogo e apareceu um installer com o icon do gamemaker dá para mudar isso? e tambem o icon do proprio jogo ou so é para versões pagas?
Lunion4saken- Data de inscrição : 22/09/2014
Número de Mensagens : 19
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0