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Usando as Funções Random
3 participantes
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Usando as Funções Random
Título: Usando as funções random do GM:S
Versão do GM: Todas as versões que possuam as funções "random" .
Dificuldade: Iniciante (basta compreender algumas funções)
Link para download da Engine: Não disponível.
Requer Extensões/DLLs: Não.
Tags: Random e seus "derivados".
Primeiramente, olá!
Algo que me perseguiu por algum tempo (um tempo longoe doloroso) foi descobrir as funções que criavam números aleatórios, se não houvesse sido pelo Lauro, eu provavelmente ainda estaria procurando algum (sem achar nenhum) tutorial sobre o "random" aqui na GMBR. Eu ainda sinto a falta de algum tutorial sobre isso, por este motivo estou criando este tópico, nele vai haver uma breve descrição resumida e retirada do F1 do GM:S das funções que citarei.
Bem, é isso, acredito que não aja mais funções desse estilo.
Mas... Seguindo o que o Theguitarmester falou, vou explicar (ou tentar explicar) o que é Seed.
Seed é a base para os números "aleatórios" do gm. É, pelo o que eu entendo, o que gerará toda a cadeia de valores aleatórios no gm. Talvez aja mais, mas isso é o que eu entendo por Seed.
Eu fico por aqui, o que vocês acharam do meu primeiro tutorial? Alguma dica de como melhorar?
Versão do GM: Todas as versões que possuam as funções "random" .
Dificuldade: Iniciante (basta compreender algumas funções)
Link para download da Engine: Não disponível.
Requer Extensões/DLLs: Não.
Tags: Random e seus "derivados".
Primeiramente, olá!
Algo que me perseguiu por algum tempo (um tempo longo
OBSERVAÇÃO: Essas funções, por mais que sejam conhecidas como aleatórias, elas não são, na verdade, só um pouquinho. O motivo? Elas irão repetir os mesmos valores toda vez que o jogo for iniciado. Para impedir isso, podemos usar as funções randomize e random_set_seed, que serão explicadas mais à frente.
Nós temos essas 7 funções que se enquadram na categoria "randomices":
-Random;
-Irandom;
-Random_range;
-Irandom_range;
-Randomize;
-Random_set_seed;
-Random_get_seed;
O random basicamente é uma função que retorna um valor de 0 a X, por exemplo, random(50) retornará um valor entre 0 e 49(x), mas este valor pode acabar se tornando um valor decimal como 48,654847.
Irandom faz quase a mesma coisa, mas dessa vez, se usarmos irandom(50) ele também vai retornar um valor entre 0 e 49(x), mas não será um numero decimal, ou seja, será um numero inteiro, em vez dele retornar 48,654847 ele irá apenas retornará 48 ou 49 (não sei arrendondar números).
Random_range retorna um valor de X até Y, quase igual ao random também né? Exemplo, random_range(20,50) retornará um valor entre 20(x) e 50(y), mas da mesma forma que o random ele pode acabar retornando um valor decimal com 23,2456.
Irandom_range basicamente faz a mesma coisa, mas com um toquezinho do irandom, ou seja, retorna apenas valores inteiros entre X e Y, então, ao invés de retornar 23,2456, ele retornará apenas 23.
Lembra que eu falei lá em cima que os valores vão se repetir toda vez que o jogo iniciar? Como eu disse, para evitarmos isso nós usamos ou a função randomize ou a função random_set_seed.
Cujo qual, agora explicarei a randomize. O que ele faz? Apenas escolhe um número aleatório para servir como seed, ou seja, como semente, como um ponto de origem para os valores "aleatórios" das outras funções citadas, aqueles que já jogaram minecraft sabem o que eu quero dizer.
O random_set_seed ele coloca o valor X que foi inserido nele para ser a seed, que nem o sistema do minecraft mesmo. Exemplo random_set_seed(50), fará com que a seed seja 50 e mude toda a sequencia padrão de aleatoriedades do GM.
Pense assim, o randomize gera uma seed aleatoria, o random_set_seed deixa você escolher a seed.
Ta faltando um, áh sim! O random_get_seed, bem, ele eu não vou conseguir explicar com 100% de certeza que estou certo, mas explicarei do modo que entendi.
Acredito que ele vê qual é a seed atual e retorná o valor para você, algo que eu acho não ser muito útil, mas se está ai, está.
Bem, é isso, acredito que não aja mais funções desse estilo.
Mas... Seguindo o que o Theguitarmester falou, vou explicar (ou tentar explicar) o que é Seed.
Seed é a base para os números "aleatórios" do gm. É, pelo o que eu entendo, o que gerará toda a cadeia de valores aleatórios no gm. Talvez aja mais, mas isso é o que eu entendo por Seed.
Eu fico por aqui, o que vocês acharam do meu primeiro tutorial? Alguma dica de como melhorar?
Última edição por AxeInLine em Qui 04 Set 2014, 00:16, editado 2 vez(es)
AxeInLine- Data de inscrição : 23/03/2014
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Re: Usando as Funções Random
Como você mesmo disse, muito do conteúdo dele é do manual, mas ainda não temos uma versão traduzida do manual(acredito eu), e ele aborda o assunto mais resumidamente e direto, e lendo ele se pode entender para quê serve o tutorial, e, se trata mesmo de um tutorial, porque não é uma engine apenas mostrando os comandos, e sim uma explicação de cada comando em um modo mais amplo.
Senti falta da explicação de o que é SEED.
Senti falta da explicação de o que é SEED.
Re: Usando as Funções Random
Como eu já vi um usuário que escreveu em algum lugar(Não me lembro quem agora)...Ele disse que sentia falta de tutorias de coisas básicas do GM, e que se fizessem evitaria várias perguntas desnecessárias....
Muito bom ter feito um tutorial básico assim, e apoio a ideia de você fazer mais tutoriais deste modo...Vai ajudar bastante os novatos.
Muito bom ter feito um tutorial básico assim, e apoio a ideia de você fazer mais tutoriais deste modo...Vai ajudar bastante os novatos.
DieBoy- Data de inscrição : 22/08/2014
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