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[#CQ20] Sobrevivência
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
simples perguntas:
1.se eu fazer sprites baseadas em outras mas não iguais e eu mesmo desenhar tenho de dar os creditos delas?
2.se eu não me inscrever e eu terminar o jogo antes do horario posso me inscrever no final do concurso e dar meu jogo completo?
3.sprites e historias criativas dão pontos ou não fazem muita diferença?
1.se eu fazer sprites baseadas em outras mas não iguais e eu mesmo desenhar tenho de dar os creditos delas?
2.se eu não me inscrever e eu terminar o jogo antes do horario posso me inscrever no final do concurso e dar meu jogo completo?
3.sprites e historias criativas dão pontos ou não fazem muita diferença?
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Meu jogo só terá um cenário(um campo único de acontecimentos), logo, esse terá de ser completo?
Re: [#CQ20] Sobrevivência
LightVelox.
1) Depende. Por exemplo, se você fizer um Sonic, é bom dar crédito a Nintendo, uma vez que o personagem é como uma marca dela.
2) Nada impede.
3) Contam pontos em Gráficos e em Criatividade.
theguitarmester, deve ser completo no sentido de que não pode ficar pela metade, sendo possível ver que falta algo.
1) Depende. Por exemplo, se você fizer um Sonic, é bom dar crédito a Nintendo, uma vez que o personagem é como uma marca dela.
2) Nada impede.
3) Contam pontos em Gráficos e em Criatividade.
theguitarmester, deve ser completo no sentido de que não pode ficar pela metade, sendo possível ver que falta algo.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Tem coisa errada ai, não?PedroX escreveu:1) Depende. Por exemplo, se você fizer um Sonic, é bom dar crédito a Nintendo
Voltando ao tópico, apenas para desencargo de consciência, supondo que no jogo exista um elemento que adicione personagens colaborativos (causam dano ao inimigo) e que estes sejam controlados pela IA, estará de acordo com o proposto desde que os inimigos não se desviem do ataque ao jogador (ignorem estes npc's)?
Convidado- Convidado
Re: [#CQ20] Sobrevivência
Sim, estará de acordo. Mas não tem problema atacarem os NPCs. Mas a sobrevivência deve ser essencial. Bom, imagine um jogo de estratégia em que o objetivo é sobreviver... colocar barreiras inteligentes ou estáticas segue a lógica do tema.
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Isso aí, pessoal. Já temos 9 jogos participando. Aqueles que ainda não começaram ainda tem tempo, já que restam 9 dias.
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Comigo está acontecendo uma velha rotina que vem se perpetuando nos últimos concursos, que é começar com bastante vontade de fazer um jogo e com o passar do tempo perder a vontade ao iniciar projetos e também ter uma redução do meu tempo disponível.
Mas ainda que meu projeto iniciado esteja meio que parado(me deparei com um problema relacionado ao modo de tratamento da GUI do GMS 1.3), tentarei fazê-lo, ou como já fiz com o primeiro projeto(que apenas escrito), abandonarei, visando um ainda mais simples.
Mas ainda que meu projeto iniciado esteja meio que parado(me deparei com um problema relacionado ao modo de tratamento da GUI do GMS 1.3), tentarei fazê-lo, ou como já fiz com o primeiro projeto(que apenas escrito), abandonarei, visando um ainda mais simples.
Re: [#CQ20] Sobrevivência
Eu já me deparei com esse dilema várias vezes theguitarmester, até nesse meu projeto para o concurso eu achava que ninguém iria achar graça no jogo.
Mas dai eu me toquei de uma coisa cara....e acho que TODO MUNDO da comunidade do Game Maker (e até de outros softwares deveriam se tocar)...por que raios eu iniciei no Game Maker? Para fazer jogos pois eu gosto disso!! Você não tem que fazer jogos esperando agradar outras pessoas, já que a primeira pessoa que deve se sentir bem com isso é você!! Reconhecimento é bom, mas isso vem com o tempo e pratica!! Se meu jogo for um desastre, paciência, da próxima vez eu vou melhorar.
E usando o feedback desse projeto vou aperfeiçoando minha habilidade.No concurso top down eu acho, eu fiz um projeto mas acabei desistindo pois era muito complicado...Depois de sei lá quanto tempo forado GM e ainda tendo que relembrar quase tudo tem esse projeto...nesse projeto Criado em quarta-feira, 20 de agosto de 2014, 22:29:36 e terminado em Ontem, 21 de agosto de 2014, 23:44:10, muito mais complexo que o outro, me diverti TANTO mas TANTO que me dei ao trabalho de incluir VÁRIOS detalhes como imagem de load, uma tela de menu inicial (que eu iria colocar mesmo se não fosse exigência) e até criei um logotipo para a "produtora" do jogo!!! Estou até pensando em fazer um sistema de Ranking baseado em tempo de termino (embora EU sabendo TUDO do jogo só tenha terminado ele 1 vez ashuahsuaushu Tá difícil galera )
Se ficou ruim....fazer o que alem de melhorar! O importante é se divertir!!
P.S.: Claro....a menos que você ganhe a vida com isso....nesse caso eu estaria ferrado meu amigo (Mas ainda da pra trabalhar na Ubisoft)
Mas dai eu me toquei de uma coisa cara....e acho que TODO MUNDO da comunidade do Game Maker (e até de outros softwares deveriam se tocar)...por que raios eu iniciei no Game Maker? Para fazer jogos pois eu gosto disso!! Você não tem que fazer jogos esperando agradar outras pessoas, já que a primeira pessoa que deve se sentir bem com isso é você!! Reconhecimento é bom, mas isso vem com o tempo e pratica!! Se meu jogo for um desastre, paciência, da próxima vez eu vou melhorar.
E usando o feedback desse projeto vou aperfeiçoando minha habilidade.No concurso top down eu acho, eu fiz um projeto mas acabei desistindo pois era muito complicado...Depois de sei lá quanto tempo forado GM e ainda tendo que relembrar quase tudo tem esse projeto...nesse projeto Criado em quarta-feira, 20 de agosto de 2014, 22:29:36 e terminado em Ontem, 21 de agosto de 2014, 23:44:10, muito mais complexo que o outro, me diverti TANTO mas TANTO que me dei ao trabalho de incluir VÁRIOS detalhes como imagem de load, uma tela de menu inicial (que eu iria colocar mesmo se não fosse exigência) e até criei um logotipo para a "produtora" do jogo!!! Estou até pensando em fazer um sistema de Ranking baseado em tempo de termino (embora EU sabendo TUDO do jogo só tenha terminado ele 1 vez ashuahsuaushu Tá difícil galera )
Se ficou ruim....fazer o que alem de melhorar! O importante é se divertir!!
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Mateus O de Andrade- Games Ranking :
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
PedroX, no tópico você diz que não há problema usar gráficos já prontos. Como antes do início do concurso eu já estava criando um jogo de sobrevivência, tenho vários gráficos para isso e pretendo usa-los. A questão é: A partir do momento que eu criar os controles e os sistemas para o novo jogo, automaticamente ele se assemelhará ao jogo que já estava em desenvolvimento, assim como os jogos que estão sendo inscritos também se assemelham.
Como fica? Dá para participar ou não?
Como fica? Dá para participar ou não?
douglas444- Data de inscrição : 13/02/2012
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Será desclassificado quem usar um projeto iniciado antes do concurso. Se você iniciou esse projeto do zero, não tem problema usar gráficos de outros jogos.
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Mateus, o problema não é agradar os outros, é agradar a mim mesmo. Eu começo a fazer um projeto, e vejo que ele está ficando complicado demais e que não terá como finaliza-lo a tempo, ou principalmente, eu começo a fazer o projeto, quando começo a programar, perco a vontade de programa-lo, de fazer os cenários, e isso acontece muito.
Hoje comecei meu terceiro projeto para o concurso e segunda engine(o primeiro não saiu da idéia), seguindo a linha básica dos outros dois, porém com os comandos mais simples e desta vez com uma base um pouco diferente, e um cenário muito menor.
Acredito que este projeto evolua, devido a sua simplicidade e pelo jogo vir a ser muito dinâmico.
De mais, me restam uns 7 dias para criar o jogo, e se conseguir fazer toda programação em tempo habil, poderei prestar uma atenção a parte gráfica.
Hoje comecei meu terceiro projeto para o concurso e segunda engine(o primeiro não saiu da idéia), seguindo a linha básica dos outros dois, porém com os comandos mais simples e desta vez com uma base um pouco diferente, e um cenário muito menor.
Acredito que este projeto evolua, devido a sua simplicidade e pelo jogo vir a ser muito dinâmico.
De mais, me restam uns 7 dias para criar o jogo, e se conseguir fazer toda programação em tempo habil, poderei prestar uma atenção a parte gráfica.
Re: [#CQ20] Sobrevivência
É normal isso, theguitarmester. Eu também comecei uns 3 jogos diferentes pra esse CQ, mas no decorrer eu perco a motivação por n razões.
Neste caso em especial eu me desanimei porque todas as ideias que tive que estavam mais de acordo com a premissa de um gameplay mais criativo esbarraram na questão do personagem precisar ser o foco dos inimigos.
Por mais que eu tenha tentado fugir do óbvio shooter com zumbis ou algo assim, não consegui bolar nada que valesse a participação.
Neste caso em especial eu me desanimei porque todas as ideias que tive que estavam mais de acordo com a premissa de um gameplay mais criativo esbarraram na questão do personagem precisar ser o foco dos inimigos.
Por mais que eu tenha tentado fugir do óbvio shooter com zumbis ou algo assim, não consegui bolar nada que valesse a participação.
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Dotted e Guitar, vcs tem q ter foco senhores u_u
É dificil não desanimar mesmo com um game, aidna mais quando o tempo vai ficando curto, mas acho que o segredo é nao tentar dar um passo maior que a perna, mas ao mesmo tempo se desafiando até certo ponto...
Eu nao sei a motivação de vcs, mas eu faço os games que eu gostaria de jogar, isso que me impulsiona
É dificil não desanimar mesmo com um game, aidna mais quando o tempo vai ficando curto, mas acho que o segredo é nao tentar dar um passo maior que a perna, mas ao mesmo tempo se desafiando até certo ponto...
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Também faço jogos que acharia interessante jogar, porém o primeiro jogo que pensei, embora tecnicamente eu saberia fazer tudo, na prática iria demorar muito tempo, porque era cheio de recursos, e eu peguei uma mania um pouco chata para fazer jogos, que me faz travar muito, que é a mania de querer fazer as coisas terem um sentido lógico e real. No meu jogo D&V, esse foi um dos motivos para eu não dar continuidade, achar um cenário que fizesse sentido lógico, e isso é muito difícil em jogos de plataforma, ter uma fase com lógica e ao mesmo tempo divertida, para falar a verdade, conheço nenhum jogo que tenha sentido lógico e seja de plataforma.
Dharrisom, no teu concurso de visãoDeCima eu só fui achar um jogo que me interessase quase no fim, e até perdi o tempo de entrega, mas no entanto continuei o projeto e é o projeto que mais construí ultimamente.
Algum dia desses eu o posto no forum.
Dharrisom, no teu concurso de visãoDeCima eu só fui achar um jogo que me interessase quase no fim, e até perdi o tempo de entrega, mas no entanto continuei o projeto e é o projeto que mais construí ultimamente.
Algum dia desses eu o posto no forum.
Re: [#CQ20] Sobrevivência
Mas eu tive. Meu foco num primeiro momento foi encontrar um contexto de gameplay que contemplasse o quesito da criatividade (mesmo que parcialmente). (e o fato de eu não ter prosseguido foi justamente por manter tal foco)dharrison escreveu:Dotted e Guitar, vcs tem q ter foco senhores u_u
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Finalmente hoje eu consegui encontrar um projeto que gostei de programar, porém o problema desse jogo é que ele é pouco criativo.
Mas hoje e amanha vou estar trabalhando bastante no jogo(visto que no meio da semana estou sem tempo), vou criar toda a engine do jogo e depois que estiver basicamente pronta, tentarei criar elementos para diferencia-lo.
Mas hoje e amanha vou estar trabalhando bastante no jogo(visto que no meio da semana estou sem tempo), vou criar toda a engine do jogo e depois que estiver basicamente pronta, tentarei criar elementos para diferencia-lo.
Re: [#CQ20] Sobrevivência
theguitarmester escreveu:Eu começo a fazer um projeto, e vejo que ele está ficando complicado demais e que não terá como finaliza-lo a tempo, ou principalmente, eu começo a fazer o projeto, quando começo a programar, perco a vontade de programa-lo, de fazer os cenários, e isso acontece muito.
Isso é sindrome da falta de tempo amigo, isso acontece quando você tem outras ocupações (geralmente trabalho) que roubam quase todo o seu tempo, basta voce ficar um dia inteiro sem mexer em seu projeto que você desanima dele, eu sofria muito disso até que um dia eu resolvi sair do meu trabalho, pois eu nao estava vivendo para nada, agora eu estou conseguindo criar, e estudar novas engines para criar games e me sinto bem melhor, nem todo mundo conseguiria resolver o problema da forma que resolvi, mas eu apenas esclareci a você o que acontece isso, quanto a questão do jogo começar a ficar complicado com o tempo, isso depende do tipo de jogo que você vai fazer, o game maker não tem funções pre-definidas como o rpg maker, que as vezes poderia ajudar a acelerar alguns jogos e a evitar de algumas funções se enroscarem e o maker se perder todo, eu to tentando fazer algo simples e colocando mais detalhes a medida que posso, se eu nao conseguir vou atualizando depois que o concurso terminar, o importante é ter algo o mais jogável possível primeiro.
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
É algo assim mesmo, tem o estágio, colégio, de tarde eu meio cansado não tenho tanta vontade para programar, e meu tempo ainda reduzirá mais nesses dias, dependendo de umas coisas.
Mas agora to conseguindo progredir e tenho o dia de hoje para programar bastante.
Mas agora to conseguindo progredir e tenho o dia de hoje para programar bastante.
Re: [#CQ20] Sobrevivência
Pessoal, faltam apenas 5 dias. Quem já está fazendo, não desanime. Quem ainda não está, comece já. Boa sorte, pessoal!
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Sei que talvez seja pedir demais, mas mesmo assim eu irei pedir.
Gostaria de saber se o prazo para a entrega do jogo pudesse ser prorrogado até 12:00am de segunda feira, visto que só terei acesso de internet na segunda, depois que a sexta passar, e só tenho tempo mesmo para fazer o jogo no feriado(sab-dom), então se não puder entregar na segunda, perderei o final de semana para desenvolvimento, e meu jogo não passará de um beta cheio de rabiscos e erros.
Gostaria de saber se o prazo para a entrega do jogo pudesse ser prorrogado até 12:00am de segunda feira, visto que só terei acesso de internet na segunda, depois que a sexta passar, e só tenho tempo mesmo para fazer o jogo no feriado(sab-dom), então se não puder entregar na segunda, perderei o final de semana para desenvolvimento, e meu jogo não passará de um beta cheio de rabiscos e erros.
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