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[#CQ20] Sobrevivência
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GMBR :: Outros assuntos :: Concursos :: Concursos Quinzenais
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[#CQ20] Sobrevivência
Sobrevivência
Hoje, sábado, dia 16/08/2014, está começando o Concurso Quinzenal #20!
Esse tópico é o edital oficial desta edição dos Concursos Quinzenais. Todas as informações pertinentes estarão abaixo.
Duração:
~ 12:00h de hoje até o último segundo de Agosto ~
Tema:
O seu jogo deverá ser baseado no tema "Sobrevivência". De alguma forma, seu player deve sobreviver a alguma coisa. Pode ser um ambiente destrutivo, vários inimigos, a combinação dos dois ou qualquer outra coisa que enfatize a sobrevivência do player. Não pode ser a sobrevivência de um amigo do player nem nada do tipo. O alvo deve ser o player.
Regras:
Os jogos participantes devem ser criados no Game Maker e conter:
- Menu inicial: com opções, pelo menos, para Jogar e Sair.
- Pelo menos um cenário completo. Todos devem estar relacionados ao tema.
- Créditos: você deverá informar as páginas de onde pegou seus recursos, ou o nome de quem os fez, seja ao apertar um botão do teclado ou ao clicar em um no menu inicial.
É permitido:
- Usar Extensões, Scripts, Libs e DLLs próprios e de terceiros.
- Usar sprites, fontes, backgrounds, tiles, sons e músicas de terceiros.
- Usar editores e/ou geradores de imagem, cenários, efeitos sonoros, e similares.
- Quaisquer outras coisas de terceiros estão proibidas.
- Participar com mais de um projeto.
- Participar em equipe.
Será DESCLASSIFICADO o desenvolvedor que:
- Enviar o projeto após o fim de Agosto.
- Não dar os créditos pelos recursos usados no jogo.
- Plagiar algum jogo.
- Não usar o Game Maker para criar seu projeto.
- Zerar quaisquer itens de avaliação.
Critérios de Avaliação:
- Relação com o tema (4 pontos)
Quanto mais o jogo tiver relação com o tema, mais pontos ganhará nesse item.
- Jogabilidade (4 pontos)
Serão considerados positivamente os fatores: ausência de bugs, controles fáceis, dinâmica, objetivos, recompensas etc. O estilo de jogo pode dispensar alguns desses itens, sem perda de nota.
- Criatividade / Originalidade (3 pontos)
Quanto mais inovador e origina, mais pontos ganhará. Use de conceitos pouco ou nunca usados em outros jogos.
- Gráficos (3 pontos)
Os gráficos devem combinar entre si e com a proposta do jogo. Não precisam ser originais. No entanto, se usarem gráficos originais, não perderão nota por causa de qualidade (falta de habilidade). Podem até perder por falta de combinação.
- Efeitos Sonoros e Músicas (2 pontos)
Use de efeitos sonoros e músicas para melhorar a experiência do jogador. A combinação com o restante do jogo é que definirá a sua nota.
- Votação dos membros
Os jogos com o maior número de votos receberão 2 pontos.
Os jogos com o segundo maior número de votos receberão 1 ponto.
- [Bônus] Jogo mais divertido (1 ponto)
Aquele que fizer o jogo mais divertido ganhará 1 ponto de bônus.
Clique aqui para ver as Perguntas previstas
Premiação:
- Medalhas de Ouro, Prata e Bronze.
- Divulgação dos três no canal NextLevel (ainda não confirmado).
- Entrevista com os ganhadores, sobre o assunto que desejarem.
- O jogo ganhador será destacado no Portal até o final do próximo CQ.
- Parceria com o site do ganhador, durante 1 mês ou mais (dependendo das circunstâncias).
- Todos os jogos serão divulgados na página oficial da GMBR no Facebook, e em alguns fóruns com grande movimento.
- Pedido especial do ganhador (a ser julgado pela administração).
Inscrição
Basta postar um tópico, de acordo com as regras para tópicos de projetos em desenvolvimento, em: https://gmbr.forumeiros.com/f21-entregas
Critérios de desempate
Terão classificação maior, na ordem a seguir, em caso de empate, os jogos que forem mais:
-Completos.
-Divertidos.
-Inovadores.
-Bonitos.
Jogos participantes
Durante o período do concurso, acesse: https://gmbr.forumeiros.com/f21-entregas
Após o concurso, os projetos serão colocados na seção de projetos completos ou na seção de projetos em desenvolvimento, sendo encontrados pela busca (usar a expressão "CQ20").
Vencedores
Ouro:
Prata:
Bronze:
Citação de honra:
Jogo mais divertido:
Jogo mais bonito:
Jogo mais criativo:
Melhor programador:
Melhor artista (gráficos originais):
Melhor sonoplasta (efeitos sonoros originais):
Melhor roteirista (ideias originais):
Jogo mais completo:
Criador revelação (iniciante destacado):
------------------------------------------------------------
Por que você deveria participar?
Porque essa é sua chance de testar seus conhecimentos no Game Maker, se divertir bastante e divulgar amplamente seu projeto.
Se você é iniciante, não deixe de participar. Veja o item "Criador revelação".
Se você não é programador, mas é artista gráfico ou sonoro, roteirista, level designer, beta tester ou faz qualquer outra coisa na criação de jogos, informe a todos neste tópico.
Se você é programador experiente, mas não é artista, preocupe-se a princípio com a jogabilidade e a diversão. Então, nos últimos três dias, procure por recursos de terceiros ou faça você mesmo.
Contamos com a sua participação, e que esse seja o maior concurso já feito até hoje!
Última edição por PedroX em Sáb 16 Ago 2014, 12:13, editado 4 vez(es)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
FAQ
Posso criar um tópico para meu jogo mesmo que ele nem tenha sido iniciado?
Sim. Você não precisa postar o download, apenas o tópico com o nome do jogo e uma descrição. O tópico só precisa estar completo no último dia. Seu tópico será movido no final do concurso para a seção apropriada.
Posso participar em equipe?
Sim, com número ilimitado. A medalha vai para quem entregar. Os outros prêmios podem até se aplicar à equipe toda.
Por que o jogo não pode ser feito em outra engine?
Porque o fórum é sobre Game Maker e fica mais fácil detectar plágios.
O jogo pode ser feito em qual tipo de visão ?
Tanto faz. Pode ser 3D, isométrico, plataforma, top down ou qualquer outro.
Quem pode participar?
Todos, exceto os avaliadores.
Posso usar qualquer versão do Game Maker?
Sim, tanto pagas como gratuitas, incluindo as anteriores ao GM:S, .
Posso fazer um remake?
Sim, mas não se esqueça dos critérios Diversão e Criatividade.
Devo entregar o código-fonte (gmk, gmx, gmz ou similar)?
Somente se quiser. A comunidade incentiva os projetos open source, mas isso não influenciará na sua nota. No caso de suspeita de plágio, será obrigatório entregar o source.
Devo iniciar um projeto do zero?
Sim. Você pode até importar gráficos e áudio de outros projetos, mas a jogabilidade deve ser diferente, inovadora. É importante que todos os códigos sejam novos. Sendo assim, os objetos e rooms não podem ser importados de outros projetos.
Quantos links de download são necessários?
Apenas um, de preferência do MediaFire. Recomendamos que envie tantos quanto puder, para evitar problemas de download.
Quem vai avaliar?
Alguns avaliadores escolhidos por mim, e os próprios membros. Veja a mensagem principal para saber mais.
Posso entregar o projeto depois do prazo?
Nem adianta, porque será recusado, mesmo se houver problemas com internet ou energia elétrica.
Posso entregar o projeto em GMK?
Sim, mas é opcional.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Diferente do outro, este eu gostei do tema, que mesmo não sendo algo desafiafor é legal de se programas nesse estilo, esse tema, é muito parecido com o tema Arcade, visto que vários deles são de sobrevivência. mas com isso fica a dúvida, jogos como street fighter e mortal kombat(ambos dos arcades/fliperama) são considerados de sobrevivência? visto que você joga até morrer(ou vencer), ou ainda mais, nos modos em que sua vida não volta de luta a luta?
De mais, pretendo participar mesmo desse.
De mais, pretendo participar mesmo desse.
Re: [#CQ20] Sobrevivência
PedroX escreveu:De alguma forma, seu player deve sobreviver a alguma coisa. [...] Não pode ser a sobrevivência de um amigo do player nem nada do tipo. O alvo deve ser o player.
Interessante a questão do theguitarmester, uma vez que a descrição do tema estipula basicamente que o jogador deve sobreviver à algo (ou seja, evitar/lutar contra) e que este (o jogador) deve ser a premissa do gameplay.theguitarmester escreveu:jogos como street fighter e mortal kombat(ambos dos arcades/fliperama) são considerados de sobrevivência?
Pensando nisso praticamente qualquer gênero poderia se "encaixar" no tema, desde que haja um objeto jogador controlável que realiza alguma ação para evitar sua própria morte. Todavia eu poderia citar hipoteticamente um contexto onde o protagonista é um médico e deve realizar uma cirurgia em si próprio (é um jogo, não precisa seguir a realidade) usando um nano-robô.
Nesse caso o foco da ação ainda seria o jogador, mas este estaria representado "in game" na forma de uma pequena nave ou etc que tem por objetivo impedir que os inimigos causem dano ao seu corpo físico... pois bem, o corpo não é o objeto jogável e portanto não deve ser o objeto de sobrevivência, mas aqui ele constitui a própria entidade do jogador.
Fica óbvio que a descrição limita o uso de um elemento "terceiro" como meta (guerreiros defendendo um castelo, por exemplo), mas de certo modo não exclui a possibilidade de compartilhar esse foco com outros elementos.
Convidado- Convidado
Re: [#CQ20] Sobrevivência
Verdade... Acrescentando um enredo específico, qualquer jogo pode ser encaixado no tema...Dotted Chaos escreveu:PedroX escreveu:De alguma forma, seu player deve sobreviver a alguma coisa. [...] Não pode ser a sobrevivência de um amigo do player nem nada do tipo. O alvo deve ser o player.Interessante a questão do theguitarmester, uma vez que a descrição do tema estipula basicamente que o jogador deve sobreviver à algo (ou seja, evitar/lutar contra) e que este (o jogador) deve ser a premissa do gameplay.theguitarmester escreveu:jogos como street fighter e mortal kombat(ambos dos arcades/fliperama) são considerados de sobrevivência?
Pensando nisso praticamente qualquer gênero poderia se "encaixar" no tema, desde que haja um objeto jogador controlável que realiza alguma ação para evitar sua própria morte. Todavia eu poderia citar hipoteticamente um contexto onde o protagonista é um médico e deve realizar uma cirurgia em si próprio (é um jogo, não precisa seguir a realidade) usando um nano-robô.
Nesse caso o foco da ação ainda seria o jogador, mas este estaria representado "in game" na forma de uma pequena nave ou etc que tem por objetivo impedir que os inimigos causem dano ao seu corpo físico... pois bem, o corpo não é o objeto jogável e portanto não deve ser o objeto de sobrevivência, mas aqui ele constitui a própria entidade do jogador.
Fica óbvio que a descrição limita o uso de um elemento "terceiro" como meta (guerreiros defendendo um castelo, por exemplo), mas de certo modo não exclui a possibilidade de compartilhar esse foco com outros elementos.
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
E se eu fizer um jogo onde controlo 6 personagens, todos seriam players pode ser assim?
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Sim, muitos jogos poderiam se encaixar no tema, e não vejo problema nisso. No entanto, quanto mais o jogo tiver relação com Sobrevivência, mais pontos ganhará. Mais abaixo.Pensando nisso praticamente qualquer gênero poderia se "encaixar" no tema, desde que haja um objeto jogador controlável que realiza alguma ação para evitar sua própria morte.
O objeto jogável é o que deve sobreviver, apenas isto. Sendo assim, ele é que deverá ser atacado por alguma coisa....o protagonista é um médico e deve realizar uma cirurgia em si próprio... usando um nanorrobô...que tem por objetivo impedir que os inimigos causem dano ao seu corpo físico... pois bem, o corpo não é o objeto jogável e portanto não deve ser o objeto de sobrevivência, mas aqui ele constitui a própria entidade do jogador
Considerando que "seu player deve sobreviver a alguma coisa", o compartilhamento de foco não é permitido. O player não será o médico, mas o nanorrobô....a descrição...de certo modo não exclui a possibilidade de compartilhar esse foco com outros elementos.
Não se enquadram tanto, porque o tema Sobrevivência está mais relacionado a se defender de alguma coisa, e não vencê-lo. Nesse sentido, não teria fim. Ou seja, você sobrevive até morrer. Não pode ganhar.jogos como street fighter e mortal kombat(ambos dos arcades/fliperama) são considerados de sobrevivência? visto que você joga até morrer(ou vencer), ou ainda mais, nos modos em que sua vida não volta de luta a luta?
Nem todo jogo. Além disso, está bem claro no tópico que o jogo não pode ter sido iniciado antes do concurso. E, mesmo que muitos jogos se relacionem com o tema, o jogo será criado especialmente para se adequar a este. Quanto mais relação tiver com o tema, melhor para você.Verdade... Acrescentando um enredo específico, qualquer jogo pode ser encaixado no tema...
Considerando que todos sejam jogáveis, sim. Mas todos eles devem ser atacados o tempo todo.E se eu fizer um jogo onde controlo 6 personagens, todos seriam players pode ser assim?
O concurso, desde o penúltimo, está durando 15 dias e 12 horas, para que durante estas as dúvidas possam ser sanadas.
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Ok então vou começar, boa sorte a todos...
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Pergunta Hipotética...
Tenho um conceito de jogo, no qual já desenhei algumas estruturas do game, porem o mesmo nunca foi programado, publicado, ou jogado kk ate mesmo pois não foi iniciado.
Esse projeto pode ser inscrito ?
O jogo no qual me refiro possui uma fanpage com seguidores onde alguns conceitos gráficos foram mostrados porem como eu disse o jogo não foi iniciado em questão de programação ainda!
Tenho um conceito de jogo, no qual já desenhei algumas estruturas do game, porem o mesmo nunca foi programado, publicado, ou jogado kk ate mesmo pois não foi iniciado.
Esse projeto pode ser inscrito ?
O jogo no qual me refiro possui uma fanpage com seguidores onde alguns conceitos gráficos foram mostrados porem como eu disse o jogo não foi iniciado em questão de programação ainda!
Última edição por DNilo em Sáb 16 Ago 2014, 22:11, editado 1 vez(es)
Re: [#CQ20] Sobrevivência
Pode ser demo?
Porque estou planejando um jogo com vários recursos e com uma história bem aplicada.
Faz tempo que não faço um projeto com recursos e o termino(ou chego a um ponto de demo).
No momento estou fazendo o desenvolvimento do jogo, isto é, um levantamento de tudo que terei que fazer no jogo e o que terá e como será a história(que a pouco mudei de opinião de como ela será).
Porque estou planejando um jogo com vários recursos e com uma história bem aplicada.
Faz tempo que não faço um projeto com recursos e o termino(ou chego a um ponto de demo).
No momento estou fazendo o desenvolvimento do jogo, isto é, um levantamento de tudo que terei que fazer no jogo e o que terá e como será a história(que a pouco mudei de opinião de como ela será).
Re: [#CQ20] Sobrevivência
Aqui você considera tanto a sobrevivência "ativa" (ex: metralhar zumbis que querem retalhá-lo vivo) quando a "passiva" (ex: explorar o cenário em busca de comida, água e etc)?PedroX escreveu:quanto mais o jogo tiver relação com Sobrevivência, mais pontos ganhará
Convidado- Convidado
Re: [#CQ20] Sobrevivência
DNilo, faça algo especialmente para o CQ. Se foi pensado antes, não serve.
theguitarmester, sim. Mas lembre-se que "mais completo" é um critério de desempate. Além disso, um "cenário completo" é obrigatório.
Dotted, a "Ativa" serve no exemplo de "vários inimigos" que citei, e a "Passiva" no "ambiente destrutivo" (inóspito).
theguitarmester, sim. Mas lembre-se que "mais completo" é um critério de desempate. Além disso, um "cenário completo" é obrigatório.
Dotted, a "Ativa" serve no exemplo de "vários inimigos" que citei, e a "Passiva" no "ambiente destrutivo" (inóspito).
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Vlw por responder ;D era apenas para saber se poderia inscreve-lo no CQ kkk como não pode fazer oque Boa sorte a todos !
Re: [#CQ20] Sobrevivência
É ai que eu queria chegar... então é estritamente necessário que haja um elemento externo que propicie "risco" iminente, não bastando condições naturais como se alimentar e etc (supondo que o jogo envolva um ser vivo).PedroX escreveu:a "Passiva" no "ambiente destrutivo" (inóspito).
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Hm... Entendo.
Esse tema ta realmente bem interessante. Consigo imaginar várias possibilidades, só não sei se consigo arranjar tempo hehehe
Boa sorte a todos! Acho que esse concurso renderá ótimos jogos.
Esse tema ta realmente bem interessante. Consigo imaginar várias possibilidades, só não sei se consigo arranjar tempo hehehe
Boa sorte a todos! Acho que esse concurso renderá ótimos jogos.
douglas444- Data de inscrição : 13/02/2012
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x 1 x 1 x 0
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Eu só não participei do concurso de animais porque meu notebook ficou com defeito, fiquei sem poder 'realmente' entrar no forum...
Mas esse tema me interessou e vou participar...e...se o missingno não aparecer será uma competição bem justa, já que esse tema é bom pra qualquer nível de programação.
Mas esse tema me interessou e vou participar...e...se o missingno não aparecer será uma competição bem justa, já que esse tema é bom pra qualquer nível de programação.
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x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [#CQ20] Sobrevivência
Posso continuar um jogo, isto é. fazer o 2 dele. Seria um jogo e uma engine nova, mas seguiria o estilo inicial do 1, porém com mais elementos e outra história.
Re: [#CQ20] Sobrevivência
Desde que a originalidade esteja em alta, você pode. Use de conceitos novos, como é incentivado no tópico.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
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O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: [#CQ20] Sobrevivência
Entregue uma versão para Windows, já que nem todos os avaliadores poderão testar nos celulares deles.
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