GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Ontem à(s) 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42


Ajuda para se Manter agachado ^^

4 participantes

Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por Pegore Qui 14 Ago 2014, 14:07

Oi, sou novo no forum e novo com o GMS, gostaria de pedir uma ajuda, estou desenvolvendo um game, mas estou tendo dificuldades com a movimentaçao...

gostaria que meu personagem agachase com um botao, e com o mesmo botao ele levantase, igual no jogo metal gear solid, mas nao sei o codigo pra que isso funcione

Como faço para que 1 botao só seja 2 comandos ?

alguem pode mi ajudar ?


desde já grato pela ajuda!
Pegore
Pegore

Data de inscrição : 14/08/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por Isaque Onix Qui 14 Ago 2014, 14:26

crie uma variavel, e, quando voce apertar o botao de abaixar coloque variavel=!variavel

assim, se variavel = true, ele esta abaixado.
se variavel = false, ele esta em pe.
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por matheusco Qui 14 Ago 2014, 14:34

De uma maneira simples você pode fazer assim:

if keyboard_check_pressed(vk_space)
{
if agachado = 0
{
agachado = 1
exit
}
if agachado = 1
{
agachado = 0
exit
}
}

Basicamente, quando você clicar na barra de espaço ele vai conferir se o personagem já ta agachado ou não. Essa é a maneira que conheço, talvez exista alguma mais simples.

Convido a dar uma olhada no meu site, talvez tenha algo útil ;)
matheusco
matheusco

Data de inscrição : 10/08/2014
Reputação : 51
Número de Mensagens : 395
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por matheusco Qui 14 Ago 2014, 14:35

Isaque Onix escreveu:crie uma variavel, e, quando voce apertar o botao de abaixar coloque variavel=!variavel

assim, se variavel = true, ele esta abaixado.
se variavel = false, ele esta em pe.

Pois é, existe um jeito bem mais simples então Very Happy Acabei aprendendo também, obrigado.
matheusco
matheusco

Data de inscrição : 10/08/2014
Reputação : 51
Número de Mensagens : 395
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por Isaque Onix Qui 14 Ago 2014, 14:52

hehe faz parte, vivendo e aprendendo ;)

[edit]
bom, só pra lembrar, tem que ser o keyboard_check_pressed, se não, ele vai ficar levantando e abaixando varias vezes seguidas
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por Pegore Qui 14 Ago 2014, 15:14

Obrigado pelas respostas, ainda estou tentando... uma hora sai Happy
Pegore
Pegore

Data de inscrição : 14/08/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por Isaque Onix Qui 14 Ago 2014, 15:31

no evento create:
Código:
baixo=false
_sprite=-1
no evento step:
Código:
if(keyboard_check_pressed(vk_space)){baixo=!baixo}
no evento draw (e um exemplo pra esse caso!):
Código:
if(baixo=true){_sprite=SPRITE_ABAIXADO}else{_sprite=SPRITE_EM_PE}
draw_sprite(_sprite,0,x,y)
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por Pegore Qui 14 Ago 2014, 15:51

//Agachado

//Crouch Positions

if sprite_index = HeroStandRight and keyboard_check_pressed(vk_control){
    sprite_index = RightCrouch;
    Crouch = 1;
    
}

if sprite_index = HeroStandLeft and keyboard_check_pressed(vk_control){
    sprite_index = LeftCrouch;
    Crouch = 1;
    
}

if sprite_index = HeroStandUp and keyboard_check_pressed(vk_control){
    sprite_index = UpCrouch;
    Crouch = 1;
    
}

if sprite_index = HeroStand and keyboard_check_pressed(vk_control){
    sprite_index = DownCrouch;
    Crouch = 1;
    
}



eu so consigo fazer ele agachar se for um outro botao como no exemplo abaixo caso seja o mesmo, ele meio que da conflito



if Crouch=1 and keyboard_check_pressed(vk_space){
    sprite_index = HeroStand;
    Crouch = 0;
}


como que posso colocar no mesmo botao ? desculpa pela ignorancia , e que sou noob mesmo Happy
Pegore
Pegore

Data de inscrição : 14/08/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por Lighter Qui 14 Ago 2014, 16:07

Acho que acontece esse erre pois os teclados geralmente possuem 2 botões CTRL, verifique o outro e vê se ele funciona.. Aconteceu um erro semelhante comigo quando eu queria usar os numerais, pois os teclados geralmente possuem 2 locais para alojar os num pad.. Mas acho que é esse o seu erro flw.
Lighter
Lighter

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 16/01/2014
Reputação : 31
Número de Mensagens : 317
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0

http://google.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por matheusco Qui 14 Ago 2014, 16:11

Tem algum código depois disso?

if Crouch=1 and keyboard_check_pressed(vk_space){
sprite_index = HeroStand;
Crouch = 0;
}

Se tiver, você tem que colocar "exit" depois de "crouch = 0", se não dá conflito.
matheusco
matheusco

Data de inscrição : 10/08/2014
Reputação : 51
Número de Mensagens : 395
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por Pegore Qui 14 Ago 2014, 16:19

Não, so tem o resto das animaçoes

//Var

Right = 0;
Up = 0;
Left = 0;
Down =0

Crouch = 0;




//animation

//Direita
if keyboard_check(ord("D")) 
{
    sprite_index = RunRight;
    image_speed = 0.2;
    Right = 1;
}

if keyboard_check_released(ord("D"))
{
    sprite_index = HeroStandRight;

//Esquerda

if keyboard_check(ord("A")) 
{
    sprite_index = RunLeft;
    image_speed = 0.2;
    Left = 1;
}

if keyboard_check_released(ord("A"))
{
    sprite_index = HeroStandLeft;

//Acima

if keyboard_check(ord("W")) 
{
    sprite_index = RunUp;
    image_speed = 0.2;
    Up = 1;
}

if keyboard_check_released(ord("W"))
{
    sprite_index = HeroStandUp;
}

//Abaixo
if keyboard_check(ord("S")) 
{
    sprite_index = RunDown;
    image_speed = 0.2;
    Down = 1;
}

if keyboard_check_released(ord("S"))
{
    sprite_index = HeroStand;
}  

//Agachado

//Crouch Positions

if sprite_index = HeroStandRight and keyboard_check_pressed(vk_control){
    sprite_index = RightCrouch;
    Crouch = 1;
    
}

if sprite_index = HeroStandLeft and keyboard_check_pressed(vk_control){
    sprite_index = LeftCrouch;
    Crouch = 1;
    
}

if sprite_index = HeroStandUp and keyboard_check_pressed(vk_control){
    sprite_index = UpCrouch;
    Crouch = 1;
    
}

if sprite_index = HeroStand and keyboard_check_pressed(vk_control){
    sprite_index = DownCrouch;
    Crouch = 1;
    
}
Pegore
Pegore

Data de inscrição : 14/08/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por Pegore Qui 14 Ago 2014, 16:22

caralho veioo era isso mesmo, faltou colocar o Exit ! , agora esta respondendo como eu queria !!

if sprite_index = HeroStand and keyboard_check_pressed(vk_control){
    sprite_index = DownCrouch;
    Crouch = 1;
    exit
    
}

if Crouch = 1 and sprite_index = DownCrouch and keyboard_check_pressed(vk_control){
    sprite_index = HeroStand;
    Crouch = 0;
    exit
    
}

Funciono!!! Obrigadao!!
Pegore
Pegore

Data de inscrição : 14/08/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por Lighter Qui 14 Ago 2014, 16:29

Você também poderia usar o Else ao inves de exit? Desconheço essa função no gamemaker.
Lighter
Lighter

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 16/01/2014
Reputação : 31
Número de Mensagens : 317
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0

http://google.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por matheusco Qui 14 Ago 2014, 16:52

Lighter escreveu:Você também poderia usar o Else ao inves de exit? Desconheço essa função no gamemaker.

Isso eu descobri na tentativa e erro. Por exemplo:

if keyboard_check_pressed(vk_space) && crouch = 0
{
crouch = 1
}

if if keyboard_check_pressed(vk_space) && crouch = 1
{
crouch = 0
}

Quando eu tentava fazer isso, aparentemente um clique no space ativava os dois comandos, isso porque o segundo if vira verdadeiro quando o primeiro é ativado. Colocando "exit" no primeiro e no segundo ele para de rodar o programa e não ativa os dois comandos.
matheusco
matheusco

Data de inscrição : 10/08/2014
Reputação : 51
Número de Mensagens : 395
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por matheusco Qui 14 Ago 2014, 16:53

Pegore escreveu:caralho veioo era isso mesmo, faltou colocar o Exit ! , agora esta respondendo como eu queria !!

if sprite_index = HeroStand and keyboard_check_pressed(vk_control){
    sprite_index = DownCrouch;
    Crouch = 1;
    exit
    
}

if Crouch = 1 and sprite_index = DownCrouch and keyboard_check_pressed(vk_control){
    sprite_index = HeroStand;
    Crouch = 0;
    exit
    
}

Funciono!!! Obrigadao!!

De nada Smile
matheusco
matheusco

Data de inscrição : 10/08/2014
Reputação : 51
Número de Mensagens : 395
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por Lighter Qui 14 Ago 2014, 17:14

matheusco escreveu:
Lighter escreveu:Você também poderia usar o Else ao inves de exit? Desconheço essa função no gamemaker.

Isso eu descobri na tentativa e erro. Por exemplo:

if keyboard_check_pressed(vk_space) && crouch = 0
{
crouch = 1
}

if if keyboard_check_pressed(vk_space) && crouch = 1
{
crouch = 0
}

Quando eu tentava fazer isso, aparentemente um clique no space ativava os dois comandos, isso porque o segundo if vira verdadeiro quando o primeiro é ativado. Colocando "exit" no primeiro e no segundo ele para de rodar o programa e não ativa os dois comandos.

Pois é, testei os códigos com else e depois com exit, funcionaram normal, só quando eu não uso o exit nem else buga como relato o autor do tópico flw!
Lighter
Lighter

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 16/01/2014
Reputação : 31
Número de Mensagens : 317
Prêmios : Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0

http://google.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para se Manter agachado ^^ Empty Re: Ajuda para se Manter agachado ^^

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos