GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Sex 26 Abr 2024, 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


Como paralisar animação do personagem agachado?

2 participantes

Ir para baixo

Como paralisar animação do personagem agachado? Empty Como paralisar animação do personagem agachado?

Mensagem por Ranon Qua 01 Dez 2021, 20:18

Oi pessoal! Muito boa noite Very Happy Eu estou com uma dúvida que está me atormentando a dias. Será que alguém poderia me ajudar? A questão é: Eu tenho algumas animações do meu personagem 2D e preciso configurar o comando de agachar e permanecer naquela posição enquanto a tecla estiver sendo pressionada. Infelizmente, o que acontece é que se eu ficar segurando essa tecla, a animação fica em looping, quando o que eu quero é que ao final dela, permaneça agachado e só levante quando eu largar a tecla. O código que não está dando certo segue abaixo:

Código:

if keyboard_check(vk_nokey){
sprite_index=parado
image_speed=2/10
}
agachar_tecla= keyboard_check(ord("S"))


if agachar_tecla{
sprite_index=agachar
image_speed=2/10
}

Pelo pouco de lógica de programação que eu conheço, se eu digo que caso pressione S, o sprite rodará com image_speed=2/10, é isso que está gerando o looping. O certo seria que ao final do último frame da animação "agachar", a image_speed fosse igual a 0 ou algo do tipo, é aí que me embanano Mad . Lembrando que usei check_pressed tentando combinar com check_release anteriormente de alguma forma, mas sem sucesso. Desde já, muito obrigado por ter lido Happy  Conto com a sabedoria de vocês! Valew!
Ranon
Ranon

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 01/12/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios : Como paralisar animação do personagem agachado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Como paralisar animação do personagem agachado? Empty Re: Como paralisar animação do personagem agachado?

Mensagem por theguitarmester Qua 01 Dez 2021, 22:38

Boa noite e bem vindo! Very Happy


Eu to meio enferrujado no GameMaker, mas pelo que me lembro, pro que tu precisa, basicante tu só precisa conhecer esses dois carinhas: image_index e image_number.

Código:
image_index // qual é o índice atual da imagem/frame em que tu está
image_number // qual é o número imagens que tem nesse sprite
//Podes olhar a documentação pra entender melhor o funcionamento deles
(ambos são baseado no sprite atual que está no object)

Então basicamente tu precisa colocar um IF, e então se o image_index já tiver na final, fazer com que o image_speed seja zerada.

O código eu deixo pra exercício teu Very Happy
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : Como paralisar animação do personagem agachado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ranon gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como paralisar animação do personagem agachado? Empty Re: Como paralisar animação do personagem agachado?

Mensagem por Ranon Qui 02 Dez 2021, 01:07

Caramba, meu amigo, que avanço você me proporcionou!! Muito obrigado, mesmo! Very Happy Exatamente o que eu estava precisando:
Código:

if agachar_tecla{
sprite_index=agachar
image_speed=4/10

if image_index>10{image_speed=0} //Neste ponto, mantendo pressionado o S, quando chegar no frame 9 do sprite, ele congela, e só volta à posição em pé quando eu largo a tecla!
}
if keyboard_check(vk_nokey){sprite_index=parado image_speed=2/10}


Ele também tem a animação levantando, mas acredito que está tendo choque justamente porque eu disse que se o teclado checar que não há teclas pressionadas, ele automaticamente realiza: sprite_index=parado image_speed=2/10. Tentei algo como:
Código:

levantar_tecla= keyboard_check_released(ord("S"))

if levantar_tecla{
sprite_index=levanta
image_speed=2/10
if image_index>5{image_speed=0}
}
if keyboard_check(vk_nokey) and !levantar_tecla{
sprite_index=parado
image_speed=2/10
}

Mas não funcionou mesmo clown  De qualquer forma, numa próxima oportunidade quando você puder ajudar esse amigo analfabeto, ficarei mais grato ainda, haha.. Mas só essa questão que você já me ensinou hoje já acabou com vários dias de dor de cabeça. Mais uma vez, muito obrigado! cheers


Última edição por Ranon em Qui 02 Dez 2021, 01:09, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Errei o número dos sprites! Era 9, não 11)
Ranon
Ranon

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 01/12/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios : Como paralisar animação do personagem agachado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


theguitarmester gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como paralisar animação do personagem agachado? Empty Re: Como paralisar animação do personagem agachado?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos