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Como paralisar animação do personagem agachado?
2 participantes
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Como paralisar animação do personagem agachado?
Oi pessoal! Muito boa noite Eu estou com uma dúvida que está me atormentando a dias. Será que alguém poderia me ajudar? A questão é: Eu tenho algumas animações do meu personagem 2D e preciso configurar o comando de agachar e permanecer naquela posição enquanto a tecla estiver sendo pressionada. Infelizmente, o que acontece é que se eu ficar segurando essa tecla, a animação fica em looping, quando o que eu quero é que ao final dela, permaneça agachado e só levante quando eu largar a tecla. O código que não está dando certo segue abaixo:
Pelo pouco de lógica de programação que eu conheço, se eu digo que caso pressione S, o sprite rodará com image_speed=2/10, é isso que está gerando o looping. O certo seria que ao final do último frame da animação "agachar", a image_speed fosse igual a 0 ou algo do tipo, é aí que me embanano . Lembrando que usei check_pressed tentando combinar com check_release anteriormente de alguma forma, mas sem sucesso. Desde já, muito obrigado por ter lido Conto com a sabedoria de vocês! Valew!
- Código:
if keyboard_check(vk_nokey){
sprite_index=parado
image_speed=2/10
}
agachar_tecla= keyboard_check(ord("S"))
if agachar_tecla{
sprite_index=agachar
image_speed=2/10
}
Pelo pouco de lógica de programação que eu conheço, se eu digo que caso pressione S, o sprite rodará com image_speed=2/10, é isso que está gerando o looping. O certo seria que ao final do último frame da animação "agachar", a image_speed fosse igual a 0 ou algo do tipo, é aí que me embanano . Lembrando que usei check_pressed tentando combinar com check_release anteriormente de alguma forma, mas sem sucesso. Desde já, muito obrigado por ter lido Conto com a sabedoria de vocês! Valew!
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Re: Como paralisar animação do personagem agachado?
Boa noite e bem vindo!
Eu to meio enferrujado no GameMaker, mas pelo que me lembro, pro que tu precisa, basicante tu só precisa conhecer esses dois carinhas: image_index e image_number.
Então basicamente tu precisa colocar um IF, e então se o image_index já tiver na final, fazer com que o image_speed seja zerada.
O código eu deixo pra exercício teu
Eu to meio enferrujado no GameMaker, mas pelo que me lembro, pro que tu precisa, basicante tu só precisa conhecer esses dois carinhas: image_index e image_number.
- Código:
image_index // qual é o índice atual da imagem/frame em que tu está
image_number // qual é o número imagens que tem nesse sprite
//Podes olhar a documentação pra entender melhor o funcionamento deles
Então basicamente tu precisa colocar um IF, e então se o image_index já tiver na final, fazer com que o image_speed seja zerada.
O código eu deixo pra exercício teu
Ranon gosta desta mensagem
Re: Como paralisar animação do personagem agachado?
Caramba, meu amigo, que avanço você me proporcionou!! Muito obrigado, mesmo! Exatamente o que eu estava precisando:
Ele também tem a animação levantando, mas acredito que está tendo choque justamente porque eu disse que se o teclado checar que não há teclas pressionadas, ele automaticamente realiza: sprite_index=parado image_speed=2/10. Tentei algo como:
- Código:
if agachar_tecla{
sprite_index=agachar
image_speed=4/10
if image_index>10{image_speed=0} //Neste ponto, mantendo pressionado o S, quando chegar no frame 9 do sprite, ele congela, e só volta à posição em pé quando eu largo a tecla!
}
if keyboard_check(vk_nokey){sprite_index=parado image_speed=2/10}
Ele também tem a animação levantando, mas acredito que está tendo choque justamente porque eu disse que se o teclado checar que não há teclas pressionadas, ele automaticamente realiza: sprite_index=parado image_speed=2/10. Tentei algo como:
- Código:
levantar_tecla= keyboard_check_released(ord("S"))
if levantar_tecla{
sprite_index=levanta
image_speed=2/10
if image_index>5{image_speed=0}
}
if keyboard_check(vk_nokey) and !levantar_tecla{
sprite_index=parado
image_speed=2/10
}
Última edição por Ranon em Qui 02 Dez 2021, 01:09, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Errei o número dos sprites! Era 9, não 11)
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