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spawnar aleatoriamente e velocidade

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spawnar aleatoriamente e velocidade Empty spawnar aleatoriamente e velocidade

Mensagem por manobrother Seg 11 Ago 2014, 17:43

eu to fazendo um negocio de spawnar aleatoriamente e uso esse código:
instance_create(irandom(room_width+992), irandom(room_height+608),(obj_ninja1));

mas ele nao esta funcionando. Minha room mede 992 de largura (width) e 640 de altura (mas tem o 32 pixels do bloco do chão), enfim quero que ele spawne no canto inferior direito e inferior esquerdo aleatoriamente, as vezes na esquerda e as vezes na direita, mas nao esta dando.

Outra coisa e que eu queria que aumentasse a velocidade de spawnar com o tempo, mas eu não sou bom com alarmes, enfim agradeço desde ja para quem me ajudar!
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spawnar aleatoriamente e velocidade Empty Re: spawnar aleatoriamente e velocidade

Mensagem por Susano Seg 11 Ago 2014, 18:09

tenta colocar assim:
instance_create(irandom(room_width),irandom(room_height),(obj_ninja1));
voce colocou o +992 e o objeto desapareceu do mapa, como o room_width é 992, não precisa colocar +992, apenas deixe sem isto que funfa.
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spawnar aleatoriamente e velocidade Empty Re: spawnar aleatoriamente e velocidade

Mensagem por manobrother Seg 11 Ago 2014, 18:13

Susano escreveu:tenta colocar assim:
instance_create(irandom(room_width),irandom(room_height),(obj_ninja1));
voce colocou o +992 e o objeto desapareceu do mapa, como o room_width é 992, não precisa colocar +992, apenas deixe sem isto que funfa.


preciso que ele nasça somente nos cantos, com esse código ele nasce em qualquer lugar.
e o problema nao foi que ele apareceu, ele apareceu mas so em lugares errados
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spawnar aleatoriamente e velocidade Empty Re: spawnar aleatoriamente e velocidade

Mensagem por matheusco Seg 11 Ago 2014, 18:19

instance_create(irandom(room_width+992), irandom(room_height+608),(obj_ninja1));

Por que você está somando o tamanho da room ao tamanho da room?

Acho que você deveria fazer algo do tipo:

x = irandom(1)

if x = 0
{
  instance_create(room_width, room_height, obj_ninja1)
}
else
{
  instance_create(0, room_height, obj_ninja1)
}

Se o random der 0, ele vai spawnar no canto direito, qualquer coisa diferente disso (nesse caso se der 1) ele spawna no canto esquerdo.

Seu código não faz muito sentido porque às vezes vai dar um valor maior que a própria sala, pois você está randomizando o dobro do tamanho dela. Além disso, esse seu código permite que o obj_ninja apareça em qualquer lugar da sala.

Também não deve usar parênteses no objeto dentro da função, a função é instance_create(x, y, obj)
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spawnar aleatoriamente e velocidade Empty Re: spawnar aleatoriamente e velocidade

Mensagem por manobrother Seg 11 Ago 2014, 18:31

matheusco escreveu:instance_create(irandom(room_width+992), irandom(room_height+608),(obj_ninja1));

Por que você está somando o tamanho da room ao tamanho da room?

Acho que você deveria fazer algo do tipo:

x = irandom(1)

if x = 0
{
  instance_create(room_width, room_height, obj_ninja1)
}
else
{
  instance_create(0, room_height, obj_ninja1)
}

Se o random der 0, ele vai spawnar no canto direito, qualquer coisa diferente disso (nesse caso se der 1) ele spawna no canto esquerdo.

Seu código não faz muito sentido porque às vezes vai dar um valor maior que a própria sala, pois você está randomizando o dobro do tamanho dela. Além disso, esse seu código permite que o obj_ninja apareça em qualquer lugar da sala.

Também não deve usar parênteses no objeto dentro da função, a função é instance_create(x, y, obj)



é falando sobre meu código na verdade só percebi dps que coloquei, mas na verdade ele nao era meu problema xD, enfim vou testar aqui e ver o que da
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spawnar aleatoriamente e velocidade Empty Re: spawnar aleatoriamente e velocidade

Mensagem por matheusco Seg 11 Ago 2014, 18:33

manobrother escreveu:
matheusco escreveu:instance_create(irandom(room_width+992), irandom(room_height+608),(obj_ninja1));

Por que você está somando o tamanho da room ao tamanho da room?

Acho que você deveria fazer algo do tipo:

x = irandom(1)

if x = 0
{
  instance_create(room_width, room_height, obj_ninja1)
}
else
{
  instance_create(0, room_height, obj_ninja1)
}

Se o random der 0, ele vai spawnar no canto direito, qualquer coisa diferente disso (nesse caso se der 1) ele spawna no canto esquerdo.

Seu código não faz muito sentido porque às vezes vai dar um valor maior que a própria sala, pois você está randomizando o dobro do tamanho dela. Além disso, esse seu código permite que o obj_ninja apareça em qualquer lugar da sala.

Também não deve usar parênteses no objeto dentro da função, a função é instance_create(x, y, obj)



é falando sobre meu código na verdade só percebi dps que coloquei, mas na verdade ele nao era meu problema xD, enfim vou testar aqui e ver o que da

Acredito que desse jeito dê certo, mas se não der volta aqui que damos um jeito nisso Happy
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spawnar aleatoriamente e velocidade Empty Re: spawnar aleatoriamente e velocidade

Mensagem por manobrother Seg 11 Ago 2014, 18:47

matheusco escreveu:
manobrother escreveu:
matheusco escreveu:instance_create(irandom(room_width+992), irandom(room_height+608),(obj_ninja1));

Por que você está somando o tamanho da room ao tamanho da room?

Acho que você deveria fazer algo do tipo:

x = irandom(1)

if x = 0
{
  instance_create(room_width, room_height, obj_ninja1)
}
else
{
  instance_create(0, room_height, obj_ninja1)
}

Se o random der 0, ele vai spawnar no canto direito, qualquer coisa diferente disso (nesse caso se der 1) ele spawna no canto esquerdo.

Seu código não faz muito sentido porque às vezes vai dar um valor maior que a própria sala, pois você está randomizando o dobro do tamanho dela. Além disso, esse seu código permite que o obj_ninja apareça em qualquer lugar da sala.

Também não deve usar parênteses no objeto dentro da função, a função é instance_create(x, y, obj)



é falando sobre meu código na verdade só percebi dps que coloquei, mas na verdade ele nao era meu problema xD, enfim vou testar aqui e ver o que da

Acredito que desse jeito dê certo, mas se não der volta aqui que damos um jeito nisso Happy




cara testei aqui pus os numeros todos e tal, mas nao esta querendo spawnar, como eu posso fazer?
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spawnar aleatoriamente e velocidade Empty Re: spawnar aleatoriamente e velocidade

Mensagem por matheusco Seg 11 Ago 2014, 19:07

Você tá colocando os códigos no Step Event?

Faz assim, cria um objeto: obj_roomcontrol

Em Step Event coloca:

x = irandom(1)

if x = 0
{
 instance_create(room_width, room_height, obj_ninja1)
}
else
{
 instance_create(0, room_height, obj_ninja1)
}

Mas spawnar um monster por frame é muita coisa, então adiciona um contador:

Em Create Event você colocar:

cont = 0

Em Step Event:

cont += 1
x = irandom(1)

if cont = 10
{
if x = 0
{
 instance_create(room_width, room_height, obj_ninja1)
 cont = 0
}
else
{
 instance_create(0, room_height, obj_ninja1)
 cont = 0
}
}

Isso vai definir cont = 0 quando você criar, e cada frame vai adicionar 1 ao contador e redefinir x, quando o contador for igual a 10 e ele vai criar o ninja em um dos dois cantos e resetar o contador.

Vou abrir um projeto aqui pra testar.

Testei aqui e deu certo. Se o seu não estiver dando, talvez esteja criando o obj_ninja fora da tela ou abaixo do chão, confere as coordenadas.
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spawnar aleatoriamente e velocidade Empty Re: spawnar aleatoriamente e velocidade

Mensagem por manobrother Seg 11 Ago 2014, 19:16

matheusco escreveu:Você tá colocando os códigos no Step Event?

Faz assim, cria um objeto: obj_roomcontrol

Em Step Event coloca:

x = irandom(1)

if x = 0
{
 instance_create(room_width, room_height, obj_ninja1)
}
else
{
 instance_create(0, room_height, obj_ninja1)
}

Mas spawnar um monster por frame é muita coisa, então adiciona um contador:

Em Create Event você colocar:

cont = 0

Em Step Event:

cont += 1
x = irandom(1)

if cont = 10
{
if x = 0
{
 instance_create(room_width, room_height, obj_ninja1)
 cont = 0
}
else
{
 instance_create(0, room_height, obj_ninja1)
 cont = 0
}
}

Isso vai definir cont = 0 quando você criar, e cada frame vai adicionar 1 ao contador e redefinir x, quando o contador for igual a 10 e ele vai criar o ninja em um dos dois cantos e resetar o contador.

Vou abrir um projeto aqui pra testar.

Testei aqui e deu certo. Se o seu não estiver dando, talvez esteja criando o obj_ninja fora da tela ou abaixo do chão, confere as coordenadas.



o que eu nao estou entendendo é aonde colocar as coordenadas, sempre que coloco eles nascem no lugar errado
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spawnar aleatoriamente e velocidade Empty Re: spawnar aleatoriamente e velocidade

Mensagem por matheusco Seg 11 Ago 2014, 19:27

As coordenadoas do Game Maker são assim.

X começa no 0 e aumenta da esquerda pra direita.
Y começa no 0 e aumenta de cima pra baixo (assim mesmo, diferente do plano cartesiano da escola)

instance_create(x, y, obj)

você tem que colocar os valor em x e y na função.

Se colocar instance_create(room_width, room_height, obj_ninja1) você vai criar o ninja no canto direito inferior.

Se colocar instance_create(0, room_height, obj_ninja1), vai criar no canto esquerdo inferior.


E você pode mexer com esses valor, por exemplo:

x = room_width/2
y = room_height/2

Isso é o meio exato da sala.

x = room_width -100
y = room_height - 100

Isso é no canto inferior direito, mas 100 pixels afastado das bordas.
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spawnar aleatoriamente e velocidade Empty Re: spawnar aleatoriamente e velocidade

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qua 13 Ago 2014, 12:13

preciso que ele nasça somente nos cantos, com esse código ele nasce em qualquer lugar.
e o problema nao foi que ele apareceu, ele apareceu mas so em lugares errados

Se você quer escolher onde ele apareça para não aparecer onde você não quer pode usar o choose veja um exemplo:

Código:
Posicaox= choose(498,996) //pode mudar valores ou por mai
PosicaoY= choose(0,304,608)//pode mudar valores ou por mais
instance_create(Posicaox, PosicaoY, obj_ninja1)

assim ele irá spawnar onde você escolher que ele apareça, caso prefira gerar um spawn de uma distancia e outra aleatoriamente tem o randon range, ai vc define o valor inicial e final veja o exemplo:


Código:
Posicaox= random_range(498,996) //
PosicaoY= random_range(0,608)//
instance_create(Posicaox, PosicaoY, obj_ninja1)
o valor da frente e o ultimo indicam de onde até onde o ninja ira aparecer, ele não irá aparecer em posição maiores que a ultima nem menores que a primeira, se os valores tirem (0,2) os valores que ele irá aparecer é 0,1 e 2 entendeu?

duvidas é só perguntar ok.
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spawnar aleatoriamente e velocidade Empty Re: spawnar aleatoriamente e velocidade

Mensagem por Isaque Onix Qua 13 Ago 2014, 13:37

Tente:

Código:
choose(
instance_create(random(room_width),choose(0,room_height),obj_ninja1),
instance_create(choose(0,room_width),random(room_height),obj_ninja1))
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spawnar aleatoriamente e velocidade Empty Re: spawnar aleatoriamente e velocidade

Mensagem por manobrother Qua 13 Ago 2014, 14:19

Isaque Onix escreveu:Tente:

Código:
choose(
instance_create(random(room_width),choose(0,room_height),obj_ninja1),
instance_create(choose(0,room_width),random(room_height),obj_ninja1))


opa vlw consegui aqui
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spawnar aleatoriamente e velocidade Empty Re: spawnar aleatoriamente e velocidade

Mensagem por Isaque Onix Qua 13 Ago 2014, 14:30

falows... precisando ;)  blz blz 
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