Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Ontem à(s) 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
Após atualização à 1.3, projetos não compilam
4 participantes
Página 1 de 1
Após atualização à 1.3, projetos não compilam
Meus projetos no GMS 1.2 estavam funcionando normalmente, até atualizar para a versão 1.3 do programa, agora, sem alterar nada nos projetos, eles acusam erros, como "in object... in event... action number ... at line ...: - assignment operator expected - symbol } expected - malformed assignment statement" e quando olhos nos códigos, não há erro(aparentemente).
Editado: aparentemente aparece erro sempre onde é declarado variáveis temporárias ou globais(var e globalvar).
Editado: aparentemente aparece erro sempre onde é declarado variáveis temporárias ou globais(var e globalvar).
Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam
Eu estou usando a versão Early Access, mas eu posso voltar uma versão pra testar. Você pode mandar o código que está dando erro?
Btw, é exatamente na declaração das variáveis?
Em declaração de variável eles normalmente pedem ";"
Btw, é exatamente na declaração das variáveis?
Em declaração de variável eles normalmente pedem ";"
- Exemplo:
- var variavel1 = 10;
Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam
Early access?
Sei que se finaliza a função de criar variáveis com o ';' e estava tudo funcionando antes de atualizar da 1.2 para 1.3.1347 do GMS professional.
caso alguém que tenha atualizado e não teve problemas ou já resolveram, me digam como, obrigado.
Sei que se finaliza a função de criar variáveis com o ';' e estava tudo funcionando antes de atualizar da 1.2 para 1.3.1347 do GMS professional.
caso alguém que tenha atualizado e não teve problemas ou já resolveram, me digam como, obrigado.
Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam
Como exatamente você está fazendo isso? Não se pode definir os valores diretamente na declaração var. Você primeiro declara e depois seta o valor:
- Código:
var variavel;
variavel = 10
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam
Na verdade pode sim, mas só var e para globalvar não é possível.Markituh escreveu:Como exatamente você está fazendo isso? Não se pode definir os valores diretamente na declaração var. Você primeiro declara e depois seta o valor:Bom, pelo menos nas versões normais, talvez no Early Access ou até mesmo na última atualização tenham adicionado essa funcionalidade na GML e feito ela obrigatória, pelo "Assignment operator expected" (ele espera um operador de definição, o "="). Tenta definar as vars da forma que o Thomaz mostrou e vê se resolve.
- Código:
var variavel;
variavel = 10
Você deveria ter mostrada o código desde o primeiro post para nos ajudar a te ajudar.
Como é um erro de ma formatação o mais provável é: uma coisa que mudou (já faz muito tempo) é que agora você deve usar vírgula para separar as variáveis na criação.
- Código:
var a b c; // erro
var a,b,c;
a = 0;
b = 1;
c = 2;
var d = 0; // apenas locais
var e = 0; // apenas locais
globalvar x,y,z;
x = 0;
y = 1;
z = 2;
Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam
Kabecao escreveu:Como é um erro de ma formatação o mais provável é: uma coisa que mudou (já faz muito tempo) é que agora você deve usar vírgula para separar as variáveis de criação.
- Código:
var a b c; // erro
var a,b,c;
a = 0;
b = 1;
c = 2;
var d = 0; // apenas locais
var e = 0; // apenas locais
globalvar x,y,z;
x = 0;
y = 1;
z = 2;
E dava pra usar espaços? Pelo meu background em Pascal sempre usei vírgula para separar as declarações, mas pelo erro pode ser que seja isso mesmo, ou não. Ele disse que o código compilava normalmente na 1.2, que alteração bombástica que foi feita no lexer da GML para dar esses erros? Tinha um projeto meu que usava var em uns scripts e funcionou tranquilo depois da atualização... tem certeza mester que não mexeu em nada do código nessa parte do erro? Ou talvez o erro em si não seja nem nas declarações.
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam
não postei os códigos por estar pelo celular, e, achei que não havia muita necessidade.
Era exatamente a questão da vírgula mesmo, nessa nova atualização só funciona com vírgula, e notei outras alterações, como no comportamento da Draw_gui.
mas nesse mesmo projeto que eu coloquei no concurso(D&V - CQ18), não está executando quando tento rodar normalmente, é que nem se eu não tivesse feito alguma ação(nada acontece), está sendo rodado apenas no modo debug.
Era exatamente a questão da vírgula mesmo, nessa nova atualização só funciona com vírgula, e notei outras alterações, como no comportamento da Draw_gui.
mas nesse mesmo projeto que eu coloquei no concurso(D&V - CQ18), não está executando quando tento rodar normalmente, é que nem se eu não tivesse feito alguma ação(nada acontece), está sendo rodado apenas no modo debug.
Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam
@Markituh
Antigamente os dois modos eram possíveis.
Não teve grandes mudanças na formatação mais muitas "pequenas" coisas foram adicionadas como:
Eu não tenho grandes problemas em editar projetos antigos para as novas versões porque estou sempre informado das atualizações e nunca espero pra atualizar o GMS ou usar o Early Access.
Muitas vezes são poucos detalhes e coisas simples mas como em qualquer linguagem, um símbolo errado já é suficiente para fazer o jogo parar de funcionar.
Teve uma grande mudança interna no modo que o GMS desenha coisas na tela.
Você terá que revisar o projeto se usava funções e/ou recurso mais avançados.
Antigamente os dois modos eram possíveis.
Não teve grandes mudanças na formatação mais muitas "pequenas" coisas foram adicionadas como:
- Código:
i++;
++i;
i--;
--i;
g = 100 mod 2;
g = 100 % 2; // % = modulo
// Usar datas estruturadas como arrays
lista = ds_list_create();
lista[| 0] = 'verde';
lista[| 1] = 'vermelho';
lista[| 2] = 'azul';
map = ds_map_create();
map[? "Cor"] = lista[| 0];
grid = ds_grid_create();
grid[# 2,3] = 562;
// Passar ou retornar arrays como argumento
l[0] = 10;
l[1] = 15;
script(l);
r = l;
show_message(r[1]); // mostra 15
Eu não tenho grandes problemas em editar projetos antigos para as novas versões porque estou sempre informado das atualizações e nunca espero pra atualizar o GMS ou usar o Early Access.
Muitas vezes são poucos detalhes e coisas simples mas como em qualquer linguagem, um símbolo errado já é suficiente para fazer o jogo parar de funcionar.
Teve uma grande mudança interna no modo que o GMS desenha coisas na tela.
Você terá que revisar o projeto se usava funções e/ou recurso mais avançados.
Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam
Hoje consegui resolver o erro do jogo d&v só estar executando no modo debug(achei o problema quando nem estava procurando!), e a causa desse erro acontecer, foi porque com a nova atualização, adicionarao uma função com o mesmo nome que havia um script em meu jogo, e com a mesma função, o angle_difference. Então eu apenas troquei o nome do meu script(assim ele parou de ser utilizado, e sendo utilizado o nativo) e o jogo continuou funcionando 'normal'.
Mas só fui descobrir o motivo, quando abri e salvei o script, aparecendo na tela "invalid name", mas quando tentava executar, nada acontecia, e no modo debug rodava normal.
Entao caso alguém tenha esse problema, não deixem de checar os nomes dos scripts(e dos outros recursos).
Questão resolvida.
Mas só fui descobrir o motivo, quando abri e salvei o script, aparecendo na tela "invalid name", mas quando tentava executar, nada acontecia, e no modo debug rodava normal.
Entao caso alguém tenha esse problema, não deixem de checar os nomes dos scripts(e dos outros recursos).
Questão resolvida.
Tópicos semelhantes
» Tela preta após atualização do GMS
» [RESOLVIDO]Direction após morte
» redimensionar imagem apos abrila
» Problemas apos instalar o windows 8
» [Resolvido]Nao mover apos colisao
» [RESOLVIDO]Direction após morte
» redimensionar imagem apos abrila
» Problemas apos instalar o windows 8
» [Resolvido]Nao mover apos colisao
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|