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Erro em conseguir efeito de piercing na bala
2 participantes
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Erro em conseguir efeito de piercing na bala
Olá pessoal. Eu estava programando meu TD aqui, e queria tentar fazer uma bala atravessar 3 inimigos antes de "morrer". Eu tentei um código aqui para que a bala não batesse no mesmo inimigo mais de uma vez, mas ele fica nos extremos: Ou ele bate em um só e ignora os outros inimigos, ou ele acerta infinitos inimigos, ultrapassando o número de piercing que eu queria que fizesse.
Aqui está o código:
(código do inimigo, ao colidir com a bala)
Aqui está o código:
(código do inimigo, ao colidir com a bala)
- Código:
if other.kind=16 or other.kind=17 { /// a var kind é o tipo de bala.
if other.pierce=noone or !other.pierce=id { /// a var pierce é da bala.
other.pierce=id; /// transforma o pierce no id do inimigo, pra que não o acerte mais de uma vez.
hp-=other.damage; /// inimigo perdendo vida.
other.pierce_hp-=1; /// retira um pierce da bala
}
if other.pierce_hp=0 or other.pierce_hp<0 { ///se a bala acabar o pierce.
with (other) {
instance_destroy(); /// bala some
}
}
}
Re: Erro em conseguir efeito de piercing na bala
!other.pierce=id
O certo seria:
other.pierce!=id
O certo seria:
other.pierce!=id
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Erro em conseguir efeito de piercing na bala
Então esse símbolo você põe depois da igualdade?
Hmmm, parece que funcionou! Puxa, obrigado mesmo!
Hmmm, parece que funcionou! Puxa, obrigado mesmo!
Re: Erro em conseguir efeito de piercing na bala
! é um operador e != é outro.
! inverte o valor booleano.
!= significa diferente
Digamos que você tenha o código:
Agora suponha que você tenha o código em um objeto:
Lembrando que para o Game Maker valores acima de 0.5 são considerados true, e abaixo de 0.5, false.
if (0.2) // não vai executar, 0.2 é false
if (0.6) // vai executar, 0.6 é true
E por aí vai...
Faça o teste:
Só que para isso você não pode usar ==true nem ==false, porque o GM transforma true em 1 e false em 0...
Não sei se isso é um bug, ou é proposital... Mas você quase nunca usará.
! inverte o valor booleano.
!= significa diferente
Digamos que você tenha o código:
- Código:
abc = 1;
if (!abc = 1)
{
}
Agora suponha que você tenha o código em um objeto:
- Código:
//suponhamos que o id do objeto seja 100008
abc = 10;
if (!abc = id) // é o mesmo que if (false = id), o que não é verdade
{
}
if (abc != id) // é o mesmo que if (10 != id)
{
}
Lembrando que para o Game Maker valores acima de 0.5 são considerados true, e abaixo de 0.5, false.
if (0.2) // não vai executar, 0.2 é false
if (0.6) // vai executar, 0.6 é true
E por aí vai...
Faça o teste:
- Código:
for(i=-1; i<=1; i+=0.1)
{
if (i) s='true'; else s='false';
show_message(string(i)+' é '+s);
}
Só que para isso você não pode usar ==true nem ==false, porque o GM transforma true em 1 e false em 0...
Não sei se isso é um bug, ou é proposital... Mas você quase nunca usará.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Erro em conseguir efeito de piercing na bala
Muito obrigado PedroX, você esclareceu muito bem a diferença entre o posicionamento do símbolo! Muito obrigado novamente!
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