GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?
por Super Games Ontem à(s) 01:27

» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42


Sprite de pulo animado.

2 participantes

Ir para baixo

Sprite de pulo animado.  Empty Sprite de pulo animado.

Mensagem por WaddMatt Qui 01 maio 2014, 14:13

Olá pessoal. Sou novo aqui no site e no aprendizado de game maker e me deparei com um problema. Quaro animar um sprite de pulo num jogo plataforma mas quando pulo a animação não acontece. Eu suspeito de que possa ser algo com relação à origem do sprite desalinhada [dando conflito quando colide com o solo], ou a condição que coloquei para o pulo. [variável no_chao].

Aki está o meu script:

CREATE
Código:
posicao = 0;
no_chao = false;
image_speed = 0.5;

Isso regula a velocidade do sprite parado quando ele é criado, declara a variável posição [que vai servir para verificar a direção do sprite quando solto o botão direcional para inserir o sprite na posição correta] e a variável no_chao que verifica se o player está no ar ou no solo.

COLISION
Código:
move_contact_solid(direction, 12);
vspeed = 0;

STEP
Código:
//gravidade
if(place_free(x, y + 3)){
    gravity = 1;
    no_chao = false;
}
else{
    gravity = 0;
    no_chao = true;
}

//limite de velocidade
if(vspeed > 20){
    vspeed = 20;
}

//pulo
if(keyboard_check(vk_up) and no_chao){
    vspeed = -14;
    sprite_index = spr_miku_pulando_R;
}

if(keyboard_check_released(vk_up)){
    vspeed = vspeed / 2;
}

//movimento
if(keyboard_check(vk_right) and place_free(x + 3, y)){
    x += 3;
    posicao = spr_miku_parada_R;
    sprite_index = spr_miku_andando_R;  
}
else if(keyboard_check(vk_left) and place_free(x - 3, y)){
    x -= 3;
    sprite_index = spr_miku_andando_L;
    posicao = spr_miku_parada_L;
}
else{
    sprite_index = posicao;
}

Tentei fazer trocar para o sprite de pulo no bloco do keyboard_check(vk_up) and no_chao. Mas não funciona pois esse bloco só eh executado se a variável no_chao for "false", ou seja, ao sair do chão o bloco é ignorado.

Estou sem ideias. Se alguém puder me dar uma luz, agradeço.

OBS:

1 - Os outros movimentos estão corretos;
2 - O sprite que estou usando é esse: Download da imagem do sprite
3 - Meu Projeto: Download do projeto

Agradeço desde já!  Happy
WaddMatt
WaddMatt

Data de inscrição : 15/04/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : Sprite de pulo animado.  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Sprite de pulo animado.  Empty Re: Sprite de pulo animado.

Mensagem por zedthunder Sáb 03 maio 2014, 09:51

eae não sei se vai funcionar mas vc pode tentar assim
Código:
if(keyboard_check(vk_up) and (!no_chao)){
que tipo ae ele deveria ser usado assim
Código:
if(!keyboard_check(vk_up) and no_chao){
só que assim ele checaria se as duas ações são verdadeiras caso não sejam executa o código. na primeira ele deve checar se no_chao e falso..
não sei explicar direito.. o certo e que seria se as informações forem verdadeiras executa o código com akele ponto de exclamação ali ele inverte.

ei onde vc acha as sprites

to no trabalho quando chegar en casa eu olho como eu fiz no meu
zedthunder
zedthunder

Data de inscrição : 11/04/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 26
Prêmios : Sprite de pulo animado.  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Sprite de pulo animado.  Empty Re: Sprite de pulo animado.

Mensagem por WaddMatt Dom 04 maio 2014, 10:07

Blza, vou testar e depois posto aqui se deu resultado.

Esse da miku eu achei pelo google mesmo. ([nome_do_sprite] sprite)
WaddMatt
WaddMatt

Data de inscrição : 15/04/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : Sprite de pulo animado.  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Sprite de pulo animado.  Empty Re: Sprite de pulo animado.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos