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[Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
4 participantes
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[Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
Bem pessoal, eu estou com outra dúvida de arquivos externos, afinal é a primeira vez que estou no assunto. então tenho esssa dúvida:
Eu tenho uma conjunto de imagens png externas na mesma pasta da .exe/.gmk, cada uma dessas pngs é uma subimage do sprite animado. eu gostaria de carregar cada uma delas para uni-las em um único sprite animado. é possivel?
Obrigado pela atenção.
Eu tenho uma conjunto de imagens png externas na mesma pasta da .exe/.gmk, cada uma dessas pngs é uma subimage do sprite animado. eu gostaria de carregar cada uma delas para uni-las em um único sprite animado. é possivel?
Obrigado pela atenção.
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Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
Sim, você pode usar a função sprite_merge(ind1,ind2). Assim, você faz algo como:
Apesar de que eu preferiria reaproveitar essas sprites deletadas pra não ficar um buraco nas sprites... mas isso nem importa muito.
- Código:
sprite1=sprite_add(...);
sprite2=sprite_add(...);
sprite3=sprite_add(...);
sprite_merge(sprite1,sprite2);
sprite_merge(sprite1,sprite3);
sprite_delete(sprite2);
sprite_delete(sprite3);
Apesar de que eu preferiria reaproveitar essas sprites deletadas pra não ficar um buraco nas sprites... mas isso nem importa muito.
Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
não entendi muito bem. como eu posso carregar cada subimage? o que exatamente o sprite merge faz?
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Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
Na função sprite_add tem o argumento index, imgnumb, algo assim. Ali você define em qual index da sprite a imagem vai entrar.
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Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
Ah obrigado gonçalvez, depois de ler um pouquinho o GMhelp, eu pude entender melhor. qualquer dúvida contato de novo ok?
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Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
Fiquei com outra dúvida, eu queria carregar um sprite com 56 subimages, e assim demora muito, ter que escrever sprite_add e sprite_merge pra cada subimage é meio dificil... tem outra maneira?
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Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
Tem sim.
Primeiro, o argumento "fname", da função "sprite_add" é em forma de texto. Então, se os nomes das imagens forem sequenciados, você pode usar um loop.
Primeiro, o argumento "fname", da função "sprite_add" é em forma de texto. Então, se os nomes das imagens forem sequenciados, você pode usar um loop.
- Código:
var i;
for(i := 0; i < 56; i += 1){
sprite[i] := sprite_add(working_directory + "\imagem_" + string_format(i, 2, 0),1, 0, 0, 0, 0);
}
// mesmo raciocínio para o merge
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Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
Obrigado saim. Mas, ainda estou com o problema que me fez optar por usar pngs separadas pra criar uma animação no game maker. Ele é: o game "trava" durante o carregamento de cada imagen, demorar não é problema, o problema é que pra carregar "trava" e demora, se o game não travasse, mas demorasse carregando a imagen seria sem problemas. Alguma solução para isso?
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Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
Ou trava, ou demora. Talvez estejamos usando significados diferentes pra mesma palavra. Deixa eu postar o que entendo por cada uma.
- Trava: O jogo para de funcionar, tem que fechar o jogo e procurar o erro. Às vezes, só dá pra fechar com ctrl+alt+del.
- Demora: O jogo fica parado um tempo, alguns segundos (às vezes, vários segundos), mas eventualmente volta a funcionar.
Quer dizer, da forma que eu entendo, se "trava" é definitivo. Não dá pra "demorar" depois de "travar". Então não entendi direito o que está acontecendo.
Mas carregar imagens externas deveria ser coisa rápida, imperceptível. 56 imagens é muita coisa, mas ainda assim deveria ser uma fração de segundo.
A menos que sejam 56 imagens grandes ou você esteja fazendo alguma coisa errada. Mostre o código de carregamenteo atual, como está, e diga as dimensões de cada imagem. Ah, claro, e o evento em que está o código. Se estiver no step, é claro que vai travar o jogo.
- Trava: O jogo para de funcionar, tem que fechar o jogo e procurar o erro. Às vezes, só dá pra fechar com ctrl+alt+del.
- Demora: O jogo fica parado um tempo, alguns segundos (às vezes, vários segundos), mas eventualmente volta a funcionar.
Quer dizer, da forma que eu entendo, se "trava" é definitivo. Não dá pra "demorar" depois de "travar". Então não entendi direito o que está acontecendo.
Mas carregar imagens externas deveria ser coisa rápida, imperceptível. 56 imagens é muita coisa, mas ainda assim deveria ser uma fração de segundo.
A menos que sejam 56 imagens grandes ou você esteja fazendo alguma coisa errada. Mostre o código de carregamenteo atual, como está, e diga as dimensões de cada imagem. Ah, claro, e o evento em que está o código. Se estiver no step, é claro que vai travar o jogo.
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Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
Vamos usa a definição "demora". Eu só queria saber se há algum jeito de carregar essas imagens, sem que o game "pare"(depois de carrega-las ele volta a funcionar). eu gostaria de carregar as imagens, e que o game continuasse funcionando, em uma tela de loading, e se possível carrega-las mais rápido.
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Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
Alguém tem alguma ideia por favor?
Postar duas mensagens seguidas(post duplo), é contra as regras do fórum, por favor leia as regras de postagem.
Att: CRP-Max.
+10 alerta
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Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
Esperar alguns segundos no começo de cada fase não é problema pra maioria dos jogadores. Antes de iniciar a fase, você pode ir pra uma room de carregamento, mostrar uma tela de espera e fazer toda a burocracia, armazenando os recursos em variáveis globais. No final, quando você sair dessa room de carregamento, pode ir pro jogo normal que não vai mais agarrar.
Se você criar scripts, um pra cada fase, não vai precisar de muitas rooms de carregamento
Se você criar scripts, um pra cada fase, não vai precisar de muitas rooms de carregamento
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Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
não foi isso que eu quis dizer, estou dizendo que para carregar as imagens, demora mais de 1 minuto. e durante esse 1 minuto o game "PARA", fia tudo preto e só volta depois que o arquivo é carregado. só estou dizendo que quero saber se eu posso fazer com que o arquivo seja carregado sem que o game "pare". assim mostrando uma animação escrita "loding" durante o carregamento dos arquivos.
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Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
1 minuto é muito tempo.
Mostre o código que você está usando pra carregar as imagens e o evento em que isso acontece.
Diga as dimensões de cada imagem (se não forem todas iguais). [edit] Se forem iguais, diga as dimensões, também.
Alguma coisa está errada. Pode ser até a sua máquina que está fraca, mas acho pouco provável.
Ah, e garanta que o problema está no carregamento de imagens, também. Pode ser que o que está agarrando seu projeto seja outro problema diferente e você está pensando que é isso. Crie um projetinho paralelo, só pra carregar essas imagens, pra ver se o delay se mantém.
Mostre o código que você está usando pra carregar as imagens e o evento em que isso acontece.
Diga as dimensões de cada imagem (se não forem todas iguais). [edit] Se forem iguais, diga as dimensões, também.
Alguma coisa está errada. Pode ser até a sua máquina que está fraca, mas acho pouco provável.
Ah, e garanta que o problema está no carregamento de imagens, também. Pode ser que o que está agarrando seu projeto seja outro problema diferente e você está pensando que é isso. Crie um projetinho paralelo, só pra carregar essas imagens, pra ver se o delay se mantém.
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Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
São 57 sub imagens, cada uma 640x480. é por isso...
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Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
De fato, são imagens imensas. Precisa disso tudo, mesmo? Talvez seja a hora de rever o conceito do jogo.
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Re: [Dúvida] Unir png externas em um sprite animado.
sim preciso de todas elas.é... pelo visto não tem saída... vou rever este conceito. mas se tiver alguma, idéia por favor me informar ok?
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