Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[ENGINE] Jogo da Memória
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
[ENGINE] Jogo da Memória
Nome: Jogo da Memória
Requerimentos: GM:S
Descrição: Crie um jogo da memória facilmente apenas fazendo algumas configurações.
Nível de dificuldade: Fácil
LMB: Seleciona uma figura.
Backsapace: Re-inicia a room.
Espaço: Revela todas as figuras.
Requerimentos: GM:S
Descrição: Crie um jogo da memória facilmente apenas fazendo algumas configurações.
Nível de dificuldade: Fácil
- Como usar:
Para criar um jogo, você primeiramente precisa ter as figuras, todos em um único sprite. Neste sprite, o primeiro frame deverá obrigatoriamente ser a figura da parte de trás da peça, ou seja, a imagem da figura oculta conforme o exemplo abaixo:
É preferível que a largura do sprite seja igual a altura (ou seja, um sprite quadrado). Você pode usar retângulos se desejar, mas provavelmente você terá que mexer nos script para a posição ficar sempre alinhada.
Depois de ter as figuras criadas, você precisará dizer ao script scr_generate_game(x,y,colunas,fileiras, grade, sprite) como você quer que as peças do jogo da memória sejam distribuídas na room, sendo que:
x = Posição x da primeira peça (canto superior esquerdo).
y = Posição y da primeira peça (canto superior esquerdo).
colunas: Quantidade de colunas que o jogo deverá ter.
fileiras: Quantidade de fileiras que o jogo deverá ter.
grade: Espaçamento entre as figuras. Coloque no mínimo a largura ou altura (se for um quadrado) do sprite das figuras.
sprite: Sprite que contém as figuras.
IMPORTANTE:
Existem algumas regras para funcionar:
1 - O resultado da multiplicação de colunas por fileiras deve ser um número par. (Não é possível formar pares)
2 - O resultado da multiplicação de colunas por fileiras dividido por dois deve ser menor que a quantidade de figuras. (Existem mais blocos do que figuras)
Estas condições são checadas pelo scrpit scr_valida e vão informar quando as condições forem violadas.
Lembre-se que a quantidade de figuras depende da quantidade de fileiras e colunas. O calculo é esse:Fórumula escreveu:FigurasNecessárias = Colunas x Fileiras / 2
LMB: Seleciona uma figura.
Backsapace: Re-inicia a room.
Espaço: Revela todas as figuras.
DOWNLOAD
Toda a engine foi programada por Michael Willy. Gráficos dos personagens são do jogo Chaos Wars e o background é de autor desconhecido.
Créditos não são necessários, mas apreciados...
Créditos não são necessários, mas apreciados...
Re: [ENGINE] Jogo da Memória
Gostei dessa engine
Acho que não dá pra fazer um jogo inteiro baseado nessa engine, pois uma hora o game se tornaria cansativo, mas, seria perfeito para uma fase bônus ou algo do tipo.
Eu tinha pensando em fazer um jogo da memória atribuindo valores diferentes a cartas com imagens diferentes, ai o jogador poderia clicar em uma carta e desvirar e entao o valor dela iria para uma outra variavel, depois o jogador virava outra carta e o valor dela iria para outra variavel, se as duas variaveis estivessem com valores iguais (mesma carta) as duas seriam destruidas, se nao começaria uma nova partida... Sera que daria certo tambem?
Acho que não dá pra fazer um jogo inteiro baseado nessa engine, pois uma hora o game se tornaria cansativo, mas, seria perfeito para uma fase bônus ou algo do tipo.
Eu tinha pensando em fazer um jogo da memória atribuindo valores diferentes a cartas com imagens diferentes, ai o jogador poderia clicar em uma carta e desvirar e entao o valor dela iria para uma outra variavel, depois o jogador virava outra carta e o valor dela iria para outra variavel, se as duas variaveis estivessem com valores iguais (mesma carta) as duas seriam destruidas, se nao começaria uma nova partida... Sera que daria certo tambem?
vitorfernandes13- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Hey, obrigado!
Como eu disse, a engine tem apenas o básico do básico com algumas frescurinhas pra facilitar a vida. Entretanto, se você quiser, por exemplo, ao invés de usar animações ao invés de imagens estáticas para as figuras, você já teria que alterar o script. Ou então, se você quiser colocar animações quando as peças forem colocadas na room (como por exemplo, ir entrando na tela um por um), você teria que alterar o script uma outra vez. Ou seja, usar a engine é fácil e sem grandes complicações, mas, customiza-la pode ser um tanto quanto trabalhoso.
E nem deveria! O proposito da engine é apenas demonstrar um jeito simples de fazer um jogo da memória. O importante dessa engine foi a forma que eu usei para distribuir peças na tela de uma forma que as peças nunca se repitam e que não precise coloca-las na room manualmente.Acho que não dá pra fazer um jogo inteiro baseado nessa engine, pois uma hora o game se tornaria cansativo, mas, seria perfeito para uma fase bônus ou algo do tipo.
Criar um objeto para cada peça pra mim parece simplesmente inviável. Nesta engine, um único sprite contendo todas as figuras e um único objeto para todas as figuras parece bem mais comodo e rápido de se desenvolver. Sua lógica para virar e desvirar está correta, inclusive, é a mesma que usei (vide step do obj_controle).Eu tinha pensando em fazer um jogo da memória atribuindo valores diferentes a cartas com imagens diferentes, ai o jogador poderia clicar em uma carta e desvirar e entao o valor dela iria para uma outra variavel, depois o jogador virava outra carta e o valor dela iria para outra variavel, se as duas variaveis estivessem com valores iguais (mesma carta) as duas seriam destruidas, se nao começaria uma nova partida... Sera que daria certo tambem? formado
Como eu disse, a engine tem apenas o básico do básico com algumas frescurinhas pra facilitar a vida. Entretanto, se você quiser, por exemplo, ao invés de usar animações ao invés de imagens estáticas para as figuras, você já teria que alterar o script. Ou então, se você quiser colocar animações quando as peças forem colocadas na room (como por exemplo, ir entrando na tela um por um), você teria que alterar o script uma outra vez. Ou seja, usar a engine é fácil e sem grandes complicações, mas, customiza-la pode ser um tanto quanto trabalhoso.
Testada e Aprovada! Ficou muito boa e Fácil de Manipular
Sempre com Grandes Engines
Vlw
Sempre com Grandes Engines
Vlw
willyruduit- Games Ranking :
Notas recebidas : B-B-B-A-A
Reputação : 33
Número de Mensagens : 306
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Legal, Estava Procurando
Téo- Data de inscrição : 25/04/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Cara muito legal essa sua engine,
mas fiquei pensando como faria a pontuação a contagem de score,
eu estou iniciando na programação de games, e conheço a contagem pelo contato e destruição do objeto, como poderia fazer nessa engine?
mas fiquei pensando como faria a pontuação a contagem de score,
eu estou iniciando na programação de games, e conheço a contagem pelo contato e destruição do objeto, como poderia fazer nessa engine?
Jrnebauer- Data de inscrição : 06/05/2014
Número de Mensagens : 5
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
No step do objeto controle, existe algumas palavras entre três chaves ([[[ ]]]) que sugerem o lugar para programar determinada ação. Note que tem um "//[[[Acerto += 1;]]]", no qual, pode ser considerado como a pontuação, pois este é o lugar que deverá ser programado o código para aumentar os pontos. Basta usar variáveis para poder controlar.
Vlw ai, consegui não tinha visto isto quando olhei o codigo inicialmente e também achei que seria diferente a contagem deste, mas foi bem parecido com o que tinha aprendido.
Jrnebauer- Data de inscrição : 06/05/2014
Número de Mensagens : 5
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0