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Engine de Jogo da Memória
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Engine de Jogo da Memória
Necessito muito de uma engine do jogo da memória, estou estudando GML mas não tenho tempo, pois necessito deste jogo
pronto ainda esta semana...
Grato!
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EmanuelBio- Data de inscrição : 14/01/2012
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Re: Engine de Jogo da Memória
Cara... engine de mão beijada, assim, acho difícil alguém te fazer.
Posso te dar as direções básicas pra criar sua própria engine. Você cria um objeto com uma sprite pra ser as costas da peça. Ao criar os objetos (você faz isso através de um controlador) você coloca numa variável dele a sprite que vai aparecer quando clicar.
Ao clicar, você faz a sprite mudar pra daquela variável. Quanto tiverem 2 objetos abertos, o controlador liga um alarme que é pra dar tempo do jogador ver as cartas. Não permita que o jogador clique enquanto o alarme estiver correndo. No final do alarme, o controlador verifica se as cartas abertas têm sprites iguais. Se tiver, elimina as peças e soma os pontos. Senão, simplesmente volta as sprites praquela sprite de costas da peça.
Quando não houverem mais peças na room, game over.
Pra verificar se há duas sprites abertas iguais, eu faço o seguinte: ao abrir a segunda carta, gravo a sprite "aberta" dela numa variável e somo todas as sprites abertas. Como tem só duas, se elas forem iguais, a soma será o dobro de qualquer uma delas. Aí, comparo o valor da soma com o dobro da sprite recém-aberta.
"Como assim, somar sprites?"
É que as sprites, assim como as instâncias, têm ids numéricos. Você pode sim, somar as ids das sprites. Normalmente, isso não faz sentido mesmo, mas nesse caso é útil. Acho que é o único caso em que eu encontrei utilidade pra isso.
Posso te dar as direções básicas pra criar sua própria engine. Você cria um objeto com uma sprite pra ser as costas da peça. Ao criar os objetos (você faz isso através de um controlador) você coloca numa variável dele a sprite que vai aparecer quando clicar.
Ao clicar, você faz a sprite mudar pra daquela variável. Quanto tiverem 2 objetos abertos, o controlador liga um alarme que é pra dar tempo do jogador ver as cartas. Não permita que o jogador clique enquanto o alarme estiver correndo. No final do alarme, o controlador verifica se as cartas abertas têm sprites iguais. Se tiver, elimina as peças e soma os pontos. Senão, simplesmente volta as sprites praquela sprite de costas da peça.
Quando não houverem mais peças na room, game over.
Pra verificar se há duas sprites abertas iguais, eu faço o seguinte: ao abrir a segunda carta, gravo a sprite "aberta" dela numa variável e somo todas as sprites abertas. Como tem só duas, se elas forem iguais, a soma será o dobro de qualquer uma delas. Aí, comparo o valor da soma com o dobro da sprite recém-aberta.
"Como assim, somar sprites?"
É que as sprites, assim como as instâncias, têm ids numéricos. Você pode sim, somar as ids das sprites. Normalmente, isso não faz sentido mesmo, mas nesse caso é útil. Acho que é o único caso em que eu encontrei utilidade pra isso.
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