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Dúvida em relação aos inimigos

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Dúvida em relação aos inimigos Empty Dúvida em relação aos inimigos

Mensagem por Vitor_GM Sex 04 Abr 2014, 21:06

Olá. Eu tenho uma dúvida aqui...

É o seguinte: eu tenho um nível no meu jogo em que o jogador terá que enfrentar e matar um esqueleto. Até aí tudo bem. O problema é que, depois de pegar a espada, o jogador pode atacar o esqueleto de qualquer parte do nível e matá-lo facilmente.

Dúvida em relação aos inimigos 2uesjvb

Eu queria que o jogador só pudesse atacar o esqueleto a dois quadrados de distância, já que vou fazer vários tipos de armas e a espada seria, nesse jogo, uma arma de curto alcance. Em vermelho estão os únicos quadrados que eu queria que o jogador pudesse atacar o esqueleto. Então, a minha dúvida é essa: como eu faço isso?
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Dúvida em relação aos inimigos Empty Re: Dúvida em relação aos inimigos

Mensagem por dharrison Sex 04 Abr 2014, 21:29

tente adicionar isso no seu código (caso esteja usando GML)
Código:
if distance_to_object<65 /*isso faz o ataque funcionar apenas se estiver a pelo menos 64 pixels de distancia (2 quadrados , se estiverem no tamanho 32x32)*/
{
//ações de ataque aqui
}

Não sei se vai funcionar pois:
- não sei se vc sabe usar GML
- não sei se vc usa o GM 8 ou o GM Studio

faz um teste ae Happy
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Dúvida em relação aos inimigos Empty Re: Dúvida em relação aos inimigos

Mensagem por Vitor_GM Sex 04 Abr 2014, 21:39

dharrison escreveu:tente adicionar isso no seu código (caso esteja usando GML)
Código:
if distance_to_object<65 /*isso faz o ataque funcionar apenas se estiver a pelo menos 64 pixels de distancia (2 quadrados , se estiverem no tamanho 32x32)*/
{
//ações de ataque aqui
}

Não sei se vai funcionar pois:
- não sei se vc sabe usar GML
- não sei se vc usa o GM 8 ou o GM Studio

faz um teste ae Happy
Olá dharrison!

Eu uso tanto GML quanto DnD, mas eu uso mais o DnD. Eu estou usando o GM 8.1.

Eu tentei usar esse código mas deu erro:

Spoiler:

EDIT: Agora eu percebi o erro. Eu tinha que usar aspas, por isso ele pensou que era uma variável. Mesmo assim, ele ainda está dando erro...

Spoiler:
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Dúvida em relação aos inimigos Empty Re: Dúvida em relação aos inimigos

Mensagem por moisesBR Sáb 05 Abr 2014, 22:09

Esta faltando definir o objeto dentro de parêntese "()" o qual voce quer definir a distancia. no caso  o esqueleto
Código:
if distance_to_object(esqueleto)
Mas só assim nao funciona. Você precisa definir isso em três lugares:
create, steep e evento de ataque que eh o mouse no caso.

1° Criar uma variavel em Create tipo... ex: pode_atacar=1:
Código:
pode_atacar=1
aqui voce cria a variável para controlar a situação sem ela nao eh possivel controlar lifes munições valores e etc.
Obs:

Steep:
Código:
if distance_to_object(esqueleto)>=65 pode_atacar=1;//Se estiver distante 65 pixels, pode atacar
else pode_atacar=0//senao, nao pode.
Esse code deve estar no evento steep, porque a todo momento estará verificando a situação entao mudará quando estiver na distancia que vc quer. 

Evento click apenas isso:
Código:
if pode_atacar=0;/se for verdadeiro...
{seus comandos de ataque}//esse comando funcionará
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Dúvida em relação aos inimigos Empty Re: Dúvida em relação aos inimigos

Mensagem por Vitor_GM Sáb 05 Abr 2014, 22:40

moisesBR escreveu:Esta faltando definir o objeto dentro de parêntese "()" o qual voce quer definir a distancia. no caso  o esqueleto
Código:
if distance_to_object(esqueleto)
Mas só assim nao funciona. Você precisa definir isso em três lugares:
create, steep e evento de ataque que eh o mouse no caso.

1° Criar uma variavel em Create tipo... ex: pode_atacar=1:
Código:
pode_atacar=1
aqui voce cria a variável para controlar a situação sem ela nao eh possivel controlar lifes munições valores e etc.
Obs:

Steep:
Código:
if distance_to_object(esqueleto)>=65 pode_atacar=1;//Se estiver distante 65 pixels, pode atacar
else pode_atacar=0//senao, nao pode.
Esse code deve estar no evento steep, porque a todo momento estará verificando a situação entao mudará quando estiver na distancia que vc quer. 

Evento click apenas isso:
Código:
if pode_atacar=0;/se for verdadeiro...
{seus comandos de ataque}//esse comando funcionará
Legal moisesBR, eu estou fazendo isso, mas tem somente um problema...
mesmo eu criando a variável no Create, o Game Maker ainda acusa erro ao tentar reconhecê-la.

Spoiler:
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Dúvida em relação aos inimigos Empty Re: Dúvida em relação aos inimigos

Mensagem por willyruduit Sáb 05 Abr 2014, 23:04

Código:
if distance_to_object(Esqueleto_1)<65 /*isso
 faz o ataque funcionar apenas se estiver a pelo menos 64 pixels de
distancia (2 quadrados , se estiverem no tamanho 32x32)*/
{
//ações de ataque aqui
}
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Dúvida em relação aos inimigos Empty Re: Dúvida em relação aos inimigos

Mensagem por moisesBR Sáb 05 Abr 2014, 23:26

willyruduit  nao entendi por que vc repetiu o que eu disse acima... Correção?   Esqueleto_1? scratch e onde seria esse code

Sem problemas se eh pra ajudar o cara com mais explicações.

Se as minhas nao sao suficientes ou erradas gostaria de saber. geralmente sempre coloco uma engine, mas achei desnecessário. Fique a vontade
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Dúvida em relação aos inimigos Empty Re: Dúvida em relação aos inimigos

Mensagem por Vitor_GM Sáb 05 Abr 2014, 23:38

moisesBR escreveu:willyruduit  nao entendi por que vc repetiu o que eu disse acima... Correção?   Esqueleto_1? scratch e onde seria esse code

Sem problemas se eh pra ajudar o cara com mais explicações.

Se as minhas nao sao suficientes ou erradas gostaria de saber. geralmente sempre coloco uma engine, mas achei desnecessário. Fique a vontade
"Esqueleto_1" é o nome do objeto/inimigo. ;)

willyruduit escreveu:
Código:
if distance_to_object(Esqueleto_1)<65 /*isso
 faz o ataque funcionar apenas se estiver a pelo menos 64 pixels de 
distancia (2 quadrados , se estiverem no tamanho 32x32)
{
//ações de ataque aqui
}
Isso eu já fiz.
--------------------
Como eu uso mais DnD, eu queria saber se dá para usar essa variável "distance_to_object" pelo DnD. Se não der, eu queria pelo menos saber como transformar tudo isso em GML, hehe...

A imagem abaixo mostra como estava meu inimigo antes de eu criar esse tópico:
Dúvida em relação aos inimigos 16hnos3
Se a espada de madeira estiver no inventário e se a vida do esqueleto (healthES) estiver em 100, a vida dele abaixa para 50 e a vida da espada de madeira (healthEM) abaixa para 90 (é como ter uma espada com 10 usos e você já usou-a 1 vez)
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Dúvida em relação aos inimigos Empty Re: Dúvida em relação aos inimigos

Mensagem por willyruduit Sáb 05 Abr 2014, 23:51

Tenta colocar em um desses
Dúvida em relação aos inimigos 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

o
Código:
if distance_to_object(Esqueleto_1)<65
Como só uso code não sei se vai funcionar!

e [size=15.6]moisesBR [/size][size=15.6]foi para corrigir seu código que faltava o obj Smile
[/size]
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Dúvida em relação aos inimigos Empty Re: Dúvida em relação aos inimigos

Mensagem por Vitor_GM Dom 06 Abr 2014, 15:19

willyruduit escreveu:Tenta colocar em um desses
Dúvida em relação aos inimigos 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

o
Código:
if distance_to_object(Esqueleto_1)<65
Como só uso code não sei se vai funcionar!

e moisesBR foi para corrigir seu código que faltava o obj Smile
Infelizmente não funcionou.
Sendo assim, eu teria que transformar o If there is a object at a position e o If healthES is equal to 100 em GML, assim eu poderia adicionar junto o distance_to_object e aí sim iria funcionar.

O único problema é que como eu uso mais o DnD, eu não sei muita coisa de GML...
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Dúvida em relação aos inimigos Empty Re: Dúvida em relação aos inimigos

Mensagem por moisesBR Seg 14 Abr 2014, 09:34

if distance_to_object(Esqueleto_1)<65
nao funcionou por que vc diz ai que tem que ser o valor menor: <65
tem que colocar eh > ou >= ou sei lá =>
Agora voce pergunta por que 65? se seus eh padrao(32) entao 2 blocos sao 64+1 da colisão=65.

Como eu uso mais DnD, eu queria saber se dá para usar essa variável "distance_to_object" pelo DnD. Se não der, eu queria pelo menos saber como transformar tudo isso em GML, hehe...
Nao q eu saiba, mas voce pode colocar ele entre os dnd tipo vo usa junto como os drag and drop como se ele fosse dnd.
Mas de qualquer modo voce nao viu na minha assinatura... pois tem um conversor de dnd pra gml mto util:
https://gmbr.forumeiros.com/t23884-the-ultimate-dd-to-gml-converter?highlight=converter

A manha que eu usei antes de entender alguns codes
Spoiler:

Se a espada de madeira estiver no inventário e se a vida do esqueleto (healthES) estiver em 100, a vida dele abaixa para 50 e a vida da espada de madeira (healthEM) abaixa para 90 (é como ter uma espada com 10 usos e você já usou-a 1 vez)
nao mude de assunto >;) Até pra isso vc tem que criar as variáveis! Seja ela em dnd ou gml

Ok entendi que voce nao sabe usar gml, mas infelizmente se quiser progredir em programação terá que começar ou se tornará um escravo das vontades de outros criadores/makers e muito limitado.
entao vamos a uma aulinha rápida:
Dúvida em relação aos inimigos 2uxtq9i
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Dúvida em relação aos inimigos Empty Re: Dúvida em relação aos inimigos

Mensagem por Igor KinGamer Seg 14 Abr 2014, 10:09

Medir a distância (desse jeito) não dá certo, pois se o personagem estiver em um bloco na diagonal do esqueleto a distância será menor do que 65 ((√2)*32 = 45,25).

Você pode resolver isso separando a distância horizontal (abs(x-Esqueleto_1.x)) da distância vertical (mas isso se os objetos sempre ficam alinhados à grid) e testando se uma é igual a zero e a outra é menor do que 65 ou vice-versa.
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