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Dúvida em relação aos inimigos
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Página 1 de 1
Dúvida em relação aos inimigos
Olá. Eu tenho uma dúvida aqui...
É o seguinte: eu tenho um nível no meu jogo em que o jogador terá que enfrentar e matar um esqueleto. Até aí tudo bem. O problema é que, depois de pegar a espada, o jogador pode atacar o esqueleto de qualquer parte do nível e matá-lo facilmente.
Eu queria que o jogador só pudesse atacar o esqueleto a dois quadrados de distância, já que vou fazer vários tipos de armas e a espada seria, nesse jogo, uma arma de curto alcance. Em vermelho estão os únicos quadrados que eu queria que o jogador pudesse atacar o esqueleto. Então, a minha dúvida é essa: como eu faço isso?
É o seguinte: eu tenho um nível no meu jogo em que o jogador terá que enfrentar e matar um esqueleto. Até aí tudo bem. O problema é que, depois de pegar a espada, o jogador pode atacar o esqueleto de qualquer parte do nível e matá-lo facilmente.
Eu queria que o jogador só pudesse atacar o esqueleto a dois quadrados de distância, já que vou fazer vários tipos de armas e a espada seria, nesse jogo, uma arma de curto alcance. Em vermelho estão os únicos quadrados que eu queria que o jogador pudesse atacar o esqueleto. Então, a minha dúvida é essa: como eu faço isso?
Vitor_GM- Data de inscrição : 17/11/2013
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Re: Dúvida em relação aos inimigos
tente adicionar isso no seu código (caso esteja usando GML)
Não sei se vai funcionar pois:
- não sei se vc sabe usar GML
- não sei se vc usa o GM 8 ou o GM Studio
faz um teste ae
- Código:
if distance_to_object<65 /*isso faz o ataque funcionar apenas se estiver a pelo menos 64 pixels de distancia (2 quadrados , se estiverem no tamanho 32x32)*/
{
//ações de ataque aqui
}
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Re: Dúvida em relação aos inimigos
Olá dharrison!dharrison escreveu:tente adicionar isso no seu código (caso esteja usando GML)
- Código:
if distance_to_object<65 /*isso faz o ataque funcionar apenas se estiver a pelo menos 64 pixels de distancia (2 quadrados , se estiverem no tamanho 32x32)*/
{
//ações de ataque aqui
}
Não sei se vai funcionar pois:
- não sei se vc sabe usar GML
- não sei se vc usa o GM 8 ou o GM Studio
faz um teste ae
Eu uso tanto GML quanto DnD, mas eu uso mais o DnD. Eu estou usando o GM 8.1.
Eu tentei usar esse código mas deu erro:
- Spoiler:
- ERROR in
action number 2
of Mouse Event for Left Button
for object Esqueleto 1:
Error in code at line 1:
if distance_to_object<65
^
at position 4: Unknown variable distance_to_object
EDIT: Agora eu percebi o erro. Eu tinha que usar aspas, por isso ele pensou que era uma variável. Mesmo assim, ele ainda está dando erro...
- Spoiler:
- ERROR in
action number 2
of Mouse Event for Left Button
for object Esqueleto 1:
Error in code at line 1:
if "distance_to_object<65"
^
at position 4: Expression expected
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Re: Dúvida em relação aos inimigos
Esta faltando definir o objeto dentro de parêntese "()" o qual voce quer definir a distancia. no caso o esqueleto
create, steep e evento de ataque que eh o mouse no caso.
1° Criar uma variavel em Create tipo... ex: pode_atacar=1:
Steep:
Evento click apenas isso:
- Código:
if distance_to_object(esqueleto)
create, steep e evento de ataque que eh o mouse no caso.
1° Criar uma variavel em Create tipo... ex: pode_atacar=1:
- Código:
pode_atacar=1
- Obs:
- nao precisa ser exatamente esse nome... coloquei "pode_atacar" por que eh um nome bem sugestivo kk talvez um "pronto_para_atacar=1", ou "atacar=1" ou simplesmente "ataque=1". Voce decide. Por que = 1? ué porque tem q ser definida verdadeiro para que voce possa atacar. no outro evento o steep vai verificar se a distancia eh menor ai fica falso (0) desabilitando o ataque ate vc sair de perto
Steep:
- Código:
if distance_to_object(esqueleto)>=65 pode_atacar=1;//Se estiver distante 65 pixels, pode atacar
else pode_atacar=0//senao, nao pode.
Evento click apenas isso:
- Código:
if pode_atacar=0;/se for verdadeiro...
{seus comandos de ataque}//esse comando funcionará
Re: Dúvida em relação aos inimigos
Legal moisesBR, eu estou fazendo isso, mas tem somente um problema...moisesBR escreveu:Esta faltando definir o objeto dentro de parêntese "()" o qual voce quer definir a distancia. no caso o esqueletoMas só assim nao funciona. Você precisa definir isso em três lugares:
- Código:
if distance_to_object(esqueleto)
create, steep e evento de ataque que eh o mouse no caso.
1° Criar uma variavel em Create tipo... ex: pode_atacar=1:aqui voce cria a variável para controlar a situação sem ela nao eh possivel controlar lifes munições valores e etc.
- Código:
pode_atacar=1
- Obs:
nao precisa ser exatamente esse nome... coloquei "pode_atacar" por que eh um nome bem sugestivo kk talvez um "pronto_para_atacar=1", ou "atacar=1" ou simplesmente "ataque=1". Voce decide. Por que = 1? ué porque tem q ser definida verdadeiro para que voce possa atacar. no outro evento o steep vai verificar se a distancia eh menor ai fica falso (0) desabilitando o ataque ate vc sair de perto
Steep:Esse code deve estar no evento steep, porque a todo momento estará verificando a situação entao mudará quando estiver na distancia que vc quer.
- Código:
if distance_to_object(esqueleto)>=65 pode_atacar=1;//Se estiver distante 65 pixels, pode atacar
else pode_atacar=0//senao, nao pode.
Evento click apenas isso:
- Código:
if pode_atacar=0;/se for verdadeiro...
{seus comandos de ataque}//esse comando funcionará
mesmo eu criando a variável no Create, o Game Maker ainda acusa erro ao tentar reconhecê-la.
- Spoiler:
___________________________________________
ERROR in
action number 3
of Mouse Event for Left Button
for object Esqueleto_1:
Error in expression:pode_atacar
position 1: Unknown variable pode_atacar
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Re: Dúvida em relação aos inimigos
- Código:
if distance_to_object(Esqueleto_1)<65 /*isso
faz o ataque funcionar apenas se estiver a pelo menos 64 pixels de
distancia (2 quadrados , se estiverem no tamanho 32x32)*/
{
//ações de ataque aqui
}
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Re: Dúvida em relação aos inimigos
willyruduit nao entendi por que vc repetiu o que eu disse acima... Correção? Esqueleto_1? e onde seria esse code
Sem problemas se eh pra ajudar o cara com mais explicações.
Se as minhas nao sao suficientes ou erradas gostaria de saber. geralmente sempre coloco uma engine, mas achei desnecessário. Fique a vontade
Sem problemas se eh pra ajudar o cara com mais explicações.
Se as minhas nao sao suficientes ou erradas gostaria de saber. geralmente sempre coloco uma engine, mas achei desnecessário. Fique a vontade
Re: Dúvida em relação aos inimigos
"Esqueleto_1" é o nome do objeto/inimigo. ;)moisesBR escreveu:willyruduit nao entendi por que vc repetiu o que eu disse acima... Correção? Esqueleto_1? e onde seria esse code
Sem problemas se eh pra ajudar o cara com mais explicações.
Se as minhas nao sao suficientes ou erradas gostaria de saber. geralmente sempre coloco uma engine, mas achei desnecessário. Fique a vontade
Isso eu já fiz.willyruduit escreveu:
- Código:
if distance_to_object(Esqueleto_1)<65 /*isso
faz o ataque funcionar apenas se estiver a pelo menos 64 pixels de
distancia (2 quadrados , se estiverem no tamanho 32x32)
{
//ações de ataque aqui
}
--------------------
Como eu uso mais DnD, eu queria saber se dá para usar essa variável "distance_to_object" pelo DnD. Se não der, eu queria pelo menos saber como transformar tudo isso em GML, hehe...
A imagem abaixo mostra como estava meu inimigo antes de eu criar esse tópico:
Se a espada de madeira estiver no inventário e se a vida do esqueleto (healthES) estiver em 100, a vida dele abaixa para 50 e a vida da espada de madeira (healthEM) abaixa para 90 (é como ter uma espada com 10 usos e você já usou-a 1 vez)
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Re: Dúvida em relação aos inimigos
Tenta colocar em um desses
o
e [size=15.6]moisesBR [/size][size=15.6]foi para corrigir seu código que faltava o obj
[/size]
o
- Código:
if distance_to_object(Esqueleto_1)<65
e [size=15.6]moisesBR [/size][size=15.6]foi para corrigir seu código que faltava o obj
[/size]
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Re: Dúvida em relação aos inimigos
Infelizmente não funcionou.willyruduit escreveu:Tenta colocar em um desses
oComo só uso code não sei se vai funcionar!
- Código:
if distance_to_object(Esqueleto_1)<65
e moisesBR foi para corrigir seu código que faltava o obj
Sendo assim, eu teria que transformar o If there is a object at a position e o If healthES is equal to 100 em GML, assim eu poderia adicionar junto o distance_to_object e aí sim iria funcionar.
O único problema é que como eu uso mais o DnD, eu não sei muita coisa de GML...
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Re: Dúvida em relação aos inimigos
nao funcionou por que vc diz ai que tem que ser o valor menor: <65if distance_to_object(Esqueleto_1)<65
tem que colocar eh > ou >= ou sei lá =>
Agora voce pergunta por que 65? se seus eh padrao(32) entao 2 blocos sao 64+1 da colisão=65.
Nao q eu saiba, mas voce pode colocar ele entre os dnd tipo vo usa junto como os drag and drop como se ele fosse dnd.Como eu uso mais DnD, eu queria saber se dá para usar essa variável "distance_to_object" pelo DnD. Se não der, eu queria pelo menos saber como transformar tudo isso em GML, hehe...
Mas de qualquer modo voce nao viu na minha assinatura... pois tem um conversor de dnd pra gml mto util:
https://gmbr.forumeiros.com/t23884-the-ultimate-dd-to-gml-converter?highlight=converter
A manha que eu usei antes de entender alguns codes
- Spoiler:
- e vc pode traduzrir tudo pra portugues usando o google tradutor so pra entender o que quer dizer tirando os underlines "_" pra funcionar, mas eh claro que traduzido nao irá funcionar, eh apenas pra compreender.
ex: distance_to_object > distance to object >> distância de objeto.
agora mais completo:
if distance_to_object(esqueleto) >= 65 then pode_atacar=1
se a distância do objeto for = ou maior que 65, entao pode atacar
nao mude de assunto >;) Até pra isso vc tem que criar as variáveis! Seja ela em dnd ou gmlSe a espada de madeira estiver no inventário e se a vida do esqueleto (healthES) estiver em 100, a vida dele abaixa para 50 e a vida da espada de madeira (healthEM) abaixa para 90 (é como ter uma espada com 10 usos e você já usou-a 1 vez)
Ok entendi que voce nao sabe usar gml, mas infelizmente se quiser progredir em programação terá que começar ou se tornará um escravo das vontades de outros criadores/makers e muito limitado.
- entao vamos a uma aulinha rápida:
- lembrando que uso o gm 8.0
para se trabalhar com gml em qualquer evento, voce vai na aba controll e la vc arrasta o execute code.
Só entao voce digita os comandos.
acredito que voce ja saiba disso. mas se tiver mais dúvidas posso esclarecer depois por mp ou voce pode pesquisar no forum. Altamente recomendado.
agora vamos tentar passar alguns gml para dnd...
-------------------------
Create
gml: pode_atacar=1
dnd: aba controll > variables > set variable
Steep:
gml:
if distance_to_object(esqueleto)>=65 pode_atacar=1;//Se distante 65 pixels, pode
else pode_atacar=0//nao pode.
dnd:
dnd: aba controll > variables > test variable >
variable: pode_atacar
value: 65
operation: larger than
Evento click:
if pode_atacar=1;/se for verdadeiro...
{"seus comandos de ataque"}
dnd:
dnd: aba controll > variables > test variable >
variable: pode_atacar
value: 65
Re: Dúvida em relação aos inimigos
Medir a distância (desse jeito) não dá certo, pois se o personagem estiver em um bloco na diagonal do esqueleto a distância será menor do que 65 ((√2)*32 = 45,25).
Você pode resolver isso separando a distância horizontal (abs(x-Esqueleto_1.x)) da distância vertical (mas isso se os objetos sempre ficam alinhados à grid) e testando se uma é igual a zero e a outra é menor do que 65 ou vice-versa.
Você pode resolver isso separando a distância horizontal (abs(x-Esqueleto_1.x)) da distância vertical (mas isso se os objetos sempre ficam alinhados à grid) e testando se uma é igual a zero e a outra é menor do que 65 ou vice-versa.
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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