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Dúvida em relação a troca de sprites
4 participantes
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Dúvida em relação a troca de sprites
Pessoal, antes de tudo, vou falar alguns detalhes que podem ser úteis para o entendimento da minha dúvida.
- Meu personagem tem 4 direções (ele tem também as animações de movimento).
- Possuo um outro sprite do mesmo personagem, porém segurando uma arma.
Minha dúvida é a seguinte:
Hoje eu estava tentando fazer com que, quando o personagem encontrar a arma e colidir com ela, ele mude o sprite para o que ele está armado. Porém, eu estava lendo em alguns lugares e fórums em inglês, e muitas pessoas falaram para usar o comando "sprite_index = objeto do personagem armado". Pois bem, tentei isso e não consegui.
Quero lembrar que, pelo que eu entendi, o comando "sprite_index" pode ser utilizado para definir o objeto do personagem, pois assim, após encontrar a arma, o personagem também já teria os comandos definidos, pois é um objeto.
Não sei se ficou confuso demais, mas qualquer coisa eu tento explicar melhor.
Obrigado.
- Meu personagem tem 4 direções (ele tem também as animações de movimento).
- Possuo um outro sprite do mesmo personagem, porém segurando uma arma.
Minha dúvida é a seguinte:
Hoje eu estava tentando fazer com que, quando o personagem encontrar a arma e colidir com ela, ele mude o sprite para o que ele está armado. Porém, eu estava lendo em alguns lugares e fórums em inglês, e muitas pessoas falaram para usar o comando "sprite_index = objeto do personagem armado". Pois bem, tentei isso e não consegui.
Quero lembrar que, pelo que eu entendi, o comando "sprite_index" pode ser utilizado para definir o objeto do personagem, pois assim, após encontrar a arma, o personagem também já teria os comandos definidos, pois é um objeto.
Não sei se ficou confuso demais, mas qualquer coisa eu tento explicar melhor.
Obrigado.
lol xD- Data de inscrição : 07/08/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
Bem "sprite_index" é a sprite a ser exibida em "tal circunstancia"
tipo:
EVENTO DE APERTAR PARA DIREITA:
hspeed = 5
sprite_index = SPRITE DO PERSONAGEM INDO PRA DIREITA
no questão da arma vc cria um evento de colisão com o "OBJETO ARMA" e coloca:
sprite_index = SPRITE DO PERSONAGEM COM ARMA
(e tbm eu tenho quase certeza que vc vai querer que ele pegue a arma uma vez e depois ela suma,então coloca ela pra destruit tbm =D)
tipo:
EVENTO DE APERTAR PARA DIREITA:
hspeed = 5
sprite_index = SPRITE DO PERSONAGEM INDO PRA DIREITA
no questão da arma vc cria um evento de colisão com o "OBJETO ARMA" e coloca:
sprite_index = SPRITE DO PERSONAGEM COM ARMA
(e tbm eu tenho quase certeza que vc vai querer que ele pegue a arma uma vez e depois ela suma,então coloca ela pra destruit tbm =D)
Dark-Yes- Data de inscrição : 27/12/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
Então, eu fui no objeto Arma e coloquei um evento de colisão com ele, mas quando o personagem passa por cima da arma, não acontece nada (nenhuma mudança de sprite) e a arma some sem eu ter colocado "instance_destroy". o_o
lol xD- Data de inscrição : 07/08/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
Vixi qual o codigo que vc ta usando?
Dark-Yes- Data de inscrição : 27/12/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
Tipo, fiz como você falou:
- Criei a sprite da arma.
- Criei o objeto com a sprite da arma e botei no evento colisão com o personagem "sprite_index = personagem_armado".
O que aconteceu foi o seguinte:
- Coloquei o objeto da arma na Room, mas quando o personagem passava por cima dela, ela sumia do nada, e o sprite do personagem não mudava.
PS: Eu tentei colocar no objeto do personagem desarmado um evento de colisão com a arma, pra ver se era esse o problema, mas o que aconteceu foi que o personagem desaparece enquanto encostado nela. Se sair de perto, a sprite dele volta. D:
- Criei a sprite da arma.
- Criei o objeto com a sprite da arma e botei no evento colisão com o personagem "sprite_index = personagem_armado".
O que aconteceu foi o seguinte:
- Coloquei o objeto da arma na Room, mas quando o personagem passava por cima dela, ela sumia do nada, e o sprite do personagem não mudava.
PS: Eu tentei colocar no objeto do personagem desarmado um evento de colisão com a arma, pra ver se era esse o problema, mas o que aconteceu foi que o personagem desaparece enquanto encostado nela. Se sair de perto, a sprite dele volta. D:
lol xD- Data de inscrição : 07/08/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
Mas pro personagem armado vc criou um sprite ou obj?
vc tbm marcou solido na obj_arma?
vc tbm marcou solido na obj_arma?
Dark-Yes- Data de inscrição : 27/12/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
Eu tenho o objeto do personagem armado com os seus movimentos.
Não marquei não. Será que esse que pode ser o problema? :O
EDIT:
Marquei como sólido e não adiantou. :/
Não marquei não. Será que esse que pode ser o problema? :O
EDIT:
Marquei como sólido e não adiantou. :/
lol xD- Data de inscrição : 07/08/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
Ta ai o problema não era pra criar OBJ era pra criar a sprite!
tira esse obj e dexa só a sprite, ai vc vai ver
tira esse obj e dexa só a sprite, ai vc vai ver
Dark-Yes- Data de inscrição : 27/12/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
Não entendi muito bem, mas se eu deletar esse objeto (que tem o gráfico e os movimentos do personagem armado), como que eu vou fazer o personagem armado se movimentar?
lol xD- Data de inscrição : 07/08/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
faz isso no personagem normal
Nem sei praque vc faz otro obj pro personagem =D
Nem sei praque vc faz otro obj pro personagem =D
Última edição por Dark-Yes em Dom 18 Jan 2009, 01:31, editado 1 vez(es)
Dark-Yes- Data de inscrição : 27/12/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
No personagem normal foi onde eu coloquei a colisão com a arma e não deu certo. Você quis dizer pra eu deixar o objeto sem sprite nenhum?
lol xD- Data de inscrição : 07/08/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
Não tipo
Vc coloca tudo oque esta no obj(que tem os graficos do persongem armado) no obj normal
não ha necessidade de criar um otro obj
Vc coloca tudo oque esta no obj(que tem os graficos do persongem armado) no obj normal
não ha necessidade de criar um otro obj
Dark-Yes- Data de inscrição : 27/12/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
Nossa seis tao complicando mto o.O
Pelo q intendi, se tem o cara com arma e sem certo?
bom, sendo q o player é um objeto apenas eu faria assim:
create:
colisao com a arma (OBS COLOKE UM EVENTO DE COLISAO COM A ARMA NO OBJETO PLAYER!)
Eventos de andar..
como vc fez para ele andar?
Vc muda o sprite certo para o dele andando SEM a arma?
vc presisa fazer para ele COM e SEM a arma fazendo assim:
è dificil explicar =/
+ se tem q comparar se ele esta com arma, e se tiver muda para tal sprite, senao fika no q ta sem arma.
Pelo q intendi, se tem o cara com arma e sem certo?
bom, sendo q o player é um objeto apenas eu faria assim:
create:
- Código:
estado_arma = 0; //sem arma
colisao com a arma (OBS COLOKE UM EVENTO DE COLISAO COM A ARMA NO OBJETO PLAYER!)
- Código:
estado_arma = 1; //pego arma
with (other) //destruir arma
{instance_destroy();}
Eventos de andar..
como vc fez para ele andar?
Vc muda o sprite certo para o dele andando SEM a arma?
vc presisa fazer para ele COM e SEM a arma fazendo assim:
- Código:
if estado_arma = 0 //sem arma
{
movimentos e mudar sprite SEM arma
}
if estado_arma = 1 //Com arma
{
movimentos e mudar sprite COM arma
}
è dificil explicar =/
+ se tem q comparar se ele esta com arma, e se tiver muda para tal sprite, senao fika no q ta sem arma.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
Não tem uma maneira mais fácil? Tipo indicar no sprite_index o objeto do personagem armado ou sei lá?
Por que senão eu teria que ficar criando várias condições (porque o jogo vai ter várias armas). :/
Janx:
Exatamente, possuo o personagem armado e desarmado. No meu jogo, ele começa desarmado, e quando ele colidir com a arma, no caso, ele mudaria de sprite.
Eu estou usando o movimento do meu personagem pelo evento Step, pois ele possui animação.
No evento sprite_index não deveria, ao indicar um objeto, o mesmo funcionar? Pois algumas pessoas dizem que funciona, mas comigo não adiantou. :/
Por que senão eu teria que ficar criando várias condições (porque o jogo vai ter várias armas). :/
Janx:
Exatamente, possuo o personagem armado e desarmado. No meu jogo, ele começa desarmado, e quando ele colidir com a arma, no caso, ele mudaria de sprite.
Eu estou usando o movimento do meu personagem pelo evento Step, pois ele possui animação.
No evento sprite_index não deveria, ao indicar um objeto, o mesmo funcionar? Pois algumas pessoas dizem que funciona, mas comigo não adiantou. :/
lol xD- Data de inscrição : 07/08/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
como vc ta fasendo o movimento? vc disse q é no step, intao deve ser algo como:
if keyboard_check(vk_left)
{hspeed = -2;}
if keyboard_check(vk_right)
{hspeed = 2;}
e blablabla
assim neh?
intao fassa assim:
Create:
colisao com a arma
Agora a parte legal! XD
No step, ou onde vc fez o movimento, supondo q seja como eu disse antes:
if keyboard_check(vk_left)
{hspeed = -2;}
if keyboard_check(vk_right)
{hspeed = 2;}
e blablabla
assim neh?
intao fassa assim:
Create:
- Código:
estado_arma = 0; //sem arma
colisao com a arma
- Código:
estado_arma = 1; //pego arma
with (other) //destruir arma
{instance_destroy();}
Agora a parte legal! XD
No step, ou onde vc fez o movimento, supondo q seja como eu disse antes:
- Código:
if estado_arma = 0 //sem arma
{
if keyboard_check(vk_right)
{
sprite_index = andando_sem_arma_direita
hspeed = 2;
}
// e o mesmo para os outros lados, mudando o sprite index para o sprite do
// seu devido lado. E o que esteja sem arma
}
if estado_arma = 1 //COM arma
{
if keyboard_check(vk_right)
{
sprite_index = andando_com_arma_direita
hspeed = 2;
}
// e o mesmo para os outros lados, mudando o sprite index para o sprite do
// seu devido lado e oque tenha arma.
}
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
Não deu certo. :/
Esse tal de sprite_index não pode ser igual a um objeto? Fica muito confuso e difícil dessa maneira. Eu lembro que eu tinha conseguido isso uma vez, mas agora não to conseguindo mais. :/
Se fosse algo tipo "sprite_index = obj_personagem_armado" seria mais fácil, porque dai já teria os movimentos definidos.
Esse tal de sprite_index não pode ser igual a um objeto? Fica muito confuso e difícil dessa maneira. Eu lembro que eu tinha conseguido isso uma vez, mas agora não to conseguindo mais. :/
Se fosse algo tipo "sprite_index = obj_personagem_armado" seria mais fácil, porque dai já teria os movimentos definidos.
lol xD- Data de inscrição : 07/08/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
nao cara, o sprite index muda a sprite do objeto!
intao tem q ser uma sprite! nao um objeto!
So tem um objeto, o 'jogador'
intao tem q ser uma sprite! nao um objeto!
So tem um objeto, o 'jogador'
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
Eu tentei aqui mudar a sprite no evento Key Press Space (independente de onde o personagem estiver olhando) e também não funcionou. Isso tá muito estranho....
lol xD- Data de inscrição : 07/08/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
Vc vai ter que criar um evento no obj_PLAYER(o seu joigador ou personagem etc..) normal como se fosse criar um evento pra ele andar só que agora é pra ele "atirar" ( e ai precisar das sprites dele tipo: atirando_direita,atirando_esquerda,andandocomarma_direita,andandocomarma_esquerda etc...
OQUE ESTA ACONTECENDO QUE ESTA ESTRANHO?
OQUE ESTA ACONTECENDO QUE ESTA ESTRANHO?
Dark-Yes- Data de inscrição : 27/12/2008
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Re: Dúvida em relação a troca de sprites
Então, eu tenho todas essas sprites, mas eu tentei o código que o Janx passou e não funcionou! To tentando a 2 dias sem parar e não consigo! ;_;
lol xD- Data de inscrição : 07/08/2008
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