GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?
por Super Games Ontem à(s) 01:27

» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42


Ano do código - Vamos aprender a programar?

+2
JoaoVanBlizzard
All-x
6 participantes

Ir para baixo

Ano do código - Vamos aprender a programar? Empty Ano do código - Vamos aprender a programar?

Mensagem por All-x Qui 03 Abr 2014, 18:28

Ano do código - Vamos aprender a programar? EJLCDWyCE-uq6oIo54IySnE11W0DFLUh7k3_0rj-KtQ=w480-h240-no

Olá Maker!

Você ainda se enrola com programação? É, não é só você. E pensando nisso está ocorrendo um projeto bacana pra quem quer aprender a programar, que é o ANO DO CÓDIGO. Uma iniciativa que vai ajudar você a mergulhar de vez no mundo da programação.

A demanda por programadores no Brasil é muito alta. Por esse motivo várias empresas se juntaram nesse projeto.

É muito simples: você começa resolvendo de forma interativa usando bloquinhos. Após esta primeira fase você começa a trabalhar com o código real (No caso Javascript). Basta seguir o link para entrar no projeto:

http://www.anodocodigo.org.br/

Todo o material é disponibilizado online com ajuda dos parceiros.

Aproveite e chame os amigos para aprender também!

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/41208/41208

#VemProgramar

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : Ano do código - Vamos aprender a programar? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ano do código - Vamos aprender a programar? Empty Re: Ano do código - Vamos aprender a programar?

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qui 03 Abr 2014, 19:02

Sinceramente isso deveria ter com mais teor nas escolas, tipo, eu preciso terminar os estudos para poder me ingressar nesse ramo, mas o que mais desemotiva, é que vou ter que investir tempo e dinheiro para fazer coisas que eu nem vou precisar usar só para poder ter um diplominha eu acho que depois da 8° serie a gente poderia escolher as meterias que gostaríamos de aprender, dentre elas poderia ter aulas de programação já que esse mercado vem crescendo tanto ao invés de precisar frequentar uma facul, melhor do que eu ficar gastando meu tempo e meu cérebro em coisas que nem vou usar.

Muito legal essa iniciativa Alex , isso incentiva as pessoas a aprender a fazer códigos limpos e menas gambiarras, por exemplo, quando não sabemos usar todos os comandos de um código para o game maker, o que a gente faz? apelamos para gambiarras alternativas e que acabam correndo o risco de arruinar outras funções do jogo que criamos, as vezes levamos horas, até dias para resolver uma coisa que alguns simples códigos resolveriam em questão de minutos, acho que esse projeto venha ajudar bastante em cima disso também né?
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : Ano do código - Vamos aprender a programar? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

Ano do código - Vamos aprender a programar? Empty Re: Ano do código - Vamos aprender a programar?

Mensagem por Markituh Qui 03 Abr 2014, 20:28

Bem interessante. Já usei o CodeAcademy e a Khan , são serviços excelentes e sem falar da Koding também que, apesar de não ser exatamente uma "biblioteca", e ainda em beta, é um projeto de rede social para programadores com teamwork, sua propria maquina virtual e outros [parece que eles pretendem implementar um sistema de biblioteca também].  Espero que essa iniciativa brasileira vá para frente, consiga algum apoio, e talvez eu contribua com algo la Happy E aliás, olhando direitinho, esse exemplo desse site é baseado no Hour Of Code do code.org, que por sua vez é baseado no Scratch, do MIT. Os vídeos explicativos são bem resumidos e diretos.

@João: Concordo, e conheço várias pessoas que compartilham deste mesmo tipo de pensamento. Bem como funciona em outros sistemas de ensino com o americano e o japonês, onde você faz o ensino médio escolhendo clubes, bolsa esportiva (que infezlimente não é meu caso xD) e etc. Mas é aquela velha história: o governo não investe nisso. Se for falar de todos os problemas, é aquele papo que todo mundo já sabe de copa, governo não investe em saúde e pá. 
Spoiler:

Levantei essa questão governamental pois o próprio Barack Obama também fez um discurso a favor do code.org, o que já é um puta apoio. Duvido a Dilma fazer algo parecido. O negoço vai ser uma galera se juntar e criar uma rede de ensino ideal; não, melhor: uma economia paralela ideal, pra bater de frente com esses caras. Quem sabe assim o Brasil vá pra frente.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Ano do código - Vamos aprender a programar? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ano do código - Vamos aprender a programar? Empty Re: Ano do código - Vamos aprender a programar?

Mensagem por DonutScore Sex 04 Abr 2014, 10:19

Outra ótima é a http://code.org/ já faz um ano que entrei nela, é excelente
DonutScore
DonutScore

Data de inscrição : 18/12/2013
Reputação : 6
Número de Mensagens : 177
Prêmios : Ano do código - Vamos aprender a programar? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://donutscore.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ano do código - Vamos aprender a programar? Empty Re: Ano do código - Vamos aprender a programar?

Mensagem por All-x Sex 04 Abr 2014, 10:47

Realmente há, ainda, um longo caminho pra se percorrer para que a programação seja mais notável no Brasil. Mas isso já começou a mudar:

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/40972/40972

http://olhardigital.uol.com.br/video/39115/39115

Já é um começo, apesar de alguns não serem grátis. Mas uma coisa dita me chamou atenção:

“Há 20 anos ninguém achava que aprender inglês era tão importante. As pessoas vão descobrir em alguns anos que aprender a programar é até mais necessário”

Tenho um exemplo aqui que mostra a importância disso. Na minha primeira semana de aula em Sistemas de informação pensei que fosse encontrar outros programadores amadores ou hobbystas assim como eu. "Sabe de nada, inocente!"

Tomei um choque de realidade ao ver que 98% da minha turma nunca teve contato com qualquer coisa relacionada a programação. E quem tinha era repetente do ano anterior e mesmo assim mal sabiam de alguma coisa.

Dai fui ver quantos alunos se formam por ano nesse curso. Mais uma surpresa, são formados apenas de 3 a 5 pessoas por ano, de turmas de 30 ou mais alunos. É muito pouco. Talvez esse número fosse maior se houvesse iniciativa desde o ensino fundamental.

E se engana muito quem acha que é obrigatório o uso de computador para aprender programação. Os velhos lápis e papel são suficientes, tanto que temos uma matéria onde aprendemos a simular o código do PC no papel.

Ex: Calcular 10% de desconto de um valor inserido pelo usuário;

Código:
Algoritmo <porcentagem>

reais: valor,desconto

leia (valor)

desconto ← valor x 0.1

escreve (desconto)

Falta mesmo é "boa vontade" dos nossos governantes e educadores para que isso se torne possível.

Tomara que iniciativas como essa façam-nos abrir os olhos para o futuro.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : Ano do código - Vamos aprender a programar? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ano do código - Vamos aprender a programar? Empty Re: Ano do código - Vamos aprender a programar?

Mensagem por Tiger Sáb 05 Abr 2014, 00:34

Realmente eu gostei dessa iniciativa de levar o aprendizado do ensino de como programar, sendo sincero sempre fui lesado pra querer aprender a programar jogos, mas vou colocar na minha lista de favoritos e começar a olhar bem isso, poxa assim gostaria de compartilhar e espalhar para muitas pessoa que queiram se interessar em fazer jogos ou aprender a programação. Muito obrigado por estar nos compartilhado essa informações.
Tiger
Tiger

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D+C+A
Data de inscrição : 26/09/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 859
Prêmios : Ano do código - Vamos aprender a programar? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ano do código - Vamos aprender a programar? Empty Re: Ano do código - Vamos aprender a programar?

Mensagem por Eudes - Hyo Sáb 05 Abr 2014, 00:48

Eu havia visto esse Time to code há uns meses. Pra mim pareceu ser uma boa. Mostra que qualquer pessoa pode programar, e é o que eu acho.

Vi um video em que o palestrante falava sobre problema que algumas pessoas enfrentavam quando tinham uma boa ideia, mas dependiam de um programador para por em prática. Isso poderia permitir a elas elaborar pelo menos um protótipo que possa ser exibido.

Quem criou o site BR?

@Tiger gostei do seu novo Avatar.
Eudes - Hyo
Eudes - Hyo

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : E + B+B
Data de inscrição : 02/06/2009
Reputação : 27
Número de Mensagens : 513
Prêmios : Ano do código - Vamos aprender a programar? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ano do código - Vamos aprender a programar? Empty Re: Ano do código - Vamos aprender a programar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos