Entrar
Últimos assuntos
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentropor Rukasu777 Ontem à(s) 18:10
» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
Programar Shaders
3 participantes
Página 1 de 1
Programar Shaders
Então... alguem ai conseguiu dominar esse bicho estranho chamado shader e pode me dar uma explicação de como isso funciona exatamente? Esta difícil entender e não tem tutoriais sobre isso aqui.
DS Santos- Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 98
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Programar Shaders
Já se perguntou pra que serve todas aquelas contas que se aprende na escola?
Você vai descobrir quando começar a programar shaders...
Vertex shader e pixel shader é pura matemática, principalmente álgebra linear e trigonometria.
Por isso não adianta tentar aprender o que é gl_Position ou gl_FragColor antes de entender o que é normalização, calculo de distância, produto vetorial e produto escalar.
Praticamente toda linha de um shader script é alguma operação com vetores.
Infelizmente o que se aprende na escola nunca tem exemplos práticos e sem ter em o que aplicar as pessoas não se acostumam a matemática e acham qualquer simples calculo além de adição e subtração um bicho de sete cabeças.
Tutoriais e artigos para entender e desenvolver base matemática aplicada não são comuns em português mas graças a internet da pra achar alguns muito bons como:
http://www.pontov.com.br/site/arquitetura/54-matematica-e-fisica/132-o-uso-de-vetores-nos-jogos
http://www.pontov.com.br/site/arquitetura/54-matematica-e-fisica/238-matrizes-e-transformacoes-parte-1
http://www.pontov.com.br/site/index.php/arquitetura/54-matematica-e-fisica/332-vetores-guia-de-referencia
Com isso você desvenda 90% do mistério e o resto é aprender GLSL ou HLSL.
Você vai descobrir quando começar a programar shaders...
Vertex shader e pixel shader é pura matemática, principalmente álgebra linear e trigonometria.
Por isso não adianta tentar aprender o que é gl_Position ou gl_FragColor antes de entender o que é normalização, calculo de distância, produto vetorial e produto escalar.
Praticamente toda linha de um shader script é alguma operação com vetores.
Infelizmente o que se aprende na escola nunca tem exemplos práticos e sem ter em o que aplicar as pessoas não se acostumam a matemática e acham qualquer simples calculo além de adição e subtração um bicho de sete cabeças.
Tutoriais e artigos para entender e desenvolver base matemática aplicada não são comuns em português mas graças a internet da pra achar alguns muito bons como:
http://www.pontov.com.br/site/arquitetura/54-matematica-e-fisica/132-o-uso-de-vetores-nos-jogos
http://www.pontov.com.br/site/arquitetura/54-matematica-e-fisica/238-matrizes-e-transformacoes-parte-1
http://www.pontov.com.br/site/index.php/arquitetura/54-matematica-e-fisica/332-vetores-guia-de-referencia
Com isso você desvenda 90% do mistério e o resto é aprender GLSL ou HLSL.
Re: Programar Shaders
Ainda não temos tutoriais sobre shaders, então o máximo que posso recomendar é ler os artigos citados pelo Kabeção e baixar e praticar com os exemplos desse tópico: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=586380
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Programar Shaders
Passei o dia inteiro estudando isso.
Eu já sabia sobre vetor normalizado e tal mas essas outras coisas todo mundo devia para pra estudar. Da pra usar em muitas coisas. Muitas coisas mesmo!
Consegui até fazer um shader pra rotacionar vertices e girar um grupo inteiro que funções draw como se fosse uma coisa só.
Quem já tem um bom conhecimento em GML devia aprender isso também.
Alias, deveriamos indicar isso pra todo mundo mas frequentemente.
Se eu soube-se isso antes teria feito muito mais e entendido muito mais, por exemplo, como realmente funciona aqueles cálculos para definir a posição da camera usando 3D no GM.
Eu já sabia sobre vetor normalizado e tal mas essas outras coisas todo mundo devia para pra estudar. Da pra usar em muitas coisas. Muitas coisas mesmo!
Consegui até fazer um shader pra rotacionar vertices e girar um grupo inteiro que funções draw como se fosse uma coisa só.
Quem já tem um bom conhecimento em GML devia aprender isso também.
Alias, deveriamos indicar isso pra todo mundo mas frequentemente.
Se eu soube-se isso antes teria feito muito mais e entendido muito mais, por exemplo, como realmente funciona aqueles cálculos para definir a posição da camera usando 3D no GM.
DS Santos- Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 98
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Efeito Scanlines (Shaders)
» Ajuda Efeito CC Lens/Bolha/Impacto
» [Resolvido] Shaders travando o runner
» Erro de shader D3D (usando shaders)
» programar salto num pieceofcode
» Ajuda Efeito CC Lens/Bolha/Impacto
» [Resolvido] Shaders travando o runner
» Erro de shader D3D (usando shaders)
» programar salto num pieceofcode
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|