Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Guia] Configurando GM:S para o iOS
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Guia] Configurando GM:S para o iOS
O que você precisa
Antes de começar a trabalhar com o módulo iOS do GameMaker:Studio, você deve ser um desenvolvedor registrado da Apple e ter todos os certificados e licenças em dia. Para mais informações sobre esse assunto entre aqui.
Note que, por seu Apple Developer Agreement, é necessário um Mac recente com uma cópia recente do OS X e do Xcode 5.X - veja as informações no site da Apple para saber que versões são permitidas na Apple Store em determinado período.
Para poder desenvolver para um produto Apple você deve ter :
Development Certificate - é o certificado que lhe permite desenvolver para a Apple
Provisional Profile - é o que diz "o produto que estou criando pode somente ser testado nestes dispositivos"
Distribution Certificate - Não é essencial para desenvolver, mas sim para publicar na App Store
Uma vez que você preencher os requisitos acima, precisará instalar :
No seu Mac você precisa do Xcode Development Environment que pode ser encontrado no Mac AppStore ou developer.apple.com (precisa ter um Apple ID).
No seu PC você precisa ter o iPhone Configuration Utility para Windows que está disponível aqui.
Compatibilidade de dispositivos
Não importa se você está testando seu projeto num iPhone ou num iPad já que todos os projetos iOS compilados no GM:S são, por padrão, universais.
Configurar GameMaker:Studio e Dispositivos
Você vai precisar de um computador Mac e um dispositivo iOS.
GameMaker:Studio
Se você ainda não configurou o webserver do GM e deseja conectar o seu dispositivo iOS ao seu PC via wifi (USB só é possível no MAC), acesse http://help.yoyogames.com/entries/22899003-Setup-GameMaker-Studio-s-Micro-Web-Server-for-HTML5-and-wifi-mobiles- .
Mac
Você já é um Apple Developer e tem Xcode no seu Mac. Abra o seu GM:S e clique em Help>Open GameMaker in Explorer, então selecione a pasta do iOS e procure um arquivo .dmg para a Application Oven. Copie-o para seu Mac usando sua conexão de rede. Então abra o arquivo e na janela aberta arraste Application Oven para Applications, a fim de instalá-la.
Ao abrir, verá:
Certificate - pode ser tanto iPhone Developer (padrão) quanto iPhone Publisher.
Provisioning - Deve parecer com um perfil com.[seunome].yoyorunner. Geralmente é automaticamente preenchido.
App id - Preenchido automaticamente.
Clique em 'Bake Me an Ipa' e salve quando pedido. Quando tiver o Ipa, pode usar o iTunes ou a Ferramenta de Configuração do iPhone para colocá-la no seu dispositivo iOS.
Dispositivo iOS
Ao rodar pela primeira vez no seu dispositivo, veja se está tudo certo. Quando o YoYo Runner for iniciado, faça o seguinte:
Selecione Configurações (Settings)
Selecione IP e insira seu IP (ipv4)
Selecione Porta (Port) e insira a mesma encontrada nas preferências do webserver no GM:S (a padrão 51268 geralmente não precisa ser alterada)
Rodando um jogo no seu iOS
No GM:S selecione a plataforma-alvo iOS na lista. Rode o projeto, então o Micro Web Server será iniciado.
No seu dispositivo, inicie o YoYo Runner, que vai se conectar ao seu servidor e baixar seu jogo.
Seu jogo vai aparecer no seu dispositivo quando o download terminar, então resta jogá-lo.
Essa é uma tradução livre do tutorial oficial da YoYoGames. Para reportar erros ou melhorar a tradução, poste nesse tópico. Devido às edições regulares, o tópico pode não estar muito bem formatado o tempo todo.
Antes de começar a trabalhar com o módulo iOS do GameMaker:Studio, você deve ser um desenvolvedor registrado da Apple e ter todos os certificados e licenças em dia. Para mais informações sobre esse assunto entre aqui.
Note que, por seu Apple Developer Agreement, é necessário um Mac recente com uma cópia recente do OS X e do Xcode 5.X - veja as informações no site da Apple para saber que versões são permitidas na Apple Store em determinado período.
Para poder desenvolver para um produto Apple você deve ter :
Development Certificate - é o certificado que lhe permite desenvolver para a Apple
Provisional Profile - é o que diz "o produto que estou criando pode somente ser testado nestes dispositivos"
Distribution Certificate - Não é essencial para desenvolver, mas sim para publicar na App Store
Uma vez que você preencher os requisitos acima, precisará instalar :
No seu Mac você precisa do Xcode Development Environment que pode ser encontrado no Mac AppStore ou developer.apple.com (precisa ter um Apple ID).
No seu PC você precisa ter o iPhone Configuration Utility para Windows que está disponível aqui.
Compatibilidade de dispositivos
Não importa se você está testando seu projeto num iPhone ou num iPad já que todos os projetos iOS compilados no GM:S são, por padrão, universais.
Configurar GameMaker:Studio e Dispositivos
Você vai precisar de um computador Mac e um dispositivo iOS.
GameMaker:Studio
Se você ainda não configurou o webserver do GM e deseja conectar o seu dispositivo iOS ao seu PC via wifi (USB só é possível no MAC), acesse http://help.yoyogames.com/entries/22899003-Setup-GameMaker-Studio-s-Micro-Web-Server-for-HTML5-and-wifi-mobiles- .
Mac
Você já é um Apple Developer e tem Xcode no seu Mac. Abra o seu GM:S e clique em Help>Open GameMaker in Explorer, então selecione a pasta do iOS e procure um arquivo .dmg para a Application Oven. Copie-o para seu Mac usando sua conexão de rede. Então abra o arquivo e na janela aberta arraste Application Oven para Applications, a fim de instalá-la.
Ao abrir, verá:
Certificate - pode ser tanto iPhone Developer (padrão) quanto iPhone Publisher.
Provisioning - Deve parecer com um perfil com.[seunome].yoyorunner. Geralmente é automaticamente preenchido.
App id - Preenchido automaticamente.
Clique em 'Bake Me an Ipa' e salve quando pedido. Quando tiver o Ipa, pode usar o iTunes ou a Ferramenta de Configuração do iPhone para colocá-la no seu dispositivo iOS.
Dispositivo iOS
Ao rodar pela primeira vez no seu dispositivo, veja se está tudo certo. Quando o YoYo Runner for iniciado, faça o seguinte:
Selecione Configurações (Settings)
Selecione IP e insira seu IP (ipv4)
Selecione Porta (Port) e insira a mesma encontrada nas preferências do webserver no GM:S (a padrão 51268 geralmente não precisa ser alterada)
Rodando um jogo no seu iOS
No GM:S selecione a plataforma-alvo iOS na lista. Rode o projeto, então o Micro Web Server será iniciado.
No seu dispositivo, inicie o YoYo Runner, que vai se conectar ao seu servidor e baixar seu jogo.
Seu jogo vai aparecer no seu dispositivo quando o download terminar, então resta jogá-lo.
Essa é uma tradução livre do tutorial oficial da YoYoGames. Para reportar erros ou melhorar a tradução, poste nesse tópico. Devido às edições regulares, o tópico pode não estar muito bem formatado o tempo todo.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Guia] Configurando GM:S para o iOS
o dispositivo ios preisa ta no pc ou no mac?
El Vallo- Data de inscrição : 05/02/2014
Reputação : 1
Número de Mensagens : 10
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Guia] Configurando GM:S para o iOS
Uma coisa que eu sempre quis saber, cheguei a olhar por alto...
Qual é a versão mais baixa do MacOS que eu preciso ter?
Eu já pensei em comprar um Mac mas seria APENAS para isso e mais nada... não quero comprar um Mac novo megapower de 5 mil reais. Pensei em comprar um modesto e usado. Se alguém souber a resposta pra isso ,seria legal compartilhar
Qual é a versão mais baixa do MacOS que eu preciso ter?
Eu já pensei em comprar um Mac mas seria APENAS para isso e mais nada... não quero comprar um Mac novo megapower de 5 mil reais. Pensei em comprar um modesto e usado. Se alguém souber a resposta pra isso ,seria legal compartilhar
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos