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Problemas com movimento de personagem pelo mouse

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Problemas com movimento de personagem pelo mouse Empty Problemas com movimento de personagem pelo mouse

Mensagem por Luiz Raizen Seg 10 Fev 2014, 05:46

Ola galera, recentemente iniciei um projetinho novo no game maker, e no meu jogo, o personagem deverá andar ao toque do mouse na tela, ele seguirá o o caminho feito pelo mouse, só que daí vem meu problema... Estou usando um código mostrado por um dos membros do forum, que me foi bem útil aliás, só que o código serve pra movimentar o personagem pelo mouse.. Certo, exatamente o que quero, porém, não sei como colocar determinadas sprites de movimento dependendo do caminho que ele estiver andando, tipo se vc esta trazendo o personagem pra direita com o mouse, sua sprite mudará, pra uma sprite dele andando para a direita, quando vc mandar ele ir pra cima, sua sprite mudará para ele andando pra cima, na diagonal a msm coisa, etc.. Já tenho todas as sprites do personagem, ele vai andar nas 8 direções, mas não sei como adaptar isso ao código que estou usando, OBS. sou noob em programação, pra vcs entenderem melhor, esse é o código.

Eu uso esse no Step
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left){ novo_x=mouse_x novo_y=mouse_y
direction=point_direction(x,y,novo_x,novo_y)}

if point_distance(x,y,novo_x,novo_y)<2 speed=0 else speed=3

E esse no Create
Código:
novo_x=x
novo_y=y
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Mensagem por saim Seg 10 Fev 2014, 09:50

Código:
imagem := round(direction / 45); // um valor entre 0 e 8
// defina sprite_index ou image_index em função do valor de "imagem"
Lembre-se que quando "imagem" for 8, o desenho na tela deve ser o mesmo que quando for "0". Ah, deixa eu traduzir valor-a-valor:
0 = leste
1 = nordeste
2 = norte
3 = noroeste
4 = oeste
5 = sudoeste
6 = sul
7 = sudeste
8 = leste, de novo.
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Mensagem por Luiz Raizen Sáb 15 Fev 2014, 10:18

Olá saim, muito obrigado pela ajuda, como disse sou noob e desde quando vc enviou essa mensagem eu estava quebrando a cabeça para usar esse código que vc passou, felizmente parece que peguei o jeito, e estou até envergonhado por não ter entendido algo tão fácil  silent .. Mas ainda tenho uma dúvida, no caso e se eu quiser colocar outras sprites pra quando o personagem estiver parado? Tipo ele andou para a esquerda e parou, quando ele parar sua sprite mudará para uma imagem dele parado olhando para a esquerda, a mesma coisa para as outras direções.. ??
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Mensagem por saim Sáb 15 Fev 2014, 20:28

Faça uma checada no valor de speed. Se for zero, o bicho está parado, senão, está andando.
Direction se mantém, independente do valor de speed. Acho. Tenho quase certeza.
Mas pode ser que, caso speed seja zero, direction vá pra zero, também. Pouco provável, mas vale a pena um debug, pra garantir.
saim
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