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duvida mivimento beat' em up

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Mensagem por fabio schiavetti Seg 25 maio 2009, 18:01

ola gente tipo to tendo dificuldade em faser um jogo estilo street of rage

tipo vi que todos os tutoriais de pulo aki no forum é para plataforma, so que gostaria de pular sem prescisar que o player esteja sobre uma plataforma solida tipo ele pula sobe uma distancia e cai a mesma distancia

outra duvia gostaria de limitar meu perssonagem na tela tipo faser com que ele naum ande pra o fundo e nem saia da tela (bom no caso de sair da tela acho que da pra faser a camera seguir o palyer)

caso alguem não saiba que jogo é esse que fala aki tem um video no youtube

https://www.youtube.com/watch?v=DyQR5vg0DVY
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Mensagem por Igor KinGamer Seg 25 maio 2009, 20:07

Dá pra você fazer uma plataforma que fica sempre embaixo do player.

Crie uma plataforma como outra qualquer, com a mesma largura do player (ou da mask do player se ele tiver, maior seria gastar memória à toa) e deixe invisível.

Se você fará os inimigos saltarem também, dá pra usar esse mesmo sistema para eles. Você tem que fazer cada objeto criar uma instância da plataforma para si (assim nem precisa criar um objeto plataforma para inimigos e um pro player, só um pra todos basta).

Coloque no create do player (e no dos inimigos, se saltarão também):

Código:
plataforma = instance_create(x, y+alguma_quantidade_que_deixe_a_plataforma_em_baixo_dos_pés_da_criatura, obj_Plataforma); //Cria a plataforma e guarda o ID dela

E no step:

Código:
plataforma.x = x;

Para mover o player para cima e para baixo, você deve ter usado alguma coisa tipo "y -= tanto" e "y += tanto". No mesmo lugar que fez isso, coloque "plataforma.y -= tanto" e "plataforma.y += tanto".

Ex.:
Seta para cima:
Código:
y -= 5;
plataforma.y -= 5;
Ou

Step:
Código:
if keyboard_check(vk_down)
{
    y += 5;
    plataforma.y += 5;
}



"Não ande para o fundo" você quer dizer não "se afaste" da tela (para cima)?
Sim ou não, pra qualquer direção que você for, você pode testar a posição antes de mover:

Código:
if keyboard_check(vk_up) && [b]y > 64[/b]
y -= 5;

Ou, se for para os lados, você pode testar com o "view_xview" / "view_wview".


Espero ter ajudado Happy
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Mensagem por fabio schiavetti Seg 25 maio 2009, 20:30

vlw cara vo tentar o negocio da plataforma

vo explicar melhor esse negocio de fundo

tipo tenho meu fundo la desenhado bunitinho
tem uma rua por onde o perssonagem vai andar e predios mas tipo quando eu ponho pra ele andar pra cima ele vai pra cima dos predios ai eu gostaria de limitar a area que o player pode subir tipo pra ele naum nandar por todo cenario la
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Mensagem por Igor KinGamer Ter 26 maio 2009, 13:48

É só você testar o y do personagem antes de movê-lo para cima. Descubra em que ponto y fica a parte de baixo dos prédios (na room), diminua dessa quantidade a altura do sprite do player, e use esse número para impedir que o player suba nos prédios, ou seja, acrescente "if y > tal_número" antes do comando que faz o player subir. Se o player ainda assim subir demais, aumente esse número, se subir "de menos", diminua-o.
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Mensagem por fabio schiavetti Qua 27 maio 2009, 14:14

vlw ae ajudou pacas to fasendo grandes progressos XD
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