Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[duvida] criando sprites vectoriais
+2
Animarcelo
Isaque Onix
6 participantes
Página 1 de 1
[duvida] criando sprites vectoriais
Boooom, sei que estou um tanto quanto chato, mais não consegui "pegar a manha" de criar sprites vectoriais.
então, retorno com as mesmas duvidas.
1: como criar sprites vectoriais?
2: qual melhor programa pra isso? (qualquer um é aceito)
3: algum tutorial INICIANTE?
bom, se alguem puder me ajudar, grato!
quero criar sprites desse nivel:
clique na imagem para zoom.
então, retorno com as mesmas duvidas.
1: como criar sprites vectoriais?
2: qual melhor programa pra isso? (qualquer um é aceito)
3: algum tutorial INICIANTE?
bom, se alguem puder me ajudar, grato!
quero criar sprites desse nivel:
clique na imagem para zoom.
Re: [duvida] criando sprites vectoriais
1- 3
2- Eu uso o inkscape: É fácil de usar e é gratuito (http://inkscape.org/pt/transferencias/instalacao-windows/)
3- No site inkscape.org há alguns (http://inkscape.org/pt/aprender/tutoriais/)
Acho que não depende tanto do programa, depende mais do que você procura. Eu por exemplo:
-Faço o contorno;
-Preencho;
-Coloco duas camadas de luz no canto superior esquerdo;
-Coloco uma camada de sombra no canto inferior direito;
Faço tudo isso desenhando um polígono com o formato semelhante que eu desejo, e vou arredondando os lados. Pra mim é a alternativa perfeita: é rápida e o desenho fica bonito.
Não tenho certeza, mas alguns sprites desses aí me parecem pinturas digitais.
2- Eu uso o inkscape: É fácil de usar e é gratuito (http://inkscape.org/pt/transferencias/instalacao-windows/)
3- No site inkscape.org há alguns (http://inkscape.org/pt/aprender/tutoriais/)
Acho que não depende tanto do programa, depende mais do que você procura. Eu por exemplo:
-Faço o contorno;
-Preencho;
-Coloco duas camadas de luz no canto superior esquerdo;
-Coloco uma camada de sombra no canto inferior direito;
Faço tudo isso desenhando um polígono com o formato semelhante que eu desejo, e vou arredondando os lados. Pra mim é a alternativa perfeita: é rápida e o desenho fica bonito.
Não tenho certeza, mas alguns sprites desses aí me parecem pinturas digitais.
Animarcelo- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 03/09/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 86
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [duvida] criando sprites vectoriais
Bom cara, eu ultimamente só estou usando imagem vetorizada.
Eu fiz curso de web designer onde aprendi a mexer com o corel draw, uso ele até hoje, porem
o ink scape é uma ferramente free, muito leve e muito boa.
Aqui tem um blog onde aprendi bastante também.
http://2dgameartforprogrammers.blogspot.com.br/
Eu fiz curso de web designer onde aprendi a mexer com o corel draw, uso ele até hoje, porem
o ink scape é uma ferramente free, muito leve e muito boa.
Aqui tem um blog onde aprendi bastante também.
http://2dgameartforprogrammers.blogspot.com.br/
xxxAKIRAxxx- Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 108
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [duvida] criando sprites vectoriais
bom, eu gostaria de aprender de modo mais exato, tipo aplicar essas camadas de luz e sombra... eu tentei com o painttool sai, deu certo, mais não tem muitos modos para dar esses efeitos (da imagem exemplo), mais também já tentei o inkscape, o photoshop e outros, mais não consegui com nenhum, por isso preciso de algo mais exato...
mais Grato pela ajuda! farei aproveito.
mais Grato pela ajuda! farei aproveito.
Re: [duvida] criando sprites vectoriais
Cara, desse tipo assim acho que só vi no Photoshop mesmo, mas com certeza tem outros. Isso é de fato pintura digital, que não deixa de ser vetor, mas um estilo mais... borrado? Se fosse você falava com o Kabeção, ele manja nesse área.
Mr. Kaleb- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [duvida] criando sprites vectoriais
eu queria aprender a fazer vetoriais, (sem problema se borrado ou não, na verdade prefiro que não seja... :p) a imagem foi um exemplo simples que achei na net...
de qualquer forma, não gosto de incomodar as pessoas com meus problemas, apenas posto, se alguém puder ajudar muito obrigado, se não... fazer oque né...
até porque nem sempre essas pessoas podem ajudar.
valeu por comentar.
de qualquer forma, não gosto de incomodar as pessoas com meus problemas, apenas posto, se alguém puder ajudar muito obrigado, se não... fazer oque né...
até porque nem sempre essas pessoas podem ajudar.
valeu por comentar.
Re: [duvida] criando sprites vectoriais
Essas imagens são pinturas feitas com brushes sólidos, e pouquíssimo efeito de transparência além de uma ótima escolha de cores.
Algumas bordas são apagadas com brushes suaves para o tile de mesclar melhor ao que estiver embaixo dele no jogo.
Assim eles mantêm uma aparência menos rígida que vetores mas ao menos tempo limpa.
Gosto muito desse estilo.
É mais uma questão de técnica. O programa não importa e efeitos são inúteis se a base não estiver certa.
Nesse exemplo no Paint Tool Sai usei um único brush duro com 100% de densidade (transparência).
Cada galho e folha é apenas um movimento com a mão.
Faça o mesmo para as sombras deixando pinceladas evidentes e terá um resultado no estilo daquelas sprites.
Esse método é tão descomplicado e solto que acho muito mais rápido que vetor onde você tem que se preocupar com cada ponto de diversas formas agrupadas para formar um objeto.
Se quer fazer vetores o http://2dgameartforprogrammers.blogspot.com.br/ é mais recomendado.
Mas siga o tutorial passo a passo, ver ele todo e tentar depois por conta própria não ajuda nem nada.
O mesmo serve para qualquer video tutorial, divida a tela em dois com o navegador e o programa e vá repetindo tudo o que o outro fizer.
Não importa se o resultado for bom ou não, você provavelmente não percebera, mas depois de um tempo estará muito melhor que antes.
Algumas bordas são apagadas com brushes suaves para o tile de mesclar melhor ao que estiver embaixo dele no jogo.
Assim eles mantêm uma aparência menos rígida que vetores mas ao menos tempo limpa.
Gosto muito desse estilo.
Isaque Onix escreveu:bom, eu gostaria de aprender de modo mais exato, tipo aplicar essas camadas de luz e sombra... eu tentei com o painttool sai, deu certo, mais não tem muitos modos para dar esses efeitos (da imagem exemplo), mais também já tentei o inkscape, o photoshop e outros, mais não consegui com nenhum, por isso preciso de algo mais exato...
mais Grato pela ajuda! farei aproveito.
É mais uma questão de técnica. O programa não importa e efeitos são inúteis se a base não estiver certa.
Nesse exemplo no Paint Tool Sai usei um único brush duro com 100% de densidade (transparência).
Cada galho e folha é apenas um movimento com a mão.
Faça o mesmo para as sombras deixando pinceladas evidentes e terá um resultado no estilo daquelas sprites.
Esse método é tão descomplicado e solto que acho muito mais rápido que vetor onde você tem que se preocupar com cada ponto de diversas formas agrupadas para formar um objeto.
Se quer fazer vetores o http://2dgameartforprogrammers.blogspot.com.br/ é mais recomendado.
Mas siga o tutorial passo a passo, ver ele todo e tentar depois por conta própria não ajuda nem nada.
O mesmo serve para qualquer video tutorial, divida a tela em dois com o navegador e o programa e vá repetindo tudo o que o outro fizer.
Não importa se o resultado for bom ou não, você provavelmente não percebera, mas depois de um tempo estará muito melhor que antes.
Re: [duvida] criando sprites vectoriais
Isaque, pra fazer desenhos parecidos com os que você postou você precisa de uma mesa digitalizadora, existem algumas bem baratinhas.
Estes desenhos não tem nada haver com vetor, são bitmaps (formados por pixels). Desenhos vetorizados são formados por figuras geométricas que definem um contorno e um preenchimento.
Dá pra fazer desenhos parecidos com este em programas para gráficos vetorizados, uma das diferenças é que o vetorizado fica "perfeito demais" [size=12.800000190734863]desenhos feitos no coreldraw por exemplo, [/size]
[size=12.800000190734863]já desenhos bitmaps como os feitos no photoshop tem pequenos defeitos por serem feitos geralmente a mão livre o que dá um toque especial e certo charme, como os desenhos postados pelo kabeção.[/size]
Mesmo no dois tipos, vetorizado e bitmap existem diversas técnicas sendo que o desenho bitmap(photoshop) mais se aproxima da arte real com tinta e papel.
Pra ver a diferença entre os dois tipos de gráfico baixe estes programas:
-Inkscape ( desenho vetorizado, formado por linhas e preenchimento, não perde qualidade ao ser escalonado. )
Atualmente o GMS teve atualização para usar este tipo de desenho, não é usado no GM8 é preciso converter para bitmap.
-Gimp (desenho em bitmap, formado por pontos (jpg,bmp,gif e outros) os pontos aumentam de tamanho e se tornam visíveis ao ampliar o desenho.
O GM8 e anteriores só usa este tipo de desenho.
Depois assista a tutoriais no youtube e tente reproduzir nos programas pra poder assimilar as diferenças entre os dois tipos.
Eu gosto mais de desenhos vetorizados pela maior velocidade na composição de uma arte, uso o Coreldraw.
Mas faço desenho também em bitmap, uso o sketchbook para desenhos a mão livre[size=12.800000190734863].[/size]
[size=12.800000190734863]Em meus jogos eu usos os dois tipos, sendo que exporto os vetores para bitmap antes de animar.[/size]
[size=12.800000190734863] [/size]
Estes desenhos não tem nada haver com vetor, são bitmaps (formados por pixels). Desenhos vetorizados são formados por figuras geométricas que definem um contorno e um preenchimento.
Dá pra fazer desenhos parecidos com este em programas para gráficos vetorizados, uma das diferenças é que o vetorizado fica "perfeito demais" [size=12.800000190734863]desenhos feitos no coreldraw por exemplo, [/size]
[size=12.800000190734863]já desenhos bitmaps como os feitos no photoshop tem pequenos defeitos por serem feitos geralmente a mão livre o que dá um toque especial e certo charme, como os desenhos postados pelo kabeção.[/size]
Mesmo no dois tipos, vetorizado e bitmap existem diversas técnicas sendo que o desenho bitmap(photoshop) mais se aproxima da arte real com tinta e papel.
Pra ver a diferença entre os dois tipos de gráfico baixe estes programas:
-Inkscape ( desenho vetorizado, formado por linhas e preenchimento, não perde qualidade ao ser escalonado. )
Atualmente o GMS teve atualização para usar este tipo de desenho, não é usado no GM8 é preciso converter para bitmap.
-Gimp (desenho em bitmap, formado por pontos (jpg,bmp,gif e outros) os pontos aumentam de tamanho e se tornam visíveis ao ampliar o desenho.
O GM8 e anteriores só usa este tipo de desenho.
Depois assista a tutoriais no youtube e tente reproduzir nos programas pra poder assimilar as diferenças entre os dois tipos.
Eu gosto mais de desenhos vetorizados pela maior velocidade na composição de uma arte, uso o Coreldraw.
Mas faço desenho também em bitmap, uso o sketchbook para desenhos a mão livre[size=12.800000190734863].[/size]
[size=12.800000190734863]Em meus jogos eu usos os dois tipos, sendo que exporto os vetores para bitmap antes de animar.[/size]
[size=12.800000190734863] [/size]
cascavelo- Games Ranking :
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [duvida] criando sprites vectoriais
Intendi... apesar de que mudou o meu conceito de "imagens vetoriais"... mais muito obrigado pela explicação, vou ver se aprendo algo nos programas ditos!
[edit]
Kabeção, desculpa, não tinha visto seu comentario, gostei bastante do exemplo e vou praticar bastante agora baseado no seu exemplo e no blog que vc me mandou. Grato pela atenção! e precisando é só falar... Tópicos semelhantes
» criando sprites
» [Dúvida]Criando DLLs
» [Dúvida]Criando particulas
» criando jogo online(duvida)
» [DÚVIDA] Criando efeito de profundidade
» [Dúvida]Criando DLLs
» [Dúvida]Criando particulas
» criando jogo online(duvida)
» [DÚVIDA] Criando efeito de profundidade
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos